Pelo meu pai, como otimizar um PC?

Olá a todos pessoal,

Preciso mesmo da vossa ajuda. O meu pai foi colocado em teletrabalho, mas como o computador dele é muito lento, ele não consegue trabalhar e fica muito frustrado. Tem de andar a ir para o escritório às escondidas à noite, para usar os computadores da empresa. Sinto-me muito mal com isso e quero ajudá-lo. Tenho um computador antigo, que já não uso há uma série de anos que queria dar-lhe. Só que esse PC tem especificações muito más. Vejam:
https://www.cnet.com/products/toshiba-satellite-a205/specs/

Vou formatá-lo e pô-lo a rodar o melhor possível, para ele conseguir trabalhar.
▪️Que sistema operativo instalar, Windows XP, 7 ou 10?
▪️ O meu pai vai precisar de antivírus. Qual é o antivírus mais leve do mercado?
▪️Aconselham usar programas como o ccleaner? Quais?
▪️Que optimizações fazer para o PC ficar o mais rápido possível?

Obrigado de coração!
 
BrunoMiguel12

nem vale apena perderes tempo com esse pc, o teu pai precisa é de investir num pc novo que lhe garanta as necessidades que precisa.
muitas vezes consegue-se minimizar a situação mudando o disco para um ssd e acrescentando ram e sempre melhora ligeiramente o desempenho, mas num pc muito antigo não se pode querer milagres, muitas vezes tem de se dar a mão à palmatória e ter de investir num novo e mais actual.
 
O maior problema são esses dois 2GB de RAM, que são muito curtos.
Que tipo de trabalho é? Se for baseado em browser e bater texto, o ideal é meteres um SSD baratinho nisso e instalares linux lightweight, tipo lubunto. Com Chrome e LibreOffice trabalha da mesma maneira que em windows e fica um sistema muito mais rápido.

Se tiver absolutamente de ser windows, com o xp já muito software não é compatível, e não tenho a certeza que o windows 7 use menos ram que o 10. Já tive o 10 num portátil semelhante a esse, com 3GB de RAM e um SSD, e aquilo safava bastante bem o básico, mas assim que começava a abrir muitas tabs no browser a ram enchia e a performance caía. Diria para experimentares o 10 e depois é ter o cuidado de não ter nada aberto que não seja absolutamente necessário. Não metas antivírus nenhum, o integrado do windows serve. Não uses ccleaners nem nenhum programa do género, isso empata mais do que ajuda.
 
Boas,

Não há forma de melhorar esse portátil sem alguns gastos.

Desmontar o portátil seria sempre aconselhável para manutenção, poderias aproveitar para aumentar a ram e trocar o CPU por cerca de 23/25€ no total.
(1 ram de 2GB DDR2 usada por 10€ e um CPU intel C2D T6600 2,2Ghz por 8€, mais 5/7€ de portes e melhoras o portátil)

Podes procurar estes componentes numa loja, no olx sai mais caro.

Se instalares o Win 10, depois de fazeres as actualizações e instalares drivers, corre este aplicativo e desliga a telemetria do windows toda : https://wpd.app/
Podes tb desinstalar a store e outros apps da microsoft que são inúteis.


Cumps.
 
Obrigado a todos pelas dicas pessoal :)
Já estive a pesquisar na net, encontrei a ram de 2GB DDR2, mas o CPU intel C2D T6600 2,2Ghz não consegui ver. Outra coisa, com os tutorias no youtube será que me safo a fazer essa alteração? Ou é uma coisa díficil e é melhor levar a quem saiba? No meu pc atual coloquei-lhe um SSD pelo youtube, mas trocar o CPU e Ram pode ser mais complicado.


Obrigado!
 
Encontrei isto, só que eu não sei se é compatível com o pc:

CPU a 7€
Intel processador quad-core, processador intel core 2 quad q8400 2.6 ghz quad-core cpu 4 m 95 w lga 775

Ram a 9,5 €:
Kllisre DDR3L DDR3 4GB SO-DIMM 8GB 1333Mhz 1600Mhz 1.35V 1.5V Notebook RAM 204Pin Laptop memória sodimm

Memory Capacity: 4GB 1333MHz 1.5V

E um SSD de 120 GB a 12,5 €:
Ssd 120gb ssd hdd 2.5 satdrive



É compatível com o pc? Como é que eu vejo isso? Obrigado!
 
Última edição:
A memória não é compatível. Precisas de 2 módulos de 2GB de DDR2, essa é um módulo de 4GB de DDR3. No ebay encontras facilmente por preços mesmo baixinhos, mas pode demorar bastante tempo a chegar.
O CPU é de desktop, não é compatível. No CPU, sinceramente, não acho que valha a pena mexeres, ainda menos se não estás à vontade com o procedimento. Os ganhos não compensam o risco.
A RAM e o SSD é o que pode fazer real diferença e são relativamente simples de trocar.
 
Última edição:
Boas,

O Processador de origem é péssimo: Intel Pentium T2330 / 1.6 GHz , é lento e uma torradeira tal como em algum dos E-Escolas, vale os 8€ de despesa.

Os componentes podes comprar numa loja nacional: sempre deixas "cá algum" e é mais rápido em entregas e garantias.

Procura isto se quiseres:

Memória RAM A-DATA 2 GB SODIMM DDR2 a 800 MHz C2-6400 - 9,80€
Processador T6600 Intel Core 2 Duo Mobile 2,20 GHz - 8€
Portes - não sei.

Se o teu pai não precisa de armazenar muita informação podes meter um SSD dos mais baratos de 120Gb, rondam os 25€ + 5€ de portes.
Aproveita os portes e compra uma bisnaga pequena de pasta térmica Arctic MX4.

Por cerca de 55/60€ consegues melhorar esse portátil significativamente.

Quanto a fazeres isso tu:

Vê várias vezes o vídeo sobre como desmontar esse portátil:


Se tiveres qq dúvida, coloca a tua dúvida na secção Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis.

Boa sorte
 
Back
Topo