Router HFC 5.0 (v1)

Pessoal, uma dúvida sobre um problema que estou a ter aqui em casa.

Tenho o serviço da nos contratado desde o final do ano passado com este router (e box da arris).
Na habitação anterior tinha o serviço da vodafone (não continuei com a vodafone por não ter serviço de fibra neste local).

E temos cá em casa um telemóvel xiaomi Redmi 4X.

Acontece que chamadas vídeo no watsapp estão constantemente a bloquear e dar uma mensagem parecida a "a estabelecer ligação" e o vídeo pára, fica bloqueado cerca de 7, 8 ou 9 segundos, fazendo o som de chamada ocupada ao mesmo tempo. E isto acontece de forma frequente em cada chamada, a cada 30 segundos lá aparece um freeze.

Ainda pensei que devido ao router ter duas frequências e o telemóvel apenas se poder conectar à 2,4GHz (este telemóvel não te a norma ac, que é a necessária para se ligar aos 5GHz, certo?) fosse a razão destes bloqueios e fosse um problema do telemóvel.
Mas tendo em conta que com o anterior serviço da vodafone tudo funcionava às mil maravilhas (em cerca de 4 anos não me lembro de ter uma única falha do mesmo género, tanto a nível de net como de tv, sempre impecável, ao contrário da nos em que o por em pausa, anda para a frente e/ou para trás leva frequentemente a bloqueios no serviço de tv...) fico na dúvida e não creio que seja problema do telemóvel.

Ainda para mais, mesmo ligando à 2,4GHz não devida ser razão para estes bloqueios, certo?
Neste momento não temos telemóvel com a norma ac para despistar este problema.

Por isso fico na dúvida se não será problema do serviço de net, seja do router, seja do sinal que possa ser mais fraco do que o desejável, seja devido a outro problema.

Alguém de cá tem problema semelhante?
 
Última edição:
Pessoal, uma dúvida sobre um problema que estou a ter aqui em casa.

Tenho o serviço da nos contratado desde o final do ano passado com este router (e box da arris).
Na habitação anterior tinha o serviço da vodafone (não continuei com a vodafone por não ter serviço de fibra neste local).

E temos cá em casa um telemóvel xiaomi Redmi 4X.

Acontece que chamadas vídeo no watsapp estão constantemente a bloquear e dar uma mensagem parecida a "a estabelecer ligação" e o vídeo pára, fica bloqueado cerca de 7, 8 ou 9 segundos, fazendo o som de chamada ocupada ao mesmo tempo. E isto acontece de forma frequente em cada chamada, a cada 30 segundos lá aparece um freeze.

Ainda pensei que devido ao router ter duas frequências e o telemóvel apenas se poder conectar à 2,4GHz (este telemóvel não te a norma ac, que é a necessária para se ligar aos 5GHz, certo?) fosse a razão destes bloqueios e fosse um problema do telemóvel.
Mas tendo em conta que com o anterior serviço da vodafone tudo funcionava às mil maravilhas (em cerca de 4 anos não me lembro de ter uma única falha do mesmo género, tanto a nível de net como de tv, sempre impecável, ao contrário da nos em que o por em pausa, anda para a frente e/ou para trás leva frequentemente a bloqueios no serviço de tv...) fico na dúvida e não creio que seja problema do telemóvel.

Ainda para mais, mesmo ligando à 2,4GHz não devida ser razão para estes bloqueios, certo?
Neste momento não temos telemóvel com a norma ac para despistar este problema.

Por isso fico na dúvida se não será problema do serviço de net, seja do router, seja do sinal que possa ser mais fraco do que o desejável, seja devido a outro problema.

Alguém de cá tem problema semelhante?
Quade de certeza que é da Internet, que está com congestionamentos na zona. Estas em hfc certo?
 
Pois, a fibra acho que só chega até ao prédio. Depois é coaxial para os apartamentos.
É disto que falam?
E será por esta razão? É que não é de agora deste período, foi desde sempre.
 
Pois, a fibra acho que só chega até ao prédio. Depois é coaxial para os apartamentos.
É disto que falam?
E será por esta razão? É que não é de agora deste período, foi desde sempre.
Não deve ser bem até ao prédio... É um bocadinho mais longe. No prédio deve entrar coaxial na mesma só que mais grosso, possivelmente.
 
Ok, isto foi o que me disseram. Não tenho como verificar.

E que no caso da meo/vodafone a fibra ia até ao apartamento (isto, na casa onde estava anteriormente).
 
Hfc significa o quê exactamente?

Trocando por miúdos, significa que a fibra não entra em tua casa, mas a ultima parte é feita por cabo coaxial.
Existe uma fibra que depois é partilhada por varios clientes.

Os problemas acontecem por exemplo neste caso

10 clientes nessa fibra com 100Mb cada 1 deles =1000Mb
Se a fibra suportar 1500Mb não ha problema nenhum.

Se na mesma fibra passar de 10 para 20 clientes com 100Mb = 2000Mb
Como a fibra só tem 1500Mb, caso estejam todos a fazer download a 100Mb não vai chegar para todos...e tens perdida de velocidade.


images



HFC-network-architecture.png




já a fibra (FTTH) a fibra entra em tua casa

n33lqGL0jaRN5u473H65YuWSDgSLCjNsmOvGUZcF5gUj3DGXFygjxIikdeYBTR-Vm5WF-H5lgbKT3zZq8icebomx-YYCMs-J4_sYjd-hYz0sZ1kfaylS-NUXWGiE3F88v3nc


Neste caso a regra aplica-se igual, mas não partilhas a fibra do OLT até tua casa.

Vantagem, a fibra do OLT ao core do operador em um principio tem mais capacidade e não esperada a congestão casos todos usem em simultâneo.
 
Em tantos anos nunca me aconteceu nada assim.

Perdi todas as configurações de rede, portforwarding e afins neste router e agora não consigo adicionar novamente porque dá erro.
 
Deve ser a maravilha do inovador aminhanet.nos.pt a fazer das suas...
Cheguei a sugeri-lhes pelo apoio aos pilotos do 4 que acautelassem um modo de salvaguardarmos as nossas alterações para casos como este em que por problema, por update do firmware ou outros as mesmas fossem rpostas para configurações de fábrica mas se viram a sugestão nem deram resposta ou seguimento...

Sei que a NOS não tem a mesma dimensão ou preocupação - para já porque a adaptação dos firmwares mais que servir os clientes pretende ajudá-los a eles... - mas além das limitações que o sistema dela impõe fica a curiosidade de uma marca comercial como a ASUS ter, neste contexto de emergência, produzido um firmware para os routers compatíveis com QOS adaptativo para melhorar o seu desempenho na presente situação ... quem tiver um que o atualize pois deve ser muito útil...
Screenshot-2020-04-01-ASUS-Wireless-Router-RT-AX92-U-Gerenciamento-da-banda-pelo-EZQo-S-1.png
 
Deve ser a maravilha do inovador aminhanet.nos.pt a fazer das suas...
Cheguei a sugeri-lhes pelo apoio aos pilotos do 4 que acautelassem um modo de salvaguardarmos as nossas alterações para casos como este em que por problema, por update do firmware ou outros as mesmas fossem rpostas para configurações de fábrica mas se viram a sugestão nem deram resposta ou seguimento...

Sei que a NOS não tem a mesma dimensão ou preocupação - para já porque a adaptação dos firmwares mais que servir os clientes pretende ajudá-los a eles... - mas além das limitações que o sistema dela impõe fica a curiosidade de uma marca comercial como a ASUS ter, neste contexto de emergência, produzido um firmware para os routers compatíveis com QOS adaptativo para melhorar o seu desempenho na presente situação ... quem tiver um que o atualize pois deve ser muito útil...
Screenshot-2020-04-01-ASUS-Wireless-Router-RT-AX92-U-Gerenciamento-da-banda-pelo-EZQo-S-1.png

Pior que isso.

A configuração de rede ficou uma baralhada com endereço do router diferente da gama de DHCP
Perdi todos os portfowardings
Desactivou o modo bridge da eth4

Em resumo, não me consigo ligar à rede do exterior.
 
É o problema de termos de lidar com esse obstáculo quando decidem limpar a configuração ou quando fazemos uma reposição. Principalmente se não der para ter acesso ao aminhanet.nos.pt. Se tivermos até se resolve fácil.
Complica quando o router não estabelece ligação à NOS porque temos de aguardar que se decida a ligar (mesmo que o reponhamos fisicamente)
E se forem vários é multiplicar o esforço pelo seu número.
Apesar de achar o meu 4 um quase pisa papeis, fico apreensivo se devo pedir a troca pelo 5 porque agora como pisa papeis vai passando despercebido. Em modo bridge ou com "filtro" tudo funciona...
 
Deve ser a maravilha do inovador aminhanet.nos.pt a fazer das suas...
Cheguei a sugeri-lhes pelo apoio aos pilotos do 4 que acautelassem um modo de salvaguardarmos as nossas alterações para casos como este em que por problema, por update do firmware ou outros as mesmas fossem rpostas para configurações de fábrica mas se viram a sugestão nem deram resposta ou seguimento...

Sei que a NOS não tem a mesma dimensão ou preocupação - para já porque a adaptação dos firmwares mais que servir os clientes pretende ajudá-los a eles... - mas além das limitações que o sistema dela impõe fica a curiosidade de uma marca comercial como a ASUS ter, neste contexto de emergência, produzido um firmware para os routers compatíveis com QOS adaptativo para melhorar o seu desempenho na presente situação ... quem tiver um que o atualize pois deve ser muito útil...
Screenshot-2020-04-01-ASUS-Wireless-Router-RT-AX92-U-Gerenciamento-da-banda-pelo-EZQo-S-1.png

humm, interessante... acho que vou ter de comprar um router asus... sabes dizer qual o modelo deste screenshot?
 
Parece que voltou a funcionar.

Eu já tinha pensado nesta situação, isto é da maior idiotice, simplifica a vida a eles, mas ficamos na mão quando eles tem problemas.
 
humm, interessante... acho que vou ter de comprar um router asus... sabes dizer qual o modelo deste screenshot?
RT-AX92U
mas mudaram para muitos - julgo que para todos os que tem o ASUSWRT avançado com QOS adaptativo. Suponho que só alguns modelos base não o terão - sei dum o AC1200G+ e supostamente as variantes com a mesma base
 
Pessoal estou neste momento a renegociar o meu contrato com a NOS, onde possuo o pacote de casa tv+net+voz iris 120mb com router 4.0, e box de gravação, e estão me a propor o novo serviço UMA 4k com 180 canais e 500mb/20mb com POWER ROUTER. Sinceramente apetece-me mudar pra Vodafone, pois ja tive e era fibra até ao router e o serviço era estavel, e nestes ultimos 2 anos desde que passei pra NOS, ja me mudaram o router 3x e nunca ficou nada demais, e dizendo eles que era fibra, eu tenho coaxial, mas hoje a senhora da NOS disse que o novo serviço UMA com POWER ROUTER, a fibra já vem até ao interior da casa até ao router. Vocês confirmam isto? É que se não for, mudo mesmo pra Vodafone e pronto.
 
RT-AX92U
mas mudaram para muitos - julgo que para todos os que tem o ASUSWRT avançado com QOS adaptativo. Suponho que só alguns modelos base não o terão - sei dum o AC1200G+ e supostamente as variantes com a mesma base
esse é muito caro... o meu problema com a Asus é que, salvo erro, são quase todos broadcom ou mediatek.... Eu preferia atheros que tem uma maior comunidade de software alternativo (salvo erro os drivers são relativamente abertos, ao contrário dos broadcom) e muito mais eficientes em termos energéticos. Tenho de verificar bem...
 
Pessoal estou neste momento a renegociar o meu contrato com a NOS, onde possuo o pacote de casa tv+net+voz iris 120mb com router 4.0, e box de gravação, e estão me a propor o novo serviço UMA 4k com 180 canais e 500mb/20mb com POWER ROUTER. Sinceramente apetece-me mudar pra Vodafone, pois ja tive e era fibra até ao router e o serviço era estavel, e nestes ultimos 2 anos desde que passei pra NOS, ja me mudaram o router 3x e nunca ficou nada demais, e dizendo eles que era fibra, eu tenho coaxial, mas hoje a senhora da NOS disse que o novo serviço UMA com POWER ROUTER, a fibra já vem até ao interior da casa até ao router. Vocês confirmam isto? É que se não for, mudo mesmo pra Vodafone e pronto.


se upload é 20 continuas em HFC, e com 500 deves ter o 5.0 gigarouter

mas tens confirmar bem, é falado que vão começar usar pdos da Vodafone para migrar hfc para ftth ( fibra dentro casa ), nisso passavas a ter 500/100 e ai sim podes ter ont+power router, mas nesse caso era exigir o AIO e ser apenas 1 equipamento
 
esse é muito caro... o meu problema com a Asus é que, salvo erro, são quase todos broadcom ou mediatek.... Eu preferia atheros que tem uma maior comunidade de software alternativo (salvo erro os drivers são relativamente abertos, ao contrário dos broadcom) e muito mais eficientes em termos energéticos. Tenho de verificar bem...
Este ainda não tem o alternativo da merlin mas vai ter, penso... E pode ser que consigas em promoção como consegui (tanto que veio em pack)
Mas os wifi5 conhecidos por aí também tem isto AC66 e AC68. Só dei o salto para este por causa do wifi6 e valeu a pena porque nem uso o 2º por enquanto - sozinho cobre o que preciso. até o base AC1200G+ era bem jeitoso só que tem pouca memória por isso nunca fizeram o ASUSWRT-MERLIN para ele
 
Última edição:
Back
Topo