Blue Screens Diários

Nuno A.

Power Member
Bom dia,

Há cerca de 1 semana tenho tido blue screens diários. Tenho o Windows 10 Pro 2004 19042.508.

Estou ou a mexer no browser (Edge) ou a ver filmes (KMplayer) ou a jogar. O bluscreen é aleatório, mas antes disto em vários anos penso que nunca aconteceu.
Estou a desconfiar que é da versão.

Alguém com problemas semelhantes?
Algo que possa fazer para resolver?

Muito obrigado desde já.
 
Também pode ajudar saber se houve alguma alteração de hardware ou se instalaste algum software recentemente que posso justificar esses erros, de resto e como já foi dito, sem código de erro é complicado
 
Muito obrigado pelas respostas. Fui ao Event Viewer e nessa hora detetou 3 erros.

O primeiro:
- <Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
- <System>
<Provider Name="EventLog" />
<EventID Qualifiers="32768">6008</EventID>
<Version>0</Version>
<Level>2</Level>
<Task>0</Task>
<Opcode>0</Opcode>
<Keywords>0x80000000000000</Keywords>
<TimeCreated SystemTime="2020-09-16T20:20:31.0697833Z" />
<EventRecordID>5384</EventRecordID>
<Correlation />
<Execution ProcessID="0" ThreadID="0" />
<Channel>System</Channel>
<Computer>DESKTOP-48CS6F3</Computer>
<Security />
</System>
- <EventData>
<Data>17:29:04</Data>
<Data>‎16/‎09/‎2020</Data>
<Data />
<Data />
<Data>45268</Data>
<Data />
<Data />
<Binary>E40709000300100011001D000400B001E40709000300100010001D000400B001201C00003C00000001000000201C000001000000100E00000000000000000000</Binary>
</EventData>
</Event>

O segundo:

- <Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
- <System>
<Provider Name="Microsoft-Windows-Kernel-Power" Guid="{331c3b3a-2005-44c2-ac5e-77220c37d6b4}" />
<EventID>41</EventID>
<Version>8</Version>
<Level>1</Level>
<Task>63</Task>
<Opcode>0</Opcode>
<Keywords>0x8000400000000002</Keywords>
<TimeCreated SystemTime="2020-09-16T20:20:26.5161536Z" />
<EventRecordID>5394</EventRecordID>
<Correlation />
<Execution ProcessID="4" ThreadID="8" />
<Channel>System</Channel>
<Computer>DESKTOP-48CS6F3</Computer>
<Security UserID="S-1-5-18" />
</System>
- <EventData>
<Data Name="BugcheckCode">209</Data>
<Data Name="BugcheckParameter1">0x10</Data>
<Data Name="BugcheckParameter2">0x2</Data>
<Data Name="BugcheckParameter3">0x0</Data>
<Data Name="BugcheckParameter4">0xfffff802167a34c6</Data>
<Data Name="SleepInProgress">0</Data>
<Data Name="PowerButtonTimestamp">0</Data>
<Data Name="BootAppStatus">0</Data>
<Data Name="Checkpoint">0</Data>
<Data Name="ConnectedStandbyInProgress">false</Data>
<Data Name="SystemSleepTransitionsToOn">3</Data>
<Data Name="CsEntryScenarioInstanceId">0</Data>
<Data Name="BugcheckInfoFromEFI">false</Data>
<Data Name="CheckpointStatus">0</Data>
<Data Name="CsEntryScenarioInstanceIdV2">0</Data>
<Data Name="LongPowerButtonPressDetected">false</Data>
</EventData>
</Event>

O Terceiro:

- <Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
- <System>
<Provider Name="Microsoft-Windows-Eventlog" Guid="{fc65ddd8-d6ef-4962-83d5-6e5cfe9ce148}" />
<EventID>1101</EventID>
<Version>0</Version>
<Level>2</Level>
<Task>101</Task>
<Opcode>0</Opcode>
<Keywords>0x4020000000000000</Keywords>
<TimeCreated SystemTime="2020-09-16T20:20:31.1479130Z" />
<EventRecordID>49544</EventRecordID>
<Correlation />
<Execution ProcessID="1572" ThreadID="2228" />
<Channel>Security</Channel>
<Computer>DESKTOP-48CS6F3</Computer>
<Security />
</System>
- <UserData>
- <AuditEventsDropped xmlns="http://manifests.microsoft.com/win/2004/08/windows/eventlog">
<Reason>0</Reason>
</AuditEventsDropped>
</UserData>
</Event>


Não sei se ajuda.
Não fiz mudanças recente de hardware. Recentemente foi mesmo só a atualização 2004.
Peço desculpa, não percebo nada disto.

EDIT: Acho que é mesmo este erro (no texto em cima, é o segundo):
ahahhahh.png
 
Pelo meu conhecimento limitado e acesso limitado isso parece ser um problema de drivers, parece teres algum conflito que pode mesmo ter sido causado pelo update 2004 (Já ouvi historias de terror deste update).
Não tinhas problemas nenhuns antes do update nem mexeste fisicamente no pc?

Tenta actualizar tudo que é driver no teu pc, pelo device manager ou algum software, faz scan de virus com o Malwarebytes e em ultimo recurso podes reinstalar o Windows que deverá resolver qualquer problema/conflito se não for problema de hardware.

boa sorte.
 
Pelo meu conhecimento limitado e acesso limitado isso parece ser um problema de drivers, parece teres algum conflito que pode mesmo ter sido causado pelo update 2004 (Já ouvi historias de terror deste update).
Não tinhas problemas nenhuns antes do update nem mexeste fisicamente no pc?

Tenta actualizar tudo que é driver no teu pc, pelo device manager ou algum software, faz scan de virus com o Malwarebytes e em ultimo recurso podes reinstalar o Windows que deverá resolver qualquer problema/conflito se não for problema de hardware.

boa sorte.

Muito obrigado. Zero problemas antes da atualização (Se em quase 1 ano tive 1 BSOD foi muito). Não mexi no hardware.
Muito obrigado uma vez mais. Vou mexer nisto!
 
Se em quase 1 ano tive 1 BSOD foi muito)

Isso é uma boa pista porque um sistema 100% estavel nunca vai ter sequer 1 bsod o que me faz querer que o sistema nunca teve estavel e que o ultimo update só intensificou o problema e não é a causa dele.

Tens algum tipo de OC? XMP activo?

Já agora quais sao as specs completas to sistema? PSU incluida.
 
Segundo se diz, muitos dos problemas com estas atualizações do Windows estão relacionadas com drivers de chipset antigos da AMD. Com a Intel, a atualização é feita mais frequentemente via Windows update, mas com a AMD é necessário estar atento e ir fazendo as atualizações manualmente.

 
Segundo se diz, muitos dos problemas com estas atualizações do Windows estão relacionadas com drivers de chipset antigos da AMD. Com a Intel, a atualização é feita mais frequentemente via Windows update, mas com a AMD é necessário estar atento e ir fazendo as atualizações manualmente.


Muito obrigado. Pode ter sido isso!

boas.estou com o mesmo erro desde a actualizacao.conseguiste resolver?obrigado

Ora bem, o que eu fiz foi instalar os drivers mais recentes da AMD (saíram ontem) e fiz de forma a resetar as informações de fábrica.
Depois desinstalei todos os Microsoft C++, e reinstalei o mais recente.
Depois fiz download do Driver Boost e atualizei os drivers todos que aquilo me disse.

Para já ainda não tive, mas os outros que tive foram aleatórios, vamos ver.
 
Isso é uma boa pista porque um sistema 100% estavel nunca vai ter sequer 1 bsod o que me faz querer que o sistema nunca teve estavel e que o ultimo update só intensificou o problema e não é a causa dele.

Tens algum tipo de OC? XMP activo?

Já agora quais sao as specs completas to sistema? PSU incluida.

Ooops esqueci-me de responder.

Eu acho que em 1 ano posso ter tido 1 BSOD, mas é provável que tenha sido zero mesmo.
Não tenho OC. XMP não sei o que é lol
Sistema:
Motherboard ATX Asus ROG Strix B450-F Gaming
Processador AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.2GHz 36MB SktAM4
Memória RAM Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta
Disco Rígido 3.5" Western Digital Blue 4TB 5400RPM 64MB SATA III
SSD M.2 2280 Western Digital Black SN750 500GB 3D NAND NVMe
Disco Rígido 3.5" Western Digital Blue 1TB 7200RPM 64MB SATA III
Fonte de Alimentação Seasonic Core GM 650W Semi Modular 80PLUS Gold
Caixa ATX Nox Hummer ZX com Janela Preta
Placa Gráfica Sapphire Radeon RX 5700 XT Pulse 8GB
 
Ooops esqueci-me de responder.

Eu acho que em 1 ano posso ter tido 1 BSOD, mas é provável que tenha sido zero mesmo.
Não tenho OC. XMP não sei o que é lol
Sistema:
Motherboard ATX Asus ROG Strix B450-F Gaming
Processador AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.2GHz 36MB SktAM4
Memória RAM Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta
Disco Rígido 3.5" Western Digital Blue 4TB 5400RPM 64MB SATA III
SSD M.2 2280 Western Digital Black SN750 500GB 3D NAND NVMe
Disco Rígido 3.5" Western Digital Blue 1TB 7200RPM 64MB SATA III
Fonte de Alimentação Seasonic Core GM 650W Semi Modular 80PLUS Gold
Caixa ATX Nox Hummer ZX com Janela Preta
Placa Gráfica Sapphire Radeon RX 5700 XT Pulse 8GB


Depois do troubleshoot todo resolveste o problema ou ainda tens blue screens?

Também se pode descartar a PSU porque a Seasonic Core 650W é das melhores fontes que dinheiro pode comprar.
 
Depois do troubleshoot todo resolveste o problema ou ainda tens blue screens?

Também se pode descartar a PSU porque a Seasonic Core 650W é das melhores fontes que dinheiro pode comprar.

Até agora não tive mais BSOD. Tive apenas um crash com reinício, mas estava a jogar Assassins Creed Odyssey (que com o denuvo e aquilo tudo por vezes tem crashs e reinicia-me o PC - mas sempre sem BSOD).
A aguardar.
Muito obrigado pela ajuda.
 
Ora, voltei hoje a ter um BSOD. O último foi à data de abertura do tópico.

O agent viewer da-te o mesmo tipo de erro(s)?

Antes de seguires em frente a repor o PC, tendo em conta a tua gráfica (Teve vários problemas de drivers no passado, tem uma reputação já) também te sugeria desinstalar a driver com DDU em modo de segurança (não é completamente necessário ser em modo segurança mas é recomendado) e fazer uma instalação fresca da driver se ainda não o fizeste, o update 2004 do windows adicionou "agendamento de GPU acelerada por hardware" ao OS e isso pode ter dado um conflito que te está a criar problemas.

Como isto é uma feature muito nova também de aconselho a desligar para evitar conflitos: Definições de visualização> Ecra>Definicoes graficos (scroll down)>Agendamento da gpu acelerada por hardware>off

Se nada disto funcionar o que te sugeria apesar de ser chato é repor o windows, ainda para mais dizes que foi depois do update 2004 que começam os problemas, é o próximo passo logico nesta situação.


Boa sorte.
 
O agent viewer da-te o mesmo tipo de erro(s)?

Antes de seguires em frente a repor o PC, tendo em conta a tua gráfica (Teve vários problemas de drivers no passado, tem uma reputação já) também te sugeria desinstalar a driver com DDU em modo de segurança (não é completamente necessário ser em modo segurança mas é recomendado) e fazer uma instalação fresca da driver se ainda não o fizeste, o update 2004 do windows adicionou "agendamento de GPU acelerada por hardware" ao OS e isso pode ter dado um conflito que te está a criar problemas.

Como isto é uma feature muito nova também de aconselho a desligar para evitar conflitos: Definições de visualização> Ecra>Definicoes graficos (scroll down)>Agendamento da gpu acelerada por hardware>off

Se nada disto funcionar o que te sugeria apesar de ser chato é repor o windows, ainda para mais dizes que foi depois do update 2004 que começam os problemas, é o próximo passo logico nesta situação.


Boa sorte.

Muito obrigado!

A aceleração por gpu não me aparece essa opção. Será só nvidia?
Vou desinstalar e instalar os drivers e ver como isto corre.
 
Muito obrigado!

A aceleração por gpu não me aparece essa opção. Será só nvidia?
Vou desinstalar e instalar os drivers e ver como isto corre.


Interessante. Devias ter isso com o update 2004 tanto com amd como nvidia.
Do artigo:
This feature is available on Radeon RX 5600 and Radeon RX 5700 series graphics cards.

O que me leva a crer quer realmente algo correu mal no update 2004 na tua maquina o que até é boas noticias porque não é problema de hardware.

EDIT: criei um vídeo para mostrar onde esta a opção caso te tenhas enganado porque é realmente interessante se não a tiveres a opção:

 
Última edição:
Back
Topo