Hardware iMac 27" (2020)

O que posso dizer é que até há data em workloads de trabalho com tudo ligado, VM Windows e por cima ainda uma zoom call e builds e screenshares á mistura as ventoinhas não se ouvem. Se calhar nem deve ter :)

A editar fotos da Fuji XT3 no LR ou PSP também nada.

Não jogo no PC pelo que ainda não experimentei jogos. Tipicamente uso a PS para isso ligado ao monitor central.

PS: não experimentei cinebechs ou geekbench ... creio que não vou experimentar. A não ser que detecte algo fora do que estaria á espera
 
Última edição:
E neste 2020 faz ainda melhor.

A solução de refrigeração é exactamente a mesma aplicada no iMac 2019, que usava um SKU com base no 9900K a 95W (TDP PL1) e uma Radeon Pro 580X que oscila entre 150-180W. No iMac 2020 passaram a usar um SKU com base no 10900K com um TDP a 125W (PL1) (portanto mais 30W, maioritariamente devido aos +2 cores e manutenção da mesma litografia) e uma 5700 XT que oscila entre os 180-220W (+~30W). Portanto temos mais 60W para dissipar mantendo o mesmo conjunto. Acho dúbia a tua afirmação @Trance.

No 2020, não só usa o recomendado 125W, em determinadas situações como vais aos 150W quando necessário em single monitor.

O TDP PL2 é o valor de pico (cerca de +25%, ou seja PL1 * 1.25), que são esses ~150W que observas. Está na documentação da Intel e representa o comportamento standard:

  • PL1 = TDP
  • PL2 = TDP * 1.25
  • Tau = 8 seconds

Jc6uHoU.png


Em multi monitor limita não o CPU mas os tweeks que usa.

Trigger um TDP-down (95W no caso do 10900K que lhe serve de base) é efectivamente limitar o CPU. É literalmente isto.

Do teu texto pode-se ficar com duas impressões. Ou é uma equipamento mal desenhado para o efeito ou um equipamento que no teu intender poderia mesmo assim ser melhorado não alterando o conceito AllInOne.

Fico assim mais com a segunda impressão. Dentro dos AllInOnes este é sem dúvida o mais bem desenhado e equilibrado a todos os níveis no mercado. Com performance comparável ou superior a muitas torres de prateleira com o mesmo CPU.

Um pouco de ambos. Correndo o risco de me repetir, todo aquele espaço interno vago poderia facilmente e com pouco impacto no custo final, acomodar um set de fans duplo e/ou de maior diâmetro (ver imagem das fans do iMac Pro abaixo numa sobreposição com o iMac 2020) com aumentos no CFM sem necessariamente aumentar o impacto em termos de ruído. Talvez por este representar o fim de linha deste design, ou então por puro oversight (ou o inverso, calculado em jeito de upsell: Just enough - want a more robust/sustained solution - buy Pro, não seria inédito) como fizeram com a solução de arrefecimento do MacBook Air recente.

Mas nem tudo é mau. Apesar do design reciclado e algo datado, herda coisas como acesso fácil as slots de RAM (que vão indubitavelmente desaparecer na próxima iteração). Simplesmente podiam muito facilmente ter feito melhor no campo que mencionei (dois USD de plástico/brushless motor num produto de baixo volume como este, dificilmente causariam qualquer impacto no cash flow).

yZYPMW8.png
 
Eu não disse é não está nas specs atingir picos de 150W, disse o recomendado. Também não disse que não poderiam ter melhorado aqui e acolá, só vendo e fazendo testes.

O que discordo é que tenham feito um mau trabalho. Discordo com #o nem tudo é mau#. Discordo com o teres dito que é um Desktop com os mesmo handicaps de um portátil.

Não estou a afirmar specs, estou a constatar com quem usou um e outro ... Outra coisa é dizer que algumas coisas poderiam ser melhor aí concordaria.

Vejamos, o facto de ter removido obstáculos á refrigeração, o que indicas como espaço vazio, ajuda também a dissipação de calor. Isto é, ao removerem elementos melhoram a refrigeração neste caso concreto. Colocar mais um vent ... teria que testar ... alteraria a circulação de ar.

O Mac Pro não tem apenas mais uma vent .. tem mais material para moldar os canais de circulação de ar de forma mais eficiente tendo em conta duas vents. Além de mais alguns heatsinks.

imac-pro-back-internals.jpg


Possivelmente para conseguirem manter Watts máximos constantes para todos os componentes teriam que abandonar o AllInOne ... creio.
 
Última edição:
Eu não disse é não está nas specs atingir picos de 150W, disse o recomendado. Também não disse que não poderiam ter melhorado aqui e acolá, só vendo e fazendo testes.
[]
Possivelmente para conseguirem manter Watts máximos constantes para todos os componentes teriam que abandonar o AllInOne ... creio.

Esse valor de PL2 para um SKU com base no 10900K encontra-se abaixo da tabela. PL2 pode ser configurado até 250W com um Tau máximo de 56s.

CyAIiK5.png


A manutenção desse valor depende dos limites inerentes à capacidade de dissipação especificamente usada e/ou limites de power delivery pelo subsistema de alimentação. Se me referes que o iMac está a usar um TDP-down de 95W em situações de load simultâneo com o GPU, está efectivamente a limitar o desempenho de um de modo a acomodar o aumento térmico do outro, perante as incapacidades que referi.

A solução não tem que obrigatoriamente passar pela rotulagem de inapto neste form factor, como queres fazer crer nas tuas intervenções. Há espaço, aumentar os CFM seria uma ideia barata e que não significa necessariamente aumentar o ruído. Essa simples solução poderia significar a manutenção do PL1 VS situação de TDP-down que referes.

Discordo com o teres dito que é um Desktop com os mesmo handicaps de um portátil

Apesar da ligeira distorção da tua parte (ver https://forum.zwame.pt/threads/imac-27-2020.1053595/page-2#post-16626346) pois unicamente enalteci que representavam desvantagens thermal/power limited tipicamente associadas a laptops, se isto que referi não é de certo modo uma manifestação típica de um desenho onde concessões são tomadas, sinceramente não sei o que será.
 
Olá @cuiver

Mas essa não é uma desvantagem especifica dos portáteis.

Repara os modernos CPUs Intel quando chegam a determinada temperatura reduzem a velocidade de relógio automaticamente. Tipicamente de forma agressiva. Isto mesmo nos Desktops.

Tipicamente quem cria um DIY Desktop procura uma boa caixa, coloca uma boa motherboard, vais buscar CPU, uma boa fonte e ... umas ventes maiores possíveis ... Monta aquilo, faz uns stress tests e deixa que o CPU GPU façam a gestão conforme as temps lidas. Quando se chega a temps mais altas, das duas uma, ou RPM das vents ou fazem underclocking. O underclocking é uma solução ok, mas que pode por exemplo induzir a skip frames.

Como o Linus observou aqui a coisa funciona com outro vector. Os Mac têm uma unidade para lidar com as temps para lá do CPU ou GPU. Está unidade em vez de esperar que o CPU faça underclocking, usa outra arma, dá mais ou menos power, conseguindo mesmo assim manter a velocidade recomendada durante bastante tempo.

O vídeos que partilhei, do Linus e este último, explicam isso. Isto é, menos power não implica logo logo menos potencia ... há aqui engenharia da Apple para evitar este efeito colateral típico numa construção padrão.

Daí os vídeos esses reviewers terem salientado este fenómeno ... menos power consumption sustentado mesmo assim frequências altas quando num PC padrão daria logo mais power consumption 200Watts contra 140W-160W

A questão da ligação a monitores externos, o aumento de consumo, resulta do uso da Radeon. Que também acontece com o PC. Isto é coisa que se resolveria com uso de uma NVidia possivelmente pro que li.

O @JPgod tem razão. Um iMac consegue suster velocidade de CPU próximo dos valores da caixa, por exemplo para compilar durante meia hora. Mas um PC bem feito, que não é aquilo que tipicamente se encontra na prateleira (Alienware, Pro Art, HP Envy’s is coisas mais), consegues durante 4 horas ou mais.

Por exemplo, se queres fazer renders que demorem horas a processar, modelos matemáticos ... o iMac não é uma boa solução. Compra um Desktop PC ... mas cuidado.

No entanto quem tem workloads que precise dessa velocidade até cerca de meia hora de processamento, aquilo que se verificou é que acaba por ter resultados equivalentes ou melhores ...

Meia hora pode ser muito tempo, para mim é. Da por exemplo para compilar o Firefox em 4 minutos e muito mais coisas e que o fez mais rápido que um PC com o mesmo CPU por alguma razão.

Em suma, concordo contigo quando dizes que parece que poderiam ter feito algo mais na refrigeração o que poderia conduzir a resultado melhor tendo em conta o form factor. Mas não concordo com a conclusão a que chegas. Porque a forma a que chegas, apesar de ser simples, não tem conta algumas coisas partilhadas neste contexto.

Vê as coisas assim. Um portátil não é mais que um desktop mais pequeno (ok tem a bateria a chatear). Se vires as coisas assim, não há nada de específico do portátil que não encontres em qualquer Desktop. Há Desktops de tamanhos vários.

Quanto maior for a caixa, quando bem feito, rendimentos mais elevados consegues tirar com menos desgaste ... e mais consumo.

A boa engenharia nota-se quando desktop em caixas mais pequenas (incluindo portáteis) conseguem rendimentos iguais ou superiores e consumos inferiors quando comparado prática com outras soluções em caixas maiores. O que é ocaso. O bom ou mau trabalho neste contexto nota-se aí. Quando muito bem feito parece desafiar as leis da física, ou batota ... quando na verdade este parecer não passa de assumpcoes incompletas.

Daí as reviews serem tão positivas a esta solução. No entanto é preciso perceber o contexto ... sempre.

Vamos ver o que conseguem fazer quando controlarem o SOC do Mac. Ainda têm que pelar uns anitos no Desktop ... ou não ...

Fica bem.
 
Última edição:
Um update ... já estive bastante tempo com ele a fazer de tudo ... menos jogar ainda. Maquinão! Silencioso, tem corrido tudo e mais alguma coisa sem qualquer soluço ou falta de performance ... A VM windows parece que estou mesmo numa máquina Windows dedicada a desenvolvimento ... tudo muito bom.

Como tenho vários monitores estou sempre com mais de uma dezena abertas a trabalhar constantemente como se nada fosse:

- Parallels VM Windows 10
- Slack
- Zoom por vezes em sessão com partilha de ecrã / Team meetings
- VS Code & Running Debug mode Webserver
- Spark / Mail
- ZSH Terminal / SSH Tunnel Watch Running
- Notes
- Messages
- Apple Music / Música ambiente
- Transmit
- Tower
- Chrome/Debug
- Safari/Debug
- FireFox/Debug
- IE Debug na VM
- Electron Console Debug mode.
- iPhone Emulator

Tantos browsers abertos dá jeito. Basicamente altera-se código no VS Code, Save ... e todos os browser refrescam em simultâneo. Óptimo para testar incompatibilidades.

Como disse, silêncio ... nice.

Não conseguia fazer isto com o MBP 16” sendo que esta máquina foi mais barata em 100 paus.

PS: Como faço Street Photography amadora para aliviar stress e uso o LR ... por vezes sem fechar nada do acima enumerado ... e ... também se abrandamentos ou aquecimentos que ponham as vents a bombar para lá do silencioso.

Sei que não tem nada a haver mas aqui uma foto editada no LR neste Mac ... :)

COVID Street ...

119086850_2757024564541055_4760967727732898695_o.jpg
 
Última edição:
Ola @Trance,

Comprei um PC destes agora e ao utilizar o teclado que vem na caixa ele às vezes freeza e depois escreve o que tínhamos teclado quando estava "parado".

Tens conhecimento de algum bug com periféricos sem fios?
 
Isso nunca me aconteceu.

Experimenta desemparelhar e voltar a emparelhar.

Se não resultar, contacta o suporte da Apple diretamente. Não é normal.
 
Back
Topo