Técnica [TUTORIAIS] Tópico de entreajuda - Edição de imagem e técnica (ler primeiro post).

O que usariam para fotografar coisas perto de modo a ficarem nítidas e com pouca edição depois?

Imaginando por exemplo que quero fotografar um chocolate e um café.

Usariam algo tipo 10-18mm? Macro? Ângulo de visão amplo? Muita abertura? Distância mínima de focagem de 10mm?

Exemplo: 10-18mm f/1.8 120º de ângulo (Nem sei se existe algo assim no mercado, foi só um exemplo. Tipo: é necessário fotografar um café e um chocolate. Que características deveria ter a lente, entre várias à escolha?).
 
Com essas perguntas diria um telemóvel :)

Que maquina tens, que lentes tens, quais sao as condiçoes? Basicamente podes fazer isso com "qualquer" coisa, desde que bem feita.
 
Acho que o importante é a luz.
Tens que estudar a luz.

Para esse tipo de foto não precisas de um equipamento muito bom.
Apenas de usar ISOs baixos e uma luz boa.

Cumps
 
Eu não percebo um caraças disso, mas o pouco que sei é que um flash fora da câmara ajuda imenso. Depois tens a parte da edição que também tem uma influência gigante.
 
Esta foto, por exemplo
46857046644_34913a7a50_b.jpg


É apenas o relógio em cima da mesa da sala, junto à parede, com um candeeiro led a difundir a luz contra a parede.
Uma luz mais ou menos uniforme, não muito forte.
1/50s, f/2.8 e ISO400, numa simples Panasonic GX9 (sensor MFT) e uma 20mm 1.7.

Nesta, usei uma câmara bem antiga, que se deve arranjar nos usados na casa dos 150, 200 euros.
44553807441_2b5e466ebc_b.jpg


Uma Olympus E-M5, de primeira geração, com a mesma 20mm 1.7 e flash na sapata a apontar para cima, 1/125s, f/4.5 e ISO200 (o grão foi adicionado propositadamente).

O mais importante aqui, como disse o @matavelhos, foi sem dúvida a luz, a edição e a composição...

Cumps
 
Última edição:
pentax k50 [...] ISO 800
Não mostraste o ficheiro original, mas acho que esse é um ISO demasiado alto para o que queres com esse sensor. O detalhe que se perde com o ruído é irrecuperável.

Mas deveria conseguir melhor com uma máquina.
Com a máquina geralmente precisas de fazer sempre alguma edição.

Os telemóveis já fazem muita edição. Mesmo assim, neste caso não acho que a foto com o telemóvel esteja melhor.

Esse sensor já precisa de uma boa sopradela no mínimo ;-)
 
Última edição:
É um mau exemplo, pois tem demasiado sharpening.

A foto parece-me desfocada/tremida/excessivamente soft (dependendo de qual o problema ou problemas da captura). Para além disso tem pouco contraste, que é daquelas coisas que geralmente só se pode corrigir em pós-processamento.
 
@Titantropo só estás a usar a iluminação natural.
No exemplo que dás toda a cena é iluminada com luz mesmo, softboxes e/ou flash possivelmente.

E como é obvio dão resultados bem diferentes.
Na 2a o angulo também ajuda, é um overhead shot.
 
@Titantropo Como te disseram, o teu problema é a luz. E mais nada.

A minha dica para avaliares a luz que foi usada numa foto é prestares muita atenção às sombras.
Nesta foto, podes ver que quase não há sombras, e as sombras que existem têm um contorno muito suave.

Quase não há sombras indica que: (a) há múltiplas fontes de luz de direções opostas a cancelar as sombras (ex.: flash com difusor de um lado e refletor do outro); ou (b) a direção da luz é paralela à direção da máquina (ex. flash anelar).

Contorno suave indica que foi usada foi usada uma fonte de luz grande (ex.: flash com difusor de 1 m de diâmetro). Este tipo de luz "suave" é o mais usado em fotografia de comida.
 
Uma ajudinha aqui sff pois nao percebo o que estou a fazer mal...

Capture.jpg


Tirei varias fotos durante umas horas, sempre com as mesmas settings e algumas tem mais luz como a da esquerda?

Nao consigo perceber o que se passa aqui...
 
Ola amigos,
Peço a vossa ajuda, agora confinado em casa, vou dar inicio à minha tarefa de digitalizar todos os negativos que tenho em casa, e são muitos, a ideia é para arquivo e poucas impressoes.
Vou usar para o efeito um scanner Epson Photo 4180, como suporte uso o software da EPSON e é neste aspeto que peço a vossa ajuda uma vez que nao tenho conhecimentos ao nivel da ediçao.
A minha ideia seria criar um standard nos settings para depois fazer so ajustes pontuais mais nas fotos que fizesse questão de imprimir.
Desde modo os settings que estou a pensar usar no epson sao os seguintes:
- Imagem Type: 48 bit colour
- Resolution: 2400 dpi (pode ir ate aos 4800 dpi/optico)
- tenho todos os melhoramentos desligados.

Onde tenho mais duvidas é após realizar o preview no histogram, as seta da direita nunca está na extremidade, e pelo que tenho lido devo sempre puxar a seta para o limite da imagem para nao perder informaçao, mas ao fazer isto a imagem fica sempre bastante escura, ao fazer isto obriga-me sempre a editar as imagens mais tarde para ficarem mais claras, uso o LR, mas so para catalogo, nao tenho experiencia em ediçao de imagem, existe alguma edição automatica ou proxima disse que permita depois melhorar todas as fotos de uma so vez?

Como perceberam todas as dicas e ajuda sao bem vindas :)
 
O meu pai tem ali uma foto antiga da minha irmã quando tinha prai 3 ou 4 anos (tem 31 agora) que originalmente foi colada numa madeira e levou um verniz para proteger. No entanto com o tempo acabou por ficar muito estragada e amarelada. Ele perguntou-me se conseguia fazer alguma coisa para a recuperar, e embora saiba fazer umas edições/restauros, não sou pro nisso, nem de perto, pelo que vinha pedir umas sugestões/ideias/dicas sobre como melhorar este restauro.

Podem ver aqui como estava originalmente:

mrKmIWd.jpg


E como está agora, incluindo as edições que fiz:

0Eunojo.jpg


Para o meu pai já está muito bom, até estou contente com o resultado, tendo em conta o dano que tinha, e ainda lhe devo dar mais uns retoques, mas sabem se tenho maneira de remover as manchas esbranquiçadas que a imagem tem (notam-se em particular nas áreas escuras) sem que perca (muito) detalhe?
E têm mais alguma sugestão de como posso melhorar o restauro?

Obrigado desde já. :)
 
Última edição:
eu só tenho a dizer que está muito bom. O único sitio que eu tentaria melhorar um bocado é ali o cabelo no lado direito. De resto para mim está óptima! Muitos parabéns!
 
Back
Topo