Dúvida Software p/ NAS

Gadelhass

Power Member
Boa Tarde a todos;

Possuo uma máquina Gateway GT110F1 com Processador XEON E3110, 4GB DDR2 ECC, Ethernet Gigabit e disco SSD 120GB p/ sistema e 2 discos WD RED 3TB cada um.

A ideia era um utilizar um desses softwares de NAS disponíveis no mercado, instalar no disco SSD o sistema, e colocar os 2 discos RED em RAID 1 para guardar ficheiros.

O uso vai ser muito pouco, ou seja, só vai ser ligado muito de vez em quando para guardar arquivos. Tipo uma vez por mês.

Tendo em conta a máquina e as necessidades, que Software aconselham desse Free existentes?

Obrigado
 
https://www.openmediavault.org/

Estive a experimentar Open Media Vault há uns meses atrás numa VM e fiquei com boas impressões.

Quando tentei instalar em hardware antigo tive alguns problemas e nem acabei a instalação. Encontrei mais gente com o mesmo problema que eu mas não cheguei a uma solução em concreto.

Acho que vale a pena experimentar. Vê se consegues instalar nesse HW.
 
Já agora certifica-te que os discos Red estejam a ser suportados no SW, nomeadamente qual o sistema de ficheiros usado, porque a WD meteu a pata na poça.
À partida dado o uso que lhe vais dar nada de grave.

WD Red DM-SMR Update 3 Vendors Bail and WD Knew of ZFS Issues
https://www.servethehome.com/wd-red-dm-smr-update-3-vendors-bail-and-wd-knew-of-zfs-issues/

We put Western Digital’s dreaded SMR Red drive to the test
Western Digital's SMR disks won't work for ZFS, but they're okay for most NASes.
https://arstechnica.com/gadgets/202...smr-disks-arent-great-but-theyre-not-garbage/
 
O FreeNAS funciona com menos de 8GB. Há quem tenha 4GB de RAM e nunca teve problemas.
Os 8GB são aquele mínimo a partir do qual estão dispostos a lidar com problemas e dar suporte.

O uso vai ser muito pouco, ou seja, só vai ser ligado muito de vez em quando para guardar arquivos. Tipo uma vez por mês.
Confirma que compreendes a diferença entre um backup e um arquivo. Não te esqueças que normalmente queres fazer backups de um arquivo, e RAID não é um backup.

Eu normalmente recomendo o FreeNAS, mas o teu caso de uso é tão simples que qualquer dos nomes que já sugeriram deve servir bem, e não tendo ZFS (nem as suas vantagens :P ) também irão precisar de consumir menos recursos do que o FreeNAS.

edit - sim, SMR é uma treta, mas o caso de uso descrito não me parece que vá sofrer muito se for o caso. Parece-me ser mais uma questão de reaproveitar hardware usado do que criar um sistema por necessidade :D
 
People onde se conseguir mais barato o synology ds420+? Para já quero comprar um disco nas de 8 TB, mas futuramente quero acrescentar mais discos qual a melhor configuração para não perder nada, qual o melhor sistema de RAID ou lá como é chama a escolher? Obrigado
 
qual o melhor sistema de RAID ou lá como é chama a escolher? Obrigado

RAID 1
  • Tens de comprar pelo menos 2
  • ficas com o espaço total do disco mais pequeno
  • desde que sobreviva 1 do total de discos, estas sempre salvaguardado
  • se tiveres 4x 8T ficas com 8T usaveis e podem avariar 3 discos em simultâneo.
RAID 5
  • Tens de comprar pelo menos 3
  • ficas com o espaço total do total de discos -1
  • Só pode avariar 1 do total de discos
  • se tiveres 4x 8T ficas com 24T usaveis e pode avariar 1 disco apenas
É contigo escolher o mais seguro/util.
 
People onde se conseguir mais barato o synology ds420+? Para já quero comprar um disco nas de 8 TB, mas futuramente quero acrescentar mais discos qual a melhor configuração para não perder nada, qual o melhor sistema de RAID ou lá como é chama a escolher? Obrigado

Tens aqui os tipos de RAID suportados pelo DSM da Synology: https://www.synology.com/en-us/knowledgebase/DSM/help/DSM/StorageManager/storage_pool_what_is_raid

Além dos RAID mencionados também podes fazer:

RAID 6
RAID 10
  • Funciona com o mínimo de 4 discos (números pares apenas)
  • Se tiveres 4 discos são criados 2 grupos com 2 discos em cada grupo e apenas 2 discos de grupos diferentes podem avariar
  • Se tiveres 4x8TB ficas com 16 TB utilizáveis

Pela forma como vieste colocar a questão cálculo que não tenhas grandes conhecimentos na área.
RAID não é backup. Apenas garante redundância em caso de avarias de discos e permite que o sistema funcione ininterruptamente.

RAID não te protege em caso de:
  • corrupção de ficheiros
  • virus, malware, etc
  • erro humano como apagar ficheiros por engano
  • problemas de hardware
Independentemente do RAID que escolhas, é aconselhável ter pelo menos outro backup integral feito regularmente e guardado num local diferente. Se quiseres levar a coisa a sério, então tens a regra 3-2-1.
 
Tens aqui os tipos de RAID suportados pelo DSM da Synology: https://www.synology.com/en-us/knowledgebase/DSM/help/DSM/StorageManager/storage_pool_what_is_raid

Além dos RAID mencionados também podes fazer:

RAID 6
RAID 10
  • Funciona com o mínimo de 4 discos (números pares apenas)
  • Se tiveres 4 discos são criados 2 grupos com 2 discos em cada grupo e apenas 2 discos de grupos diferentes podem avariar
  • Se tiveres 4x8TB ficas com 16 TB utilizáveis

Pela forma como vieste colocar a questão cálculo que não tenhas grandes conhecimentos na área.
RAID não é backup. Apenas garante redundância em caso de avarias de discos e permite que o sistema funcione ininterruptamente.

RAID não te protege em caso de:
  • corrupção de ficheiros
  • virus, malware, etc
  • erro humano como apagar ficheiros por engano
  • problemas de hardware
Independentemente do RAID que escolhas, é aconselhável ter pelo menos outro backup integral feito regularmente e guardado num local diferente. Se quiseres levar a coisa a sério, então tens a regra 3-2-1.
Bom dia obrigado pela explicação, sim serei novo nestas andanças, a minha intenção é fazer backup de fotos, vídeos, ficheiros pessoais e que possa aceder a eles fora de casa via smartphone, PC, etc.. O que aconselham então, obrigado.
 
Bom dia obrigado pela explicação, sim serei novo nestas andanças, a minha intenção é fazer backup de fotos, vídeos, ficheiros pessoais e que possa aceder a eles fora de casa via smartphone, PC, etc.. O que aconselham então, obrigado.

Ve o ultimo link do @fakemeta, backup é ter dados pelo menos em dois sitios diferentes, um raid deixa de ser dois discos para ser um unico aparelho que pode pegar fogo/apanhar virus/etc,.
 
Ve o ultimo link do @fakemeta, backup é ter dados pelo menos em dois sitios diferentes, um raid deixa de ser dois discos para ser um unico aparelho que pode pegar fogo/apanhar virus/etc,.
Sim então neste caso que aconselhas a comprar de modo a ser acedido rapidamente fora d casa na maior das facilidades, assim como fazer backups dentro da rede a velocidades super rápidas, obrigado.
 
Ou na estas a perceber o conceito do 3-2-1 ou nem o foste ver.

Tu podes comprar o nas e acedes a ele de fora de casa sem problemas, para garantir que não perdes as coisas, arranjas tambem um disco externo ao qual ligas ao NAS ocasionalmente para copiar o conteúdo do nas, assim se o nas pifar ou se apagares algo acidentalmente, tens uma copia noutro local que podes usar para restaurar o nas.

Idealmente podes comprar dois NAS, e tens o segundo fora de casa (eu tenho um segundo sem ser em raid em casa do meu pai) que sincroniza as coisas ocasionalmente com o meu.
Se o meu pegar fogo, aquele outro têm tudo o que me é querido.

podes por exemplo ter o NAS e uma cloud por exemplo, ou gravar DVDs, ou pen drives que agora são tão baratas, o que importa não peres apenas o NAS.
 
Para o uso que indicas deve ser melhor um NAS mais modesto e de apenas duas baías, por exemplo o DS220j que se arranja por +/- 180€.

Dois discos de 8 TB WD RED ou Seagate Iron Wolf em RAID1. Ficas com apenas 8 TB utilizáveis mas ficas com tolerância de falha de 1 disco.

Adicionalmente, e se os dados forem importantes, deverás fazer backups regulares. Este backup pode ser feito por exemplo para um disco externo USB. O WD Elements de 8 TB está atualmente em promoção.
 
Back
Topo