Projeção em palco (rear projection?)

Boas. (primeiro post)

Eu tenho uma ideia e gostava de tentar perceber melhor como realiza-la. Não sei se este será o tópico indicado mas não encontrei nenhum mais adequado.

Alguém já trabalhou com projeção video em palco (concerto neste caso), mas em que a tela assume a frente do palco e a imagem é projectada de trás para a frente. Gostava de saber que tipo de tela e projector deve ser usado, uma vez que a tela não pode ser opaca, de forma a que a imagem a atravesse e seja vista pela audiencia.

A ideia era criar uma cortina de imagem e luz entre os músicos e a plateia.

Obrigado
 
@Urbano Ferreira Esse tipo de efeito que queres é basicamente aquilo que está a ser usado para criar concertos com hologramas de artistas já falecidos, como fizeram com o Tupac, Roy Orbinson, Buddy Holly, etc. Também já vi ser usado por artistas "virtuais", como os Gorillaz ou Hatsune Miku.

Usa um ecrã de mylar que é semi-transparente, e a imagem é projectada primeiro para uma superficie reflectiva a um angulo de 45º, é reflectida para o ecrã de mylar, e dá a ilusão de estar o artista em palco. Onde o mylar recebe luz da projeção esta é reflectida para o público, onde não recebe é transparente, e podem estar outros acompanhantes do músico por trás desse ecrã de mylar que devido à transparência são visíveis.
 
@Necrom obrigado pela resposta.
Pelo que entendi isso é para criar um efeito de holograma, com profundidade e efeito 3D. Parece-me brutal mas no meu caso seria algo mais "flat", uma cortina que sem projecao fosse invisel mas com projecao se visse uma mistura da imagem projectado com o que está atrás dela, neste caso os musicos.
(A referênia a gorillaz é boa, seria talvez mais por aí, mas penso que no caso deles a tela é totalmente opaca, nao?)

O que me interessava mais saber até era que tipo de tela/material usar para criar uma projecao que nao fosse opaca. Se tecido transparente, vinil, aquele rede muito fina... Mas talvez ate já me tenhas respondido com isso do Mylar, vou pesquisar.

Obrigado.
 
Embora esse efeito seja conhecido como holograma, de 3d não tem nada, a imagem é mesmo flat, não tem profundidade. Se reparares nos vídeos no YouTube nunca é filmado a um ângulo muito grande, pois perdia o efeito.
Como é uma técnica relativamente recente não sei até que ponto é facil/barato fazer algo semelhante.
 
Back
Topo