Discussão Digitalização de Cassetes de Vídeo (todos os formatos)

Esse problema acontece com mais do que uma cassete? Se sim, todas foram gravadas no mesmo equipamento? Lembras se alguma vez essas cassetes foram reproduzidas correctamente, ou seja, sem apresentar esse problema de só se ver frames alternados?

Neste momento tenho umas 4 cassetes todas gravadas no mesmo equipamento e o defeito apresenta-se em 3, as cassetes foram gravadas pelos meus pais e eles lembram-se de no passado de terem reproduzido corretamente as cassetes

Mais tarde a camera avariou-se, e não sei se na altura a camera danificada possa ter danificado as gravações, mas isso já sou eu a especular

Já tentei levar as cassetes a uma casa que passa de vhs para digital, mas não me deram grande ajuda apenas me disseram que só faziam conversão e não recuperação
 
Última edição:
O mais provável que eu estou a ver é que essas cassetes foram reproduzidas numa câmara que tinha algum defeito na parte electrónica e "gravou" esses erros por cima da gravação original. Digo isto porque já vi uma câmara Hi8 da Samsung fazer isso. Bastava bobinar ou rebobinar uma cassete para esta ficar com uma barra preta a saltar na imagem. Se bobinasse novamente a mesma cassete, ficavam duas barras...e assim por diante até que a imagem desaparecia de todo. E não era a fita que ficava danificada porque se eu gravasse uma nova imagem nessa fita, usando outra câmara, a imagem voltava a dar sem qualquer problema.

Passando à prática, de facto não parece ser viável digitalizar uma cassete nesse estado porque duvido que alguém queira ficar fazendo edição para eliminar cada fotograma defeituoso existente no vídeo. Nesse caso o ideal será testar a reprodução dessas cassetes em diferentes aparelhos VHS (de diferentes fabricantes) porque por vezes um defeito na imagem que uma marca não lida bem é minimizado num aparelho de outro fabricante. Além disso eu tenho alguns equipamentos que estabilizam a imagem, mas lá está, só testando para ver até onde será possível recuperar essas gravações.
 
O mais provável que eu estou a ver é que essas cassetes foram reproduzidas numa câmara que tinha algum defeito na parte electrónica e "gravou" esses erros por cima da gravação original. Digo isto porque já vi uma câmara Hi8 da Samsung fazer isso. Bastava bobinar ou rebobinar uma cassete para esta ficar com uma barra preta a saltar na imagem. Se bobinasse novamente a mesma cassete, ficavam duas barras...e assim por diante até que a imagem desaparecia de todo. E não era a fita que ficava danificada porque se eu gravasse uma nova imagem nessa fita, usando outra câmara, a imagem voltava a dar sem qualquer problema.

Passando à prática, de facto não parece ser viável digitalizar uma cassete nesse estado porque duvido que alguém queira ficar fazendo edição para eliminar cada fotograma defeituoso existente no vídeo. Nesse caso o ideal será testar a reprodução dessas cassetes em diferentes aparelhos VHS (de diferentes fabricantes) porque por vezes um defeito na imagem que uma marca não lida bem é minimizado num aparelho de outro fabricante. Além disso eu tenho alguns equipamentos que estabilizam a imagem, mas lá está, só testando para ver até onde será possível recuperar essas gravações.

Também me parece que a cassete tenha sido danificada.

Acha que me puderia ajudar usando o seu equipamento, já ficava contente em ter um ficheiro digital com metade das frames, estou disposto a pagar pela ajuda.
 
A questão é que há talvez mais de 10 anos que nenhum computador é lançado com firewire...e nem há adaptadores USB-firewire. Portanto ou se tem a sorte de ter um computador antigo com firewire de origem ainda a funcionar ou então só mesmo com um grande investimento em hardware profissional que ainda possa ter esse terminal. Por essas e outras questões é que esse tipo de serviço deve idealmente ser feito por profissionais qualificados.
Isso não é verdade. Basta comprar uma placa PCI com entradas de Firewire e adicionar a um Desktop.
Recentemente passei duas cassetes para digital. Tive de comprar uma placa Firewire (10€...) e um cabo.
O mais tramado foi conseguir a ligação entre a câmara (JVC GR D73) e o PC. Lá consegui passar os vídeos com a ajuda de um programa chamado STOIK Capturer...
 
Já procurei e muito por adaptadores USB e nunca encontrei nenhum que não fosse fake. Segundo dizem em alguns fóruns, a forma de transmitir sinal entre USB e Firewire é tão diferente que para haver um adaptador seria necessário haver um processador poderoso que convertesse um sinal no outro, o que parece nunca ter se justificado pelos fabricantes...até porque quando o Firewire era utilizado, este usava placas próprias. Para desktop não há grande problema em conseguir-se essas placas, o problema é quando estamos a falar de portáteis.
 
Certo, para desktops arranja-se com facilidade.
Eu tenho um Acer bem antigo, ainda com o XP que tem uma dessas entradas, mini se bem me lembro,....
Há tanto tempo que não o uso que nem sei se ele se aguentará, e que software terá ou será necessário para a usar!!!!
 
Tenho um portátil de 2003 que ainda funciona, também com o XP. Ainda aguentam! Tinha hardware de origem para essa função...o software tem de ser procurado de acordo com os equipamentos que a pessoa tem. Há diversos tópicos em fóruns internacionais para cada caso, é só uma questão de procurar. O maior problema aqui é quando se procura por programas específicos para determinados formatos (como o MicroMV) que podem já ter os links de download inválidos...
 
Tocaste no ponto fulcral!!!!

Eu tenho, para além do famoso VHS, cameras do formato Video 8, Hi8 e DV,... e esse mesmo o problema!!!!
Ando a tentar passar coisas com 30 anos para formato digital, especialmente do Video 8,....
 
Tenho um portátil de 2003 que ainda funciona, também com o XP. Ainda aguentam! Tinha hardware de origem para essa função...o software tem de ser procurado de acordo com os equipamentos que a pessoa tem. Há diversos tópicos em fóruns internacionais para cada caso, é só uma questão de procurar. O maior problema aqui é quando se procura por programas específicos para determinados formatos (como o MicroMV) que podem já ter os links de download inválidos...

o meu macbook antigo de 2010 ainda tem firewire800 e o desktop com board asus pk5e tem firewire400 onboard. nao precisam de ser tao antigos ;)
 
...especialmente do Video 8,....

Para Video8 terá de encontrar uma placa de captura ou outro tipo de hardware com entradas analógicas AV. A Pinnacle chegou a ter umas placas muito boas que tinha uma entrada firewire além das entradas analógicas. O problema agora é encontrar uma placa dessas...e segundo já li, o software de captura dessas placas não era do melhor, além de que o mais provável é que nem seja compatível com o Windows 7, 8 ou 10.

Naquela altura os sistemas de captura de vídeo estavam a evoluir mas depois vieram as preocupações contra a cópia e partilha de programas com direitos de autor e então os fabricantes parecem ter cedido a esse lobbie, tendo deixado de fabricar aparelhos com essas funções, pelo menos no mercado de consumo. Depois vieram as placas de captura de vídeo para gaming mas mesmo essas não têm muita saída.

E uma placa cardbus com entradas 1394?

Aí há 3 questões que se colocam: Que portáteis ainda vêm com essa porta?; Onde encontrar placas dessas de qualidade? Há umas de marca branca por aí que têm mais críticas negativas do que positivas; Será que são compatíveis com Windows 10?

Eu também pesquisei por essa solução, até mesmo usando um adaptador carbus-USB para ficar com Firewire->cardbus->USB mas não cheguei a encontrar nada que desse confiança que esse investimento iria funcionar. As poucas críticas que havia sobre esses equipamentos não davam confiança... a melhor solução que encontrei foi uma placa com firewire que era instalada no lugar do módulo de WiFi. Não esquecer que estou a falar de portáteis.
 
Se bem me lembro o FireWire estava para usb como o betamax para o vhs, o bluray para o hddvd ou a coca cola para a pepsi. Só que neste caso o pior venceu.

exacto. o firewire era de 400mbit e o usb2 de 480mbit mas na pratica o usb era sempre mais lento e com variacoes de velocidade devido ao uso de cpu. o firewire continua a ser usado para transferencia digital mas com as cameras a gravarem directo em disco, ficou cada vez mais em desuso.
 
Se bem me lembro o FireWire estava para usb como o betamax para o vhs, o bluray para o hddvd ou a coca cola para a pepsi. Só que neste caso o pior venceu.


No caso do VHS também aconteceu exatamente o mesmo!!!! O Betamax era melhor, mas porque a Sony não o quis disponibilizar na altura a outros fabricantes (coisa que a JVC permitiu), acabou por perder a batalha!!!
 
Sim, o Firewire ainda é usado no mundo digital embora esteja a entrar em desuso. Poucos falam que esse terminal também é utilizado para transporte de sinal de áudio puro!

Quanto às guerras de formatos, o problema da Sony sempre foi esse, o de querer ser proprietária de alguns formatos que depois acabam por não vingar devido à inacessibilidade por parte de outros fabricantes. Em alguns casos não foi por a Sony querer o exclusivo, foi por esta exigir um valor exorbitante para autorizar outros fabricantes a produzirem produtos daquele formato. Temos como exemplos o Betamax, o DAT, o Minidisc, o MicroMV...
 
Apenas para acrescentar que hoje em dia ainda se consegue encontrar à venda vários portáteis com porta firewire. Eu lido com equipamentos antigos e os modelos mais comuns que apareceram com essa porta são os Acer TravelMate 4000 e os HP DV6000. Em relação ao pc fixo, já aconteceu ir a algumas lojas de informática e terem essas placas firewire. Recentemente vi os cabos firewire numa grande superficie comercial à venda por um preço baixíssimo mas não sei se os cabos seriam de qualidade.
 
Apenas para acrescentar que hoje em dia ainda se consegue encontrar à venda vários portáteis com porta firewire.

Podes indicar um modelo que seja com porta firewire? Mas claro, que seja um portátil recente, à venda no mercado de produtos novos neste momento e que venha de origem com o Windows 10?
 
Back
Topo