"Diário de um jovem indeciso" (+ pedido de concelho)

carrao1997

Power Member
Bom dia, Boa tarde, Boa noite MALTINHA,

Antes de mais vou agradecer a quem decidir ler isto até ao fim, não sei se vai ser extenso ou não mas whatever;

Então é o seguinte:

À cerca de 5 anos atrás terminei um curso profissional que consistia em manutenção de equipamentos informáticos, onde englobava também a vertente de programação/networking/etc., resumidamente um pouco de tudo o que existe no mundo da informática.
Mas de todos os módulos que pertenciam ao curso tenho que admitir que aquele que sempre me despertou mais interesse e vontade de aprender terá sido sem duvida a programação, no entanto, esse módulo era bastante curto tendo em conta tudo o que haveria para englobar, as únicas linguagens "mais aprofundadas" foram o C e o C++.

Anos passaram e nunca mais voltei a tocar nesta matéria e vi-me a trabalhar em locais de assistência informática, desde fábricas, atendimento ao publico, etc. Estando agora a trabalhar como operador de sistemas para diversos clientes.

E agora, este tempo todo depois gostava de me voltar a dedicar a este assunto, o motivo? Aquele sentimento que nos deixa a pensar "Não me sinto completo profissionalmente/Sinto que tenho capacidades e vontade de aprender algo mais/Sinto desejo e vontade de estar constantemente a aprender novas coisas".

No entanto acho que já nem uma simples função de "printf" consigo fazer e é aqui que vem o meu pedido de "ajuda". Obviamente quero começar como os bebés, eles começam por dizer papa e mama e eu quero começar por recordar C/C++ e depois então passar para algo mais complexo.

Devido à impossibilidade que tenho neste momento de ir por exemplo para a universidade gostaria de saber se algum de vós conhece alguma plataforma ou meios de modo a poder tornar isto possível, desde manuais (completos), livros, cursos online, ou mesmo formações em que me possa registar e ir mesmo a aulas, a deslocação não seria problema, o problema seria o facto de neste momento trabalhar por turnos e haver turnos que seria completamente impossível fazer uma viagem de 300km por exemplo e voltar a tempo de entrar ao trabalho.

Penso que expressei todos os pontos que gostava e penso que seja facil de compreender.

Mais uma vez agradeço o tempo perdido a quem me ajudar e/ou aconcelhar relativamente a este assunto, e agradeço também a todos os que se deram ao trabalho de ler mesmo que não saibam como ajudar! :001:

Cumprimentos a todos!!! :205:
 
Eu tb voto que deves é comprar um livro, Les o livro como se fosse um romance e vais praticando em casa.

Uma cena gira que gosto de fazer de vez em quando é ir ao codingame.com ou ao codewars.com e resolver um dos exercicios mais simples, só pra manter o bichinho vivo e sentir que ainda sei fazer umas coisas. (Os problemas do dia a dia sao tipicamente mais faceis)

Diria que depois de leres o livro do damas e já estares a vontade com C devias ler um livro sobre Java ou c# para ficares a saber de programacao orientada a objectos, que é o que a maior parte das empresas usa.

Com esses 2 livritos deves tar pronto para comecar a enviar curriculos a ver se alguem te da um bocadinho de responsabilidade extra.

assim uma lista rapida do que eu acho que tens de saber, alem de ser capaz de fazer um programa de raiz tanto em c como em java/c#
-Saber o que é passar um valor por referencia ou valor
-saber o que é uma classe e a instancia de uma classe
-saber o que é uma classe estatica
-saber o que é heranca
-saber a diferenca entre uma classe abstracta e uma interface

Se souberes isso... já sabes mais que o puto que actualmente está a trabalhar cmg... (mas o gajo n é modelo a seguir pra ninguem :P )
 
Estou também a iniciar a programação e escolhi o CS50 como base para iniciar a aprendizagem. Por agora, estou a meio da week 1 e só tenho a dizer bem. Tudo bem explicado, com exemplos e um exercício no fim de cada semana. Na Week 0 fiz dois exercícios de modo a consolidar conhecimento, mais ainda umas tentativas para perceber bem. Recomendo.
 
Recomendo vivamente começares por este curso que por acaso até começa hoje. É introdução e se o conseguires fazer então estás lançado:

https://www.edx.org/course/cs50s-introduction-to-computer-science

Qq dúvida diz ... e Boa Sorte

Para quem andou a fazer exercícios no code academy e freecodecamp, mais sobre JavaScript, achas uma boa opção? Nunca tirei qualquer formação em informática, estive para entrar num bootcamp, mas o facto de ser muito caro e ter que parar de trabalhar durante quase 4 meses fez me desistir da ideia.

Fazer este curso e pagar o certificado vale para alguma coisa num currículo? Do ponto de vista das empresas.
 
Última edição:
Acho que n tens de pensar nisso do "será que vale pra empresas?"

Quando contratas um canalizador n lhe pedes certificacoes... perguntas "consegue arranjar isto ou n?"

Em informatica é igual. é o saber fazer.

Sabes fazer um progama simples?
Sabes usar um repositorio de controlo de versoes?
Sabes configuralo para correr testes sempre que fazes commit de novo codigo?
Sabes fazer uma web app?
Sabes configurar uma app em kubernetes?

cada m*rd*nha extra que sabes fazer é um pontinho extra (tanto pelo valor imediato como isso demonstra que tens capacidade para aprender mais coisas semelhantes)

Aprendes a fazer essas coisinhas num curso em tuturiais online, etc, n interessa onde aprendeste. A ideia é chegares a uma empresa e dizeres eu sei fazer isto e aquilo, tenho aqui um pequeno portefolio só para verem a qualidade do meu codigo.

Ha falta de mao de obra as empresas n se podem dar ao luxo de dizer que nao.
Alias o maior selling point dum informatico nem é a qualidade técnica, é o estar disponivel... porque os bons já estao todos ocupados. (Vá tou a abusar um bocadinho, mas o facto de estarem disponiveis para fazer o trabalho que pouca gente sabe fazer é um grande selling point)
 
Acho que n tens de pensar nisso do "será que vale pra empresas?"

Quando contratas um canalizador n lhe pedes certificacoes... perguntas "consegue arranjar isto ou n?"

Em informatica é igual. é o saber fazer.

Sabes fazer um progama simples?
Sabes usar um repositorio de controlo de versoes?
Sabes configuralo para correr testes sempre que fazes commit de novo codigo?
Sabes fazer uma web app?
Sabes configurar uma app em kubernetes?

cada m*rd*nha extra que sabes fazer é um pontinho extra (tanto pelo valor imediato como isso demonstra que tens capacidade para aprender mais coisas semelhantes)

Aprendes a fazer essas coisinhas num curso em tuturiais online, etc, n interessa onde aprendeste. A ideia é chegares a uma empresa e dizeres eu sei fazer isto e aquilo, tenho aqui um pequeno portefolio só para verem a qualidade do meu codigo.

Ha falta de mao de obra as empresas n se podem dar ao luxo de dizer que nao.
Alias o maior selling point dum informatico nem é a qualidade técnica, é o estar disponivel... porque os bons já estao todos ocupados. (Vá tou a abusar um bocadinho, mas o facto de estarem disponiveis para fazer o trabalho que pouca gente sabe fazer é um grande selling point)

Refiro-me para colocar num currículo, para conseguir ser chamado para uma entrevista, e aí sim mostro o que consigo fazer. Ainda não vi o curso por inteiro, mas bem sei que não é suficiente para ser contratado para uma empresa, aconselhas mais algum?
 
@ric7

Esse curso é uma base e não um fim.

Depois de o concluires deves fazer aquilo que o @HarryZontal referiu (fazer exercícios no hackerearth, hackerrank, codewars e afins), abrir uma conta no github e pores as tuas soluções para os exercicios por exemplo.

Para aprenderes a trabalhar com o git recomendo este: https://www.udacity.com/course/version-control-with-git--ud123

Tens que ver as coisas do ponto de vista de um percurso onde a medida que caminhas melhor te tornas.
 
Bom dia, Boa tarde, Boa noite MALTINHA,

Antes de mais vou agradecer a quem decidir ler isto até ao fim, não sei se vai ser extenso ou não mas whatever;

Então é o seguinte:

À cerca de 5 anos atrás terminei um curso profissional que consistia em manutenção de equipamentos informáticos, onde englobava também a vertente de programação/networking/etc., resumidamente um pouco de tudo o que existe no mundo da informática.
Mas de todos os módulos que pertenciam ao curso tenho que admitir que aquele que sempre me despertou mais interesse e vontade de aprender terá sido sem duvida a programação, no entanto, esse módulo era bastante curto tendo em conta tudo o que haveria para englobar, as únicas linguagens "mais aprofundadas" foram o C e o C++.

Anos passaram e nunca mais voltei a tocar nesta matéria e vi-me a trabalhar em locais de assistência informática, desde fábricas, atendimento ao publico, etc. Estando agora a trabalhar como operador de sistemas para diversos clientes.

E agora, este tempo todo depois gostava de me voltar a dedicar a este assunto, o motivo? Aquele sentimento que nos deixa a pensar "Não me sinto completo profissionalmente/Sinto que tenho capacidades e vontade de aprender algo mais/Sinto desejo e vontade de estar constantemente a aprender novas coisas".

No entanto acho que já nem uma simples função de "printf" consigo fazer e é aqui que vem o meu pedido de "ajuda". Obviamente quero começar como os bebés, eles começam por dizer papa e mama e eu quero começar por recordar C/C++ e depois então passar para algo mais complexo.

Devido à impossibilidade que tenho neste momento de ir por exemplo para a universidade gostaria de saber se algum de vós conhece alguma plataforma ou meios de modo a poder tornar isto possível, desde manuais (completos), livros, cursos online, ou mesmo formações em que me possa registar e ir mesmo a aulas, a deslocação não seria problema, o problema seria o facto de neste momento trabalhar por turnos e haver turnos que seria completamente impossível fazer uma viagem de 300km por exemplo e voltar a tempo de entrar ao trabalho.

Penso que expressei todos os pontos que gostava e penso que seja facil de compreender.

Mais uma vez agradeço o tempo perdido a quem me ajudar e/ou aconcelhar relativamente a este assunto, e agradeço também a todos os que se deram ao trabalho de ler mesmo que não saibam como ajudar! :001:

Cumprimentos a todos!!! :205:

Boas, vou fazer a perguntas desta forma:

1ª Qual é o teu objetivo?(aprender em 3 anos como uma licenciatura ou o mais rápido possível para entrares num mundo do trabalho na area de programação)
2ª Em que área é que gostarias de estar?(mobile, web, embedded etc.)



Nota que para qualquer uma das áreas vais ter que começar como um "bebe". O bom é que já tens uma idea sobre programação o que já é bom. Se o tempo não é um fator importante podes sempre começar pelos links que já mencionaram ou este link https://github.com/ossu/computer-science . Este link do git é extremamente rico em informação investiga e tira as tuas próprias conclusões.


  • Para Mobile tens duas opções híbrido(react, xamarim, flutter etc) e nativo Android(Java/Kotlin) ou IOS(Swift). Escolhes uma e vais aprendendo o básico da linguagem, criar os teus projetos pessoais como prova do teu conhecimento para mostrares nas entrevistas.
  • Para Web tens um mundo (javascript, php, java, C# etc) e depois claro cada uma tem as suas próprias frameworks etc. e que devias ter algum conhecimento dependendo da linguagem que escolheres. Nota que para Web é importante ver o que realmente gostas se é mais frontend ou mais backend ou a mistura das duas (fullstack).
  • Para embedded podes sempre recordar o conhecimento de C/C++ e entrar por ai.
Por fim após ter certo conhecimento numa linguagem podes sempre consultar os sites já mencionados "fazer exercícios no hackerearth, hackerrank, codewars e afins pelo @ipa e @HarryZontal " porque é sempre bom testar a nossa lógica como também aprender e desenvolver. Porque na verdade qualquer um aprender a programar mas poucos são os que realmente sabem programar.
 
Visto ter estado away daqui vou tentar responder a todos, se ignorar alguém peço desculpa mas não é de propósito:

@lpa e @HarryZontal, vou terminar de ver o curso sugerido acima de CS50 que até agora só tenho a dizer bem, bastante bem explicado e fácil de perceber sem "atacar" logo para as funções mais complexas;

@jegsr já tinha ouvido falar desse livro do Senhor Damas e até agora só ouvi falar bem, sem duvida é algo a ponderar muito obrigado!

@Seeba vou tentar responder a tudo:

- Não tenho pressa nem nenhum "tempo limite" definido para poder dizer "Percebo disto estou pronto para andar sozinho";
- Relativamente à questão do mundo do trabalho em programação, não estou muito preocupado, tenho noção que por exemplo um curso de universidade não ensina tudo por vezes até pelo contrário, mas para muitas empresas o facto de ter um "papel" onde refere "licenciado" ou "curso superior" ou "curso de engenheiro de apalpar o cu às lampadas" conta muito, por isso tenciono reavivar mais isto da programação por interesse próprio e por sentir necessidade de aprender um pouco mais do que aquilo que aprendi na altura da escola;
- Em relação à questão da "área especifica ou preferencial" sinceramente, não tenho gostaria de começar nos C's e ir escalando por ai, sempre tive curiosidade em web development, talvez o próximo passo quando sentir que já "domino" os C's seja nessa direção;
- Programação mobile, nunca tive muito interesse nessa área, curiosidade sim mas nada que me puxe e me faça ir aprender isso a correr...

Vamos ver no que isto vai dar, muito obrigado pela ajuda de todos vocês!!!!! :banjump:
 
Na minha opinião: já tens umas bases de programação, embora quase esquecidas. Escolhe Java ou C# e procura tutoriais no Youtube. Se te safares no Inglês, melhor. Caso contrário os Brasileiros também têm alguns bons vídeos. Não conheço nenhum canal em pt-pt, pelo menos em C#.

Há tutoriais de C#, por exemplo, que começam pelo básico tão básico que acho que quase qualquer pessoa sem bases de programação consegue começar a fazer alguma coisa.

Se o teu objetivo é mais virado para Programação WEB, aí já deves esquecer o Java e ponderar entre C# e milhentas outras coisas que eu não te consigo ajudar. Sou programador mas não sou programador para WEB. O mais parecido que faço com web são WebServices e são em C#.

Depois de perceberes bem o que queres, aí sim, procura um curso presencial ou online mais direcionado para o que mais gostavas de fazer.
 
Back
Topo