Gira-discos - Tópico Oficial

Eu apostava no P1 normal para já... e mais tarde pensava num pre de phono melhor. Terás sempre mais flexibilidade, não só para escolheres um pré melhor, como por exemplo introduzires um amp integrado no teu sistema ;)
Viva @miguelbarroso e obrigado pela ajuda.
Acabei de comprar na loja francensa dos livros um RP1 a 199 no BF, acho que é um excelente preço.
Agora dei conta que aquilo tem um cabo RCA curtinho e eu vou ter o TT a uns 2/3m do Receiver, logo parece-me ser problemática a questão de ter um cabo tão grande (ainda para mais será uma extensão RCA) até ao Receiver dado o sinal fraquinho que vem do TT. Que acham?

A hipótese é comprar já um Pre que fique junto ao TT e que dali o sinal já sai amplificado para o Receiver. Será melhor?

Já agora outra dúvida, não tendo o RP1 ground wire, como devo ligar o Pre (por exemplo o Mini A2D) ao RP1 na questão da terra?

Obrigado.
 
2fS6_rox_i8LIFaDg0GlklA4gHTXzm5QhNDxWZpoW9r8Qnq2qzoOGHhrwedhWE54TfQyCyG4HETb29RbflwCa2OzYsAYbLDWdyZ5XQK8ksxzyLMWDA7_0g4rrToi9CH4uQncK4PlQuIYB4ojfX-igYrWQ5ZkfkXvTS5uLgd2qV0mHejDpLDr63B_-0A8IQZuUxG7VXe5fdyz3iO3kFuWgz0adqxRZ_89LuAwW2k1fF7zM6w0uheu3RL8zWkn9StuN_ltvgpbbO53lDAn5xrIYgx3Z8zHZweoMunpVRgy4F-chDAZlVZhB7Vh4N30qiF9mx-S9WQb-srOuWkNVzxrWrGuam6NWXHLi19eljYJ-P0ssdkPyzzGlTp-WXFx5fU3j35PwouN0ueJEFrBLhQlQpv2TszJ2oB7P-BVCu0_AZihq6a9jjNEtL577T9ys1qWRryFohUdbiHbLOrjF35ECqyewkYjGMhxJhuQj6uwFLlfeOGRLgJe_BnLbH45vqTmTgthIYMXL9PPFpIdoO-o0cKX0N9j9QXlOHRkdRtSUe01oc5okMqiRl-vzLvobnrCyazj_TzzNyN9xXY5ADSGFnxEPHTTmuOUYSXZ3oIAdBs3m-oO2zFgLISFBhkBNf8f3iIrT942pzzA2wQLpyWI7hqPGQ5vvWfEyEiCQKLMHBdYeEToYIspDUr7lmZzHVYFaE3cfdNwO5fDfC0SNtbDNoYx_SEnsjsWhm7apZtLKW1gGorRKA=w908-h1961-no

Pronto não aguentei esperar e já cá está o P1 mais o Mini Fono e que álbum melhor que este para estrear?
O som está brutal, sem ruídos.
 
Viva @miguelbarroso e obrigado pela ajuda.
Acabei de comprar na loja francensa dos livros um RP1 a 199 no BF, acho que é um excelente preço.
Agora dei conta que aquilo tem um cabo RCA curtinho e eu vou ter o TT a uns 2/3m do Receiver, logo parece-me ser problemática a questão de ter um cabo tão grande (ainda para mais será uma extensão RCA) até ao Receiver dado o sinal fraquinho que vem do TT. Que acham?

A hipótese é comprar já um Pre que fique junto ao TT e que dali o sinal já sai amplificado para o Receiver. Será melhor?

Já agora outra dúvida, não tendo o RP1 ground wire, como devo ligar o Pre (por exemplo o Mini A2D) ao RP1 na questão da terra?

Obrigado.

Parabéns, excelente gira discos para começar no vinil. O facto do cabo RCA ser curtinho não é para cortar nos custos, é por causa da qualidade do som, como quase tudo na Rega. Algo não muito falado mas bastante importante, é a capacitância de entrada, ou seja, o efeito capacitivo dos cabos que ligam o gira discos ao pré amplificador. Essa capacitância não deve ser maior do que 100 pF sensivelmente, porque o próprio pré-amplificador acrescenta mais 100 pF, e muitas cabeças de magneto móvel como as Audio Technica (a Rega Carbon é essencialmente uma AT95), especificam como máxima capacitância de entrada, os 200 pF. Mais do que isso vai produzir ressonâncias que vão exacerbar as altas frequências e "colorir" o som. Os cabos da Rega, mesmo curtos como são, têm cerca de 100 pF. Logo, não são aconselháveis extensões de cabos RCA.

Depois do pré-amplificador, o comprimento do cabo já não influi tanto na capacitância, mas quanto mais comprido for, mais se vai comportar como antena a captar toda a interferência eletromagnética que tenhas lá por casa.

É preciso ter em conta que um pré-amplificador de gira-discos, tem um ganho muito elevado, o sinal elétrico gerado na cabeça do gira-discos é na ordem dos 3-6 mV, e tem que ser amplificado até aos 300 mV. Qualquer ruído presente, vai ser igualmente amplificado.

O chassis do Rega Fono Mini A2D traz uma ligação com parafuso para ligar um condutor à terra (a ligação não é ao RP1 - essa já está feita pelos cabos de som - mas sim a algo que saibas que tem uma resistência de ligação à terra inferior a 100 Ohm preferivelmente), no meu caso foi mesmo necessário, porque estava com muito ruído...
 
Parabéns, excelente gira discos para começar no vinil. O facto do cabo RCA ser curtinho não é para cortar nos custos, é por causa da qualidade do som, como quase tudo na Rega. Algo não muito falado mas bastante importante, é a capacitância de entrada, ou seja, o efeito capacitivo dos cabos que ligam o gira discos ao pré amplificador. Essa capacitância não deve ser maior do que 100 pF sensivelmente, porque o próprio pré-amplificador acrescenta mais 100 pF, e muitas cabeças de magneto móvel como as Audio Technica (a Rega Carbon é essencialmente uma AT95), especificam como máxima capacitância de entrada, os 200 pF. Mais do que isso vai produzir ressonâncias que vão exacerbar as altas frequências e "colorir" o som. Os cabos da Rega, mesmo curtos como são, têm cerca de 100 pF. Logo, não são aconselháveis extensões de cabos RCA.

Depois do pré-amplificador, o comprimento do cabo já não influi tanto na capacitância, mas quanto mais comprido for, mais se vai comportar como antena a captar toda a interferência eletromagnética que tenhas lá por casa.

É preciso ter em conta que um pré-amplificador de gira-discos, tem um ganho muito elevado, o sinal elétrico gerado na cabeça do gira-discos é na ordem dos 3-6 mV, e tem que ser amplificado até aos 300 mV. Qualquer ruído presente, vai ser igualmente amplificado.

O chassis do Rega Fono Mini A2D traz uma ligação com parafuso para ligar um condutor à terra (a ligação não é ao RP1 - essa já está feita pelos cabos de som - mas sim a algo que saibas que tem uma resistência de ligação à terra inferior a 100 Ohm preferivelmente), no meu caso foi mesmo necessário, porque estava com muito ruído...
Obrigado pela excelente explicação, já tinha essa noção se bem que a um nivel sem tanto detalhe :), por isso perguntei a questão da extensão.
Agora o RP1 ficou ligado direto no Fono A2D e depois então tenho uma extensão de 3M até ao Onkyo onde liga numa entrada analógica line-in.
Para já não tenho ruídos, mas também ainda não meti os cabos nas calhas junto com o resto dos cabos, veremos como fica depois. Onde ligaste a terro do teu pre?

Obrigado!
Rui
 
Como prometido aqui ficam as fotos do meu "setup", agradeço a todos que me ajudaram, em particular ao @cubo-x e ao @Walderstorn.

Era para meter tudo no escritório mas como não era muito utilizado encontrei um cantinho na sala. Não liguem aos livros da sogra nem aos brinquedos e jogos da filha. :D

Troquei o sub-prato por um feito de Delrin e o prato por um de Acrílico, não estou a usar tapete neste momento. Era para mudar a célula, mas é uma operação que ainda não me sinto confortável de fazer, por isso e por enquanto, vai ficar como está.

E peço desculpa pela qualidade das fotos, no telemóvel pareciam bem melhor.

IMG-1392.jpg


IMG-1389.jpg


IMG-1390.jpg
 
Talvez. Não tinha muitas alternativas. Só se arranjasse um suporte para elas. Mas depois não tinha onde colocar. Devem estar mais ou menos à nossa altura sentados?
 
Última edição:
Bonita peça !
Sim efectivamente as colunas estão quer esteticamente
Quer em termos audição fora de zona,
Visto serem bookshell como tal ficariam melhor dentro do
Móvel junto aos livros e jogos.
 
Nem todas as colunas benificiam de "espaço" atrás delas e sim isso iria afectar o som projectado mas podes sempre colocá-las mais perto da borda em vez de as deixares "coladas" ao fundo.
 
E não há problema de as colunas ficarem "enclausuradas" no móvel? Não vai afectar o som delas?
Podes ir testando várias colocações, até encontrares a que te agrada mais. Idealmente, as colunas devem estar ao nível da tua cabeça, formando um triângulo equilátero com a tua posição assumindo um dos vértices do mesmo.

Claro que há sempre o waf (wife acceptance factor) a ser considerado, constituindo por si só, em muitos casos, um forte argumento contra qualquer tipo de mudança. Então se incluir fios à mostra...:winknu:
 
Conforme foi dito pelo #walderstorn faz isso
Só terás de afastar da parede de trás ainda
Mais se as colunas tiverem o dito buraco
De respiração a trás
 
Back
Topo