Processador Intel CPU 2018-2021 Roadmap Leaks Out

O que não percebo é como uma empresa tão grande como a Intel que mete todas outras no bolso, diz que processadores de 7nm só conseguiram ter em 2022.
E por outro lado o resto do mundo já está a fabricar processadores de 7nm e já se preparam para os 5nm.

Isto é um bocado repetitivo, mas aqui fica mais uma vez.

Dois pontos iniciais:
  1. Não há processos de fabrico iguais entre empresas diferentes. Cada uma faz escolhas e dentro da mesma geração, uma empresa pode ter aspectos melhores em alguns pontos e a outra noutros pontos.
  2. Nos dias de hoje o "número de nanómetros" no nome do processo de fabrico vale muito pouco. São praticamente nomes de "Marketing".
A partir do ponto 2, é sabido que os 10 nm da Intel são equivalentes aos 7 nm da TSMC e os 7 nm da Intel são equivalentes aos 5 nm da TSMC.
Voltando ao ponto 1, esta comparação entre processos de fabrico da Intel e TSMC é uma enorme simplificação, que serve apenas para se ter uma ideia das coisas. Eles, na verdade, têm características diferentes. Além disso, há diferentes versões e evoluções dentro da mesma geração. A TSMC tem 3 versões diferentes de 7 nm e a Intel terá uma evolução dos 10 nm no lançamento dos Tiger Lake, que deverá estar para próximo.
 
Na realidade há mais variantes dentro do processo.

Todos os processos dispõem de uma variante "High Performance" e outra "High Density", com os propósitos que os nomes deixam antever.

Nos 10nm a Intel até "tinha" 3. (Eu devo ter colocado isto algures, talvez no Tópico dos Intel 10nm)

3 Main Library Offerings
Through considerable analysis, Intel arrived at three main logic library offerings – a high-density cell, a high-performance cell, and an ultra-high performance cell. All three libraries are 6T libraries, each with a custom-designed BEOL.

  • Short Library – HD Cells – cells can accommodate 2 fins per cell height, 2p+[2+1]n
  • Mid-Height Library – HP Cells – cells can accommodate 3 fins per cell height, 3p+[3+1]n
  • Tall Library – UHP Cells – cells can accommodate 4 fins per cell height, 4p+[4+1]n
https://fuse.wikichip.org/news/2004...m-standard-cell-library-and-power-delivery/2/

10nm-cells-comp-768x629.png

intel-10nm-cells-density.png

https://fuse.wikichip.org/news/2004...m-standard-cell-library-and-power-delivery/4/

Para quem se quiser entreter, o artigo é este
https://fuse.wikichip.org/news/2004/iedm-2018-intels-10nm-standard-cell-library-and-power-delivery/

Neste caso, na Intel todos são "6T", mas por exemplo na TSMC as HD são 6T e as HP 7.5T

TSMC-7nm.jpg

https://fuse.wikichip.org/news/2408...ells-2nd-gen-7nm-and-the-snapdragon-855-dtco/
 
O Semiaccurate tem um artigo fechado sobre o Ice Lake-SP para servidores, mas só a introdução já pinta um cenário bem mau.

Intel should not launch Ice Lake-SP
Low yields and a regression at most thing

Last week we told you about the clocks for Ice Lake-SP, now lets take a deeper look at how well it will perform. SemiAccurate has a few more data points to add, and the numbers paint a clear picture of Ice Lake-SP’s performance.

OK lets get this out in the open right away, Intel’s Ice Lake-SP CPU is a dog, it loses at just about everything but a few benchmarks that heavily use it’s already deprecated AI instructions. For anything real world it is badly outclassed by both AMD’s and Intel’s own offerings, at times by multiples not percentages. Intel should simply not launch it, the damage it will do to their reputation, customer relations, and investor confidence far outweigh the meager marketing halo they will attempt to grab.

In any case a clear picture emerges and it is woeful for Intel’s chances in servers for the next two years.

https://semiaccurate.com/2020/08/03/intel-should-not-launch-ice-lake-sp/

Outch......Se for mesmo verdade que é batido pelos próprios produtos servidor 14 nm, às vezes por multiplos e não por %, a coisa está mesmo feia.
Quando for lançado, vamos ver muitos benchmarks de AI por parte da Intel.
 
A Intel tem o AI e nisso parece estar muito à frente da AMD e é o que lhes vais trazer dinheiro, porque no resto, bom já começo a ter pena.

Com o Milan ao virar da esquina, o massacre pelos vistos será ainda maior... E quando a Intel tiver uma resposta poderosa, já tem o Genoa ca fora se calhar.

E isso já se começa a ver nas acções. A AMD chegou aos 100B de cap (pela primeira vez na história), praticamente metade da Intel (208B).
 
Última edição:
já começo a ter pena.

Não tenhas penas. O @muddymind criou uma thread que mostra que a Intel não precisa da "pena" de ninguém neste mercado. :)

7zIstZQ.png


https://forum.zwame.pt/threads/amd-reaches-highest-overall-x86-chip-market-share-since-2013.1053600/

Neste momento todos os chips para servidores que a Intel está a vender são a 14 nm, que está mais que amortizado e o custo por chip deve ser bem baixo. Na parte de servidores, aquelas fábricas estão a imprimir notas.

A Intel tem o AI e nisso parece estar muito à frente da AMD

Bem, se alguém está à frente de alguém, é a nVidia. Depois vêm os outros.
Pelas escolhas que a AMD tem feito no Zen, acho que a AMD prefere que a parte de AI vá parar aos GPUs, apesar de aí as coisas não andarem muito bem para a AMD.

Quanto à estratégia de AI e HPC da Intel, é um bocado discutível. Eles nos últimos anos têm andado a cancelar projectos (Xeon Phi entre outros), depois há instruções que aparecem e não são suportadas na geração seguinte (Acontece na passagem do Cooper Lake para o Ice Lake).
Enfim, é tudo muito imprevisível.

Com o Milan ao virar da esquina, o massacre pelos vistos será ainda maior... E quando a Intel tiver uma resposta poderosa, já tem o Genoa ca fora se calhar.

A Intel poderá não ter só concorrência da AMD. Poderá ter também concorrência por vários ARM. Depende dos seus lançamentos e do mundo de software.
Mas as coisas vão demorar o seu tempo. É em servidores que a AMD dá a maior tareia à Intel e no entanto, a AMD está com 5,8% de Market Share. A AMD e os outros terão que fazer vários bons lançamentos sucessivos para fazer mossa à Intel.
 
A Intel poderá não ter só concorrência da AMD. Poderá ter também concorrência por vários ARM. Depende dos seus lançamentos e do mundo de software.
Mas as coisas vão demorar o seu tempo. É em servidores que a AMD dá a maior tareia à Intel e no entanto, a AMD está com 5,8% de Market Share. A AMD e os outros terão que fazer vários bons lançamentos sucessivos para fazer mossa à Intel.

Essencialmente é isto - ARM a crescer no mercado e a AMD apesar de 5.8% reparem que ganhou 5% em 2,5 anos com uma cadência muito consistente. Neste ritmo e dado o roadmap conhecido da intel não me admira nada a AMD começar a acelerar e a galinha dos ovos de ouro da intel eventualmente vai começar a morrer aos poucos.

Só digo uma coisa: as minhas ricas acções da AMD pois já estava a prever este desastre actual da intel :berlusca:
 
Servers, HPC e Data Center é mercado conservador. Alem de ciclos de upgrades longos, o pessoal tende a manter o mesmo fornecedor. A AMD sabe que o dinheiro está aí. Tem que meter o pé no acelerador e não largar mais, mantendo uma boa cadência de produtos e inovar se quiser ganhar uma boa quota da Intel.

A AMD chegou a ter 20% deste mercado, depois veio os bulldozer e... adieu.
 
Mais novas instruções da Intel. Intel TDX ou Intel® Trust Domain Extensions.

kvvbXXU.jpg


Overview
Intel® Trust Domain Extensions (Intel® TDX) is introducing new, architectural elements to help deploy hardware-isolated, virtual machines (VMs) called trust domains (TDs). Intel TDX is designed to isolate VMs from the virtual-machine manager (VMM)/hypervisor and any other non-TD software on the platform to protect TDs from a broad range of software. These hardware-isolated TDs include:
  • Secure-Arbitration Mode (SEAM) – a new mode of the CPU designed to host an Intel-provided, digitally-signed, security-services module called the Intel-TDX module.
  • Shared bit in GPA to help allow TD to access shared memory.
  • Secure EPT to help translate private GPA to provide address-translation integrity and to prevent TD-code fetches from shared memory. Encryption and integrity protection of private-memory access using a TD-private key is the goal.
  • Physical-address-metadata table (PAMT) to help track page allocation, page initialization, and TLB consistency.
  • Multi-key, total-memory-encryption (MKTME) engine designed to provide memory encryption using AES-128- XTS and integrity using 28-bit MAC and a TD-ownership bit.
  • Remote attestation designed to provide evidence of TD executing on a genuine, Intel-TDX system and its TCB version.
https://software.intel.com/content/www/us/en/develop/articles/intel-trust-domain-extensions.html

Whitepaper: https://software.intel.com/content/dam/develop/external/us/en/documents/tdx-whitepaper-v4.pdf

Parece-me servir essencialmente para isolamento de máquinas virtuais e outro software (containers?), encriptação de memória e evitar ataques via TLB e shared memory.

Penso que servirá para substituir o buraco que é o SGX e "responder" ao Epyc e outros processadores que já têm alguma destas funcionalidades. :)
No entanto, a Intel não divulgou em que geração de hardware vai implementar este TDX.
 
thumb_hmmmm-17608542.png


6 Big Announcements From Intel Architecture Day 2020

Intel Teases Purpose-Built 'Client 2.0' Processors With 'Mix And Match' Building Blocks
inteladslide3.jpg

While many of Intel‘s new disclosures focused on products coming within the next year or two, the company also teased a more long-term change in how the company is designing next-generation chips for desktops and laptops in the future.

The company calls this new approach to client processor design “Client 2.0,” and it will focus on the creation of ”purpose-built” processors for different user types, like gamers, content creators and commercial users. This approach will be made possible by mixing and matching different silicon functions and IPs as building blocks—for things like graphics, compute and I/O—to optimize for different experiences, which is a major departure from Intel‘s traditional monolithic chip approach.


inteladslide7.jpg

https://www.crn.com/slide-shows/com...ouncements-from-intel-architecture-day-2020/1
 
Um sítio tão como outro,

Announced agreement to sell Intel NAND memory and storage business to SK hynix for $9.0 billion.
Third-quarter revenue of $18.3 billion was above July expectations, down 4 percent year-over-year (YoY). Data-centric revenue* declined 10 percent while PC-centric revenue was better than expected, up 1 percent YoY.

Intel-Reports-Third-Quarter-2020-Financial-Results.png


In the Data Center Group (DCG), Cloud revenue grew 15 percent YoY on continued demand to support vital services in a work and learn-at-home environment. At the same time, a weaker economy due to COVID-19 impacted DCG's Enterprise & Government market segment, which was down 47 percent YoY following two quarters of more than 30 percent growth.

Intel's third 10nm manufacturing facility, which is located in Arizona, is now fully operational and the company now expects to ship 30% higher 10nm product volumes in 2020 compared to January expectations.
https://www.intc.com/news-events/pr...-reports-third-quarter-2020-financial-results
 
A razão é bastante simples e a queda aconteceu exactamente quando a Intel revelou os resultados trimestrais. E nesses resultados trimestrais a grande razão da queda está relacionado com os números de apenas 1 segmento:

57yeAIN.png


EDIT: Só agora vi o link da CNBC. É o que está lá. Está tudo nos números da parte Datacenter.
Outra noticia que a Intel deu, de forma muito "disfarçada", é que só vão ter os Xeons "Ice Lake" em quantidade, lá para Q1 2021. Isto é, mais um atraso, na prática.
 
Última edição:
A queda está relacionada com o post anterior, do anúncio dos resultados do Q3, a conferência era ontem.

Segundo a própria Intel, no DCG o mercado da Cloud até cresceu 15% YoY (comparativamente ao Q3 2019), mas o mercado das empresas e governos teve uma queda de 47%

Edit: relativamente aos 10nm dizem que está 30% acima do esperado, isto no início do ano.
E mesmo assim Ice Lake nem vê-lo.
 
Última edição:
Back
Topo