Sombras com impressora HP Deskjet F4280

softklin

Power Member
Bom dia pessoal. Tenho um problema com a minha impressora em Linux Mint e já não sei mais o que fazer para ultrapassar isto. O meu problema é o desta thread:

https://h30434.www3.hp.com/t5/Inkjet-Printing/Printer-is-printing-SOME-shadow-letters/td-p/6961495

O que já tentei, sem sucesso:
* fazer purge do Cups e voltar a instalar
* instalar o HPLIP Toolbox e fazer limpeza de tinteiros + alinhamento
* trocar por tinteiros novos da HP
* usar o modo rascunho (nota-se menos porque usa menos tinta, mas ainda assim não resolve)

Eu acho que tem alguma coisa a ver com o sistema, porque se eu usar o digitalizador embutido na impressora a cópia sai perfeita. À partida a impressora não tem problemas. A página de alinhamento dos tinteiros também sai correta, mas desconfio que já está no firmware da impressora. O mais estranho é que antigamente as cópias saiam bem, mas como raramente imprimo alguma coisa, não me apercebi de quando isto aconteceu ao certo.

Alguém tem mais ideias para tentar resolver isto?
 
O mais estranho é que antigamente as cópias saiam bem, mas como raramente imprimo alguma coisa, não me apercebi de quando isto aconteceu ao certo.

Quando dizes que antigamente saíam bem, era também no Linux Mint? Sabes (aproximadamente) mais ou menos há quanto tempo começou a acontecer?

Já tentaste com outra distro em live boot (ou até mesmo um live boot mais antigo do Mint), ou com Windows?

Isso acontece com todos os programas e tipos de ficheiro? Ou só com pdf, por exemplo?
 
Neste momento tenho o Linux Mint 20, mas acho que com o 19.3 já acontecia (fiz upgrade). Acontece com todos os trabalhos de impressão que venham do computador, em qualquer programa ou tipo de ficheiro. Se for uma digitalização seguida de impressão diretamente na impressora, não acontece.

Não tenho outro computador para ligar, mas vou tentar testar com um live boot para ver se também dá problemas. Obrigado pela dica.
 
Tenho novidades. Usei o Linux Mint 19.1, 19.2 e 19.3 em live boot. O problema não acontece no Linux Mint 19.1, apenas acontece nas versões seguintes.

O Linux Mint 19.1 tem por base o Ubuntu Bionic e pelo que vi tinha a versão do cups 2.2.7-1-ubuntu2. Eu adicionei o repositório do Bionic, mas ao tentar forçar essa versão no LInux Mint 20 dá este erro:

Código:
Os pacotes a seguir têm dependências não satisfeitas:
cups : Depende: libcups2 (= 2.2.7-1ubuntu2) mas 2.3.1-9ubuntu1.1 está para ser instalado
  Depende: libcupscgi1 (>= 1.4.2) mas não vai ser instalado
  Depende: libcupsmime1 (>= 1.4.0) mas não vai ser instalado
  Depende: libcupsppdc1 (>= 1.4.0) mas não vai ser instalado
  Depende: cups-core-drivers (>= 2.2.7-1ubuntu2)
  Depende: cups-daemon (>= 2.2.7-1ubuntu2)
E: Não foi possível corrigir problemas, você tem pacotes mantidos (hold) estragados.

pelo que percebo, existem muitas dependências da versão 2.3.1 da libcups2.

Depois tentei instalar manualmente o printer-driver-hpcups (binário /usr/lib/cups/hpcups) através de um backup que tinha no Timeshift do Linux Mint 19.1 e continua a apresentar o problema.

Parece-me algo relacionado com o cups, mas não tenho a certeza. Mais alguma ideia para despistar a origem real do problema?

----

EDIT: consegui resolver :) Removi o pacote printer-driver-hpcups, instalei o printer-driver-hpijs e reconfigurei a impressora usando o driver HPIJS. Pelo que percebi houve uma mudança a nível dos drivers e então tenho de usar este mais antigo.

No entanto, agora em algumas aplicações (Firefox), tenho de ir sempre às opções e escolher uma opção do género "Formato de documento" e trocar de "Para qualquer impressora" para a minha, caso contrário imprime com sombras outra vez.
 
Última edição:
Boa. Ainda bem que conseguiste resolver o problema.

Essas mundanças de drives às vezes conseguem ser uma dor de cabeça.
Por outro lado, tenho uma impressora em casa que deve ter à volta de 15 anos ou assim. Nunca a consegui pôr a funcionar com Windows 10, mas nunca me deu nenhum problema em Linux.


No entanto, agora em algumas aplicações (Firefox), tenho de ir sempre às opções e escolher uma opção do género "Formato de documento" e trocar de "Para qualquer impressora" para a minha, caso contrário imprime com sombras outra vez.

Nesse diálogo só te aparecem duas opções? Ou seja, "qualquer impressora" e a tua? Ou aparece alguma terceira opção, ou a tua duas vezes, ou algo assim?
 
Normalmente as aplicações mostram aquele diálogo típico que permite escolher a impressora, número de páginas, opções de impressão, etc. É o que acontece se clicar em "Imprimir" na barra do topo. Mas no FIrefox, eu tenho sempre de ir primeiro a "Configurar página..." e escolher o "formato para". Existem duas opções: "Qualquer impressora - para documentos portáteis" e a outra é a minha impressora. Se deixar "qualquer impressora" eu volto a ter o mesmo problema. Tenho de primeiro escolher a minha impressora e depois posso usar o diálogo padrão normalmente. Não sei bem o que significa esta definição.

Se imprimir no LIbreOffice Writer ou no XReader (leitor documentos PDF) o documento sai corretamente passando apenas pelo diálogo de impressão tradicional. Nesse diálogo apenas aparece a minha impressora e "imprimir para ficheiro".

MF3rwkw.png
 
Back
Topo