Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

@Trytus,
1. O deco principal liga ao router. O outro fica ligado por Wi-Fi ou por cabo ao principal. Se estiver em modo AP pode ficar ligado também ao router.
2. e 3. Geram a rede Wi-Fi que tu quiseres :) tu é que defines o ssid e a password, logo pode ficar igual ao router.
 
Boas, aproveito o tópico para questionar o seguinte:

Tenho uma casa com 3 andares (cave, r/C e 1° andar). Tenho um bastidor na cave onde tenho um Asus Ac88u a substituir o router da NOS e a ser a base para dois nodes: 1 Asus AC68 no R/C e um Asus AC55 no 1° ambos ligados por Ethernet.

A experiência não é como esperava e o roaming entre unidades é pouco fluido... Tenho o router a reiniciar automaticamente todos os dias para evitar questões e mesmo assim às vezes tenho de desligar o router novamente.

Estou à procura de uma experiência livre de preocupações e estava a ler as experiências com os Deco e, como não é assim tão caro quanto isso, pensei em pedir as opiniões de quem tem outros equipamentos sobre o que me recomendam...

Cumps
 
Depois de ler aqui as vossas opiniões ontem adquiri uns deco M4 e resolveu completamente os meus problemas. Super fácil a instalação da rede, app bastante intuitiva e útil. Super contente com a compra.
 
@Trytus,
1. O deco principal liga ao router. O outro fica ligado por Wi-Fi ou por cabo ao principal. Se estiver em modo AP pode ficar ligado também ao router.
2. e 3. Geram a rede Wi-Fi que tu quiseres :) tu é que defines o ssid e a password, logo pode ficar igual ao router.


só para confirmar, em modo AP não é criada a rede mesh.
ou seja o backhaul tem sempre que ser de deco a deco.

e já agora, podemos ligar o router deco a uma porta do router e por exemplo a box do operador direta ao router tambem?
 
@manelvc tens sempre a rede mesh, tanto em modo router como em modo AP.

Em modo AP o backhaul por cabo pode passar pelo router ou um switch, em modo router tem de ser deco a deco. Por wi-fi o backhaul vai ser sempre entre deco's.

Sim, podes continuar a usar as portas todas do router da operadora.
 
Mas é exequível fazer então esta ligação:
Router operadora > box
>Deco principal
>Deco secundário
Deco principal > outro deco secundário

Fica muito esquisito isto para mim...

Mas assim evitava passar ( tentar) 3 cabos do sítio que me entra a fibra até onde tenho a box
 
não, era para fazer o backhaul através da ethernet do router da operadora.

mas estava a pensar mal, basta o deco principal ficar junto ao router onde entra a fibra e colocar o secundário por cabo em baixo.

Para fazer o esquema da casa:

sotão (entra a fibra) (penso colocar o router da operadora e deco principal)
primeiro piso (deco secundário wifi)
R/C (deco secundário por cabo) (ou ligo a box da tv por cabo ao deco ou ao router vodafone)
garagem (nada)
 
@manelvc a box não funciona bem ligada ao deco secundário, há pelo menos aqui um relato no tópico. Se tiveres hipótese liga-a ao router da operadora.
Tendo os equipamentos em modo AP podes fazer o backhaul pelo próprio deco ou pelo router da operadora.
Consegues passar dois cabos de rede ou só um?
 
Podes perfeitamente ligar as boxes nas restantes portas do router MEO.

Não é necessário, mas é o que eu faria.
Não sei exactamente o que queres fazer, mas assumo que queres uma rede única em toda a casa, caso contrário não faz sentido comprares um sistema mesh. Assim, não vejo razão para deixar ligado o wifi do router MEO.

Se a ideia é teres uma ligação separada para ti mais valia um router "normal" ligado com cabo ao da MEO e criavas a tua rede no 2 andar.


Ele pode fazer isso sem cabo?? Não dá por wireless ligar o router da operadora ao outro por wireless???
 
Vou hoje aproveitar o bom pr3co do tp-link deco M5 3-pack para uma casa de 2 pisos. Atualmente tenho o router da operadora dentro do quadro ATI e um repetidor fracote no centro do res-do-chao. O sinal é muito fraco ou inexistente principalmente nas divisões do piso 1.Depois dou feedback.
 
Vou hoje aproveitar o bom pr3co do tp-link deco M5 3-pack para uma casa de 2 pisos. Atualmente tenho o router da operadora dentro do quadro ATI e um repetidor fracote no centro do res-do-chao. O sinal é muito fraco ou inexistente principalmente nas divisões do piso 1.Depois dou feedback.

Depois dá feedback desse TP-Link Deco M5 3 pack sff. Estou curioso devido ao formato. Espero sempre que os modelos em altura tenho maior alcance devido à possibilidade do posicionamento das antenas.
Esse modelo tem nas especificações Wireless: 400Mbps em 2.4GHz + 867Mbps em 5GHz. Ou seja, se estiver afastado do equipamento e só conseguires ligação por 2.4Ghz se tiveres internet a 500 Mbps ficas logo limitado a 400 Mbps teóricos pelo que será um pouco menos na prática.
Mas nada como feedback real.
 
Back
Topo