Windows 10 versus Mozilla-Firefox

Czar666

Power Member
Viva amigos...tudo bem...a minha duvida não é propriamente um problema muito grave, mas ha ja uns dias que me está a fazer uma certa comichão, confesso.
Nestes ultimos anos fui um daqueles saudosistas que até á semana passada tive um XP...ia dando pro gasto mas antes que tivesse algum dissabor, desse o "enfarte" mestre e perdesse as minhas coisinhas todas, com ajuda dum colega amigo que tem os seus bons conhecimentos de informatica , me ajudou a manter o tal XP uns anos a mais que o normal ;) , la adquiri entao uma maquina nova.
Comprei aqui na zona numa loja de confiança, na filosofia "Condição: Recondicionado c/Garantia", e ate ao momento estou satisfeito...pra quem vinha dum *trambolho* XP do inicio dos 2000 e picos, este quase ate é demais pra mim...lol..visto tambem nao ser eu um pro em informatica, assumo desde ja, mas gosto sempre de ir aprendendo e pesquisando com quem sabe...basicamente e sem grande detalhes mais pois tambem nao é disso que se trata, a maquina é isto:

Lenovo ThinkStation S30 Workstation Hexa-Core Intel Xeon E5-1650 [16GB RAM] [QUADRO K2000 - 2 GB] Windows 10 Pro upgrade

500GB HDD SATA
16 GB MEMORIA https://*****/img/cms/IMAGES/Tablela caracteristicas/ddr3_logo.jpg
NVIDIA® Quadro® K2000 workstation graphics card for 3D, design, styling - 2 GB de memória GDDR5 extremamente rápida - PCI Express
( CATIA, 3ds Max, AutoCAD , Photoshop, Etc)


Mais um Ecran novinho monitor Acer-24-61-cm-widescreen-full-hd-1920x1080-1x-dvi-d-1x-vga.html.

É rapido, muito silencioso, enfim, tudo o que se pretendia desta maquina novita apos decada e meia de XP velhote...lol :)


Pronto ate aqui tudo bem...so que ha uma coisa que gostaria da vos questionar...eu no meu PC XP antigo adorava o Firefox, e pouco ligava ao Chrome e muito menos ao IE agora Edge.

So que este novo W10 nao se dá mesmo nada bem com o Firefox...por exemplo sempre que tenho mais que uma aba/e ou/ pagina abertas e enquanto as paginas estao a carregar, o rato(ou melhor, o cursor) fica completamente bebado, nao sei se me faço entender...de dificil controle...atrasa, treme, vai aos "S", e por aí....assim que as paginas/abas carregam todas, volta tudo ao normal e nelas posso navegar á vontade....
Nos outros dois browsers que vinham instalados por esse meu colega, tanto o Chrome como o Edge funcionam normais e expeditos.
Quanto ás paginas/abas em si, depois de carregadas, nao apresentam nada de anormal...nem fotos em branco ou negro, nem nada de estranho, o sintoma é no carregar de varias abas /paginas como referi.

Obviamente voces podem dizer,olha pa, entao utiliza os outros dois browsers ou saca este e aquele (Opera, Safari, etc) bem mais simples e leves sem terem essas complicaçoes decerto :)

No entanto gostaria de saber se existe alguma truque, dica, ferramenta, etc que eu possa fazer para poder surfar normalmente no FF sem estes bugs descritos.

Por exemplo ao ler por essa net fora em foruns brazileiros, anglofonos, etc, ja percebi que o W10 e o Firefox desde o inicio nao tem sido propriamente os "BFF-Best FRiends Forever" :) , por exemplo ja segui uma dica que é piscar a caixinha nas opçoes de segurança do "impedir os serv. de seg. de aceder ao seu PC", mas nepia...continuou na mesma...
Por acaso por mim ontem descobri que tambem nas opçoes gerais ao tirar o pisco das "defin. de desempenho recomendadas" e consecutivamente da "utilizar aceleraçao de hardware " e colocar o valor no minimo a Limites de Processos de Conteudo a 1 (em vez dos 8 de pre-def), a coisa melhora significativamente, talvez uns 80 a 90%, mas mesmo assim acho estranho numa maquina nova ter de fazer estes truques...

Mas pronto, como nao sei, deixo entao aqui para escutar as vossas sempre ricas e tao preciosas ajudas e dicas.

Muito obrigado desde ja...abc, CZ666
 
Última edição:
Bem, antes de mais parabéns por teres "aguentado" com o Windows XP até 2020. :clap:
Espero que não tenhas tido nenhum problema de segurança ou algo do género.

Em relação ao Firefox e o Windows 10, tenho vários computadores com o Firefox instalado e nenhum apresenta os sintomas do teu. Já tentaste a reinstalação do Firefox?

Se iniciares o Firefox em modo de segurança (Shift + clique no ícone) o problema acontece?
 
Bem, antes de mais parabéns por teres "aguentado" com o Windows XP até 2020. :clap:
Espero que não tenhas tido nenhum problema de segurança ou algo do género.

Em relação ao Firefox e o Windows 10, tenho vários computadores com o Firefox instalado e nenhum apresenta os sintomas do teu. Já tentaste a reinstalação do Firefox?

Se iniciares o Firefox em modo de segurança (Shift + clique no ícone) o problema acontece?


Viva,,,,ja reiniciei em modo segurança e o problema permanece...poderá ser do Rato mesmo?
Obrigado pelas palavras...nop, nao reinstalei ainda nao senhor...poderá ser disso?
PS: Que eu saiba nao tive nenhum problema felizmente nesse ambito da segurança do XP :)
 
Tenho anti virus sim, o ZA ZoneAlarm...ja tentei os truques todos mas so mesmo o tirar o pisco das "defin. de desempenho recomendadas" e consecutivamente da "utilizar aceleraçao de hardware " e colocar o valor no minimo a Limites de Processos de Conteudo a 1 (em vez dos 8 de pre-def).
Poderá ser do anti virus?, Tenho receio que possa ser do processador, Memoria ou Placa Grafica pois a maquina tem uma semana e estou satisfeito, ou isto que reportei nao tem a ver com estes sistemas/hardwares mais complexos e possa ser simples? :(
Se for algumas destas ultimas opçoes tenho receio nao seja alguma problema na maquina em si...reparei agora que se tiver o Firefox aberto e abrir o Chrome tambem ultimo tem estes sintomas de rato embora mais leves e rapidos, mas se fechar o FF o Chrome fica na boa...o Edge continua sempre a bombar e fluir na boa.
Ou poderá ser mesmo do rato em si...ou alguma definicao que nao esteja correcta e eu nao saiba...? Obrigado de novo
 
Última edição:
Viva...reparei agora tambem que se tiver a escutar e ver um clip no Youtube ao abrir novas abas o clip começa a travar e arrastar , o som a ficar ronfenho e gaguejar, por exemplo voz robotica, ate que as outras paginas das abas abertas carreguem...entretanto o PC tambem começa a fazer mais barulho como se estivesse a ter de puxar mais...depois de carregado, volta ao normal e o video do YT tambem, voltando o PC a deixar de fazer barulho...reparei que no Chrome tambem tem um bocadinho essa tendencia, embora nao tanta como no Firefox...começo a ficar preocupado pois estava super satisfeito com a maquina e so tem uma semana.
Os sintomas são de como se a memória não fosse a suficiente ou algo assim...Por exemplo estava agora a ler num fórum brasileiro dois outros fulanos com casos muitíssimo idênticos ao meu e também maquinas novas e em ambos era o antivírus por estranho que pareça visto um leigo como eu julgar ser quase origem de hardware... Obrigado desde já pelos vossos inputs e continuo a ler vos com atenção.
 
Última edição:
a maquina que tens, não existe qualquer razão para isso estar a acontecer, o mais certo é faltar ai algumas coisas, ou estares a ter conflitos em background que estejam a originar isso.

o ideal seria efectuares uma instalação limpa do Windows 10, e instalar só o essencial, o antivírus deixa apenas o defender, não instales esse que usas, e tenta novamente instalar o browser Firefox para ver como se comporta.

comprar uma maquina já com software pré-instalado e ainda por cima usada, tem sempre muito que se lhe diga, nada melhor que começar do zero.
 
Viva mousetm obrigado pela resposta... Como disse estou super contente com a máquina e até ao momento a correr bem obviamente exceptuando isto aqui reportado ... Mas por exemplo reparei agora que os sintomas no YouTube também acontecem com o browser do Chrome por isso não creio ser do Firefox em si... O sítio onde adquiri e o colega amigo que me ajudou a montar, instalar e comprar é uma pessoa que nestes anos sempre me ajudou até a manter o velhinho XP, boa confiança sem qq problemas... Mas realmente este sintoma faz me lembrar o velhinho já nos últimos dias de vida com pouca memória e processador...
Poderá tbem porventura ser o facto de ainda ter uma net velhinha ADSL, (so pra semana ou outra talvez vem instalar a fibra) , e ele se engasgar por isso?
Obg
Att... Todos estes problemas de som e imagem só acontecem em browsers online... Qualquer video, música, etc vejo, escuto e assisto sem qq problemas desde que não seja em site e estejam nos meus docs, files, etc.
PS: Alem do ZoneAlarm reparei agora que tambem veio instalado um *anti-bichos* chamado Check Point...
 
Última edição:
Czar666

afinal havia outra, tu tens adsl então está mais que explicado os problemas que estás a relatar, portanto é normal isso acontecer que o adsl anda pela hora da morte, se tens previsão de passar para fibra então aguardar que quando migrares a velocidade será muito maior e esses problemas de paragens e engasgos desaparecem todos...
 
Czar666

afinal havia outra, tu tens adsl então está mais que explicado os problemas que estás a relatar, portanto é normal isso acontecer que o adsl anda pela hora da morte, se tens previsão de passar para fibra então aguardar que quando migrares a velocidade será muito maior e esses problemas de paragens e engasgos desaparecem todos...

Muito obrigado pelo input caro MouseTM, de facto ja o tal senhor meu amigo e colega tambem me tinha dito para enquanto nao colocarmos a nova net Fibra e mantiver esta ADSL velhinha ja desde 2003 nao estar a fazer, alterar, remover, etc nada...entao depois com a fibra e caso os problemas se mantiverem logo poderemos pensar noutras hipoteses...ele disse me o mesmo tambem, partilhando da sua precisa opiniao. Sendo assim ja estou mais esprançoso que nao seja nada de muito ruim...tks again :)
Tipo a net é fraquinha de mais pra máquina e atrofia tudo...
Aguardemos entao que os Srs da MEO venham ca pra semana ou pra outra fazer a instalaçao...Bom FDS.
 
Última edição:
@Czar666 Já usei ZoneAlarm nos tempos idos do WinXP e em Win7. Bom anti-vírus, mas essencialmente muito boa Firewall, pelo menos na altura. Check Point é a empresa que o desenvolve. Hoje em dia não sinto necessidade de ter um anti-virus para além do Windows Defender a correr em background 24/7. Mantenho no entanto o Malwarebytes instalado na eventualidade de precisar fazer algum scan, mas podem passar-se anos sem abrir o programa. O senso comum em não abrir e-mails suspeitos ou clicar em links desconhecidos, e um bom ad-blocker para o browser, são o essencial.

Acho estranho o facto de o cursor do rato sofrer engasganços no movimento ao carregar páginas. Ainda que a net seja lenta e as páginas/vídeos/etc demorem a carregar, isso não afectaria o movimento do rato...
 
Pois isso ja nao sei...facto é que quando tenho a net desligada ou os browsers off tudo corre as mil maravilhas...por exemplo, se vir um video que tire da net nao tem problema nenhum, mas online ja começa o sistema a travar, vozes roboticas, engasgar, rato a ficar bebado...mas assim que as paginas estão full loaded o rato fica de novo normal. Quanto aos videos do Youtube online como disse fazem ruido e travam e distorcidos, tal como por exemplo as musicas no bandcamp...mas se as gravar e depois escutar offline ou offbrowser tudo na boa sem distorçao, engasganço, etc. Pois eu tambem pensava que isso nao afectaria o cursor do rato nem a escuta/audiçao/visao de videos e musicas online, mas ja ouvi hoje essa opiniao de tres pessoas diferentes, enquanto nao colocar a fibra, nao me precipitar a fazer / mudar/ apagar e ou instalar nada de novo....confesso que sou leigo e gosto de aprender, por isso vou aguardar pela fibra...se nao mudar aí logo tenho de pedir ajuda a a quem percebe para novo diagnostico e cura. Obrigado amigo/a :)
PS: Se so tiver uma pagina ou tab aberto o video do YT decorre praticamente normal, desde que esteja decansadinho a escutar e apreciar quietinho sem fazer nada...mas assim que abro outra aba ou começo outra tarefa simultanea é ai que começa a barraca de som e rato, se me falo entender.
Tambem me faz um bocadinho de especie a net antiga adsl poder influenciar o rato, mas sao tres pessoas diferentes que ja me o disseram poder afectar ... o porquê nao sei, confesso...talvez atrofiar numa maquina mais nova e forte, digo eu na minha humilde ignorancia....Porventura aqui o Mousetm poderá dar uma dica do porquê?
 
Última edição:
Pois isso ja nao sei...facto é que quando tenho a net desligada ou os browsers off tudo corre as mil maravilhas...por exemplo, se vir um video que tire da net nao tem problema nenhum, mas online ja começa o sistema a travar, vozes roboticas, engasgar, rato a ficar bebado...mas assim que as paginas estão full loaded o rato fica de novo normal. Quanto aos videos do Youtube online como disse fazem ruido e travam e distorcidos, tal como por exemplo as musicas no bandcamp...mas se as gravar e depois escutar offline ou offbrowser tudo na boa sem distorçao, engasganço, etc. Pois eu tambem pensava que isso nao afectaria o cursor do rato nem a escuta/audiçao/visao de videos e musicas online, mas ja ouvi hoje essa opiniao de tres pessoas diferentes, enquanto nao colocar a fibra, nao me precipitar a fazer / mudar/ apagar e ou instalar nada de novo....confesso que sou leigo e gosto de aprender, por isso vou aguardar pela fibra...se nao mudar aí logo tenho de pedir ajuda a a quem percebe para novo diagnostico e cura. Obrigado amigo/a :)
PS: Se so tiver uma pagina ou tab aberto o video do YT decorre praticamente normal, desde que esteja decansadinho a escutar e apreciar quietinho sem fazer nada...mas assim que abro outra aba ou começo outra tarefa simultanea é ai que começa a barraca de som e rato, se me falo entender.
Tambem me faz um bocadinho de especie a net antiga adsl poder influenciar o rato, mas sao tres pessoas diferentes que ja me o disseram poder afectar ... o porquê nao sei, confesso...talvez atrofiar numa maquina mais nova e forte, digo eu na minha humilde ignorancia....Porventura aqui o Mousetm poderá dar uma dica do porquê?

Os fatores podem ser variados. Desde DPC's (Defered Procedure Calls) a ISR's (Interrupt System Request) em demasia, face ao packet queueing pela ligação lenta, ou algum problema com o driver da placa de Ethernet/Wifi.

Se quiseres tirar isto a limpo, saca um trace com o Windows Performance Toolkit (WPR.EXE).

Instruções:
https://docs.microsoft.com/en-us/pr...-and-8/hh448134(v=win.10)?redirectedfrom=MSDN

Em suma:
1. Start
2. Procurar por "Windows Performance Recorder"
3. Clicar em Start
4. Replicar o problema
5. Voltar ao WPR e clicar em save
6. Partilha o ETL via Cloud Storage à tua escolha

Hth,
anthonws.
 
Obrigado a todos pelos vários feedback amigos... Nem sequer foi preciso chegar a fibra... Removi o Zone Alarm mais respetivo Check Point... ET voila... Nem acreditava na diferença... Incrível!
Todos os sintomas reportados sumiram...
E obviamente que quando em breve vier a instalação da fibra ainda mais afinadinho e rápido irá ficar.
 
Back
Topo