Hardware iMac 27" (2020)

gif

Colaborador
Staff
Apple updates 27-inch iMac with faster processors, SSDs, and nano-texture display

Apple just announced an updated iMac for 2020. Almost all the changes are for the 27-inch iMac but the 21.5-inch iMac and iMac Pro also get something for 2020.

gsmarena_001.jpg


The first major change is the upgrade to the 10-th generation Intel CPUs. There are four CPU SKUs available; the base 27-inch iMac model has a 3.1GHz 6-core Core i5 that can Turbo Boost to 4.5GHz. The middle variant has a 3.3GHz 6-core Core i5 that can Turbo Boost up to 4.8GHz. The high-end model has a 3.8GHz 8-core Core i7 that can Turbo Boost up to 5.0GHz. Both the middle and the high-end model can also be customized with a 3.6GHz 10-core Core i9 that Turbo Boosts up to 5.0GHz.

There are new GPUs too. The base and middle variant get AMD Radeon Pro 5300 with 4GB GDDR6 VRAM. The high-end model comes with the Radeon Pro 5500 XT with 8GB GDDR6. It can also be configured with Radeon Pro 5700 with 8GB GDDR6 or a Radeon Pro 5700 XT with 16GB GDDR6.

There are also new memory and storage options. All three models come with 8GB (2x4GB) 2666MHz DDR4 memory, with option to configure up to 128GB total across the four SO-DIMM slots, which are user accessible.

Storage is now entirely flash based. The base model comes with 256GB, the middle variant comes with 512GB with 1TB or 2TB options, and the top-end variant also comes with 512GB but with 1TB, 2TB, 4TB, or 8TB options.

gsmarena_002.jpg


To work with the new flash based storage, Apple has included its T2 Security Chip on the 27-inch iMac. This includes the storage controller for encrypting the storage drives and secure boot.

The 27-inch iMac also includes a new 1080p FaceTime webcam and an improved set of microphones. The ISP on the T2 chip enables things like tone mapping, exposure control, and face detection on the new camera, and it also works with the speakers to provide variable EQ, higher fidelity, and deeper bass.

Finally, the new 27-inch iMac also comes with an optional $500 nano-texture glass coating. This seems to be similar to the Pro Display XDR where the coating reduces reflections and glare on the screen by etching the glass at a nanometer level. It does tend to affect the contrast and viewing angles a bit so it will only be beneficial to those working in bright environments.

The iMac now also supports True Tone technology for adjusting the color temperature to ambient lighting.

As for the 21.5-inch model, it will now come with flash-based SSD storage across the board. With this change, all of Apple's computers are now on flash storage as standard. All the 21.5-inch models get 256GB as standard, but it can be switched with a 1TB Fusion Drive (SSHD) for no additional cost.

There are no other changes to the 21.5-inch range. This includes the positively medieval non-Retina 21.5-inch model, which was launched back in 2017, and continues to be on sale at $1100.

gsmarena_003.jpg


Moving to the iMac Pro, the range now starts with the 10-core Intel Xeon CPU. Previously, the base $5,000 model got you the 8-core model but with this change, you now get the one step higher 10-core CPU for the same price. The rest of the specifications remain the same, which sort of leaves the iMac Pro in an awkward position as the standard 27-inch iMac now has a faster CPU, better GPU, better display configuration, and more storage. But the Pro still has beefier cooling, more CPU cores, and more memory so depending upon your needs that may be more beneficial.

That's it for this update. There are obviously no design changes here that some may have been expecting. That may well be something Apple is saving for when it updates the iMac with its own custom silicon in future.



https://www.apple.com/newsroom/2020/08/27-inch-imac-gets-a-major-update/
27-inch iMac gets a major update
 
Nem sei quem vai comprar isto se no final do ano ou primeira metade do próximo lançam os Macs com ARM e provavelmente o iMac redesenhado também com Apple silicon. Os Intel até podem ter suporte durante uns bons anos mas à partida já se sabe que a partir de dada altura acabou. Até já estou arrependido de ter comprado o MBP 16' em Fevereiro passado... E finalmente uma cam 1080p, já era sem tempo, não que seja deveras importante, mas...
 
É pena ainda as bordas. Se não fosse isso, vinha um.

Estes tipos nem copiar as specs sabem.
 
Última edição:
Apenas o iMac 27" foi atualizado por completo. O de 21.5" a diferença foi acabar com HDD mecânico no entry (enfim, né) e o iMac Pro começa nos 10 cores agora.

Ao meu ver isso já é um sinal do futuro.

- O de 21.5" deve ser logo dos primeiros Mac a levar com SoC ARM. Mantém Coffee lake de primeira gen e gráficas de 2017...
- O iMac PRO deve simplesmente desaparecer pro ano sem sucessor direto. Deve vender muito pouco. O hardware que o iMac 27" agora oferece, rivaliza com ele.
- O iMac de 27" deve então ser o último a ser atualizado, já que vai precisar de mais tempo para criar um SoC potente.

Ao mesmo tempo devem mexer no design e acabar com os bezels gigantes. Ou encolhem a máquina ou alargam, virando iMac 24" e 30" :msmiley1:

Por isso, perante esta análise só comprava isso se fosse por necessidade, imho. @Trance

Eu ca até digo se a AMD tivesse acordado mais cedo, iriamos ver Ryzens nisso :D
 
SSD soltado é que... se talvez pudesse existir um resquício de justificação com vista a um sistema altamente integrado ao nível do binómio hardware/espaço, num desktop não faz qualquer tipo de sentido. Como se já não bastasse a treta do chipset T2. Caminhamos a passos largos da transposição da obsolescência forçada nos iPads (3-5 anos de suporte) para os laptop/desktops.
 
ya, o SSD agora é soldado, existe um modulo "extra" para os de maior capacidade, mas duvido que dê para upgrades. Com o chip T2 matou armazenamento com upgrades.

A grafica é soldada, o CPU ainda é de socket, talvez seja possível dar upgrades para quem não comprar com o i9 10910. e a RAM é user accessible.

E dantes ainda tinha a porta SATA que podia por um HDD/SSD 2.5"/3.5" e agora nem isso.

O objetivo é esse, tornar a máquina selada e descartável. Quando chegar os chips Apple, pode apostar em ser tudo soldado, do SSD até a RAM.
 
Bom. Surgiu-me aqui uma oportunidade de passar o meu MacBook 16” para um colega e ... encomendei então o iMac 27” Core i9 10 Cores com a 5700XT 16GB. Depois digo qualquer coisa.

PS: Quem tem acompanhado alguns posts meus sabe que estou em transição de usar um Portátil potente, para uma combinação de Desktop para estação de trabalho principal e iPad Pro para trabalho em mobilidade. Isto a fim de 18 anos a usar só laptops.
 
Eu não conseguia fazer isso, não me pareça que um iPad Pro atenderia todas as necessidade de desenvolvimento que preciso.

Depende das tuas necessidades ao nível de mobilidade. Fora do escritório usei apenas o iPad Pro. Se preciso programar fora do escritório faço remoting e pronto ... algo que apenas me acontece esporadicamente. Outras tarefas que não sejam de programação e debugging faço perfeitamente no iPad Pro. Isto é, programar é a única tarefa que comprometo em mobilidade.

Desta forma tenho o máximo de performance e a versatilidade onde mais me interessa.

Se es o tipo de pessoa que programa em todo o lado com grande frequência então não será solução. Uma solução de compromisso entre mobilidade, performance e versatilidade é a mais adequada aka Portátil.
 
Última edição:
Pois, não sei o teu stack.

Mas trabalhar em dev usando um ecran pequeno e ainda remote desktop? Já trabalhei em programação remota e é terrível! lentidão e tal. E fora que dual monitor nesta área é gold.

O emprego que entrei me vão passar um MacBook e será programação a "fundo". Irei trabalhar em casa por enquanto, logo a maquina será basicamente "um desktop" :D

Mas é provável que quando voltar presencial, irei tentar fazer home office parcial. Não deverei ter necessidade de trabalhar que não seja num destes ambientes (não está previstos "viagens/visita à clientes").

Mas um iMac destes está fora da minha realidade financeira/profissional/da empresa.

Vais é ficar bem com este iMac. Um ecrã grande é logo outra coisa.

Só este CPU e Gráfica que para min e pensando em uso profissional que é "overkill". Mas pronto isso eu teria dual boot com windows para a jogatana, xD

A alternativa seria um macbook air ou pro 13"
 
A ligação remota para o Desktop no escritório funciona bem, obviamente para já não tão bem como uma máquina local (talvez o 5G venha melhorar isto). Para quem está a habituado a ecrãs de 27” e 32” acredita que até 16” também parece limitado. Mas como disse, é algo que faço apenas esporadicamente fora da secretária. Em torno do desenvolvimento tenho n tarefas e responsabilidades que não são de programação também, coisa tipicamente deixo para fazer quando não estou no escritório.

PS: Olha, toda esta conversa está a ser feita no iPad Pro, emails, video conferencia, gestão e acompanhamento de projecto, documentação, mockups/sketchs de UI, slides de apresentações, app testing and reporting (not debugging) ... uma série de coisas. Depends do teu workflow.
 
Pois, eu não sei bem com que irei trabalhar a 100%, mas deve ter .NET core/C#, mas vai ter coisas de front end e tal (não UI/UX/design que isso não é a minha praia)
 
Pois, eu não sei bem com que irei trabalhar a 100%, mas deve ter .NET core/C#, mas vai ter coisas de front end e tal (não UI/UX/design que isso não é a minha praia)

Sim ao nível de programação as coisas no back-end andam tipicamente por aí. Em alguns casos NodeJS. Tipicamente temos tudo na Cloud Azure. Front End é são SPA’s: React, Angular para Web. Para nativo as coisas variam mais.
 
Bom. Surgiu-me aqui uma oportunidade de passar o meu MacBook 16” para um colega e ... encomendei então o iMac 27” Core i9 10 Cores com a 5700XT 16GB. Depois digo qualquer coisa.

PS: Quem tem acompanhado alguns posts meus sabe que estou em transição de usar um Portátil potente, para uma combinação de Desktop para estação de trabalho principal e iPad Pro para trabalho em mobilidade. Isto a fim de 18 anos a usar só laptops.

Por essa gama de valores (4/5k) o iMac Pro não será mais vantajoso (talvez o moniker Pro lhe possa estender o suporte (x86_64) por mais uns anos VS versões mais domésticas do iMac)? Dito isto, tem a questão de não trazer bay de acesso à RAM, qualquer upgrade exige descolar o painel LCD...

Verdade ou não, a roadmap da transição para o Apple Silicon supostamente leaked parece indicar novidades nos iMac para o próximo ano, talvez um redesign num formato bezel-less mais próximo ao Pro Display XDR:
BU04KL4.png


Um Mac Mini poderá ser solução urgente (de menor custo) para utilizações menos exigentes enquanto o Apple Silicon prova.
 
@cuiver,

- O iMac 27” trás bay para mudar a RAM. É muito simples.
- O iMac 27” 2020 é mais rápido que o iMac Pro em quase tudo.
- Modelo topo de gama com 64GB RAM (á parte) e 512SSD ficou-nos a 3200 euros.
- Com a entrada de membros para a equipa precisávamos de mais equipamentos.
- Caso precise de equipamento soluções de recurso que visem esta transição é apostar na incerteza total. Entre políticas parvas da App Store para iOS e agora no ARM (que deverá se tornar ponto de acesso único para instalação de apps como no iOS), perca de compatibilidade com Windows .. enfim é tudo muito incerto. Se for o que estou a pensar em termos de políticas para a App Store este poderá ser o último Mac que compraremos para desenvolvimento que não seja especifico para a tech Apple. Por outro lado, mesmo nos melhores dos cenários nos aspectos aflorados creio que só para daqui a 3 a 4 anos é que apostaria num Mac on ARM para trabalho (3º+ geração). Veja iMac e MacBook Pro (Rest) só para daqui a 2 anos segundo esse leak.

Abraço.

PS: O Macmni é uma excelente opção, atenção. Mas essa opção creio que não deve ser tomada pelas razões que apontou. Isto é, para mim optaria por essa opção por outras razões que não as afloradas por ti.

EDIT: A Apple irá certamente suportar novas versões do macOS para Intel durante 8 anos pelo menos. Se em 2021 é que lançam os último Mac Intel ... (e isso não me parece que esteja ainda em pedra, é ver para crer. Não seria a primeira vez que a Apple faz marcha atrás com um anúncio).
 
Última edição:
@Trance

Olá, olha estou a pensar comprar um parecido com o teu. pretendo usar para edição de video, produção de musica e, menos importante, o eventual jogo(uma das razoes pelas quais quero trocar para mac é não poder ser gaming, visto ter fraco auto-controlo)

A única dúvida que tenho relativamente a que specs escolher é processador, i7 ou i9. não faço ideia se o i9 compensa os 500e ou se as tarefas que pretendo realizar puxam muito pelo processador porque percebo pouco disto.
O que procurei noutros fóruns indicou que sim vale a pena, mas agradeço uma segunda opinião

agradeço desde já qualquer ajuda
 
Back
Topo