Possível futuro problema no HDD do PC ainda este ano

Windows 10 User

Power Member
Portanto, executei o Hard Disc Sentinel e ele diz que a saúde ("health") do HDD do PC (HGST HTS541075A9E680) é 53% (aparece escrito "Fair" a seguir à percentagem), que o desempenho ("performance") é 100% (aparece escrito "Excellent" a seguir à percentagem) e que a temperatura é 28º C. Em "overview" é dito:

"There are 45 bad sectors on the disk surface. The contents of these sectors were moved to the spare area.
Based on the number of remapping operations, the health of the disk was decreased in different steps.
There are 376 weak sectors found on the disk surface. They may be remapped any time in the later use of the disk.
It is recommended to examine the log of the disk regularly. All new problems found will be logged there.

Power on time: 777 days, 9 hours
Estimated remaining lifetime: 294 days
Total start/stop count: 4752".

Estas leituras são aconselháveis? Se forem, significa que no último dia deste ano o disco vai deixar de funcionar e por isso é um coincidência visto que nunca tinha executado este programa nem tido problemas com o disco (o PC já há alguns anos que faz muito barulho, reparei que o monitor se está a desatarraxar e o PC aquece myito [principalmente quando abro separadores no browser e até às vezes só com um como um vídeo do youtube em 4K que ainda por cima trava constantemente, talvez até com um em 1080p, até mesmo sem janelas abertas e por vezes ao ligar o PC após ser reiniciado] e em janeiro do ano passado andou a desligar-se e a ligar-se sozinho até ficar sem bateria e depois ficou bom mas não sei se isso terá a ver com o HDD ou se contribuiu para degradá-lo). Suponho que tenho de começar a copiar os meus documentos para um disco externo mas receio que fique com pouco espaço.

Comprei este PC no verão de 2014 por isso em vez de comprar um novo disco se calhar devia comprar um novo PC ou então a comprar um novo disco devia escolher um SSD ou SSHD em vez de um HDD mas não sei se estes dois fazem menos barulho, aquecem menos o PC e duram mais do que os últimos mas supostamente são mais rápidos (pelo menos os SSD).
 
Última edição:
está na altura de investires um SSD e reformar esse HDD que está mais para lá que para cá e pode ir à vida a qualquer o momento, no final de meteres um SSD nunca mais queres um HDD na vida.
como é claro já devias ter copias de segurança feitas há muito tempo dos conteúdos, o disco está a dar as ultimas e mesmo que não estivesse nunca fiando.

nota: SSHD não compensa ir para um a não ser que seja de grande capacidade e para disco secundário para armazenamento, para disco principal o SSD é a melhor opção de longe.
 
Está na altura do SSD.

Pois, estava a pensar comprar um SSD ou SSHD ou mesmo um PC (de preferência com 1 destes) até porque este PC já tem alguns anos, aquece e faz barulho a mais.

está na altura de investires um SSD e reformar esse HDD que está mais para lá que para cá e pode ir à vida a qualquer o momento, no final de meteres um SSD nunca mais queres um HDD na vida.
como é claro já devias ter copias de segurança feitas há muito tempo dos conteúdos, o disco está a dar as ultimas e mesmo que não estivesse nunca fiando.

nota: SSHD não compensa ir para um a não ser que seja de grande capacidade e para disco secundário para armazenamento, para disco principal o SSD é a melhor opção de longe.

Pois, eu na altura desconhecia os SSD. Podias-me dizer quais as diferenças (principalmente as vantagens e desvantagens) entre um SSD e um HDD e se eu devia inclusivamente comprar um novo PC com um SSD ou SSHD? Sim, mas eu não sabia que isto ia durar tão pouco tempo (e partindo do pressuposto que este programa tem razão) e não tinha espaço suficiente. Eu estava a pensar comprar um SSD de 1 TB. Podias-me explicar o que queres dizer com "disco secundário para armazenamento"? Eu usaria este disco para tudo e nem sequer o deveria particionar (para uma coisa ou outra continuaria a usar um disco externo ou pens). Executei o DiskGenius e ele não detetou "bad tracks" por isso deveria carregar em "Repair" para corrigir os bad sectors?
 
Última edição:
Pois, estava a pensar comprar um SSD ou SSHD ou mesmo um PC (de preferência com 1 destes) até porque este PC já tem alguns anos, aquece e faz barulho a mais.



Pois, eu na altura desconhecia os SSD. Podias-me dizer quais as diferenças (principalmente as vantagens e desvantagens) entre um SSD e um HDD e se eu devia inclusivamente comprar um novo PC com um SSD ou SSHD? Sim, mas eu não sabia que isto ia durar tão pouco tempo (e partindo do pressuposto que este programa tem razão) e não tinha espaço suficiente. Eu estava a pensar comprar um SSD de 1 TB. Podias-me explicar o que queres dizer com "disco secundário para armazenamento"? Eu usaria este disco para tudo e nem sequer o deveria particionar (para uma coisa ou outra continuaria a usar um disco externo ou pens). Executei o DiskGenius e ele não detetou "bad tracks" por isso deveria carregar em "Repair" para corrigir os bad sectors?

basta pesquisares um pouco na Internet, até mesmo aqui no forum, a diferença de leitura e escrita de um SSD para um HDD é da noite para o dia em desempenho, pois o ssd não tem partes mecânicas como o hdd logo o tempo de acesso aos dados é instantâneo comparado com um HDD/SSHD. quanto a comprar um pc novo sempre com SSD esquece os HDD\SSHD, como tinha referido tanto o HDD como o SSHD são mecânicos a diferença entre ambos é que o SSHD tem um pequeno SSD incorporado para servir de cache para dar um pouco mais de boost na leitura dai eu ter dito ideal para ter como disco secundário para por todo o tipo de ficheiros, ou seja o SSD como disco principal para sistema operativo e programas e um HDD\SSHD de grande capacidade para disco secundário.

podes comprar um SSD de 1Tb e dividi-lo em duas partições e usar uma para sistema operativo e a outra para por ficheiros ou recorrer outra opção que referi atrás SSD+HDD\SSHD.

esquece tentar recuperar seja o que for nesse disco ele já deu o que tinha a dar, trata de salvar rapidamente o importante e trocar isso por um novo, antes que percas as coisas.

os discos usados diariamente não são eternos nem vitalícios, nem muito menos quando começam a perder desempenho e a ter bad sectors se consegue recuperar, muitas vezes vão-se e nem perto chegam do do uso que o teu tem neste momento.
 
basta pesquisares um pouco na Internet, até mesmo aqui no forum, a diferença de leitura e escrita de um SSD para um HDD é da noite para o dia em desempenho, pois o ssd não tem partes mecânicas como o hdd logo o tempo de acesso aos dados é instantâneo comparado com um HDD/SSHD. quanto a comprar um pc novo sempre com SSD esquece os HDD\SSHD, como tinha referido tanto o HDD como o SSHD são mecânicos a diferença entre ambos é que o SSHD tem um pequeno SSD incorporado para servir de cache para dar um pouco mais de boost na leitura dai eu ter dito ideal para ter como disco secundário para por todo o tipo de ficheiros, ou seja o SSD como disco principal para sistema operativo e programas e um HDD\SSHD de grande capacidade para disco secundário.

podes comprar um SSD de 1Tb e dividi-lo em duas partições e usar uma para sistema operativo e a outra para por ficheiros ou recorrer outra opção que referi atrás SSD+HDD\SSHD.

esquece tentar recuperar seja o que for nesse disco ele já deu o que tinha a dar, trata de salvar rapidamente o importante e trocar isso por um novo, antes que percas as coisas.

os discos usados diariamente não são eternos nem vitalícios, nem muito menos quando começam a perder desempenho e a ter bad sectors se consegue recuperar, muitas vezes vão-se e nem perto chegam do do uso que o teu tem neste momento.

Obrigado pela informação. Sabes quanto tempo em média duram os PCs (neste caso os portáteis)? O problema é que os PCs com SSD têm menos capacidade que os que vinham com HDD mas sabes se neste momento a maior parte dos PCs ainda vem com drive de DVD ou Blu-Ray? De qualquer maneira, já que falámos de SSD podiam-me dizer a diferença entre SSD SATA e SSD NVMe e o que significa M.2? Compensa comprar um PC com um SSD NVMe já que é mais caro que um PC com um SSD SATA?

EDIT: Comprei um portátil que vem com um SSD M.2 NVMe.
 
Última edição:
Back
Topo