Análise Portátil GK5z

hszmanel

Membro
Venho vos falar da minha experiencia com este portatil adquirido em Março de 2019 e de certa forma alertar para os beneficios e consequencias da vossa possivel compra.

Modelo GK5z, 15.6" FHD (1920 × 1080) 144HZ, i7 8750H, 1060 6GB, 8GB DDR4 2400MHz,256GB SSD M.2.

O BOM:
-De forma geral tem bons acabamentos, gosto da cor e do estilo.
-Tem boa ventilação e os borders do ecrã são pequenos.
-A camera tem boa qualidade e dá perfeitamente para boas chamadas de video.
-O touchpad é decente.
-O desempenho é bom e o botão de turbo das ventoinhas tem efeitos competentes.
-É bastante leve e fino o que o torna bom para trabalho.

O MAU:
-O teclado é no minimo esquisito, de forma geral funciona decente, mas tem alturas em que um click mais transversal nao regista. Um led azul morreu apos apenas meio ano de uso.
-As temperaturas são desconfortaveis no minimo, mesmo com uma massa termica de topo que coloquei, via muitas das vezes o CPU a 85º+ em jogos que não são AAA.
-O brilho do ecra estragou e tive de enviar para a garantia( Ver Nota).

Apesar de ser um portatil com motherboard Clevo achei de forma geral uma boa experiencia no uso do mesmo. Alguma pergunta estejam à vontade.

-----
Nota: O uso da garantia é desastroso. Enviam recolha que não liga para o cliente nem eles mesmos sabem a que horas poderá aparecer, temos de estar de pernas abertas na varanda o dia todo à espera. Muito pior que isso a reparação é na verdade feita no Reino Unido ao qual terão de esperar várias semanas sem qualquer previsão pois dizem que são uma empresa "online baseada na Suíça" e não se regem pelas leis Europeias dos 30 dias para reparação. Sinceramente se eu soubesse esta ultima informação nunca teria comprado neste site.
 
Última edição pelo moderador:
Algumas notas, eu tenho esse modelo, não tem nada de Clevo, mas sim TongFang e essas temperaturas são normais, se fizeres um undervolt jeitoso fica muito melhor. O teclado é mecânico, apesar de algo ruidoso, é dos melhores teclados que já usei!

Quanto a essa empresa, na assistência em Portugal trabalha com os CTT, esses nunca permitem marcar qualquer hora para a recolha, passam quando for a volta na zona da recolha, tal como em entregas das encomendas, não marcam horas para entregar...
No ter de ir para Inglaterra, é normal, todos os “vendedores” deste tipo de portáteis têm de os enviar para os fornecedores para garantia e na Europa só há na Inglaterra e na Alemanha e todos demoram algum tempo, se bem que duvido que mais que 30 dias.
 
Algumas notas, eu tenho esse modelo, não tem nada de Clevo, mas sim TongFang e essas temperaturas são normais, se fizeres um undervolt jeitoso fica muito melhor. O teclado é mecânico, apesar de algo ruidoso, é dos melhores teclados que já usei!

Quanto a essa empresa, na assistência em Portugal trabalha com os CTT, esses nunca permitem marcar qualquer hora para a recolha, passam quando for a volta na zona da recolha, tal como em entregas das encomendas, não marcam horas para entregar...
No ter de ir para Inglaterra, é normal, todos os “vendedores” deste tipo de portáteis têm de os enviar para os fornecedores para garantia e na Europa só há na Inglaterra e na Alemanha e todos demoram algum tempo, se bem que duvido que mais que 30 dias.

Pensava que pertenciam tudo à mesma empresa, erro meu. Quanto à distruição e reparação eu sei o que tas a dizer mas por explicares não torna o processo bom para o cliente, sinceramente até parece que estás a ser um bocado "Devil's advocate" ahah, mas lá terás as tuas razões.
O teclado tem zonas que não funciona perfeitamente, já usei dezenas de teclados mecanicos. A cap como é demasiado larga e a ligaçao com o switch é pequena torna desiquilibrada a distribuição da força.

Quanto ao undervolt, eu não sei fazer isso e sinceramente tenho medo de o estragar ao fazer algo do genero, como a maior parte dos utilizadores.
 
Sou cliente de longos anos e “levo lá” carradas de outros clientes logo não gosto de “ataques” a quem não se pode defender ;)
Se fores a ver as poucas assistências de outras marcas que te fazem recolhas em casa, é tudo assim.

Quanto ao undervolt, instala o Intel xtu e vai baixando o core a partir de -90 até ficar instável, quando ficar, aumentas um pouco, não estraga nada.
 
Sou cliente de longos anos e “levo lá” carradas de outros clientes logo não gosto de “ataques” a quem não se pode defender ;)
Se fores a ver as poucas assistências de outras marcas que te fazem recolhas em casa, é tudo assim.

Quanto ao undervolt, instala o Intel xtu e vai baixando o core a partir de -90 até ficar instável, quando ficar, aumentas um pouco, não estraga nada.


Vou instalar e ver então, thx!

Por teres tido boas experiencias não quer dizer que seja uma forma correta de atuar, principalmente a situação dos 30 dias achei uma cena muito baixa, parece até de proposito a empresa criada na Suiça para poder fugir a responsabilidades europeias
 
Que eu saiba eles sempre cumpriram os 30 dias, embora nestes anos tenha recorrido ao rma umas 2x, nunca vi queixas sobre isso.
Eles têm a sede na Suíça pois têm parceria com outra grande empresa e vendem para a Europa inteira, mas isso aqui não interessa.

Instala isso e testa depois que vais ver que fica bem melhor.
 
Tenho o mesmo portátil comprado em Fevereiro de 2019, mudei o SSD (o que vinha é muito fraco) e adicionei mais 8GB de RAM.

Em relação ao teclado não tenho queixas e não acho ruidoso, a versão deste portátil com ecrã de 60HZ (penso eu) é que vinha com outro teclado mais barulhento.

O maior problema é mesmo a temperatura do cpu, o design "tripod" do dissipador não ajuda nada, já usei algumas pastas térmicas mas aquilo passado umas semanas volta outra vez a subir a temperatura, a melhor que usei foi a Thermalright TFX mas mesmo assim não fico contente, qual é a pasta que usaste no teu @hszmanel? É um problema bastante discutido neste portátil e nem sei o que fazer em relação a isto.

No meu uso o Throttlestop para fazer undervolt e não uso o gaming center pois tem componentes do intel XTU lá dentro.
 
O segredo na massa térmica é ser uma o mais espessa possível pois as mais comuns de topo são muito “líquidas” e escorre tudo debaixo do dissipador, têm excelentes temperaturas ao início e degradam muito rapidamente com o tempo. Ando a acompanhar um tópico no NBR em que um user anda a testar várias e a fazer comparativos e gráficos para escolher a melhor. Isto aplica-se a praticamente todos os portáteis gaming.
 
Tenho o mesmo portátil comprado em Fevereiro de 2019, mudei o SSD (o que vinha é muito fraco) e adicionei mais 8GB de RAM.

Em relação ao teclado não tenho queixas e não acho ruidoso, a versão deste portátil com ecrã de 60HZ (penso eu) é que vinha com outro teclado mais barulhento.

O maior problema é mesmo a temperatura do cpu, o design "tripod" do dissipador não ajuda nada, já usei algumas pastas térmicas mas aquilo passado umas semanas volta outra vez a subir a temperatura, a melhor que usei foi a Thermalright TFX mas mesmo assim não fico contente, qual é a pasta que usaste no teu @hszmanel? É um problema bastante discutido neste portátil e nem sei o que fazer em relação a isto.

No meu uso o Throttlestop para fazer undervolt e não uso o gaming center pois tem componentes do intel XTU lá dentro.


Eu uso thermal grizzly kryonaut, mudo de 4 em 4 meses. Mas nunca fiz undervolt, tenho de testar. Nao usas o gaming center usas qual?
 
Há uns softwares para substituir o gaming center, é só ver o tópico no NBR.

Undervolt é um must em portáteis gaming.
 
Back
Topo