Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Eu talvez desse mesmo o salto para um DL380e Gen8 ou Gen9 usado.
Consumo, barulho e ser rack não é problema.

Ou comprar apenas uma board mini-itx da asrockrack, a caixa com hotswap já ca tenho parada.

Ou até mesmo uma NAS proprietaria.

Eu so preciso de storage, docker(domotica, cctv), algumas vms exporadicas(neste momento nao tenho nenhuma up), sem grande necessidade de disponibilidade, qualquer soft NAS faz isso.
 
Olá a todos,

Recentemente depois de ver uns vídeos no YouTube, aproveitei um Chuwi hi box com Intel Z8350 e instalei Open media vault, depois docker e portainer.

Tenho a correr sonarr, radarr, bazarr, transmission. Plex, emby, jellyfin (o meu preferido é o emby, tenho visto sem ter comprado a APP, mas se deixar de dar, compro sem stress, são 5 euros acho)

Naquela de testar, tenho a correr tb nextcloud, WordPress, home Assistant (Não configurei ainda pois tenho a correr num rpi3 tb), pi-hole , odoo e acho que é só.

Tenho ligado a um disco externo já antigo e lento. Como era hardware que já tinha , tou super contente com isto tudo. Fiz tudo seguindo tutoriais do YouTube pois não entendo nada de Linux...

No entanto já penso daqui a uns tempos migrar tudo para um setup novo e deixar de ter o rpi3 a correr em separado o home Assistant.

Estava a pensar num computador baseado numa motherboard Intel j4105 , ou j5005 ou j5050 que ainda vai sair de modo a consumir pouca energia.

Nunca mexi em proxmox, mas do que vi estava a pensar correr proxmox com 2 máquinas virtuais, 1 com home Assistant (para poder gravar imagens e ter como backup) e outra com Open media vault e portainer como tenho agora...

O que tenho em mente para hardware (motherboard j***) e software parece vos boa ideia?

Como já disse , não sou expert nisto, tudo o que faço é a seguir tutoriais.

Obrigado.
 
Tira foto para ver a tua versão do gen8 5.0 :-D

vai. Já tenho a nova porta com o branding HPE em vez do HP, mas não tirei foto.

Entretanto a HBA pifou porque aquele mod da ventoinha não é muito bom. Como só estão 2 parafusos apertados, a placa começa a dobrar devido ao esforço. Quem quiser fazer um mod semelhante, o melhor é arranjar maneira de imprimir isto.
 
Tenho o freenas a correr num gen8, mas tenho instalado no microSD. O meu medo é que o cartão vá a vida e fique sem sistema

O que me aconselhariam a fazer?
 
Tenho o freenas a correr num gen8, mas tenho instalado no microSD. O meu medo é que o cartão vá a vida e fique sem sistema

O que me aconselhariam a fazer?
Clonar o microsd, experimentar para verificar se arranca correctamente e depois guardar colado com fita cola algures bem visível na parte de dentro do servidor para quando precisares...

Eu para além disto ainda tenho uma imagem do microsd guardada na cloud para se precisar de repor noutro microsd...
 
Clonar o microsd, experimentar para verificar se arranca correctamente e depois guardar colado com fita cola algures bem visível na parte de dentro do servidor para quando precisares...

Eu para além disto ainda tenho uma imagem do microsd guardada na cloud para se precisar de repor noutro microsd...

Acabei de fazer isso, e perdi o acesso ao nas :(:(

Tirei o cartão, criei uma imagem, voltei a meter o cartão e deixei de ter acesso pelo browser
 
Última edição:
Back
Topo