Tópico geral acerca da NOWO - Internet

Para mim, uma das vantagens "..." é poder criar uma VPN só minha
Isso não é necessariamente uma vantagem de ter um router teu em bridge com o do ISP. Podes bem fazer um servidor VPN num raspberry pi, ligado ao router do ISP como um computador normal.
Admito que ter isso a correr no próprio router dá jeito (eu próprio também tenho) porque sempre é menos um dispositivo a gastar electricidade, mas isto também é porque eu preciso do meu próprio router para outras coisas. Se estivesse bem com o router dado por eles e precisasse apenas do servidor VPN, ficava melhor servido com um raspi4, em termos de performance e de opções de configurações do servidor (que pelo que vi assim de relance nos tp-link, são bastante escassas comparadas com uma instalação nativa em linux ou mesmo os routers asus)
 
Isso não é necessariamente uma vantagem de ter um router teu em bridge com o do ISP. Podes bem fazer um servidor VPN num raspberry pi, ligado ao router do ISP como um computador normal.
Admito que ter isso a correr no próprio router dá jeito (eu próprio também tenho) porque sempre é menos um dispositivo a gastar electricidade, mas isto também é porque eu preciso do meu próprio router para outras coisas. Se estivesse bem com o router dado por eles e precisasse apenas do servidor VPN, ficava melhor servido com um raspi4, em termos de performance e de opções de configurações do servidor (que pelo que vi assim de relance nos tp-link, são bastante escassas comparadas com uma instalação nativa em linux ou mesmo os routers asus)

É uma vantagem sim, não é a única contudo, mas pode interessar ao user que perguntou.
Se ele tivesse perguntado acerca de VPN especificamente isso era outra questao e não era deste tópico.
Não uso Raspberry e o router com firmware dd-wrt faz o que pretendo, muito mais que qualquer Asus ou outro router com software padrão.
Tive um Asus e prefiro o Tp-Link, maior alcançe e melhor qualidade/preço.
 
Última edição:
É uma vantagem sim, não é a única contudo, mas pode interessar ao user que perguntou.

Acho que há aqui problemas com o português. Como é que tu achas que uma vantagem de ter um router teu em bridge (foi essa a pergunta do HaTrED) com o do ISP é poderes ter um servidor VPN, se tu não só não precisas de um segundo router, como não precisas de ter o da nowo em modo bridge sequer para teres um servidor vpn em casa?
Ou vê lá se a seguinte frase faz sentido: "Uma vantagem de teres o teu próprio router em bridge com o da nowo é que podes ter um servidor vpn lá instalado ou podes esquecer isso tudo e instalar num raspi4.. como podes ver, é uma vantagem"

Não quererás tu dizer que é mais cómodo ter isso logo instalado no router? É que são coisas diferentes. Mas hey, não te estou a atacar nem nada.
Mas não me venhas agora dizer que ser mais cómodo é uma vantagem :D. Eu podia-te apresentar montes de gente que preferia ter isso a correr no raspi do que no router, e vice versa, logo ser mais cómodo pode ser completamente indiferente para muita gente.

Não uso Raspberry e o router com firmware dd-wrt faz o que pretendo, muito mais que qualquer Asus ou outro router com software padrão.
Eu não mencionei firmwares alternativos no meu post. Quando referi que o servidor vpn dos tp-link dá-te menos opções de configuração, estava a falar em firmwares stock. Até porque pela pergunta do HaTrED, eu não o via a ir comprar um router para o ir logo flashar. Pessoas que fazem isso, normalmente sabem as vantagens de se ter o nosso router em bridge. Mas hey, podemos falar também de pfsense ou routerOS..

Tive um Asus e prefiro o Tp-Link, maior alcançe e melhor qualidade/preço.
E eu passei pelo contrário. São opiniões :)
 
Meu caro Aki_Ross, ter a opção de fazer bride para um router próprio é uma vantagem que por exemplo quem é Vodafone não tem, salvo contratos empresariais. Agora se usa outro método para criar VPN privado não quero nem saber, isso foge à questão e ao tópico.
E se tu próprio dizes que quem faz estas perguntas como esta que o user fez não é do tipo de ir logo flashar o router etc, o que também concordo, apenas falei do meu caso(dd-wrt) não que era absolutamente necessário.
E estas a dar razão, mais cómodo é uma vantagem para pessoas mais leigas no assunto, para que complicar? Pelos vistos há quem gosta...
O software de fábrica da Tp-Link dá muitas opções para usuários iniciantes e intermédios brincarem um pouco, quando comparado aos routers do ISP e isso é uma vantagem, quer vá usar VPN, DNS, ou outra coisa qualquer. Vir para aqui falar de outros assuntos é puro off-topic.
 
Boas pessoal,

Tenho um Compal 1 com 250/15, mas tanto or wifi como por cabo nunca consigo passar dos 10 de upload,
os dados do router sao os seguintes:


Upstream Heading Channel Value
Channel ID
2
Frequency 54800000
Ranging Service ID 35
Symbol Rate 5.120
Power Level (dBmV) 50
Ranging Status success
Upstream Modulation 16qam

de manha tinha Channel id 1.


Downstream Heading Channel Value
Channel ID
220 221 222 223 224 225 226 227
Frequency 530000000 538000000 546000000 554000000 562000000 570000000 578000000 586000000
Signal to Noise Ratio (SNR) 38 38 39 38 39 39 39 39
QAM - Downstream Modulation 256qam 256qam 256qam 256qam 256qam 256qam 256qam 256qam
Power Level (dBmV) 8 8 8 8 9 9 9 9

Signal Stats Heading Channel Value
Channel ID
220 221 222 223 224 225 226 227
Total Unerrored Codewords 817808926 817826274 817801180 817842091 817800973 817800820 817798803 817796979
Total Correctable Codewords 6307 3562 1080 1024 233 226 286 330
Total Uncorrectable Codewords 290 288 287 279 299 306 311 296
-----

Acho o sinal wifi muito fraquinho, t4enho um xiaomi router 3 para me dar melhor sinal mas quando chega o horario da noite a partir das 18h o wifi é super lento e por vezes com falhas, durante o dia sou capaz de até jogar PS com wifi e andar a navegar sem qualquer problema, vivo numa zona que é muito cabovisao (Bobadela).

alguma maneira de melhor isto? com novo router sem ser o xiaomi?
 
Faltam-te aí portadoras em upload!

Não te consigo dizer se o meu router é igual ao teu! Mas pela informação que colocaste dá para fazer algumas comparações, sendo que uma delas é no número de portadoras que tens registadas.

Já tive, em tempos, umas quantas trocas de impressões com o apoio técnico por causa do mesmo sintoma que tu mas no meu caso tinha uma base de comparação e na altura abri uma avaria!

Comecei por notar que o router não tinha os habituais 2x leds azuis acesos mas apenas 1x. Fiz testes e vi que o meu upload não passava dos 8 a 10Mbps. Ou seja, em upload, quando o teu equipamento apenas se regista numa portadora o teu débito sofre. Embora me tenham dito que 1x portadora era o suficiente para assegurar os 15Mbps, o certo é que nunca o conseguiram e deram muitas voltas. O problema só ficou resolvido depois de voltar a ter as 4x portadoras disponíveis.

Oscilações durante o dia ou noite, felizmente, não noto e o serviço tem estado muito estável mas estou numa zona onde devo ser dos únicos clientes da NoWo mas só até à fidelização terminar... Aqui pelas bandas já é tudo a fibra e de todos os players!

Faz testes no portal do operador e abre uma participação técnica!
 
Última edição:
Tal como já foi dito, idealmente deverias ter aí 4 portadoras em Upstream, apenas tens uma, o canal 2.

Outra coisa que poderia ser melhorada é o Power Level do Downstream está a 8/9 o ideal seria 0 ou o mais próximo disso.

Pede intervenção técnica de exterior mas muito provavelmente vão pedir para ir ao interior da habitação.
 
Olá,
Alguém da zona de Fernão Ferro com problemas de cortes na net? Desde alguns dias que à noite a net está muito lenta, não permitindo ver serviços de stream online e ontem à noite fiquei sem net. Voltou durante a madrugada, mas de manhã estava muito lenta. Neste momento, está novamente em baixo. O modem nem sequer sincroniza. Um vizinho da minha rua que também tem nowo também está sem net.
 
Um vizinho da minha rua que também tem nowo também está sem net.

Respondeste à tua questão. Problema na tua zona.

Podes reportar aqui:
https://forum.zwame.pt/threads/estado-do-servico.1039333/page-3

Vê o link da NOWO:
https://www.nowo.pt/estado-do-servico/

Visto que não estão a cumprir a obrigação de comunicação de problemas, reporta à ANACOM via:
e-mail: https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=282555&tab=282595
livro de reclamações: https://www.livroreclamacoes.pt/inicio
 
Alguém tido cortes da ligação na zona de Oliveira de Azeméis/ São João da Madeira / Santa Maria da Feira ?
Também confirmo, zona de Rio Meão/São João de Ver, hoje 02/03/2020 estive sem net durante todo o jogo do Porto e do Benfica, ou foi muita coincidência ou cortaram a net desde o primeiro minuto do jogo do Porto até ao último minuto do jogo do Benfica, mal acabou o futebol voltou a net.
Já tinha ouvido falar que as operadoras andam a baixar velocidades para mínimos durante os jogos dos “grandes” por causa da pirataria, agora cortar completamente a net é novidade para mim, alguém passou pelo mesmo hoje?
Se continua assim tenho de fazer barulho à Anacom, não podem cortar assim a net... liguei para o apoio a cliente e disseram, “de momento estamos com uma falha técnica nessa zona”, problema esse que ficou resolvido mal acabou o futebol!
 
Back
Topo