Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Pelo que vejo os dois têm portas Gigabit

No wireless:

Deco M4
300 Mbps em 2.4 GHz
867 Mbps em 5 GHz

Deco M5
400 Mbps na 2.4 GHz
867 Mbps na 5 GHz

Quando falamos de wireless até 200 Mbps não vão sentir qualquer problema quando a ligação melhora se ficarem mais distantes e a rede for a 2.4 GHz já pode haver diferença. Se tiverem ligações a 400 Mbps o Deco M4 é curto a 2.4 GHz. Mas por isso é que o preço dos mais caros também tem que se notar.

Eu fico sempre com a sensação que o design do Deco M4 é melhor para as antenas do que do Deco M5.

eu estou a usar com uma distancia de 5 metros e tem uma parede entre eles.
Só tenho um pack de 2.

A transmissão entre os dois com 5 metros não deve ser problema e depois o smartphone ou o portátil fica imaginemos a 2 metros do satélite ele capta o sinal do satélite e tem obrigação de estar na rede 5GHz. Pelo menos é essa a teoria.
 
Boas,
Venho aqui dar feedback do Deco M4 , liguei o 2º device a um switch que serve varios dispositivos. Tudo a funcionar bem excepto a Box da Vodafone, que nem sequer funciona se ligar directamente à porta do Deco.
Alguem faz ideia porquê? Mal ligo a box diz "falhou a validaçao de acesso à internet". Será preciso alguma configuraçao especial? Ou simplesmente o Deco não suporta isto?
 
Qual o melhor aparelho para colocar na parede? Tenho uma tomada de rede junto ao tecto mas é tomada de parede e os ubiquuti gostam mais de estar no tecto pelo que li
 
Boas,
Venho aqui dar feedback do Deco M4 , liguei o 2º device a um switch que serve varios dispositivos. Tudo a funcionar bem excepto a Box da Vodafone, que nem sequer funciona se ligar directamente à porta do Deco.
Alguem faz ideia porquê? Mal ligo a box diz "falhou a validaçao de acesso à internet". Será preciso alguma configuraçao especial? Ou simplesmente o Deco não suporta isto?

Entretatno liguei para a vodafone e eles dizem que estes equipamentos normalmente nao suportam IPTV. Fui ver as definiçoes e realmente o IPTV estava disabled no menu advanced. Já fiz enable, mas isto continua sem funcar. Alguem sabe como meter isto a bombar?


EDIT: encontrei este guia https://www.tp-link.com/pt/support/faq/2421/ --> alguem pode confirmar se no vosso Deco M4 aparece a opçao de Portugal Vodafone? No meu nao aparece.
 
Última edição:
eu estou a usar com uma distancia de 5 metros e tem uma parede entre eles.
Só tenho um pack de 2.
Entretatno liguei para a vodafone e eles dizem que estes equipamentos normalmente nao suportam IPTV. Fui ver as definiçoes e realmente o IPTV estava disabled no menu advanced. Já fiz enable, mas isto continua sem funcar. Alguem sabe como meter isto a bombar?


EDIT: encontrei este guia https://www.tp-link.com/pt/support/faq/2421/ --> alguem pode confirmar se no vosso Deco M4 aparece a opçao de Portugal Vodafone? No meu nao aparece.

Só para excluir, não tens nenhum update para fazer. Não vá resolver isso...
 
@tampaoCongelado Corrijam-me se estiver errado mas a limitação é da Box e não do sistema Mesh parece-me. Isso deve acontecer com muitos equipamentos.

Limitação do deco, que pelos vistos só funciona o iptv no equipamento principal.
A box da vdf precisa simplesmente que lhe chegue a rede, e naturalmente o protocolo iptv.

Experimenta usar em modo ap. A minha box do meo funciona em wifi sem stress

A box da vdf não funciona em wifi.
 
Mais um por aqui com rede mesh da Ubiquiti (Dream Machine + AP AC LR) :D

Não podia estar mais satisfeito. Em ADSL notei imensa diferença. Passei de 3mbps por WIFI para 9mbps em toda a casa.

Agora só quero melhorar o sinal no exterior e vou arranjar uma antena deles de exterior para isso :D



Eu consigo aceder a Dream Machine de fora de casa por isso acredito que tudo bem configurado dê também para aceder ao HA.

Viva,

Eu tenho um Ubiquiti Dream Machine e tenho aqui em casa um AP-AC-MESH.
A minha ideia era ter este AP a meio da casa para ter melhor qualidade de rede no resto da casa.

O Dream Machine faz Mesh com este AP ? Ou seja permite que coloque este AP sem ligação por cabo a fazer a propagação das minhas redes ?

Obrigado,
 
Viva,

Eu tenho um Ubiquiti Dream Machine e tenho aqui em casa um AP-AC-MESH.
A minha ideia era ter este AP a meio da casa para ter melhor qualidade de rede no resto da casa.

O Dream Machine faz Mesh com este AP ? Ou seja permite que coloque este AP sem ligação por cabo a fazer a propagação das minhas redes ?

Obrigado,

Faz sim senhor. Primeiro ligas o AP por cabo à rede.

Depois no controller da Dream Machine se fores a devices deve aparecer lá o AP-AC-Mesh a dizer adoption pending ou qualquer coisa do género.

Basta carregar em cima e ele passado uns segundos já vai aparecer como ligado.

Depois disso basta desligares o cabo de rede e quando o colocares na zona onde queres ele deve aparecer a dizer algo do género Connected(Wireless)
 
Faz sim senhor. Primeiro ligas o AP por cabo à rede.

Depois no controller da Dream Machine se fores a devices deve aparecer lá o AP-AC-Mesh a dizer adoption pending ou qualquer coisa do género.

Basta carregar em cima e ele passado uns segundos já vai aparecer como ligado.

Depois disso basta desligares o cabo de rede e quando o colocares na zona onde queres ele deve aparecer a dizer algo do género Connected(Wireless)

Já tenho o AP adopted e a funcionar quando ligado ao switch mas quando o retiro do switch o AP passa a disconnected


Activei nos dois dispositivos a função "Allow meshing from other access points"

O que estarei a fazer mal....

Obrigado !
 
Já tenho o AP adopted e a funcionar quando ligado ao switch mas quando o retiro do switch o AP passa a disconnected


Activei nos dois dispositivos a função "Allow meshing from other access points"

O que estarei a fazer mal....

Obrigado !
Eu ao fim de uns minutos não aparece como ligado outra vez?
 
Deixei a noite toda ligado e fica sempre disconnected.

Muito estranho. Até porque esse AP é mesmo para mesh.

No sitio onde o colocaste ele apanha sinal do router ?

Experimentar desligar o cabo rede, deixar só ligado à energia eléctrica junto ao router a ver se ele muda de estado.
 
O AP não é apenas PowerOverEthernet?
Se desligar o cabo de rede vai perder a alimentação.

Já para não falar que a dream machine não tem saídas POE, e sempre necessário um switch com tais saídas ou usar o conversor que é bastante aborrecido.
 
O AP não é apenas PowerOverEthernet?
Se desligar o cabo de rede vai perder a alimentação.

Já para não falar que a dream machine não tem saídas POE, e sempre necessário um switch com tais saídas ou usar o conversor que é bastante aborrecido.

É sim senhor. Mas o adaptador para o ligar a corrente tem duas portas ethernet. Uma para passar a energia e outra porta para ligar o cabo de rede :D

A minha sugestão era para desligar o cabo de rede que está a ligar ao router e ver se ao fim de algum tempo ele fica ligado por wireless. Porque a questão é que pode o sinal na zona onde ele o está a colocar seja fraco e não permita uma ligação estável.
 
Mandei vir os 3X M4 hoje para substituir um router da Meo e um repetidor baratucho... vamos a ver como se portam! Serão para colocar numa moradia de ~200m^2 (se contarmos com a garagem, onde também quero ter sinal).

Para já as principais queixas não são com sinal fraco mas com baixa velocidade e falhas ocasionais de internet. A intenção é suportarem uma rede de 20 a 25 aparelhos ligados nas duas bandas (mistura de portáteis, telemóveis e smart-home devices). A ver vamos como se porta!
 
Back
Topo