Software macOS Catalina

Boas pessoal, alguém com problemas no OS Catalina 10.15.5 ?

Tenho um MacBook Pro 16" 2019 e depois dele estar algum tempo em modo sleep muitas vezes quando o acordo ele diz-me "o seu computador reiniciou devido a um problema" (UPSB(MacbookPro16,1): thunderbolt power on failed 0xfffffff)

Estive a pesquisar e alguns reportam o mesmo problema e dizem para desligar a Thunderbolt bridge nas definições de rede. De facto resolveu mas agora apareceu-me outro problema, novamente depois de algumas horas em modo sleep quando o volto a ligar o ponteiro do rato fica congelado durante cerca de um minuto e até chega a aparecer uma mensagem do Bluetooth a dizer "nenhum teclado detetado". É um pouco irritante isto.

Alguém com o mesmo problema ou com alguma ideia de como o resolver ?

Cumps

Eu não tenho qualquer problema, seja freeze ou outro erro. Já experimentaste fazer reposição de fábrica?
 
Boas pessoal, alguém com problemas no OS Catalina 10.15.5 ?

Tenho um MacBook Pro 16" 2019 e depois dele estar algum tempo em modo sleep muitas vezes quando o acordo ele diz-me "o seu computador reiniciou devido a um problema" (UPSB(MacbookPro16,1): thunderbolt power on failed 0xfffffff)

Estive a pesquisar e alguns reportam o mesmo problema e dizem para desligar a Thunderbolt bridge nas definições de rede. De facto resolveu mas agora apareceu-me outro problema, novamente depois de algumas horas em modo sleep quando o volto a ligar o ponteiro do rato fica congelado durante cerca de um minuto e até chega a aparecer uma mensagem do Bluetooth a dizer "nenhum teclado detetado". É um pouco irritante isto.

Alguém com o mesmo problema ou com alguma ideia de como o resolver ?

Cumps

Já me aconteceu também, não fiz nada para resolver porque foi umas 2x que me aconteceu
 
O Macbook Pro 16 2019 está com problemas (Catalina 10.15.5) no sleep ligado a monitores externos.
Em contacto com a Apple devido a acontecer-me estes Kernel Panics frequentemente disseram para aguardar 20 dias e voltar a ligar a ver se sai um update que corrija o problema.

Solução por agora: utilizar a aplicação Amphetamine e não deixar o mac entrar em modo sleep.

É um problema já reportado à Apple por muitos utilizadores e a engenharia deles já têm conhecimento.
 
Atualização do macOS (10.15.6)
O macOS Catalina (10.15.6) melhora a segurança e a fiabilidade do Mac.


  • Adiciona uma nova opção para otimizar o streaming de vídeo em portáteis Mac compatíveis com HDR, o que aumenta a duração da bateria.
  • Resolve um problema em que o nome do computador poderia mudar após a instalação de uma atualização de software.
  • Resolve um problema em que determinados ratos e trackpads USB poderiam perder ligação.

Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple.

Encontrará informação adicional acerca desta atualização no site: https://support.apple.com/kb/HT210642


Encontrará informação detalhada acerca do conteúdo de segurança desta atualização no site: https://support.apple.com/kb/HT201222
 
Malta com MacBook Pro 13" de 2015 com o Catalina, o que acham de performance/bateria comparado com os anteriores? Alguém fez downgrade para o Mojave?
 
Quem estiver com problemas do processo accountsd a consumir quase a totalidade do cpu após update para o Catalina 10.15.7, terá que re-instalar o update através do combo package, de modo a efectivamente resolver este bug: https://support.apple.com/kb/DL2052

Pelas internets sugerem um reset ao Keychain bem como logout e login ao iCloud, mas não surte efeito, só mesmo o combo package acima.
 
Quem estiver com problemas do processo accountsd a consumir quase a totalidade do cpu após update para o Catalina 10.15.7, terá que re-instalar o update através do combo package, de modo a efectivamente resolver este bug: https://support.apple.com/kb/DL2052

Pelas internets sugerem um reset ao Keychain bem como logout e login ao iCloud, mas não surte efeito, só mesmo o combo package acima.

Aparentemente é widespread: https://forums.macrumors.com/threads/accountsd-how-to-fix-high-cpu-usage-on-mac.2258090/
 
Pessoal, o que aconselham?

Tenho um MacBook Pro 13" 2020, i5 10th gen, quando estou ligado à corrente, gasta a bateria tipo 100%-90%, e depois volta a carregar até 100%, vocês aconselham a que tenha isto ligado? Assim vai contar ciclos certo?

Supostamente quantos mais ciclos, não é pior para a bateria? Ou convém a bateria fazer este gasto para se ir mantendo "ativa" ou é treta?
 
Ele faz isso aleatoriamente ou durante alguma atividade?

O que pode acontecer e o notebook precisar de mais potencia do que o carregador é capaz de fornecer e ai puxa da bateria, mas tendo carregador de 61W e nao tendo grafica integrada é estranho precisar de tanto.

De qualquer forma, penso que é bom dar ciclos na mesma, do que estar sempre o tempo inteiro na tomada.
 
Pessoal, o que aconselham?

Tenho um MacBook Pro 13" 2020, i5 10th gen, quando estou ligado à corrente, gasta a bateria tipo 100%-90%, e depois volta a carregar até 100%, vocês aconselham a que tenha isto ligado? Assim vai contar ciclos certo?

Supostamente quantos mais ciclos, não é pior para a bateria? Ou convém a bateria fazer este gasto para se ir mantendo "ativa" ou é treta?

Dá uma vista de olhos nisto.
 
Dá uma vista de olhos nisto.
Hmmm, provavelmente vou deixar ligado então...
Ele faz isso aleatoriamente ou durante alguma atividade?

O que pode acontecer e o notebook precisar de mais potencia do que o carregador é capaz de fornecer e ai puxa da bateria, mas tendo carregador de 61W e nao tendo grafica integrada é estranho precisar de tanto.

De qualquer forma, penso que é bom dar ciclos na mesma, do que estar sempre o tempo inteiro na tomada.

Ele faz nos primeiros tempos que ligo num determinado dia, por exemplo ligo hoje com ele à tomada, vai gastando 100%-90% e depois carrega até 100% e fica... depois só no proximo dia é que volta a acontecer, mas penso que seja mesmo uma “funcionalidade” para manter a bateria “ativa” e degradar mais lentamente.
 
Alguém me consegue elucidar sobre o que o turbo boost faz? Recomendam ou não desativar?

Não faz sentido desativar. O Turbo Boost o que faz é aumentar a velocidade do processador quando é necessário. É a forma de ter a maior eficiência energética porque não estamos sempre a necessitar da performance máxima do processador. Se desligares o Turbo, quando estiveres a fazer algo que exige mais processador fica mais lento. Não faz sentido.
 
Tens algum razão especifica para ligar ou desligar? O que vem por defeito está a te dar problemas?

Não faz sentido desativar. O Turbo Boost o que faz é aumentar a velocidade do processador quando é necessário. É a forma de ter a maior eficiência energética porque não estamos sempre a necessitar da performance máxima do processador. Se desligares o Turbo, quando estiveres a fazer algo que exige mais processador fica mais lento. Não faz sentido.

Olá pessoal, antes de mais obrigado pelos reply’s. A minha pergunta prende se com algo que li no Reddit em relação a uma aplicação: Turbo Boost.

Eu tenho um MacBook Air 2020 com i5, e o que li no Reddit foi que desligar o boost por exemplo a jogar algum jogo, diminuiu bastante as temperaturas. Foi mais por causa disso que perguntei, porque sinceramente não percebi a logística da coisa: também calculei que desligar isso fosse capar o processador mas não percebi se havia alguma razão intransigente
 
Sim, reduz a temperatura reduzindo a performance. Mas fazer isso não faz sentido a não ser que tenhas um problema com a máquina.

Dito isto, se tipicamente fizeres coisas muito leves ao ponto de ser igual ao litro, desligar o TB aumenta a autonomia. Pode ser útil para quem usa o portátil para escrever textos e apresentações, um pouco de web ... tipo comportamentos de salas de aula não tecnológicas.

Mas fazer isto creio que não vale a pena de todo.
 
Por acaso gostaria de saber se dá para controlar isto... É que a máquina aquece um pouco e faz muito barulho e testava se teria muito impacto na performance ou não.

Num notebook non Apple com windows, já teria instalado o intel XTU e feito undervolt e desligado/reduzido o turbo ou os parâmetros de potência. Isso chega ir aos 80w de consumo e fica sustentado 40-50w, é um "bocado" para um cooling compacto.
 
Back
Topo