NOS Giga | DOCSIS 3.1

Vejo que isto do upload é para esquecer. É pena, é a única coisa que não gosto na NOS. Infelizmente é muito importante a nível profissional, portanto logo que acabar a fidelização (ou que eu consiga que acabe mais cedo com rescisão por justa causa) terei de mudar de operadora.

Ultimamente tem tudo funcionando 5 estrelas, velocidade contratada sempre estável, ping aceitável, a nível de TV e telemóvel sem nada a apontar...

Dificilmente haverá aumento de upload na rede coaxial

Terão que ir migrando tudo para FTTH...ou não...se ninguém for reclamando...eles deixam-se ficar se puderem obviamente
 
Poderá o RFoG ser uma eventual solução para desempancar a rede HFC da NOS? http://www.dslreports.com/shownews/What-is-RFoG-Radio-Frequency-over-Glass-Fiber-141805

É uma tecnologia muito interessante e que viabiliza a migração progressiva da rede para FTTH, mas o DOCSIS 3.1 que eles implementaram tem um preço muito mais sedutor.
Mas poderia ser uma boa solução, fazendo o que outros operadores idênticos como a Comcast ou a Verizon fizeram nos EUA
 
Talvez esta demora (e, sobretudo, a ausência de relatos de zonas de teste no continente) demonstre que a própria NOS ainda nem deve saber bem o que fazer ao HFC. Se migrar para FTTH ou manter as coisas como estão, o que me parece difícil porque o upload está a níveis quase insuficientes para os dias de hoje, quanto mais para os próximos anos...
Mas a estratégia deles seria o "move fiber deeper" na rede (o que deixa margem para o RFoG, por exemplo), a par do node splitting, se bem entendi. Mas a este ritmo não sei quando é que eles estarão em condições de ter o tal Full Duplex (N+0) como previam...
 
A informação é pouca, como é óbvio, mas fico sem perceber para que raio estão/estiveram a fazer o teste na Madeira.
Se - e não sei se é assim - as condições são idênticas, nomeadamente as frequências onde circula o voip, o teste que fazem/fizeram lá não deu para perceberem que algo teria que ser alterado?
Ou nem sequer repararam que havia condições muito diferentes e não foi bem um teste? Ou afinal serve de pouco para a estrutura nacional...

Pelo menos fica a possibilidade eventual de a promessa ser cumprida lá para antes de outro ano terminado em 8...
 
Relativamente aqui à Madeira no upload em HFC. Supostamente tenho 100Mbps de upload aprovisionados, no entanto, na prática, anda mais entre os 60-70Mbps e em dias bons (raros) chega aos 80 e tais. Mas isto é em speed tests directos no servidor da NOS Madeira. Se fores ver utilização prática, com servidores estrangeiros isso ainda desce mais. Não sei se estão a fazer testes, ou simplesmente meteram 100Mbps e esqueceram o assunto. Não vejo nada a andar para a frente, para além de andarem a passar cabos novos pela ilha, mas pelo que se percebe e fala nos jornais é para reforçar o 4G e não a rede fixa.
 
Com esta história a NOS já assegurou 2 contratos de 2 anos, ou seja 4 anos de mensalidades, aos clientes que se acreditaram nisto. Visto que estes rumores foram implementados em 2016. O resto é letra... Aprendam com a NOS!

E agora vai mais um aninho... "Ah e tal já estamos em testes, até deitamos o voip abaixo", "Este ano é que vai ser..." :D Onde é que eu já vi este filme? :-D
 
Back
Topo