Questões Técnicas e Grafismo dos Canais de Televisão - Discussão Geral

é certamente um erro não se adquirir já cameras com resolução 4K

Tem tudo a ver com custos. A questão é que após as promessas e testes que nos fariam pensar que o UHD estava à porta, o que se está a assistir pela Europa fora é ao fecho de alguns canais de testes (vide Sportv 4K) e captação de imagem em UHD só em grandes eventos culturais ou desportivos. E mesmos esses podem ter custos proibitivos, não é por acaso que o SuperBowl deste ano foi captado com câmaras HD.

Quanto à RTP, é uma excelente notícia. Já não há desculpa para não emitirem em HD 24 horas por dia daqui a pouco tempo. E as novas câmaras até suportam HDR que, pessoalmente, até acho mais importante do que a resolução adicional do UHD.
 
No que toca a liveTV ou produções baratas tipo talkshows sempre houve um grande gap de qualidade em relação aos equipamentos usados em programação gravada como filmes, séries e documentários.
E a cada ano que passa LiveTv é cada vez mais a televisão dos pobres e as appsTv o meio para quem procura conteúdos de excelência.
Há já muito tempo que passar filmes, documentários, séries e conteúdos infanto-juvenis na televisão genérica é uma forma de encher algum tempo de antena, pois a programação principal destas tv´s é cada vez mais reality shows, talk shows, cheap shows, novelas (no caso de Portugal e Brasil); e telejornais.
 
Aqui está mais esclarecedora,


Daniel Oliveira prepara ‘mega-projeto’ para a SIC



Numa altura em que as estações privadas estão em contenção de custos, Daniel Oliveira continua a trabalhar num ‘mega-projeto’ para a SIC.

A ideia é revolucionar não só os canais do universo do grupo Impresa, mas também a forma como se consome televisão (e não só) em Portugal.

O diretor-geral de entretenimento da estação quer lançar em breve uma nova plataforma streaming muito idêntica à Netflix, HBO ou Disney+: «Estamos a estudar e a preparar o lançamento de um novo canal, numa nova plataforma. É um canal em serviço TV OTT (Over The Top)», revelou uma fonte da SIC ao Correio da Manhã

Este tipo de canal é definido como um serviço público de televisão pela Internet que permite acesso a conteúdos, feito através do sistema on demand, isto é, selecionando o que quer ver e quando.

A nova aposta da SIC, quer, no entanto, fugir da guerra entre as outras plataformas existentes no mercado, uma vez que destacará produtos falados na língua portuguesa.

«Será tipo Netflix, mas apenas com conteúdo e produção nacional», anuncia a mesma fonte, dando a entender que vai existir produção específica para a plataforma.

Neste momento, Daniel Oliveira já tem vários projetos em linha de produção para este novo canal não linear. Desde que assumiu a liderança da SIC, Daniel Oliveira tem vindo a inovar na forma de fazer televisão. Tal permitiu que a SIC se tornasse líder de audiências.

O responsável tem vindo a apostar em séries e telefilmes portugueses, assim como em experiências sociais e entretenimento em que dá a oportunidade dos portugueses participarem e se reverem.

Aliado também à mudança gráfica do canal assim como aos novos cenários de informação e dos talk shows de daytime permitiram que a SIC se tornasse líder em 2019, destronando a TVI.

A data de lançamento da plataforma deve ocorrer ainda em 2020, mas tal não foi confirmado pelo jornal da Cofina.
 
Última edição:
Tem tudo para falhar. Se for gratuito e tipo RTplay pode ser que sim. Agora se for a pagar estão-se a meter num mercado que o nível de exigência é muito mais elevado. Não é só lançar em Android móvel e Apple móvel e está resolvido. Tem que programar para consolas, LG OS. Samsung, Android TV, Apple TV.. pelo menos.
 
Tem tudo para falhar. Se for gratuito e tipo RTplay pode ser que sim. Agora se for a pagar estão-se a meter num mercado que o nível de exigência é muito mais elevado. Não é só lançar em Android móvel e Apple móvel e está resolvido. Tem que programar para consolas, LG OS. Samsung, Android TV, Apple TV.. pelo menos.
Concordo. Mas por estarem tão atrasados em relação à RTP e à TVI, agora querem fazer de forma a que se destaquem e tenham uma justificação para terem demorado tanto tempo a lançar uma plataforma. Mas se a ideia é ter conteúdo exclusivo, a própria RTP já o faz.
 
Daniel Oliveira prepara ‘mega-projeto’ para a SIC

Estou como o @bathombre , isto só pode ter sucesso garantido se for grátis. Em termos de acesso online aos arquivos a SIC está muito atrás da TVI e a um mundo de distância da RTP. Nem sequer têm uma mera app na box dos operadores.
Se cometerem o erro de achar que têm produtos de grande qualidade e prestígio e querem competir com o Netflix numa versão a pagantes, boa sorte com isso :facepalm:
 
Já estive a pesquisar e perguntei no tópico da UMA, mas não encontrei nenhuma resposta definitiva. Alguém sabe dizer, no caso de uma TV 4K supostamente com bom upscaling, qual é a melhor configuração na UMA para ver os canais em HD: 4K 50Hz, 1080p 60Hz, 1080p 50 Hz, 1080i 60 Hz ou 1080i 50Hz? Uma vez que não existe opção de reconhecimento automático da resolução, tem de se escolher uma fixa. Já li que o melhor será não colocar a box em 4K, uma vez que, se a TV interpretar os canais recebidos como 4K, não faz nenhum upscaling. Ao contrário, se a TV receber da box os sinais em 1080, faz o upscaling automático, que supostamente será melhor que o da box. E se for assim, qual das opções de 1080 é a mais adequada? Ou no fundo acaba por ser mais ou menos indiferente, porque o upscaling da box ou da TV não terá grandes diferenças?
 
Parece brincadeira mas é mesmo verdade, a RTP1 está a emitir A Canção de Lisboa em HD!


Algumas capturas:
j2mEd94.png
2iU8rTH.png
a2rKfDU.png
 
Supostamente estão a tratar disso...

“Temos um programa para o CPN [Centro de Produção do Norte], de cinco milhões de euros de investimento, dos quais já realizámos um milhão e meio nos últimos 18 meses, recuperando um equipamento de analógico para digital, um carro satélite, novas régies, com novas mesas de mistura, com a continuidade da RTP3 que é feita no Norte a migrar para HD, com investimentos muito significativos em câmaras, em régies e equipamento de edição”, declarou o presidente do Conselho de Administração da RTP

https://observador.pt/2020/06/02/ad...milhoes-de-euros-no-centro-de-producao-norte/
 
Back
Topo