• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo 800/900€

DiogoGoncalves

Power Member
Boas malta! Passados 10 anos, cá me encontro outra vez a pedir opiniões para um novo computador fixo. Há cerca de 4 anos começou a deixar de acompanhar (mesmo depois de um OC), apesar de até conseguir cumprir a função.
Principalmente será para jogar CS:GO e alguns jogos/simuladores de carros, como Assetto Corsa, rFactor2 e FH4.


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
800/900€. Próxima semana, máximo, a menos que me digam que irá sair algo que me possa compensar daqui a pouco tempo.


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Completo! Talvez não precise de uma fonte dado que tenho uma Antec TruePower New 650W (na altura com 80+ Bronze, se bem me recordo).

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
a) Gaming (CS:GO a baixa resolução e jogos/simuladores de carros, nos quais gostaria de puder estar à vontade durante uns tempos).
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Photoshop e pouco mais, nada de extraordinário)
c) Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
O máximo de tempo que aguentar. 6/7 anos gostaria que aguentasse.

5) Como é composto o teu computador actual?
Está na descrição. Gostava de saber se posso utilizar a fonte de alimentação e o Cooler do CPU (CoolerMaster 212 EVO acho).
Penso que não se pode aproveitar muita coisa (cheguei a pensar comprar aos poucos e agora dar upgrade à MB+CPU+RAM e manter a GTX460, cingindo-me ao CS:GO enquanto não comprava a placa).

6) Vais fazer Overclock?
Se acharem que é uma boa ideia nos processadores que me recomendarem, terei todo o gosto em fazê-lo quando perder a garantia dos componentes.

7) Características Gerais:

Gráfica MSI Radeon RX 590 ARMOR OC 8G - 217,89 €
Processador AMD Ryzen 5 3600 6-Core (3.6GHz-4.2GHz) 36MB AM4 - 209,90 €
Motherboard ASRock B450M Pro4 - 84,90€
Caixa Micro-ATX Kolink Citadel Vidro Temperado - 39,90 €
G.Skill Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200MHz Aegis CL16 - 74,10 €
Disco SSD Samsung 970 EVO Plus 250GB M.2 NVMe - 73,90 €

Total: 700,59€

a. Caixa (formato: ATX, mATX; silêncio)
> Preferência por mATX mas tenho dúvidas se as gráficas cabem e se não irá aquecer muito.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Indiferente, sou pelo melhor rácio qualidade/preço e não por marcas.

c. Motherboard (chipset, formato)
> Aqui tenho algumas dúvidas, fica ao vosso critério. Quanto mais evoluída melhor, mas não sou uma pessoa que precisa de muita coisa.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> Escolhi aquelas por me parecerem as melhores a nível de rácio qualidade/preço e penso que não preciso de mais de 16GB, até já acho demais para o que irei fazer, mas já fica.

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Igual ao processador, indiferente.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Aqui escolhi apenas um SSD de 250GB mas que sei que é dos melhores do mercado e não preciso assim tanto de storage. Quando precisar, compro um HDD (até tenho um perdido no PC antigo que devo reaproveitar, mesmo só para ter algum espaço para ficheiros não muito importantes).

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> Não preciso, vou aproveitar do PC antigo.

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
> Tenho uma fonte Antec TruePower New 650W que comprei uns anos depois do PC, porque na altura tive uma fonte que deu o berro. Penso que esteja em condições e que consiga aplicar neste setup, o que dizem?

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Nada.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Penso que não. Talvez fosse vantajoso Type-C.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não.

11) Contexto, comentários adicionais.
-

Agora a minha dúvida passa por 2 situações:
- O Cooler funcionará neste setup? Cabe na caixa? Existe alguma maneira de adaptar daquele socket para este novo?
- A fonte (Antec TruePower New 650W) aguentará o setup? Lembro-me que na altura era muito recomendada, mas tenho as minhas dúvidas agora.

Já agora, como podem ver, não fui ao máximo do orçamento. Acham que há alguma gráfica com um rácio de qualidade/preço melhor ou ao nível desta e não muito mais caro? Sinceramente, acho que no processador não quero mexer mais porque já é bastante bom e nunca tirei grande proveito de processadores.
Para o meu caso, não sei se vale a pena gastar agora mais 100 ou 150€ numa gráfica, dado que posso guardar esse dinheiro e daqui a 3/4 anos, quando sentir que a gráfica não puxa, compro uma nova com outros tantos (que até talvez seja a melhor solução).

Muito obrigado desde já!
 
Board vê antes a MSI B450M Mortar MAX (~90€).
SSD, tens por preço semelhante os Kingston A2000 e Toshiba RC500 de 500GB.
Gráfica, por 220€ é preferível uma 1660 e também arranjas a 1660super por valores a rondar os ~250€.

Para usares o teu cooler em AM4 precisas deste acessório, mas infelizmente pelo que vi já não se arranja em lado nenhum...
A tua fonte não deverá ter dificuldade em alimentar esse setup.
 
A board tem algum motivo? Mais ligações/conectividade?

SSD estava mesmo focado naquele porque quero mesmo alguma coisa muito boa embora com pouca capacidade. E esses que referes têm quase metade da velocidade de escrita/leitura, apesar do dobro da capacidade.

Pois, também tinha em mente essa 1660 Super! Vale muito a pena face à RX590? É que tenho lido que a memória da gráfica cada vez terá mais influência nos jogos, e daí ter preferido a RX590. Mesmo para simuladores de carros imagine que dará jeito. Daí as minhas dúvidas!

Em relação ao acessório, vi este que me parece ser indicado: https://www.cmstore.eu/spare-parts/...-pack-new-version-with-am4-but-no-socket-775/
Deste-me uma boa pista, levou-me a isto ahah.
 
-A board sugerida tem mais conexões e melhor sistema de VRM
-1660 super é superior à 590, independentemente dos GB de VRAM
-Os SSD´s não se medem por velocidade de leitura/escrita, o SSD recomendado tem mais capacidade e no dia a dia vai ter performance muito semelhante a esse que custa mais do dobro por GB porque o que vais fazer com o PC não necessita de grandes quantidades de dados a serem trasnferidas ao mesmo tempo.
 
Sim, tens razão. Provavelmente não irei usufruir das vantagens que traz.

Gráfica Gigabyte GeForce® GTX 1660 SUPER Gaming OC 6G - 269,90 €
Processador AMD Ryzen 5 3600 6-Core (3.6GHz-4.2GHz) 36MB AM4 - 209,90 €
Caixa ATX BitFenix Nova TG Branco Vidro Temperado - €49,90 €
Motherboard MSI B450M Mortar Titanium - 104,90 €
Team Group Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200MHz Dark Grey CL16 - 75,90 €
Disco SSD Kingston A2000 500GB M.2 NVMe 2280 - 76,90 €

Total: 787,40 €

Assim?

A caixa é ATX e a board é mATX, mas gostei muito de ambas. Estive a pensar e talvez seja melhor ter aquele espaço extra, nem que seja para refrigerar um pouco melhor. A nível da board, gostei muito do design e li umas boas coisas na net. As memórias também me pareceram basicamente iguais e esteticamente ficam melhor, na minha opinião.

Já agora, que pasta térmica recomendam?
 
@DiogoGoncalves Essa board não funciona com esse processador sem fazeres uma actualização da bios.
Tenta a MSI B450 TOMAHAWK MAX, é a board com melhor custo beneficio da actualidade. Ou então se não quiseres gastar os 10€ extra, usa a MSI B450 MORTAR MAX que o user acima te indicou.

Obrigado pela opinião! Escolhi aquela porque vi uns vídeos no YouTube a falarem bem dela e porque não via muitas MBs que fizessem os 3200MHz das memórias RAM sem o OC.

Acho que vou optar por essa Tomahawk, deve tornar todo o meu processo mais fácil!

Mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda, acho que vou fechar a configuração assim.
 
Boas pessoal, queria mandar vir as coisas amanhã e andei a namorar a RX5600 XT. Está a 305€ onde queria comprar e vi muitas reviews a falarem que o update da BIOS deixou-a muito próxima do nível de uma RTX2060, e mesmo de uma RX5700 não parecia estar muito longe.

Conseguia com isto manter o orçamento nos 800€, é uma boa opção face à 1660 Super?
 
A menos que queiras jogar com tudo no máximo e/ou a uma resolução acima de 1080p, podes seguir a ideia do post #1 (trocar a Super daqui a uns anos).
Não obstante, nessa loja o aumento de preço face à Super é ~22% (27% noutras), e o aumento de performance ~20%, pelo que não seria propriamente uma má opção.
 
A menos que queiras jogar com tudo no máximo e/ou a uma resolução acima de 1080p, podes seguir a ideia do post #1 (trocar a Super daqui a uns anos).
Não obstante, nessa loja o aumento de preço face à Super é ~22% (27% noutras), e o aumento de performance ~20%, pelo que não seria propriamente uma má opção.

Pois, tens razão. Mantenho a 1660S e, como também não sou um grande esquisito com detalhes de gráficos, poupo. Mais algum e vou buscar um teclado mecânico.

SSD M.2 2280 Kingston A2000 500GB 3D TLC NVMe 76,90 €
Caixa Micro-ATX Nox Hummer Zero Tempered Glass Branco - 55,90 €
Motherboard Micro-ATX MSI B450M Mortar Max - 90,90 €
2x Memória RAM G.SKILL Aegis 8GB (1x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta - 74,20 €
Processador AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.2GHz 36MB SktAM4 - 209,90 €
Placa Gráfica MSI GeForce GTX 1660 SUPER Ventus XS 6G OC - 254,90 €

Total: 762,70 €

Acho que vou encomendar isto amanhã. Que dizem?

Mais tarde livro-me do cooler original, quando arranjar o adaptador para o meu Hyper 212 EVO (só dá até AM3+ pelos vistos) e, claro, uma pasta térmica.
Recomendam abrir a fonte e limpar o pó ou é algo muito arriscado? Não sou grande expert mas, tirar pó (cuidadosamente), não deve ser muito complicado. Tem alguns anos já, uns 5 no mínimo (Antec TruePower New 650W), por isso é que me preocupa o estado dela, principalmente num setup novo.
 
Por mais 1,1€, vai antes para a Zotac AMP, que te dá 5 anos de garantia com registo no site e em geral é melhor.

Se quiseres poupar ~6€ no SSD sem perdas notórias de performance, vê o Toshiba RC500 (senão mesmo um WD Blue 2.5", que te fica a ~60€).

Quanto à fonte, podes limpá-la. Faz apenas contacto entre os dois terminais do maior condensador, só para o caso de ter carga acumulada.
 
Fui hoje verificar a fonte e quando dou por ela, vejo que é uma XFX 550W Pro, porque afinal a Antec True Power 650W New foi comprada inicialmente mas, por algum motivo, deixou de funcionar. Ainda para aqui tenho tudo, nem sei se hei-de dar uma olhada a ver se recupero/despacho isto.

A minha questão é se a XFX 550W Pro aguenta o sistema ou se devia ver alguma fonte nova. Se for nova, gostaria que fosse modular, sugestões até 60/70€.
 
Ai está ele. Acho que para primeira vez a montar não ficou mal, mas as expansões e a caixa ajudaram muito ao fácil manuseamento. Agora é instalar tudo. (Não tinham a Zotac e optei por esta Asus, com 2 ventoinhas)

Mais uma vez obrigado!

IMG-20200201-002434.jpg

aIbP2YW
 
Última edição:
Back
Topo