Opinião Motivações para jogar / Videojogos em adulto

Em criança: entusiasmo, divertimento, um simples Alex kidd, um Shinobi, um Pac-Man, fazia me passar horas em frente a uma TV, ou mais tarde o primeiro FiFa, o C.Manager, horas em frente a um pc, sem internet, sem tutoriais para passar niveis, sem tutoriais para o que que se fosse, efetivamente perdia se tempo a jogar e não ir para o youtube ver outros a jogar. No meu caso um jogo tinha que durar algum tempo porque eram caros e não era tudo de facil acesso como agora. o nosso online com os amigos era com eles ao nosso lado. Tenho 38 ...isto final anos 80 inicio anos 90.

Em adulto: mais stress a jogar, uma oferta muito grande de jogos, o online, a competitividade com pessoas que não conhecemos, a qualidade de jogos. só de poder comprar um jogo digital é uma diferença abismal para quem tinha que esperar semanas que a loja na cidade recebesse jogos novos para Master system ou Mega drive.

Em suma, o mais interessante é ter o privilégio de ter acompanhado esta evolução. E estar cá mais uns anitos para ver o que ainda pode evoluir.
 
Tenho muito em breve 35 anos, tudo começou com um 128K do meu irmão mais velho, de inicio apenas o via jogar mas com o tempo lá comecei a jogar e lembro-me de jogos como o Bruce Lee.

Ao longo de toda a minha vida fui gamer, quando era mais novo era muito menos exigente e repetia o mesmo jogo vezes sem conta, tive sempre consolas ao mesmo tempo do PC.

Hoje em dia sou muito mais exigente, não consigo jogar tanto tempo seguido seja pelo cansaço dos olhos ou mesmo pela resistência mental, para além de ter menos tempo livre.

Acredito que serei gamer por muitos mais anos, venha de lá essas PS5/6/7 and so on.

Curiosamente o meu pico do online gaming foi com o World of Warcaft, jogo que deixei em 2012 e nunca mais me agarrei a nada online, claro que gosto de fazer umas corridas no Gran Turismo Sport mas nunca mais foi a mesma coisa, dou por mim a preferir apenas boas experiencias single player.
 
Em miudo: descobrir os videojogos foi uma maravilha, desde jogar no pc do tio, a jogar num spectrum emprestado, gameboy... muitas consolas para experimentar, em casa de amigos ou as que consegui comprar... horas a fio a jogar, repetir os jogos, mas acima de tudo poder partilhar esses momentos de diversão com os amigos, e acima de tudo os irmãos... ainda me recordo das horas passadas a jogar com o meu irmão, até madrugada, ou os sabados que passei a jogar tomb raider com o meu irmão na casa dele, quando ele comprou uma sega saturn... velhos tempos...

Atualmente como adulto: até à uns anos atras ainda conseguia retirar prazer a jogar umas belas horas por dia, quase todos os dias, porque ainda partilhava essas aventuras com o meu irmão.
Agora jogo bem menos tempo, parece que o tempo não dá para tudo e existem outras prioridades para alocar o tempo disponivel, e dou por mim a procurar experiências mais expecificas, nem todo o tipo de jogos me atrai, e são raros os jogos que dedico várias horas... em suma, sou mais seletivo mas felizmente isso me permite retirar mais prazer das experiências que esses jogos me proporcionam... por exemplo, com esta situação, e tempo "mais tempo livre" que posso dedicar os videojogos dei por mim a descobrir o dragon quest 11 e simplesmente estou a adorar o jogo, e percorri várias opções até "me sentir satisfeito" com um jogo para dedicar algumas horas, e ponderei, seriamente, mais uma vez "regressar ao skyrim", porque esse é um jogo intemporal, pelo menos até sair "um novo" :bounce::bounce:
 
É um bocado o que ja foi dito. Era tudo mais intenso. O dinheiro era escasso para jogos na altura então era tudo jogado ao ''máximo''. Até as demos da revista playstation eram jogadas vezes sem conta. Horas e horas a tentar passar os puzzles do tomb raider e afins. Hoje em dia com o ps now e etc...é sacar um jogo... ver se agrada e siga o proximo. Ainda dá gozo. Mas não é a mesma coisa. Para mim não tem a mesma magia.
 
Em miúdo:

Nascido em 1975 na Bélgica apenas tive uns vislumbres de Atari´s e Comodor´es em casa de amigos. De resto era aquelas "consolas" portáteis da treta e pouco mais.

Em 1986 salvo erro vim para Portugal e fazia 4km de BMX (para cada lado e ás vezes duas vezes por dia) para ir para casa de um amigo jogar Spectrum (48k e depois 128k +2). Eram manhãs e tardes naquilo, sobretudo à espera que os jogos entrassem hehehe. Também tive algum acesso a "consolas" portáteis que não dávamos grande valor do Tetris e outras mais "avançadas" da Nintendo, as agora famosas Game & Watch, sendo que ainda tenho guardada a minha do Donkey Kong apesar de não estar perfeita. Fora isso era as fugidas para os salões de jogos e esperar que não aparecesse a GNR hehe enquanto não fazia 16 anos.

Não sabendo precisar bem a época / ano, perto da minha escola passamos a ter acesso a uma mediateca com computadores e passávamos a vida a jogar alguns joguinhos da época (Prince of Persia, Prehistorik, Columns, etc.). Nessa época apenas sabia onde ligar o computador e como ir para a pasta dos jogos e iniciar os jogos, nada mais.
O meu cunhado entretanto comprou uma Sega Dreamcast e vivia junto da casa dos meus pais e passava ali imenso tempo a ver e a jogar Tomb Raider e outros.

Meados de 1994 vim viver durante um ano para o Porto na casa de um tio e passei a ter acesso ao fantabulástico Schneider Euro XT do meu primo, ou seja, um 8088 como processador, drive de disquetes de 720kb salvo erro, monitor monocromático mangenta. Tinha sistema operativo DOS qualquer coisa e ainda deu para jogar os joguinhos da treta do QuickBasic (gorila, nibbles) e lá está títulos como o Titus the Fox: To Marrakech and Back, Prince of Persia (o top dos tops de se jogar naquele computador lol) e Prehistorik (fantástico e divertido para a época). Foi aqui com o meu primo que dei os primeiros passos na informática, foi onde aprendi os básicos do DOS e por aí fora. Até já sabia inventar umas coisas em QuickBasic. Também foi por aqui (Porto) que passei a ter acesso a salões de jogos melhores e com mais variedade de máquinas, passando imenso tempo lá lol.

Como após ter concluído o 12º ano fiz um curso de qualificação (curso profissional) em técnico de sistemas informáticos (técnico de reparação e manutenção), acabei por ver parte do início da minha vida adulta rodeada por computadores no trabalho mas nada de jogos.
Somente quando convenci o meu pai a comprar um computador é que começou a verdadeira saga de jogar em computador (só ao fim de semana quando ia a casa) com títulos como o Half Life.

Apenas já depois de mudar de profissão (+/- 25 anos) (não por não perceber de informática, mas por opção) é que fui adquirindo uma Playstation (a primeira de todas) e pouco depois o meu primeiro computador pois já ganhava para isso. Daí para a frente foi sempre a derreter dinheiro em consolas (nunca novas a sair) e computadores.

Actualmente como adulto:

Nesta fase e com 44 anos, uso dois computadores na minha secretária hehe, um para os jogos e edição vídeo e outro para o dia à dia / internet. Tenho mais computadores "guardados / encostados" e como tenho por hobbie reparar máquinas arcades e pinball, logo passei a ter mais formas de jogar e sobretudo viver o sonho de puto que era ter uma máquina de salão de jogos haha. Possuo 3 máquinas arcade e uma de pinball que estão num espaço de um amigo onde no total temos cerca de 40 máquinas de pinball. Uma das loucuras que fizemos foi adquirirmos uma Sega Rallie 2 para desbundar durante uns dois meses e depois voltar a despachar pois era um monstro e ocupava muito espaço lol.
Tenho cerca de 15 consolas na minha colecção mas pouco uso lhes dei / dou, exceptuando títulos exclusivos da PS3 (God of War, etc.) e Xbox 360 (Gears of War, etc.) por exemplo. Não tenho PS4 e Xbox One pois ainda são caras lol.

Continuo a gostar de jogar, principalmente no computador e vou jogando com alguma regularidade, continuando ás vezes a perder a noção das horas e ir para a cama ás 05 e tal da matina lol.

Tal como já indicaram hoje jogar é mais stressante do que antigamente e nem sempre se tira o real proveito de um jogo com aquela coisa de se despachar o jogo ou outra treta qualquer. Muitas das vezes tal como referiram, a falta de "proveito" de um jogo se deve à quantidade enorme de jogos que temos disponível, seja pela via legal ou não. Antes tínhamos de fazer render o peixe e hoje já não é assim, é usar e deitar fora literalmente.

Online nunca foi a minha onda e pouco tempo perdi com isso e hoje em dia dificilmente vou "testar" alguma coisa online.

Resumindo, sempre que posso e tenho vontade para isso entretenho-me a jogar no computador. O facto de ter uma conta Steam com perto de mil títulos, bem como contas nas diversas plataformas (Microsoft, Epic, Ubisoft, Etc.) com mais umas largas dezenas de jogos faz com que não haja tempo para nada. Muitas vezes vejo-me a jogar um jogo e passado pouco tempo lá vou procurar um trainer para poder despachar aquilo a correr e poder ver a história do mesmo. Poucos são os títulos que realmente dão prazer jogar e merecem alguma dedicação, sendo que posso destacar o Skyrim como já falaram, o Assasin´s Creed Origin e o Odyssey que tenho quase terminado mas deixa para acabar mais tarde enquanto derreto outros jogos lol.
 
As diferenças vocês tem-nas apontado todas. Mas eu tenho umas saudades terriveis dos tempos de puto.

Nesta época lembro-me bem da grande festa que era comprar um jogo. Era um acontecimento raro e digno de festejos. Os jogos vinham cá para casa apenas nos anos e no Natal, ou então, mesmo muito esporadicamente através de muitos "Vá lá Mãe!". Naquela altura ter um jogo era uma grande conquista. Finalmente podia explorar outro mundo e jogar outra coisa totalmente diferente para desanuviar do antigo jogo que tinha sido jogado e rejogado até à exaustão. Naquela época nem sabia o que era ter dois jogos novos para jogar e o conceito de backlog era completamente estranho. E jogava os jogos vezes e vezes sem conta, conhecendo os níveis todos de cor, mas mesmo assim nunca me fartava.

Agora tenho muitos mais jogos, mas jogo muito menos
 
O meu primeiro computador foi um spectrum +2 e nessa altura jogava jogos como o target renegade, o arkanoid , sensible soccer, o Robocop, etc. Uma coisa que gostava no facto de ter um spectrum +2 é que tinha 128k e isso permitia que alguns jogos como o Target Renegate e o Robocop fossem lidos de uma só vez e também tinha, uma musica melhor que o spectrum 48k. O pessoal desse tempo percebe o que estou a dizer. Tive perto de 200 cassetes de jogos.

Nunca tive uma consola em vez disso gastava o meu dinheiro nos salões de jogos, nas maquinas árcade e nos flippers. Mesmo agora não sinto necessidade de ter uma consola.

Os meus pais deram-me o meu primeiro PC em 1996. Um Pentium 133 com o Windows 95 ainda e consegui em menos de um 1 mês “estragar o Windows” e teve que ser formatado e reinstalado o Windows novamente. Sei que passado pouco tempo e depois de ir várias idas aos técnicos para reinstalar o Windows, tive o Windows 98. Sei que nesse período comprei o nº2 da PCGuia que trazia um demo do Tombraider que adorei jogar. Nessa altura os jogos eram caros e eu comprava a PC Guia por causa do CDrom que trazia que tinha demos de jogos e programas informáticos. A revista custava cerca de 1000 escudos e era mensal. Como não havia net ainda ou era muito cara e eu não tinha. Eu divertia-me a instalar e testar os programas e demos da revista. Comprei essa revista, durante muitos anos.

Nesse período uns amigos arranjaram-me umas versões ripadas do Tombraider, Command and conquer Red Alert e age of empires que adorei jogar e confesso que tinha o sonho de jogar o age of empires e o red alert contra outras pessoas (multiplayer) mas nunca joguei (mesmo agora)

Por volta de 2000 tive net e nessa altura mais ou menos comprei um Pentium 4 2.4. A net era por telefone (clix) e pagava-se ao impulso e confesso que fiz os meus pais pagarem umas contas um bocado elevadas de telefone porque passava muito tempo na net. Uma das coisas que descobri e me vez estar muito tempo ligado a descarregar coisas. Foi o emulador Mame que simulava os jogos árcade das moedas dos anos 80 e eu passava grande parte do tempo a descarregar Roms. Alguns dos jogos que jogava nesse emulador, eram o Bad Dudes, Caddilac and dinossaours, street figher, Black tiger, Fight champ, Super pang, puzzle bobble, mr pacman e tantos outros. O meu site preferido era o Mame.dk.

Lembro-mo, nesse período, de uma vez ter estado cerca de meia-hora para descarregar 1 música mp3. Uma coisa rara, descarregar 1 mp3 :)

Depois tive a Internet sapo e depois a meo, por volta talvez de 2004 quando apareceu na minha cidade, passeia a ter ADSL. Nessa altura existia, limitações ao tráfego internacional (acho que só podia descarregar 8 gigas por mês) mas tinha o nacional ilimitado. Eu conseguia manter-me abaixo da limitação do internacional, mas sempre prestes a estoirar. Mas descarregava muita coisa. Foram os tempos do Emule. Deixava o PC ligado 24 horas e chegava a estar meses completos sem desligar. Lembro-me que um dos primeiros filmes que descarreguei demorou cerca de 1 mês. Depois passou a ser o Btuga o meu melhor amigo :)

No Pentium 4 tinha um a gráfica de 64 megas e eu adorava os jogos do MAME. E os Red alert. o age of empires e também o Commandos e cal of duty I e II, Max payne, Residente Evil, re-volt. Depois os jogos começaram a pedir uma gráfica melhor e eu parei de jogar títulos recentes dessa altura.


Em 2010 comprei um core i7 950 e voltei a jogar. Confesso que na compra tive sorte porque comprei uma gráfica 460 que se avariou e substituíram-me por uma 560ti acabada de lançar e então joguei novamente (tudo pirata). Ainda é o PC que tenho hoje mas com alguns upgrades. O CPU passou a ser um Xeon 5675 e a gráfica uma 1060.


Confesso que hoje em dia já não tenho muita vontade de jogar. Fico cansado ao fim de cerca de 1 hora, e muito raro jogar 2 horas seguidas embora passe muito tempo no PC. Os jogos hoje são muito complexos e longos e isso aborrece-me um pouco, alem disso já estou um bocado farto de andar sempre a matar que é geralmente o que se faz quando se jogar, matar coisas. Geralmente jogo entre 10 a 20 horas num jogo e depois não jogo mais, muitas vezes apenas jogo por causa dos gráficos. Gosto de descarregar os jogos piratas e ver se correm no PC e muitas vezes nem chego a jogar e desinstalo. Mas mesmo assim ainda compro alguns jogos, em especial os multiplayer. Os jogos que comprei recentemente foram o FIFA 20 (joguei cerca de 20 horas todas online e perdi todos os jogos :) ) , O PUBG (tenho 30 horas jogadas), O shadow of tomraider (que acabei, acho que a serie Tomraider têm os melhores jogos para mim ) e o Red Dead Redemption 2 que joguei cerca de 10 horas apenas no single player. Comprei recentemente o UNO que crasha no multiplayer quando tento juntar-me a um jogo. Aguardo com muita expectativa o Microsoft Flight Simulator.

E pronto já contei a minha experiência com jogos em adulto, mas resumindo cada vez tenho menos paciência para jogar (os jogos cansam-me a vista e a cabeça, por isso passo pouco tempo a jogar e chego a estar semana sem jogar). Acho os jogos actuais fantásticos a nível gráfico e adora ter tido net e este tipo de jogos na minha adolescência. Coisas com a Twitch e o multiplayer. Por outro lado acho que os jogos de sucesso multiplayer estão também um pouco básicos, é só andar a matar os adversários com mais ou menos estratégia (ex.call of duty, battlefield, PUBG, Fortnite, Counter strikes). Faltam jogos criativos a nível de puzzles ou coisas desse género em especial em modos multiplayer.

Que granda seca que vós dei. Leram tudo :) desculpem os erros de Português, eu escrevo mal.
 
Em puto jogava qualquer coisa e tinha tempo para tudo e mais um par de botas. Era um Pentium 1 75, originalmente um 486 25 mhz e arranjava tudo o que desse para aquilo, mesmo já havendo melhor e mais recente.
Para o Gameboy milhentas vezes repeti o Wario Land 1, Donkey Kong Land 2, Street Fighter 2, e muitos jogos de pilhas para reciclar.




Com 36 anos é um jogo de cada vez, para ser bem disfrutado.

Por experiência que tive ha uns anos atrás com a PS4, não vale de muito ter uma carrada de jogos à mão de semear.

Acabo por não tirar rendimento dos jogos que tenho e por fartar-me depressa deles.
 
Boas pessoal, tenho jogado PlayStation 4 mas ultimamente tenho obtido jogos para o PC e conecto o PC a TV e o comando da PS4 ao PC e jogo como se fosse PlayStation mas os jogos a rodar no PC.
Mas parece que nao "puxa" tanta vontade.
Qual é a vossa opinião? Preferem jogar um Fifa , um dragon ball ou qualquer jogo de história no pc ou na ps4?
 
Provavelmente não gostas de jogar no PC.
Eu não gosto, muito raro jogar no PC. Não há mal nenhum nisso. O PC para mim sempre esteve mais associado a pesquisa/trabalho do que jogos.
 
No meu caso acho que cada vez tenho menos motivações para jogar. Eu sempre fui um pouco esquesito, no entanto creio que de há uns anos para cá tenho piorado. Culpo a vida profissional e também o estado em que se encontra este sector.

Só consigo mesmo jogar FIFA, apesar de tudo, e alguns AAA. O último grande jogo que passei foi o Sekiro porque foi desafiante, viciante e acima de tudo diferente e o RDR2 que tenho estado a jogar atualmente.

Verdade seja dita, e é apenas a minha opinião, os jogos estão cada vez piores. É tanto lixo, tanta cópia barata e estagnação que me sinto cada vez mais afastado. Eu jogo no PC e por várias vezes equacionei a compra de uma PS4, mas depois vou ver os top charts e tirando um GOW, TLOU ou Uncharted, é tudo jogos de "qualidade" indie (este é outro mal de um mercado já por si saturado mas fica para uma outra altura) ou jogos que graficamente parecem ter saído de 2012.

Espero que esta nova geração consiga realmente inovar e marcar a diferença entre gerações tal como foi da PS2 para a PS3 porque de outra forma não me vejo a investir muito neste mercado.
 
A primeira vez que peguei num comando foi numa Master System de um vizinho. Só tínhamos o Alex the Kidd que vinha na memória da consola e o Sonic. Repetíamos aquilo todos os dias e todos os dias era uma festa. Muito mais tarde o meu pai la me ofereceu uma Sega Saturn e aí foi quando comecei a sério a jogar. Tinha de suar para ter jogos e lembro-me de ter trabalho um verão inteiro para comprar uma PS2. Cada dia odiava aquele trabalho mas quando pensava em jogar Final Fantasy X até começava a trabalhar com mais afinco. Entre estas consolas ia jogando PS1 na casa de um amigo, grandes títulos como os Final Fantasy, Silent Hill, etc etc.

Hoje em dia.. comecei a colecionar jogos e consolas da altura da PS1 para a frente e tenho uma espécie de mini museu que espero ir aumentando com o tempo. Jogo bastante ainda, PS4 e PC mas noto que já não aguento aquelas longas horas de jogatana, começa a doer as costas ou os olhos ou outra coisa qualquer. As 22h já estou bom pra enterrar na cama quando antes era até altas horas da madrugada. Ultimamente ando agarrado a Final Fantasy XIV. Como já foi dito, há pouco tempo para jogar tudo e mais alguma coisa, por isso é essencial escolher uma coisa que se goste realmente e retire prazer e jogar isso. Tento sempre comprar cópias físicas dos jogos e gasto bastante dinheiro em edições especiais e tudo mais. Penso que nunca vou deixar de jogar mas é normal com o passar do tempo a magia ir se esfumando, já vimos tudo, já não é nada assim tão novo e portanto aquela mística é infelizmente irrecuperável... aquela felicidade extrema quando nos ofereciam um jogo... acho que isso não volta mais.
 
Uma coisa que notei é que tenho gostado mais de ver outros a jogar no Twitch do que jogar eu o jogo. Dou o exemplo do FIFA 20 que já não jogo desde do inicio de Dezembro mas costumo assistir com alguma regularidade a streams desse jogo. As vezes, vejo apenas 1 partida de futebol e prefiro assistir do que jogar.

Não sei se algum de vocês, também já sentiu isto :)
 
Uma coisa que notei é que tenho gostado mais de ver outros a jogar no Twitch do que jogar eu o jogo. Dou o exemplo do FIFA 20 que já não jogo desde do inicio de Dezembro mas costumo assistir com alguma regularidade a streams desse jogo. As vezes, vejo apenas 1 partida de futebol e prefiro assistir do que jogar.

Não sei se algum de vocês, também já sentiu isto :)
Passei por essa fase de ver os outros a jogarem no Twitch e os walk-throughs no YouTube há muitos anos atrás. Volta e meia acontece.

Mas acaba por ser mais uma maneira de passar o tempo. A satisfação e o prazer não são os mesmos como se estivesse a jogar. É que nem a brincar...

Portanto, prefiro jogar algo que me dê os dois. Se não for o jogo que gosto de assistir, então que seja outra coisa qualquer...
 
Sempre joguei. Comecei na Megadrive e fui por aí fora. Na adolescencia joguem menos apesar de ter tipo a PS3, mas achava o preço dos jogos ridiculo e tive uns 4 jogos na geração toda. Depois comprei a PS4 por impulso mid-gen e percebi que a PS Store era muito dinamica com os descontos e fui comprando, alem de ter o PS Plus.

Atualmente o meu foco está em ter um Multiplayer de tiros para jogar com amigos e depois jogos de hsitoria (que são o que mais me interessa).

Hoje em dia uso a PS4 apra exclusivos e o PC para tudo o resto.
 
No meu caso acho que cada vez tenho menos motivações para jogar. Eu sempre fui um pouco esquesito, no entanto creio que de há uns anos para cá tenho piorado. Culpo a vida profissional e também o estado em que se encontra este sector.

Só consigo mesmo jogar FIFA, apesar de tudo, e alguns AAA. O último grande jogo que passei foi o Sekiro porque foi desafiante, viciante e acima de tudo diferente e o RDR2 que tenho estado a jogar atualmente.

Verdade seja dita, e é apenas a minha opinião, os jogos estão cada vez piores. É tanto lixo, tanta cópia barata e estagnação que me sinto cada vez mais afastado. Eu jogo no PC e por várias vezes equacionei a compra de uma PS4, mas depois vou ver os top charts e tirando um GOW, TLOU ou Uncharted, é tudo jogos de "qualidade" indie (este é outro mal de um mercado já por si saturado mas fica para uma outra altura) ou jogos que graficamente parecem ter saído de 2012.

Espero que esta nova geração consiga realmente inovar e marcar a diferença entre gerações tal como foi da PS2 para a PS3 porque de outra forma não me vejo a investir muito neste mercado.

Os AAA best sellers não é o Steam Greenlight,nem esses 3 que falas são suprasumos intocáveis.
 
No meu caso acho que cada vez tenho menos motivações para jogar. Eu sempre fui um pouco esquesito, no entanto creio que de há uns anos para cá tenho piorado. Culpo a vida profissional e também o estado em que se encontra este sector.

Só consigo mesmo jogar FIFA, apesar de tudo, e alguns AAA. O último grande jogo que passei foi o Sekiro porque foi desafiante, viciante e acima de tudo diferente e o RDR2 que tenho estado a jogar atualmente.

Verdade seja dita, e é apenas a minha opinião, os jogos estão cada vez piores. É tanto lixo, tanta cópia barata e estagnação que me sinto cada vez mais afastado. Eu jogo no PC e por várias vezes equacionei a compra de uma PS4, mas depois vou ver os top charts e tirando um GOW, TLOU ou Uncharted, é tudo jogos de "qualidade" indie (este é outro mal de um mercado já por si saturado mas fica para uma outra altura) ou jogos que graficamente parecem ter saído de 2012.

Espero que esta nova geração consiga realmente inovar e marcar a diferença entre gerações tal como foi da PS2 para a PS3 porque de outra forma não me vejo a investir muito neste mercado.
Qualidade indie ou estúdios indie?
 
No meu caso acho que cada vez tenho menos motivações para jogar. Eu sempre fui um pouco esquesito, no entanto creio que de há uns anos para cá tenho piorado. Culpo a vida profissional e também o estado em que se encontra este sector.

Só consigo mesmo jogar FIFA, apesar de tudo, e alguns AAA. O último grande jogo que passei foi o Sekiro porque foi desafiante, viciante e acima de tudo diferente e o RDR2 que tenho estado a jogar atualmente.

Verdade seja dita, e é apenas a minha opinião, os jogos estão cada vez piores. É tanto lixo, tanta cópia barata e estagnação que me sinto cada vez mais afastado. Eu jogo no PC e por várias vezes equacionei a compra de uma PS4, mas depois vou ver os top charts e tirando um GOW, TLOU ou Uncharted, é tudo jogos de "qualidade" indie (este é outro mal de um mercado já por si saturado mas fica para uma outra altura) ou jogos que graficamente parecem ter saído de 2012.

Espero que esta nova geração consiga realmente inovar e marcar a diferença entre gerações tal como foi da PS2 para a PS3 porque de outra forma não me vejo a investir muito neste mercado.

Não consigo concordar contigo. Acho que tens muito mais oferta de jogos hoje em dia, que abre espaço a mais jogos mediocres. Mas tens jogos, em várias plataformas diferentes, extraordinários.
 
Back
Topo