Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Este AOC está neste momento a cerca de 500 euros... relação preço qualidade para a utilidade que vou dar acham que há melhor? Só lhe falta o IPS... mas para isso entrávamos noutros patamares.

PS: Utilidade primária para produtividade (programação) mais algum gaming.
Também considero 32”
 
IPS e 144hz a menos de 500€ só igual ao meu, mas não é curvo. Tem link para uma mini review no início desta thread, onde falo do que gosto e de possiveis problemas.
 
Encontrei Uma review em espanhol do DSP27 IPS

Concordo com praticamente tudo o que foi escrito. A calibração de fábrica é surpreendentemente boa, com cores bastante accurate, e até mais vibrantes do que eu esperaria.

Tenho um pouco de ghosting em jogos como CS:GO, mas muito mínimo, e não vi qualquer tipo de tearing.

As minhas únicas coisas a apontar para já:

- Uma quantidade mínima de BLB na parte inferior do painel, para mim completamente negligenciável, mas quero mencioná-lo de qualquer das formas, para ninguém ir ao engano.
- Ergonomia deste monitor é péssima. Quem comprar este monitor, que considere seriamente em investir num braço de suporte.
- O OSD é muito fraquinho. Botões individuais em vez de joystick, e software muito básico em termos de opções de configuração.
- A coisa que me deixa menos contente com o monitor: as luzes RGB. Quero tê-las sempre desligadas, e têm um botão próprio para tal. Mas sempre que desligo o monitor, ou ele entra em modo de poupança e se desliga, quando o ligo, as luzes voltam, e lá tenho eu de carregar no botão.

Já entrei em contacto com a Ozone para perguntar se existe solução para ter o RBG sempre desligado.

No geral, 299 euros por este monitor é um steal. Estou bastante satisfeito com a compra, nada a ver com o AOC Q27G2U que experimentei anteriormente.
Ando a ver para comprar esta semana que vem, este ozone salta a vista, mas quando vou a ver reviews na Amazon, vejo 5 pessoas das quais 3 com dead pixels. Fiquei logo de pé atrás. Entre este e o AOC acredito que este seja melhor, mas em termos de garantias de qualidade a longo prazo.... Não sei.
 
Ando a ver para comprar esta semana que vem, este ozone salta a vista, mas quando vou a ver reviews na Amazon, vejo 5 pessoas das quais 3 com dead pixels. Fiquei logo de pé atrás. Entre este e o AOC acredito que este seja melhor, mas em termos de garantias de qualidade a longo prazo.... Não sei.

Bem, zero dead pixeis por aqui. e tendo tido os dois comigo, o Ozone dá 15-0 ao AOC em praticamente tudo. Só de lembrar daquele smearing típico dos VAs quando fazia scroll em páginas com texto em branco... yikes.
 
Boa tarde ,ando a procura de um televisão ou monitor com entrada DisplayPort .
Pelo menos até 200€ e de preferência uma televisão , pois a minha ideia era coloca la na parede .
Jony2020

com entrada displayPort só mesmo monitor, se queres uma TV só HDMI
dentro do orçamento que tens uma tv--> https://comparador.zwame.pt/produto...328243-hd-com-virtual-surround-e-dynamic-colo - 169.99€

monitor: Monitor LG 24GL650-B TN 23.6" FHD 16:9 144Hz FreeSync -> 189.90€
Se fores para monitor, com o teu orçamento e nos dias de hoje não faz muito sentido um de painel TN.
Tens boas opções com painel IPS e display port a rondar os 200 €:
- AOC 24G2U
- Viewsonic XG2405
 
IPS e 144hz a menos de 500€ só igual ao meu, mas não é curvo. Tem link para uma mini review no início desta thread, onde falo do que gosto e de possiveis problemas.

Podes indicar a review novamente sff?
Do que vi parece-me bastante interessante, claramente o facto de ter IPS seria uma mais valia em relação ao AOC.
Achas que actualmente com a oferta de mercado ainda é uma boa opção a considerar?
 
@fabiomorais15 O 24G2U é de 144Hz, esse de 75Hz que viste deve ser outro modelo.
Nesse caso, depende do que vais fazer. Se for essencialmente para jogar, e jogos tipo FPS online e assim, então vai pelo TN de 144Hz.
Se for para outras utilizações, e jogos single player AAA, talvez a qualidade de imagem superior do IPS 75Hz compense.
 
Bom dia
Samsung LC27JG56QQUXEN por 303€ e boa compra ?
27" curvo com WQHD 144Hz para ligar ps4 slim por agora ..
Tenho mais algumas opçoes em mente alem dessa:
Asus TUF Gaming VG27VQ VA 27" FHD 16:9 165Hz -289€
AOC 27G2U IPS 27" FHD 16:9 144Hz - 259€

cumprimentos

Tendo em conta que as outras são FHD, sim, a Samsung será melhor opção. Mesmo o AOC sendo IPS, não consigo recomendar FHD num monitor de 27".
 
1) Qual o orçamento?
Até 350€

2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
Trabalho da faculdade (maioritariamente office), ver filmes/séries, e jogar (ps4/5 e pc)


3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
Neste momento não tenho desktop, apenas um portátil.


4) Tamanho do monitor (polegadas)?
24-27


5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?

1080p-4k


6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)
60-144Hz



7) Que painel preferes?
IPS


Olá a todos

Estou a ponderar a compra de um monitor, maioritariamente para trabalho (nada de programas pesados), multimédia e gaming recreacional (ps4/ps5 e pc).

Basicamente eu neste momento apenas tenho 1 portátil, mas ando a pensar em comprar uma torre daqui a uns meses.

O meu objectivo seria comprar agora um monitor o mais "future proof" (se bem que neste mundo, o que hoje é novo, amanhã é "velho") de forma a poder ligar posteriormente à tal torre, e actualmente a ps4 (e eventualmente a ps5 quando sair).

O "gaming" (de pc) que eu refiro em cima, será algo mais ocasional/recreacional (até porque o meu tempo não é assim muito).

Após ler as sugestões deste tópico, fiquei inclinado para o AOC 24G2U, no entanto como o "gaming" que eu penso fazer não é assim nada muito "profissional", pensei dar mais um pouco e optar por um 4k (ficava logo com uma opção para a parte multimédia), por isso vi o LG 27UL550-W.
O LG acho que tem 60Hz, mas tendo em conta o meu uso acham que ficava a perder, em comparação com o AOC? O máximo da ps4 é 60Hz, correcto? E da ps5 será quanto?

Assim sendo, gostaria de perguntar a vossa opinião, uma vez que sabem bem mais disto do que eu.

Obrigado
 
Recebi recentemente o Ozone DSP27 ISP.
Do pouco que estive a testar (4 dias) já encontrei qualidades e defeitos.
Vou tentar fazer uma mini análise do que testei até agora.

Caracteristicas Gerais

IMG-20200708-211233.jpg


Este monitor apresenta todas as principais features da “moda” com um preço relativamente acessível. Não existe muito feedback/reviews na Internet, mas mesmo assim decidi arriscar na compra. Este monitor apresenta um painel IPS de 27 polegadas 2K QHD (2560x1440px), com uma taxa de actualização de até 144hz e 1ms de tempo de resposta. Ao nível da representação de cores o painel possui 100% sRGB, 96% DCI-P3 e uma profundidade de cor de 10 bits, embora esta representação de cores possua algumas limitações (consultar ponto mais abaixo).

É ainda mencionada a existência de HDR na página do fabricante. Apenas encontrei uma referência nos menus do monitor a essa funcionalidade onde é possível ligar ou desligar. Ao activar o HDR é efectuado um pequeno “shift” no ecrã, mas nada parece acontecer… Foi testado a visualizar vídeos 4K HDR no Youtube.

Existe ainda um conjunto de 3 indicadores led, dois traseiros e um por baixo do monitor ao centro. É possível controlar a luz dos leds com um pequeno botão na traseira do monitor. Não dá para desligar parcialmente os leds e sempre que o monitor desliga, voltam a ficar ligados.

Link Oficial: https://www.ozonegaming.com/product/dsp27-ips


Unboxing & Assembly

O monitor vem bem protegido na embalagem original, não devendo existir problemas de transporte. A assemblagem também é rápida, sendo apenas necessário apertar um parafuso (para juntar o pé de três pontos ao suporte do monitor) e deslizar uma patilha para encaixar o monitor ao suporte.

Traz de origem ainda um cabo DisplayPort, um cabo HDMI, um power cord e um brick como fonte de alimentação externa.

Não estou a usar nenhum dos cabos de origem. Estou a usar um HDMI que aqui tinha já por caso e consigo os 144hz via HDMI.

Existe ainda um manual com breves descrições das características do monitor e condições de garantia, nomeadamente informações da política de pixeis “mortos”. Para o monitor em questão de resolução QHD apresentam a seguinte informação:
  • Bright Sub-pixel: 3
  • Dark Sub-pixel: 3
  • Total allowable Sub-pixel: 5

IMG-20200708-135325.jpg
IMG-20200708-135334.jpg
IMG-20200708-135330.jpg



Ajustes e Ergonomia

IMG-20200708-135920.jpg


Aqui não há pouco a dizer. O pé de apoio parece ter qualidade e aparenta ser de metal dando bastante estabilidade ao monitor, no entanto, a coisa acaba por aqui… Apenas possui ajuste de inclinação para a frente ou para trás, não sendo possível ajustar em altura ou rodar para uma posição vertical. O melhor será sempre comprar um braço com os ajustes pretendidos. É pena não terem conseguido encaixar mais ajustes tendo em conta a qualidade da base e estabilidade que possui.


Qualidade Construção

Neste ponto é um mix feeling… O pé de apoio tem qualidade, mas o suporte em si não fornece grandes ajustes. Os plásticos parecem decentes, nem bons nem maus, mas também não é por aí que vai ser a mais valia ou a penalização do monitor. A menos que libertem a vossa frustração de uma sessão gaming no monitor, ou de um “ ; “ esquecido pelo meio do código… não há problema. Em suma, neste ponto, apesar de notar-se o compromisso face ao preço, acho que não sai-se muito penalizado com a clara exceção dos ajustes no suporte.


Menus de Controlo

IMG-20200712-232501.jpg


É um ponto menos positivo neste monitor, embora em boa verdade e na minha opinião, também não é coisa em que se vá mexer todos os dias. O acesso e navegação no menu teria sido mais facilitado caso existisse um joystick, mas em vez disso possuímos 6 botões de controlo (1 deles para leds). Para além disso, o menu OSD é pouco polido e não surpreende. Parece ser quase uma versão “place holder” sobre a qual as marcas poderiam criar customizações, mas tal parece não ter acontecido. No entanto, é possível aceder às principais funcionalidades deste monitor com o mínimo de esforço.

Nota adicional para a questão dos leds. Podem ser desligados a partir de um dos 6 botões existentes, embora os leds se voltem sempre a ligar após o monitor ter sido desligado.


Qualidade de Imagem

IMG-20200708-211216.jpg


Foi a parte mais surpreendente até ao momento. Sem qualquer ajuste, logo após o boot somos surpreendidos com cores vivas, fidedignas e contrastes q.b. Para a minha preferência pessoal apenas o brilho vinha em demasia. Se não me engano a 50%, estando neste momento a 25%. Não encontrei qualquer problema a ler páginas na web ou a programar. O texto está sempre bem definido, crispy q.b. quer em contrastes de branco ou de preto.

Foi a minha primeira experiência 144hz e neste ponto pensei que ia ficar mais “ohwoo”, mas não foi o caso. Nota-se a diferença seguramente, mas até fiquei mais agradado com o desempenho do 144hz em windows que em jogos. Talvez por os jogos serem mais rápidos e exigem mais concentração, passa-me ao lado o efeito “manteiga” que se nota ao efectuar scroll na web ou a mover janelas enquanto se trabalha.

A nível de jogos joguei CS, Valorante, GW2 e DOOM Eternal, todos locked nos 144hz (tirando o GW2 por razões óbvias). Não detectei artefactos ou outras coisas estranhas. Simplesmente excepcional, à exceção do que vou referir mais abaixo no que toca a IPS Glow e Backlight Bleed.

O painel possui 10bit de cor, mas esta profundidade de cor apenas é possível quando o monitor se encontra a 60hz ou 120hz. Ao alterar para 144hz surge a indicação que o painel fica a 8 bits. Digo isto pelas informações facultadas na página do Windows.

IMG-20200713-000759.jpg
IMG-20200713-000525.jpg



Problemas Encontrados

Antes de mais eu não tenho termo de comparação. Nunca tive IPS e desconheço as características reais deste tipo de painel para além do que leio descrito em fóruns ou artigos. O meu antigo monitor é um LG Flatron W2242S (TN se não me engano) e é quase imaculado nesse aspecto de glow e bleed.

Neste monitor existe dois bleeds na zona inferior esquerda, um mais brilhante que o outro e um glow mais ou menos geral, embora se manifeste mais do lado esquerdo.

Pode ser visualizado o efeito nas seguintes imagens:

IMG-20200708-205129.jpg
IMG-20200708-204313.jpg
IMG-20200708-204319.jpg
IMG-20200712-230050.jpg



Conclusões

Este monitor seria perfeito e estaria 100% satisfeito se não fosse um glow que estou a considerar excessivo e um bleed na zona inferior esquerda. Como referido, desconheço se os parâmetros que este monitor apresenta nesses campos são feitio ou defeito, em todo o caso para mim são desconfortáveis. Pela utilização que vou dar, a visualização de filmes será nula ou reduzida, pois se tivesse essa finalidade seria devolução garantida. Considero uma distração grande e um incómodo.

Para jogos apenas quando existem transições em preto ou ecrã ou zonas muito escuras é perceptível. Em todas as outras utilizações não noto.


Fora esta situação, pelo preço que apresenta considero uma boa aquisição. Se o conseguirem encontrar em promoção tanto melhor e se não tiver estes feitios/defeitos, perfeito!
 
Última edição:
Back
Topo