Publicidade para ver gravações automáticas?

Não me admira, é as operadoras a jogar nos 2 tabuleiros, a assinatura do serviço básico do cliente ( pacote) e na publicidade ( publicidade extra adicionada nas gravações automáticas do serviço), ganham dos 2 lados.
A questão é que na notícia é referido que são os canais que aderem a isto. Falam também nas 3 operadoras. Poderá ser algo concertado entre operadoras e canais.
Meo, Nos e Vodafone vão passar a inserir 30 segundos de publicidade como condição de acesso às gravações automáticas em canais aderentes. A novidade já começou a ser lançada, conta o Expresso.

O processo será levado a cabo de forma gradual, sendo que a Meo já começou a informar os utilizadores desta mudança, enquanto na Nos e na Vodafone deverá arrancar a 17 de agosto.

@PWP, sabes se a Vodafone voltou mesmo atrás ou na altura era só um teste?
 
Pessoalmente não vejo grande inconveniente nos anúncios, todos os canais disponíveis na BOX sempre tiveram publicidade na emissão, mesmo se tratando de um serviço pago, e sabemos que são esses anúncios que permitem sustentar esses canais e não o dinheiro da nossa mensalidade de telecomunicações. A partir do momento que os operadores inventam e generalizam as gravações todos conseguimos passar à frente a publicidade e esta perde valor, não é à toa que os canais nacionais estão a passar por tantas dificuldades .
Podem dizer o que quiserem, mas estou certo que o dinheiro destes anúncios vai na sua esmagadora parte directo para os Canais, e ainda bem! Ninguém quer ver os canais de TV nacionais cair.
 
Pessoalmente não vejo grande inconveniente nos anúncios, todos os canais disponíveis na BOX sempre tiveram publicidade na emissão, mesmo se tratando de um serviço pago, e sabemos que são esses anúncios que permitem sustentar esses canais e não o dinheiro da nossa mensalidade de telecomunicações. A partir do momento que os operadores inventam e generalizam as gravações todos conseguimos passar à frente a publicidade e esta perde valor, não é à toa que os canais nacionais estão a passar por tantas dificuldades .
Podem dizer o que quiserem, mas estou certo que o dinheiro destes anúncios vai na sua esmagadora parte directo para os Canais, e ainda bem! Ninguém quer ver os canais de TV nacionais cair.

A meu ver não ganham dinheiro comigo, bem podem colocar 1h de anúncios que são ignorados, aproveito e faço algo em casa, vou buscar um copo de água ou comida.
Não é por X anuncio que vou comprar o produto x da empresa y.

Em relação à vodafone foram retirados mas já estão a avançar de novo porque em certas box ainda aparecem
Tive acesso a uma pequena da meo e também já tem
na NOS as mais recentes já tem
 
Pessoalmente não vejo grande inconveniente nos anúncios, todos os canais disponíveis na BOX sempre tiveram publicidade na emissão, mesmo se tratando de um serviço pago, e sabemos que são esses anúncios que permitem sustentar esses canais e não o dinheiro da nossa mensalidade de telecomunicações. A partir do momento que os operadores inventam e generalizam as gravações todos conseguimos passar à frente a publicidade e esta perde valor, não é à toa que os canais nacionais estão a passar por tantas dificuldades .
Podem dizer o que quiserem, mas estou certo que o dinheiro destes anúncios vai na sua esmagadora parte directo para os Canais, e ainda bem! Ninguém quer ver os canais de TV nacionais cair.
o problema não é so os anuncios, é a forma como foi feito, à calada, sem avisar os clientes . Publicidades na emissão posso avançar para frente, tenho controlo sobre o anuncio, na forma como está no inicio da gravação, não posso avançar para frete. Se os canais nacionais estão a passar por dificuldades, a culpa é toda deles, programas sem interesse nenhum, sempre a mesma coisa, à hora do 12h00 por exemplo os 2 assuntos de conversa são sempre os mesmos, abuso sexual e violência domestica, na sic em particular é diariamente, e a tvi não passa ao lado. depois é so novelas futebol e programas ligue 760€€€€€€ e ganhe €. Maravilha de programação.
 
Última edição:
Pessoalmente não vejo grande inconveniente nos anúncios, todos os canais disponíveis na BOX sempre tiveram publicidade na emissão, mesmo se tratando de um serviço pago, e sabemos que são esses anúncios que permitem sustentar esses canais e não o dinheiro da nossa mensalidade de telecomunicações. A partir do momento que os operadores inventam e generalizam as gravações todos conseguimos passar à frente a publicidade e esta perde valor, não é à toa que os canais nacionais estão a passar por tantas dificuldades .
Podem dizer o que quiserem, mas estou certo que o dinheiro destes anúncios vai na sua esmagadora parte directo para os Canais, e ainda bem! Ninguém quer ver os canais de TV nacionais cair.

Como não sou acionista em nenhum dos canais privados, só posso encarar este tema como cliente e como tal acho que até pago bastante acima da maioria dos europeus para ainda ter que levar com publicidade extra.
 
Como não sou acionista em nenhum dos canais privados, só posso encarar este tema como cliente e como tal acho que até pago bastante acima da maioria dos europeus para ainda ter que levar com publicidade extra.
e paga todos meses 3,02 € taxa audiovisual na factura electricidade.
 
Pessoalmente não vejo grande inconveniente nos anúncios, todos os canais disponíveis na BOX sempre tiveram publicidade na emissão, mesmo se tratando de um serviço pago, e sabemos que são esses anúncios que permitem sustentar esses canais e não o dinheiro da nossa mensalidade de telecomunicações. A partir do momento que os operadores inventam e generalizam as gravações todos conseguimos passar à frente a publicidade e esta perde valor, não é à toa que os canais nacionais estão a passar por tantas dificuldades .
Podem dizer o que quiserem, mas estou certo que o dinheiro destes anúncios vai na sua esmagadora parte directo para os Canais, e ainda bem! Ninguém quer ver os canais de TV nacionais cair.
É preciso pagar os ordenados e as contratações milionárias das "figuras incontornáveis" da televisão como Cristinas Ferreiras, Claudios Ramos e da qualidade questionável da programação dos canais generalistas nacionais e não só!

"Não gostas, não és obrigado a ver" mas sou obrigado a pagar?
Sério?

Não vês inconveniente em pagar para ver publicidade?
Não vês inconveniente em gastar tempo da tua vida a ver publicidade, e pagar por isso?
Que tens tu a ganhar com isso?

Se a publicidade paga ordenados porque não paga ou ajuda a pagar também o serviço?

Pago por 200 canais que na sua maioria é lixo ou apresenta 99% de conteúdo de lixo quando preferia pagar por conteúdo específico e orientado a mim, e a MEO vai passar a me fornecer "inteligentemente" publicidade quando deveria o fazer em conteúdo.

Publicidade não é conteúdo e deve servir para nos oferecer melhor conteúdo.

Publicidade passou a ser um negócio dentro de todos os negócios e seria de bom tom que quem paga por um serviço e seja presenteado com publicidade que tenha benefícios visíveis.



 
Última edição:
o problema não é so os anuncios, é a forma como foi feito, à calada, sem avisar os clientes . Publicidades na emissão posso avançar para frente, tenho controlo sobre o anuncio, na forma como está no inicio da gravação, não posso avançar para frete. Se os canais nacionais estão a passar por dificuldades, a culpa é toda deles, programas sem interesse nenhum, sempre a mesma coisa, à hora do 12h00 por exemplo os 2 assuntos de conversa são sempre os mesmos, abuso sexual e violência domestica, na sic em particular é diariamente, e a tvi não passa ao lado. depois é so novelas futebol e programas ligue 760€€€€€€ e ganhe €. Maravilha de programação.

Ora ai está, embora na noticia refira que a Meo já está avisar os seus clientes ( eu até agora não recebi nenhum aviso deste tipo).
Epá, sinceramente acho ambiguo, 30 segundos não é nada, mas por outro lado é daquelas coisas perfeitamente dispensáveis.
Se bem que no meo kanal, já havia isso, e o pessoal parecia ser mais tolerante a isso.
 
Ora ai está, embora na noticia refira que a Meo já está avisar os seus clientes ( eu até agora não recebi nenhum aviso deste tipo).
Epá, sinceramente acho ambiguo, 30 segundos não é nada, mas por outro lado é daquelas coisas perfeitamente dispensáveis.
Se bem que no meo kanal, já havia isso, e o pessoal parecia ser mais tolerante a isso.
estão avisar os cliente com a mensagem que aparece na imagem ao tentar ver uma gravação. avisar depois de implementar uma alteração ao serviço, não conta....
 
A resposta oficial da MEO à reclamação:
"As gravações automáticas não são um serviço que esteja no contrato do cliente, mas sim uma funcionalidade "extra", e como tal o departamento juridico concluiu que não é necessário o pré-aviso de 30 dias para alterações das condições contratuais."
 
estão avisar os cliente com a mensagem que aparece na imagem ao tentar ver uma gravação. avisar depois de implementar uma alteração ao serviço, não conta....

Pois assim, eu estava a pensar que esse aviso vinha ou nas facturas ou mandavam um sms.

A resposta oficial da MEO à reclamação:
"As gravações automáticas não são um serviço que esteja no contrato do cliente, mas sim uma funcionalidade "extra", e como tal o departamento juridico concluiu que não é necessário o pré-aviso de 30 dias para alterações das condições contratuais."

Resta agora saber se esse serviço está incluido no pagamento. Pode não estar especifico na factura, mas o custo das gravações automáticas pode estar diluido no custo do pacote base, por exemplo. Penso que o melhor é "bombardear" a DECO e ANACOM com reclamações.

Se tiver de ver 30 segundos de um anuncio para continuar a poder passar 45 mins de intervalos, do mal o menos.

Lá está, dai ter dito que é ambiguo. Porque por um lado tens razão, mas por outro também chega uma altura que chateia.
Eu ultimamente não tenho visto muita tv, e era um serviço que usava com alguma frequência, ver um dois episódios ainda é capaz de ser tolerante. Agora se quiseres ver mais e levar sempre com esses anuncios é chato.
 
"Gravações automáticas de Meo, Nos e Vodafone vão passar a ter 30 segundos de publicidade



As gravações automáticas de canais de TV vão passar a ter anúncios de 30 segundos. A iniciativa junta as três maiores operadoras e a Accenture e deverá começar a expandir-se gradualmente, no início da próxima semana

Os três maiores operadores de TV paga vão passar a inserir 30 segundos de publicidade como condição de acesso às gravações automáticas de diferentes canais. A inserção de anúncios publicitários vai ser feita gradualmente, tendo em conta os modelos de boxes que existem nas casas dos consumidores e o número de canais de TV que aderirem a esta iniciativa, que conta com o suporte da Accenture. Meo, Nos e Vodafone informam que a iniciativa começa a produzir efeito a partir de 17 de agosto.

Os anúncios estão integrados nas gravações automáticas e os consumidores apenas poderão decidir se preferem publicidade genérica ou personalizada.

Contactados pelo Expresso, os operadores recordam que a iniciativa pretende seguir as tendências de outros países que já exploram a publicidade de gravações automáticas. Os operadores disponibilizam a ferramenta, mas a inserção de anúncios nas gravações automáticas será decidida pelos canais, que são os detentores dos direitos de transmissão e exploração comercial dos conteúdos. E, por isso, a inserção de publicidade deverá contemplar uma repartição de receitas entre canais (que deverão ficar com a maior fatia), operadores, Accenture e agências especializadas na inserção da publicidade.

Os denominados canais over the top (como o Netflix e o HBO, entre outros) não serão abrangidos por esta iniciativa – até porque a lógica de gravações automáticas não se aplica a este tipo de serviços.

A publicidade só é inserida em gravações automáticas dos canais aderentes a esta iniciativa. Até à publicação deste texto, Meo, Nos e Vodafone não indicaram quantos canais de TV aderiram à nova modalidade de publicidade. E nenhum dos operadores refere se há intenção de inserir igualmente publicidade nas populares funcionalidades de “andar para trás” e “andar para a frente” que hoje são disponibilizadas nas emissões em direto na larga maioria dos canais de TV.

Apesar de ser um requisito indispensável para aceder às gravações automáticas dos canais aderentes, os operadores reiteram que, pelo menos nesta primeira fase, os anúncios pretendem ser o menos intrusivos possível.

“A publicidade será inserida num espaço que ainda não estava a ser utilizado para fins publicitários. Este novo modelo foi desenhado com a preocupação de não ser um formato intrusivo para o telespetador. Na prática, os utilizadores passam a visualizar um pequeno anúncio até 30 segundos antes de algumas gravações, estando previsto, nesta fase inicial, que isso aconteça uma vez a cada dois dias”, refere a Vodafone, numa resposta por e-mail para o Expresso.

A Meo também confirma que os anúncios serão inseridos no ínício da sessão das gravações automáticas. Cada anúncio terá 30 segundos de duração. Nem todos os canais ou sessões gravadas serão alvo de publicidade e "serão sempre respeitados períodos de guarda que salvaguardem a boa experiencia o cliente", garante a Altice.

A Nos não refere a periodicidade da inserção dos anúncios de 30 segundos, mas promete uma “boa experiência de utilização”.

“À semelhança do que se verifica nos restantes formatos de publicidade em televisão, não existe forma de excluir a publicidade da programação. O que este novo modelo traz de diferente é a possibilidade de a publicidade ser segmentada consoante o perfil e preferências televisivas de cada utilizador. O cliente terá sempre a opção de escolher entre publicidade personalizada ou genérica”, acrescenta a Nos, por e-mail.

A inserção de publicidade tem como propósito compensar os canais de TV pela migração dos telespetadores para as emissões gravadas em detrimento das denominadas emissões lineares, que seguem os horários de transmissão. O novo espaço publicitário terá assim a função de criar uma fonte de receita aos anúncios inseridos nas emissões lineares que passaram a ser facilmente evitados pelos telespetadores através das funcionalidades que "andam para a frente" nas gravações automáticas.

"Com esta evolução de tendências, surgiu uma necessidade de adaptação dos modelos de negócio que garantam o investimento contínuo dos canais, para manterem a produção de conteúdos de qualidade e a preservação da diversidade. Os tradicionais anúncios publicitários que sempre fizeram parte do consumo de conteúdos de televisão linear, são fundamentais para a viabilização do modelo económico que permite aos canais manterem investimento em conteúdos, pelo que se torna premente a adoção de novas práticas que permitam dar resposta a esta necessidade, adaptada à nova realidade", explica a Altice quando questionada pelo Expresso.

O novo espaço publicitário só arranca a 17 de agosto, mas a Meo já começou a enviar alertas a quem acede às gravações automáticas, relativamente à alteração de termos e condições contratuais e para a necessidade de dar o consentimento para a nova versão das gravações automáticas com publicidade.

A Altice explica que essas alterações contratuais dizem apenas respeito à inserção de publicidade nas gravações automáticas - e por isso não deverão ser interpretadas como uma alteração ao contrato do serviço de telecomunicações na sua totalidade. Nesses alertas, a Meo informa ainda que os dados relacionados os hábitos de visualização de TV dos telespectadores que enveredarem pela publicidade personalizada poderão ser alvo de análise. A operadora garante que os dados são devidamente anonimizados e eliminados depois de analisados que e não há partilha dessa informação com os operadores concorrentes."

In:https://expresso.pt/economia/2020-0...e-vao-passar-a-ter-30-segundos-de-publicidade
 
Nesses alertas, a Meo informa ainda que os dados relacionados os hábitos de visualização de TV dos telespectadores que enveredarem pela publicidade personalizada poderão ser alvo de análise. A operadora garante que os dados são devidamente anonimizados e eliminados depois de analisados

A questão é "analisados" por quem e de que forma são "anonimizados". Esperemos para ver a política de privacidade desta "funcionalidade extra". O GDPR é muito apertado sobre a recolha, tratamento e cedência a terceiros de informações privadas e as infrações custam bem caro.

e não há partilha dessa informação com os operadores concorrentes."

Leia-se: a Vodafone não vai ter acesso aos dados dos clientes do Meo. Ufaaa! Assim parece que só a SIC, TVI, CMTV, canais religiosos e todos os outros (canais, firmas de consultoria, estudos de mercado, etc) que aderirem vão saber que tipos de conteúdos nós consumimos.
 
Back
Topo