Processador Intel Comet Lake (10th gen desktop)

@Ansatsu o 3600 em stock come bastante voltagem devido ao PB2. Basta limitar a voltagem que os consumos e temps baixam bastante.
Dito isto o 10400f vai ser um excelente concorrente e vai retirar bastantes vendas do 3600 com a vinda de boards de entrada
 
Pronto, cá vai o meu receio.
Um I5 10400 usando uma board B360/H360 lockado a 2666MHZ é consideravelmente pior quando comparado com o mesmo usando uma board "Z" e memórias 3200MHZ.

Esta mania de ter as boards mainstream locked a 2666MHZ está a penalizar brutalmente o performance do CPU, atirando a coroa mainstream novamente para a AMD.
Idiotas!

Cumps..
 
Última edição:
Hmm, como ele explica no video, embora os cpus não suportem oficialmente 2933 os chipsets b460/h460 suportam e no passado mesmo sem o cpu suportar, o que importava era o chipset da motherboard; ou seja um 10400f vai correr a 2933 numa b460. Limitar a velocidade a 2666 num 10400f faz tanto sentido como limitar a velocidade de um 10900k num z490 a 2933.

edit: quer dizer, não sabemos se isso se mantém verdade nos b460; é possível que ele venha a ter razão.
 
Última edição:
Sim também acho que ele devia ter feito testes com 2933Mhz também, mas pelos vistos ele fez os testes todos em 24h :n1qshok:
Mas realmente não esperava uma diferença tão grande em performance.
 
Sempre tive ideia que o que limitava era o cpu, mas é esperar para ver, se chegar a 2933mhz já deve ficar mais competitivo, mas se ficar a 2666mhz é um belo aborto
 
Sim também acho que ele devia ter feito testes com 2933Mhz também, mas pelos vistos ele fez os testes todos em 24h :n1qshok:
Mas realmente não esperava uma diferença tão grande em performance.

A memória nos CPUs Intel sempre teve grande impacto em gaming. O problema é que a maioria dos reviewers não sabe fazer os testes como deve de ser.
Por exemplo tfaw, talvez o subtiming que mais impacto tem na performance em jogos consegue fazer memória a 4000mhz mais lenta que 3200mhz com os outros timings todos iguais.

Com RAM bem optimizada os ganhos até 4400mhz são bem grandes. Acima dos 3600mhz são praticamente nulos com xmp/auto.
Usar dual rank, 32gb (4*8/2*16gb) também dá um bom Boost, não pela capacidade mas por ser dual rank.
 
Pronto, cá vai o meu receio.
Um I5 10400 usando uma board B360/H360 lockado a 2666MHZ é consideravelmente pior quando comparado com o mesmo usando uma board "Z" e memórias 3200MHZ.

Esta mania de ter as boards mainstream locked a 2666MHZ está a penalizar brutalmente o performance do CPU, atirando a coroa mainstream novamente para a AMD.
Idiotas!

Cumps..

Devo dizer que a board z490 mais barata (140€) é overkill para um 10400, mas se tiver de ser para quem quiser mesmo e assim sempre pode brincar com as memorias. quanto custara um b460 de jeito? 120€? Também não é por mais 20€.
Mas entendo, um r5 3600 funciona numa board 90€ (mortar max por exemplo).
É uma questão a ver quando os produtos estiverem cá todos no mercado e comparar. Para já, r5 3600 é o caminho. E já se arranja por 159€ la fora e cá as vezes.
 
Isso de limitar o CPU 2666/2933 também é uma machadada tremenda.

não percebo porque raio a Intel não os coloca com suporte oficial 3200, o IMC já provou aguentar muito mais que isso. Pelo menos os i5/i7/i9 deviam ter suporte 3200 de origem.

Ou pelo menos liberar OC em boards nonZ.
 
Os gajos da Computer Base diz que usaram ram 2666 no teste, embora esta pic mostre 2680...

3-1080.a8c86d22.png
 
@sithdarklord O da Tech Yes certo?
Eu tenho alguma confiança nesse rapaz, porque é alto amigo do Steve do hardware Unboxed, já houve várias menções entre eles no passado, inclusive emprestar material.

Também vi o video, mas não me inspirou grande confiança. O tipo no final da review mete entre duas frases (9:40 da review), que faz disable dos updates Vulnerabilidade MeltDown / Spectre , porque descubriu que tem grandes melhorias...

Mas não esclarece (se esclarece eu não vi), se a review foi feita com ou sem os patchs. Mostra memória a 3200Mhz (cmt32gx4m4z3200c16 um kit que custa em PT +270€) mas não especifica as memórias do AMD nem Motherboards usadas.
 
Porque é que nesta geração houve um salto tão grande no preço das boards?

Z370 e z390 itx arranjavam-se e ainda há boards boas por 120 a 160 euros.
Z490 é tudo de 220 para cima!
Há uma asrock por 150, mas é muito capada em features.

É uma questão de componentes de vrm e do circuito de power delivery?
Ou é simplesmente ganância dos fabricantes?

Pergunto porque vejo os componentes de PC a aumentar e aumentar...
Com os GPU foi o que se viu com o lançamento das RTX da nVidia...
Preços brutais comparados com a geração anterior...
Agora é com as boards....
Com isto assim, onde vamos parar?
 
Porque é que nesta geração houve um salto tão grande no preço das boards?

Z370 e z390 itx arranjavam-se e ainda há boards boas por 120 a 160 euros.
Z490 é tudo de 220 para cima!
Há uma asrock por 150, mas é muito capada em features.

É uma questão de componentes de vrm e do circuito de power delivery?
Ou é simplesmente ganância dos fabricantes?

Pergunto porque vejo os componentes de PC a aumentar e aumentar...
Com os GPU foi o que se viu com o lançamento das RTX da nVidia...
Preços brutais comparados com a geração anterior...
Agora é com as boards....
Com isto assim, onde vamos parar?
Porque simplesmente as pessoas compram
 
Porque simplesmente as pessoas compram

Bem explicado :D a questão é que devem no fim aproveitar a onda e decidem todos subir, quem sabe combinar subida? Questão é que as leis da concorrência considera isso ilegal... mas é certo PCI-e 4 chegou e irá fazer subir preço até normalizar, mesmo que muitos ainda não tiram proveito ou não será ainda que dará uso, logo podem passar uma geração ou duas, depois saltem de geração e aí sim, mas pagaram por algo e nunca usarem :D É O PREÇO POR COMPRAR NOVIDADES

eu neste natal ou inicio do ano vou comprar 3 maquinas, e em duas delas um para casa outra para a empresa, serão mini itx, sem gráfica dedicada. tenho que ver as ofertas na altura pagar por algo que nunca irei usar e pagar por isso.... massssssss... na altura pode ser que já estejam ou não tão caras... não sei. não quero esticar muito nesses duas maquinas pelas funções que terão. ja na outra aí pensarei que faço.

Neste momento só estou atento ás novidades nos cpu (intel amd) board's e talvez uma gráfica para o único pc que terá gráfica nova. veremos. existe aqui muitas variantes a ter em conta e só na altura farei as contas :D
 
VRM e PCIE 4.0 demanda PCBs mais complexos, por isso os preços é sempre a subir.

E o PCIE 4.0 ainda não demonstrou nenhuma vantagem REAL, as gráficas não ficam saturadas sequer em x16 3.0 e SSDs pcie 4.0 e só pro número, no dia-a-dia não se nota entre algo que faz 3.5 GB/s vs 6-7 GB/s.

O nicho que vejo ganhar seria de "Thunderbolt @ pcie 4x" que já provavelmente não tinha bottleneck.

Se o consumo dos CPUs não der uma invertida, estamos feito ao bife...

Nem quero ver o preço das boards com PCIE 5.0 e DDR5, ainda vamos ter que ter traces de ouro para melhor integrada do sinal.

Até acho estranho o PCIE 5.0 vir já pro ano. Já estamos a 8 anos no PCIE 3.0 na boa...
 
Última edição:
estas normas não costumam demorar algum tempo a adoptar? o pcie 4 apareceu o ano passado com os zen2, as boards e ssd pcie 4 não são do material mais barato à venda, e agora com a "crise" do covid... tenho muitas dúvidas que ddr5 e pcie 5 venham para o ano, pelo menos em plataformas mais "mainstream".
 
Back
Topo