Carreira Data Science - Ajuda

Geek_girl

Membro
Boa tarde,

Eu sou formada em Engenharia Biomédica e tenho reparado que o mercado de trabalho é quase inexistente para biomédicos e tal como a maioria dos meus colegas eu comecei uma carreira numa consultora de TI.

O cobol escolheu-me. Comecei como estagiária numa grande consultora e reparei que não ouviram minhas preferências a nível de funções/áreas de negócios. Não gostei inicialmente da escolha que fizeram para mim mas depois aprendi a gostar de cobol e participei num projecto. Depois na segunda empresa continuei a programar cobol. Em 13 meses de experiência profissional só consegui ter 7 meses a aprender e a praticar cobol. Depois disso interrompi 1 ano para viver fora (gap year). Apercebi-me que não queria continuar com cobol com receio de ficar presa a esse tipo de carreira.

Voltei a Portugal em Dezembro e voltei a procurar oportunidades de emprego em consultoras. Muitas entrevistas e 6 meses depois ainda continuo desempregada. Não sei como mas iniciei a procura em posições como tester/QA mas depois rapidamente mudei a minha pesquisa para data science pois não estava a gostar do que teria de fazer como tester. Há 3 meses que pratico SQL, python e outras ferramentas de Data science

Pretendo mesmo fazer carreira em data science, o qual me daria muito gosto de trabalhar. Sempre gostei de matemática e estatísticas.
Vim aqui perguntar se as minhas perspectivas são boas para trabalhar nessa área? O quão difícil é conseguir uma oportunidade de trabalho sabendo que não tenho experiência profissional ainda nessa área?
Já pensei em voltar para o Cobol enquanto fico à espera de arranjar algo em data science. Mas o problema é que não pratico Cobol há 1 ano...
 
A área do Data Science e a de Machine Learning terão uma grande expansão no futuro.
Mas em Portugal temos que ter em consideração que o mercado é pequeno e dominado por meia dúzia de empresas ou consultores.
Agora nesta área se tiver profundos conhecimentos de matemática e estatística, poderá ser fácil encontrar emprego. Esses conhecimentos são até mais valorizados do que a própria programação.
Como não tem experiência terá de começar por júnior data scientist.
 
Acredito que não haja muita maturação dessa área em Portugal. Mas quase todos os dias vejo vagas de 'data scientist' no LinkedIn. Mas também a maior parte das vagas é para posições sénior
Mas também já fico contente se arranjar oportunidades similares como BI e analytics

Não sabia que davam mais valor a isso do que programação. Sinto que saber programar é o mais valorizado para quase todas as consultoras. Pelo menos é essa a ideia que eu tenho para quem quer ter uma função mais técnica em vez da parte comunicacional com os clientes
 
Eu nao sou de Data Science mas trabalho com pessoal dessa area. A programacao nao e mais que a implantacao de modelos ou seja se nao perceberes qual o modelo como os optimizares nao te adiante seres muito bom em python

Por outro lado vejo esta area muito na "moda" agora mas tb ja mt algumas amarguras pois e um pouco "dificil de medir" uma vez que o output por vezes por ser um simples power point com conclusoes sobre como optimizar o processo de vendas

Ou seja acho que tens de perceber porque queres ir para esta area e investir em conhecimento. Ha algumas empresas mt interesantes por exemplo feedzai mas la esta terias de comecar como junior e a competicao e grande
 
Olá,

Alguém tem opiniões sobre a pós-graduação de Data Science & Business Analytics do ISEG? Principalmente a relação custo-benefício uma vez que o custo do programa vai para os 5 mil euros.

Obrigada.
 
Back
Topo