Análise HP Pavilion Gaming Laptop 15-ec1007np

Conclusões
O que esperava deste portátil? Ora não sendo um fã da HP, fiquei bastante surpreendido com a qualidade dos componentes internos vs preço.
Não se podem esquecer que não traz Sistema Operativo instalado. Terão que comprar uma cópia do Windows 10.
Os plásticos apesar de não serem extraordinários, são bastante aceitáveis.
O ecrã sendo também de baixa gama não tem grandes problemas de visibilidade. O maior problema será o sol.
O teclado e o touchpad são talvez o menos bom do portátil.


Pontos Positivos:

  • Processador com fantástica performance num valor sub 800€
  • Placa gráfica que permite jogar umas "coisas engraçadas"
  • Disco m2 rápido e com bom armazenamento, sem problemas de temperatura.
  • Apesar de ter 2 ventoinhas, podemos definir na BIOS para não estarem "always on".
    Penso que só ligam a partir dos 50ºC do processador. Em full Speed o ruído não é irritante. Em trabalhar normal as ventoinhas ouvem-se mas não distraem.
  • Teclado retroiluminado com 2 níveis de brilho. Possibilidade de definir o tempo de retroiluminação.
  • Não tem o tom agressivo de Portátil Gaming (cores berrantes Verdes ou Vermelhas)
  • Autonomia em programas de trabalho leves por volta de 6h.
  • Expansibilidade de colocar um disco interno.

Pontos Negativos:

  • Merecia melhor teclado e Touchpad.
  • Poucas portas USB. Somente uma porta USB 2, uma USB 3.0 e uma Type C.
  • Ecrã OK.
  • Não traz Sistema Operativo.
  • Péssimo local para colocarem a tecla ~

Para quem procura um portátil sub 1000€ penso que seja a escolha correcta.
Se for necessário colocar mais RAM, é bastante fácil substituí-la.

PS: A HP não trás qualquer selo de garantia que impeça o utilizador de abrir o Portátil.

Boas,

Esta é a primeira vez que encontro na net uma análise ao hp pavilion gaming 15-ec1007np r7 8GB 512GB GTX1650. Este é um dos pcs que estou indeciso em comprar. O que eu gostava que me ajudasse era se me podia dizer, se no geral, contando com os pontos positivos e negativos, se este ou o Asus Tuf A15 FA506II(o outro do qual estou indeciso), que é conhecido por ter problemas com o arrefecimento de arrefecimento, QUAL DELES É O MELHOR?
 
Boas,

Esta é a primeira vez que encontro na net uma análise ao hp pavilion gaming 15-ec1007np r7 8GB 512GB GTX1650. Este é um dos pcs que estou indeciso em comprar. O que eu gostava que me ajudasse era se me podia dizer, se no geral, contando com os pontos positivos e negativos, se este ou o Asus Tuf A15 FA506II(o outro do qual estou indeciso), que é conhecido por ter problemas com o arrefecimento de arrefecimento, QUAL DELES É O MELHOR?
Também estava indeciso entre o ASUS e este.

Quando li que as fans do ASUS eram extremamente barulhentas e a comparação de preços era mais 200€, fiquei de pé atrás e comprei hp. E atenção eu tinha um gênero de hate pelos hps.
O ASUS dá para colocar um segundo disco m2, o HP dá p colocar um disco de 2.5'', já trazendo um stick m2 bastante rápido.

Vai depender do que preferes. Possibilidade de colocar um hdd interno ou um novo stock m2.

Eu como vim de um ASUS que retirei a drive dvd e coloquei um caddy com um disco rigido, queria um portátil que permitisse expandir com hdd.
 
Também estava indeciso entre o ASUS e este.

Quando li que as fans do ASUS eram extremamente barulhentas e a comparação de preços era mais 200€, fiquei de pé atrás e comprei hp. E atenção eu tinha um gênero de hate pelos hps.
O ASUS dá para colocar um segundo disco m2, o HP dá p colocar um disco de 2.5'', já trazendo um stick m2 bastante rápido.

Vai depender do que preferes. Possibilidade de colocar um hdd interno ou um novo stock m2.

Eu como vim de um ASUS que retirei a drive dvd e coloquei um caddy com um disco rigido, queria um portátil que permitisse expandir com hdd.

Boas,

Eu queria um pc que desse para ir a net, processamento de texto, jogar jogos com o PES 2020, F1 2020, NBA2020, FM2020, entre outros, ou seja um pc onde se consiga fazer de tudo um pouco.
Acerca do Asus eu sei que os problemas que tem de fabrico são poucas saídas de ar o que dificulta o arrefecimento e tem o ecrã pouco nítido. apesar que entre os dois problemas, único que me preocupa é o das saídas de ar. O do hp-pavilion-gaming-laptop-15-ec1007np não tinha encontrado nenhuma review até encontrar este tópico neste fórum. E daquilo que vc falou acerca do pc, há algum problema que ele tem que seja igual ou pior do que do ASUS? se sim qual?

Em relação ao Touchpad o que vc quis dizer com "áspero"?
 
Última edição pelo moderador:
Boas,

Eu queria um pc que desse para ir a net, processamento de texto, jogar jogos com o PES 2020, F1 2020, NBA2020, FM2020, entre outros, ou seja um pc onde se consiga fazer de tudo um pouco.
Acerca do Asus eu sei que os problemas que tem de fabrico são poucas saídas de ar o que dificulta o arrefecimento e tem o ecrã pouco nítido. apesar que entre os dois problemas, único que me preocupa é o das saídas de ar. O do hp-pavilion-gaming-laptop-15-ec1007np não tinha encontrado nenhuma review até encontrar este tópico neste fórum. E daquilo que vc falou acerca do pc, há algum problema que ele tem que seja igual ou pior do que do ASUS? se sim qual?

Em relação ao Touchpad o que vc quis dizer com "áspero"?


Não analisei o Asus logo não posso supor nada.
Tudo o que aí está é a minha opinião, pode variar. Touchpad áspero é isso mesmo. áspero ao toque.
A melhor forma será experimentares ao vivo ambos os portáteis.
 
Última edição pelo moderador:
Boas,

Você podia fazer e me mandar um video a desmontar e a montar o HP PAVILION 15 EC-1007np.
Se pudesse eu agradecia.
Obrigado
 
Última edição pelo moderador:
Benchmark e Stress Test ao Portátil
Ora bem, para fazer o Benchmark usei os seguintes programas:
  • Cinebench R20
  • PCMark 10
  • User Benchmark

CineBench R20

Neste Benchmark obtive resultados variados entre 4200 e 4400 pontos

S7YwGOh.jpg


Fiquei surpreendido pois o meu Ryzen 7 2700X somente fez 3839 pontos

PCMark 10

fdYcM1O.jpg


User BenchMark

Podem transferir através deste link
Teste com 8GB ram a 3200MHz:
https://drive.google.com/file/d/155rdIsqI7ZSdwWof3bg4PBz6d5JFgcXU/view?usp=sharing

Teste com 32GB ram a 2666MHz:
https://drive.google.com/file/d/1uRHFvhEkSx-vU6LRGmgIJotUzb37Il_7/view?usp=sharing


Stress Test com o AIDA64:

vRpmvJR.png


Como podem observar ele estabilizou na temperatura de 93 a 95ºC, tendo um máximo de 100ºC.
Houve throttling do CPU e passou a trabalhar no máximo a 3700/3800MHz

Não me parece um mau resultado visto que o sistema de arrefecimento não é nada de extraordinário.

Quanto ao ruído, é audível mas não é nenhuma turbina. Aceita-se perfeitamente.
 
Benchmark e Stress Test ao Portátil
Ora bem, para fazer o Benchmark usei os seguintes programas:
  • Cinebench R20
  • PCMark 10
  • User Benchmark

CineBench R20

Neste Benchmark obtive resultados variados entre 4200 e 4400 pontos

S7YwGOh.jpg


Fiquei surpreendido pois o meu Ryzen 7 2700X somente fez 3839 pontos

PCMark 10

fdYcM1O.jpg


User BenchMark

Podem transferir através deste link
Teste com 8GB ram a 3200MHz:
https://drive.google.com/file/d/155rdIsqI7ZSdwWof3bg4PBz6d5JFgcXU/view?usp=sharing

Teste com 32GB ram a 2666MHz:
https://drive.google.com/file/d/1uRHFvhEkSx-vU6LRGmgIJotUzb37Il_7/view?usp=sharing


Stress Test com o AIDA64:

vRpmvJR.png


Como podem observar ele estabilizou na temperatura de 93 a 95ºC, tendo um máximo de 100ºC.
Houve throttling do CPU e passou a trabalhar no máximo a 3700/3800MHz

Não me parece um mau resultado visto que o sistema de arrefecimento não é nada de extraordinário.

Quanto ao ruído, é audível mas não é nenhuma turbina. Aceita-se perfeitamente.

Boa tarde,
Você disse e passo a citar:"Quanto ao ruído, é audível mas não é nenhuma turbina. Aceita-se perfeitamente." Mas o queria saber é se o pc faz o ruído o tempo todo ou só em momentos especificos como:Jogar, converter videos,etc? Você diz que o ruído é "aceitável" mas não incomoda?
 
Boa tarde,
Você disse e passo a citar:"Quanto ao ruído, é audível mas não é nenhuma turbina. Aceita-se perfeitamente." Mas o queria saber é se o pc faz o ruído o tempo todo ou só em momentos especificos como:Jogar, converter videos,etc? Você diz que o ruído é "aceitável" mas não incomoda?
Podes desactivar as ventoinhas estarem sempre ligadas. Só activam a 55 graus. Se tiveres a fazer renderings vais ouvir o ruído das ventoinhas mas não é nenhum som de turbina. Em comparação se tiver uma gráfica de desktop com a fan a 100% o HP é bem mais silencioso
 
Podes desactivar as ventoinhas estarem sempre ligadas. Só activam a 55 graus. Se tiveres a fazer renderings vais ouvir o ruído das ventoinhas mas não é nenhum som de turbina. Em comparação se tiver uma gráfica de desktop com a fan a 100% o HP é bem mais silencioso

Boas,

Peço desculpa por estar incomodando outra vez, mas tenho mais algumas dúvidas:
- Quando perguntei se o ruído das ventoinhas incomodava, foi porque no meu pc, o barulho era desde que o ligava até o desligar e era tanto que por exemplo quando eu queria ver filmes ou séries tinha de aumentar o volume do som do Pc para ouvir o que eles diziam, e o que eu queria saber é se com esse pc acontece o mesmo?

- você disse que as ventoinhas, quando desactivadas, só ativam a 55 graus. Isso quer dizer que eu posso ver filmes, séries, ir à net, ler ebooks, etc, com o pc em silêncio?

- A imagem que você mostrou da parte de dentro do pc, mostra duas ventoinhas, e como você disse que é possível desliga-las, eu me pergunto se é também possível ligar só uma delas?

- E já agora, pode também me dizer como se desactiva as ventoinhas, para saber se é algo que eu consigo fazer sozinho?

Agradeceria imenso se me tirasse estas dúvidas, porque eu preciso de um pc urgentemente e este foi um dos melhores que encontrei em termos de qualidade/preço.

Muito Obrigado.
 
Ponto 1 possivelmente não afecta o som de séries, mas aconselho antes a usar phones para ter melhor fiabilidade sonora
Ponto 2, Sim
Ponto 3 e 4 não sei, mas na BIOS tens a opção das ventoinhas Allways On Ligado ou desligado, não podes seleccionar somente 1 ventoinha.
 
Ponto 1 possivelmente não afecta o som de séries, mas aconselho antes a usar phones para ter melhor fiabilidade sonora
Ponto 2, Sim
Ponto 3 e 4 não sei, mas na BIOS tens a opção das ventoinhas Allways On Ligado ou desligado, não podes seleccionar somente 1 ventoinha.

Boas,

Então só para confirmar e concluir:
- O pc trabalha em silêncio quando eu estiver a ver filmes, séries, ir à net, ler ebooks, etc?
- O ruído das ventoinhas só acontece quando a temperatura do pc passar dos 55 graus, ou seja a jogar, converter videos, correr programas pesados etc?
- Para desactivar as ventoinhas é na BIOS, na opção Allways On Ligado ou desligado?
- Se quiser limpar as ventoinhas quando for necessário, basta tirar a tampa de baixo/base/chassis?
- Você fala que o Teclado é retroiluminado. Só por curiosidade, podia me dizer a cor?

Só por curiosidade, e a esta se não quiser responder, está à vontade:
Onde comprou o pc? É que eu estou pensando comprar pela Globadata. Era só mesmo para referência.

Se me puder então confirmar e responder ao que está referido atrás, eu ficaria bastante agradecido.

E também agradeço já a toda disponibilidade e paciência para responder a todas as minhas dúvidas.
 
Correcto a todas as questões acima. E por defeito a bios trás o Allways on das ventoinhas desligado. portanto só ligam quando necessário

Como podes ver nas fotos, a retroiluminação é branca. Com 2 níveis de brilho.

E comprei exactamente nessa loja.
 
Correcto a todas as questões acima. E por defeito a bios trás o Allways on das ventoinhas desligado. portanto só ligam quando necessário

Como podes ver nas fotos, a retroiluminação é branca. Com 2 níveis de brilho.

E comprei exactamente nessa loja.

Boas,

Peço desculpa por estar incomodando outra vez, mas me esqueci de perguntar qual a duração da bateria?
 
... Pois eu tb desconhecia esta nova estrutura de portáteis com bateria 'agarrada'. Eu q lhe dou maior uso de secretária, apenas carregava a bateria uma vez por semana e usava-o sem bateria. Modernices....
 
Última edição:
Back
Topo