Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Sempre podes pedir um disco emprestado a um amigo para guardares lá os teus dados temporariamente e depois meteres no Nas.

Quanto aos discos, eu aconselho que sejam específicos para Nas.

Eu, quando comprei o primeiro Nas (há 7 anos), cometi o erro de meter discos normais (actualmente chamados de "green"), e rapidamente morreram.

A partir daí comecei a meter os recomendados, e duram muitíssimo mais tempo...

Se puderes comprar com 4, então compra pois é uma grande diferença.

Como disse, tenho um Synology DS1512+ há sete anos, e ainda está como novo.

Só comprei outro (DS918+) pois tinha mais funcionalidades e necessitava do outro para me fazer backups.

PS:
Aqui podes fazer a simulação de discos no Nas e saber qual o espaço útil com que ficas:
https://www.synology.com/en-global/support/RAID_calculator
 
Boas!

Faço fotografia como hobby, tenho feito também experiências com vídeo e cheguei à conclusão de que preciso de um NAS. Pensava que tinha de gastar algumas centenas mas entretanto estive a ver preços e equipamentos e descobri que afinal não preciso de ter algo assim tão avançado :). Este modelo, por exemplo, parece-me estar muito em conta para o preço (+-250€), mesmo que lhe ponha 2 discos novos: https://www.asustor.com/pt-BR/product?p_id=58. E ainda me agrada em particular a parte da gestão multimedia e das apps.

Alguém tem experiência com esta marca/modelo?

Obrigado!
 
Boas!

Faço fotografia como hobby, tenho feito também experiências com vídeo e cheguei à conclusão de que preciso de um NAS. Pensava que tinha de gastar algumas centenas mas entretanto estive a ver preços e equipamentos e descobri que afinal não preciso de ter algo assim tão avançado :). Este modelo, por exemplo, parece-me estar muito em conta para o preço (+-250€), mesmo que lhe ponha 2 discos novos: https://www.asustor.com/pt-BR/product?p_id=58. E ainda me agrada em particular a parte da gestão multimedia e das apps.

Alguém tem experiência com esta marca/modelo?

Obrigado!
Olá! Eu não conheço a marca. Tenho um QNAP de 2 baías e estou contente. Tenho é de fazer upgrade de discos. Estou com 2 de 3 TB. Consulta aqui o canal de reviews do Roberto Jorge que ele usa diversos NAS entre os quais o asustor: https://www.youtube.com/channel/UCKla8sNVBGbS9RdEIZmA1DQ/search?query=asustor
 
Boas!

Faço fotografia como hobby, tenho feito também experiências com vídeo e cheguei à conclusão de que preciso de um NAS. Pensava que tinha de gastar algumas centenas mas entretanto estive a ver preços e equipamentos e descobri que afinal não preciso de ter algo assim tão avançado :). Este modelo, por exemplo, parece-me estar muito em conta para o preço (+-250€), mesmo que lhe ponha 2 discos novos: https://www.asustor.com/pt-BR/product?p_id=58. E ainda me agrada em particular a parte da gestão multimedia e das apps.

Alguém tem experiência com esta marca/modelo?

Obrigado!
asustor a par da Qnap e Synology é uma das marcas de referencia em NAS. Pessoalmente nunca mexi num.
 
Boas,

Vendi recentemente o meu Synology com 5 anos para agora comprar um novo mais recente. Estou a pensar no Synology 918+ que dá para 4 discos e para expandir a memoria até 16gb.

A minha duvida é em relação aos discos. Neste momento tenho 4 discos: 2x 1.5Tb que estavam em RAID1, 1 de 3TB e outro de 750Gb. Estes últimos 2 estavam em RAID 0 e serviam para filmes e series.
O meu objectivo continua a ser o mesmo, para fotos pessoais e documentos de trabalho RAID 1, e para filmes e series RAID 0, mas gostava de saber se tem alguma sugestão melhor que esta para quem tem estes discos e não queira por agora gastar muito mais.
Maximo podia comprar outro de 3Tb é colocava os 3Tb em RAID 1, e os de 1.5Tb em RAID 0 e mais tarde comprava 1 de 4Tb para trocar pelo de 1.5Tb.

Resumindo:
1 - 1.5Tb RAID 1 + 3Tb+750Gb Raid 0 sem gastar dinheiro
2- 3tb RAID 1 + 1.5TB+1.5Tb Raid 0 gastando cerca de 90€

Sugestões?
 
A minha primeira sugestão é não teres raid 0, monta os dois discos independentes se quiseres espaço e ganhas logo algum espaço. Para video, mesmo 4k, não vais precisar da velocidade do raid 0 e continuas com o volume intacto se um dos discos morrer. Isto se os discos não forem da idade da pedra. Tenho WD RED de 5400rpm e nunca tive problemas de reprodução 4k HDR x265 por causa deles.
Quanto à capacidade dos discos, tu é que tens que saber, eu tenho 4 discos de 6TB num 918+ e um dos volumes em raid 1 está quase cheio (89%)
O 918+ é uma grande máquina, e pela minha experiência a Synology faz NAS muito robustos. Nunca precisei de os reiniciar sem ser por causa de alguns updates de software ou mudança de discos. Tenho actualmente para backups um 215J a 200km de distância com um uptime de 130 dias (reiniciou por causa de um update de software) e aqui em casa um 918+ também com o mesmo uptime pela mesma razão.
 
A minha primeira sugestão é não teres raid 0, monta os dois discos independentes se quiseres espaço e ganhas logo algum espaço. Para video, mesmo 4k, não vais precisar da velocidade do raid 0 e continuas com o volume intacto se um dos discos morrer. Isto se os discos não forem da idade da pedra. Tenho WD RED de 5400rpm e nunca tive problemas de reprodução 4k HDR x265 por causa deles.
Quanto à capacidade dos discos, tu é que tens que saber, eu tenho 4 discos de 6TB num 918+ e um dos volumes em raid 1 está quase cheio (89%)
O 918+ é uma grande máquina, e pela minha experiência a Synology faz NAS muito robustos. Nunca precisei de os reiniciar sem ser por causa de alguns updates de software ou mudança de discos. Tenho actualmente para backups um 215J a 200km de distância com um uptime de 130 dias (reiniciou por causa de um update de software) e aqui em casa um 918+ também com o mesmo uptime pela mesma razão.
Isto.

Pessoalmente aconselho teres discos iguais de forma a maximizar o espaço. Nos Synology podes usar SHR para maximizar ainda mais com discos de tamanhos diferentes mas continua a existir limitações e no teu caso não vai funcionar bem. Vê isto: https://www.synology.com/en-uk/support/RAID_calculator

Deste lado tenho 2 x 3TB mais 2 x 4TB em SHR (10TB úteis e 4TB para redundância) num único volume. O que pode ser um bocado chato um dia que queira fazer um upgrade aos discos, a reconstrução deste volume vai ser muito longa...
 
Obrigado pelas respostas.

@MEIA o que dizes de não ter RAID0 com dois discos até faz sentido. É bom ter um mountpoint apenas, mas depois se um disco pifa ...

@0xKubo mesmo não precisando de proteção para filmes e series achas que vale apena o SHR para os 4 discos? A verdade é que se comprar um disco de 3Tb para RAID1 já vou ter um disco desperdiçado, e o Raid calculator diz que se adicionar os outros dois fico com todos protegidos. Quais as desvantagens do SHR ? Posso depois trocar os discos mais pequenos por maiores sem ter de desfazer o SHR ?
 
Afinal os discos que tenho são de 4tb e 2tb. Já mandei vir outro de 4tb para ficar com 2 e fazer o SHR. Entretando mandei vir tambem 8gb de memoria para ficar com um total de 12gb.
 
@0xKubo mesmo não precisando de proteção para filmes e series achas que vale apena o SHR para os 4 discos? A verdade é que se comprar um disco de 3Tb para RAID1 já vou ter um disco desperdiçado, e o Raid calculator diz que se adicionar os outros dois fico com todos protegidos. Quais as desvantagens do SHR ? Posso depois trocar os discos mais pequenos por maiores sem ter de desfazer o SHR ?

A diferença resume-se ao espaço disponível em comparação com outros tipos de RAID. Imagina que tens 2 x 1TB e 2 x 2TB:

Ri3yUGo.png


u88vlYR.png


Pode não ser mal pensado ter 2 volumes, um para dados que queres redundância e outro para dados que não queres (filmes e assim). Ficas com um volume mais pequeno e mais fácil de gerir, alterar, reconstruir, etc. É verdade. Eu optei por ter um único volume para maximizar o espaço que tenho disponível para tudo e não ter de andar a pensar quanto espaço preciso para um tipo de dados e para outro, está tudo no mesmo e uso à vontade. A desvantagem é que ficou com um volume grande e mais chato de gerir. Se precisar de trocar um disco, aquilo vai demorar imenso tempo a reconstruir, se forem 2 ao mesmo tempo, vai ser ainda pior. Consta que se o preço de reconstrução do RAID for interrompido (falha de luz, por exemplo) , perde-se os dados todos.

Ainda não consegui aceitar esse facto e espero que nunca me aconteça lol. Mas por isso é que tenho backup de tudo do meu NAS na cloud (com excepção dos filmes e assim).
 
Uma coisa que modelo da qnap recomendam para 4 baias utilização doméstica e para guardar coisas de trabalhar sobretudo PDFs e words. Orçamento até 400€-500 além dos discos e claro
 
Consigo um synology DS119j por 50€, de um familiar que fez o upgrade para Servidor Windows. Para fazer sync com um servidor externo e usar como MediaServer, irá desenrascar-se bem? Suporta ou não Plex?

Para complementar, 4tb, wd red ou Seagate ironwolf? +-130
 
Boas!

Quero comprar um NAS porque ter um disco 2.5" ligado ao router por USB e protocolo smb1 é muito lento.

Características necessárias:

Sync com Android / IOS (backup de fotos/docs)
Sync com Google photos (se possível)
Servidor ftp
Decoder 4k
Servidor plex/kodi para tv
Arquivo de fotos
2 baías no mínimo (Raid1)

A intenção é comprar 2 discos de 2TB ou 3TB. Mais do que isso foge do orçamento (500Eur).

Portanto..Que caixa NAS para 300eur e com as características acima? Opiniões?

Obrigado desde já
 
O Synology 718+ faz isso que pretendes (só tenho dúvidas no sync com o google photos) mas é capaz de ficar fora do orçamento. O transcoding 4K é que torna problemático arranjar nessa gama de preços.
 
Preciso de um NAS, para um pequeno escritório,

As necessidades são:
Backup de 4 computadores
Criação de uma pasta que vai conter documentos necessários para serem acedidos por qualquer computador
Se possível que seja acessível remotamente, a ideia é através do tlm pode aceder a alguns documentos

Para já não pretendemos gastar muito dinheiro, pois não temos necessidade de grandes transferências de informação é mais para facilitar a partilha, como tal pretendemos gastar pouco dinheiro, e aproveitar alguns discos que temos de pc que foram substituídos, a ideia é um NAS de duas slots com dois discos de ~500gb, um a fazer backup de outro (Raid 1?), para algum problema que exista.

Caso funcione bem podermos com o tempo trocar para discos de 1tb, não necessitamos de mais, para terem noção o meu pc é onde está guardada a maior parte da informação, incluindo fotos/ficheiros de material promocional/etc e estamos a falar de pouco mais de 50gb.

Pretendíamos gastar a volta de 250€, poderá esticar mais se valer a pena,

Pela pesquisa inicial que fiz vi estes dois modelos:
QNAP TS-231P
SYNOLOGY DS218play
 
@Im-Ho-Tep

Tens requisitos minimos e básico pelo que "qualquer um serve" parece-me que se pode aplicar a ti. Dito isto, só tenho experiência com Synology e o software é bom e permite tudo o que precisas. As apps mobile são fracas, mas fazem o seu trabalho (podes sempre usar Samba shares e usares uma app qualquer em vez das oficiais). Ou seja, a minha recomendação recai sobre Synology. Quanto ao modelo especificios, não te sei dizer qual será o mais apropriado.

um a fazer backup de outro (Raid 1?)
Queria só destacar esta parte porque RAID NÃO É BACKUP. Se não sabes as diferenças, informa-te melhor antes de tomares uma decisão para que possas tomar uma decisão informada e gastares o necessário, dado que tens um budget apertado.
 
Back
Topo