Dúvida Windows 7 (Máquina antiga)

_En3rgize_

Power Member
Viva malta, espero que se encontrem bem!

Necessito de umas dicas da vossa parte:

Tenho em mãos uma máquina (torre) já um tanto ou quanto antiga que neste momento está a dar alguns 'problemas' que eu sei que se resolvem com a solução base de "Backup - Formatar - Instalar".

A minha dúvida prende-se pelo seguinte, sei que o W10 não corre na máquina (pelo menos já havia experimentado uma altura e ele não iniciava, dava erro), e sendo assim estou inclinado para instalar o W7. Na vossa opinião, o W7 ainda é seguro de utilizar?

A utilização que dou à maquina é casual: office, navegar na net (sites usuais e adblock instalado), organização de backups de outras máquinas.

Obrigado desde já!
 
A segurança está em grande parte na utilização que lhe vais dar, normalmente somos “nos” que criamos os problemas ao fazer algo que não era suposto ou instalar software manhoso dito isto podes sempre instalar uma distro Linux que é mais leve que Windows e mais segura também
 
Também me ocorreu essa opção, mas quem vai maioritariamente usar será uma pessoa que não está habituada ao ambiente Linux..

O que me colocou mais de pé atrás foi já não haver suporte (Atualizações) do W7, mas acho que lá está, se a utilização for cuidada não deve haver problema
 
"A segurança está em grande parte na utilização"...errado. um sistema sem actualizações de segurança está vulneravel a ataques que exploram essas falhas de segurança, podes ate ter um sistema operativo totalmente actualizado, que basta um (cracker ou hacker) descobrir uma falha e estas vulneravel ate essa falha ser corrigida. Agora num sistema operativo sem actualizacoes a vulnerabilidade é bem superior mesmo que nao instales nada externo ou "duvidoso".

Diz quais as caracteristicas do computador.
 
Então será que o problema que me aconteceu seria derivado do W10 estar a correr num SSD?

Ou seja, haver alguma incompatibilidade da board com o SSD?
 
Duvido que o problema fosse do ssd, tenho uma board com quase 15 anos com o 10 a correr num ssd. Pode muito bem ser problema até da instalação (CD ou pen)
 
Tenho que experimentar novamente o procedimento, pode por vezes ter algo corrido mal durante a instalação..

Até porque não me está a atualizar totalmente o W7 neste momento
 
Sim, certo! Por acaso, ele veio de uma maquina mais recente e estava a funcionar em condições, mas a verdade é que durante a 'muda' pode ter abanado algo!
 
Viva malta! Só hoje consegui voltar a dedicar algum tempo ao meu problema e hoje, decidi voltar a tentar instalar o W10.

Acontece que ele instala normal, através de CD, e faço sempre para formatar o disco durante o processo de instalação. Após esse processo, e assim que ele chega ao ambiente de trabalho, dá um erro quase tipo "Blue Screen" a dizer "Aconteceu um erro (...) estão a ser recolhidas informações (..) irá ser reiniciado".

Reinicia, ouço um barulho ligeiro "anormal" (?) e volta ao ambiente de trabalho para após uns segundo repetir.

O que poderá ser?

______________

PS: Experimentei agora com outro disco SSD, instalação do W10 de raiz pelo mesmo método, e volta a dar esse erro.
 
Última edição:
Acho que há par aí algum problema de hardware. Nesse bluescreen deve haver um erro cá mais abaixo em letras pequenas. Embora seja dificil de descodificar esses erros por vezes o google é amigo. Coloca um print do bluescreen, se possível. Vê se as rams estão bem encaixadas e troca o cabo sata.
 
Viva malta! Só hoje consegui voltar a dedicar algum tempo ao meu problema e hoje, decidi voltar a tentar instalar o W10.

Acontece que ele instala normal, através de CD, e faço sempre para formatar o disco durante o processo de instalação. Após esse processo, e assim que ele chega ao ambiente de trabalho, dá um erro quase tipo "Blue Screen" a dizer "Aconteceu um erro (...) estão a ser recolhidas informações (..) irá ser reiniciado".

Reinicia, ouço um barulho ligeiro "anormal" (?) e volta ao ambiente de trabalho para após uns segundo repetir.

O que poderá ser?

______________

PS: Experimentei agora com outro disco SSD, instalação do W10 de raiz pelo mesmo método, e volta a dar esse erro.

Seria bom ires ao site oficial da windows ver se não falam nada em incompatibilidade com certo tipo de processador não vá ser que nesse processador em concreto tenha essa incompatibilidade.

Se quiseres usar o 7 ele pode ser seguro em certa medida vai depender muito é do uso em web que lhe deres se tiveres os cuidados restantes com usb etc ... nomeadamente tens de rever melhor aqueles softwares ou componentes que por exemplo se usam em navegador etc e são usados em outros softwares ou permitem execução não legitima sem consentimento via web a software sistema .
 
Se o user usar um bom Anti-Vírus ou outra protecção ainda mais completa em princípio não deve haver problemas de segurança. Eu lembro-me que usei o 7 durante bastante tempo sem fazer actualizações e nunca tive chatices. Também é verdade que não andava a navegar por sites perigosos.
 
_En3rgize_

Vi agora a configuração do teu pc, nem vale apena andares a perder tempo a tentar instalar o win10 nisso, tenho aqui uma maquina idêntica e dado à idade o Windows 10 tem grandes problemas de incompatibilidade, portanto ficou pelo Windows 7 e já foi bom, para o básico ainda serve, mas mesmo com Windows 7 já se nota e bem a falta de suporte tanto do Windows como a idade do hardware.
 
Obrigado pelas dicas pessoal!

Eu sei que as RAM também não estão a ser detetadas na totalidade, pois tenho 2x 2gb e apenas reconhece 2gb.

Quanto à última dica, @lfernandes , tenho que espreitar a parte da BIOS. Como posso iniciar em modo segurança? a ver se não reinicia com esse blue screen. Se entretanto voltar a aparecer, vou tentar tirar uma foto do erro
 
Para entrar em modo de segurança assim de cabeça também não sei, só indo ao Google. Mas acho que já enumeras te qual o problema da tua máquina. O módulo de RAM estragado, não detectado
 
Back
Topo