Router MEO FiberGateway

Pessoal alguém sabe se a Meo faz downgrade de firmware ao fibergateway?
Eu juro que já perdi a paciência com tamanha incompetência por parte da Meo, no anterior firmware a porcaria do router não arrancava com os 40mhz mas mudando a configuração e repondo os 40mhz ficava a funcionar até ao reinicio seguinte (mau mas contornavel), quando actualizou reiniciei 3x e os 40mhz mantinham se sempre, muito bom resolveram pensei eu pois então que ainda esta pior agora passa para os 20mhz quando lhe apetece o que ainda é pior do que estava antes, é que Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6 é muito lindo mas eu ainda tenho dispositivos 2.4 e 90 e tal megas é melhor que 35 ou 40.
Alguma ajuda quanto a solução possível para obrigar o desgraçado a manter os 40mhz(já experimentei os canais todos inclusive auto) ou se alguém conseguiu passar a versão anterior?
Cumprimentos
 
Última edição:
Os netgear são alguma coisa de jeito?
também gosto

Dizeres que o FGW é mau e depois indicares estas marcas... O FGW é bastante bom tendo em conta que é um router de operador. Pelo menos é o melhor dos 3 ISP portugueses.

Relativamente a router comprado, Asus não é mau de todo, mas tem de ter atenção a que modelo compram. TP-Link, só switches é que valem apena.
O FGW é um dos piores, o Smart Router da Vodafone consegue ter o dobro e opções personalizáveis.
Um router de operador já devia trazer funções avançadas, vai lá mexer num router de Londres, até alguns já trazem vpn

Os que não desiludem, agora cada um tem de ver o peso na carteira:
Asus ROG Rapture GT-AX11000 Gaming 802.11ax Tri-band Gigabit Wi-Fi 6
TP-Link Archer AX10 AX1500 Dual Band Gigabit Wi-Fi 6
Netgear Nighthawk R7000
Router Xiaomi Mi AIoT AC2350 Smart Gigabit


Pessoal alguém sabe se a Meo faz downgrade de firmware ao fibergateway?
Eu juro que já perdi a paciência com tamanha incompetência por parte da Meo, no anterior firmware a porcaria do router não arrancava com os 40mhz mas mudando a configuração e repondo os 40mhz ficava a funcionar até ao reinicio seguinte (mau mas contornavel), quando actualizou reiniciei 3x e os 40mhz mantinham se sempre, muito bom resolveram pensei eu pois então que ainda esta pior agora passa para os 20mhz quando lhe apetece o que ainda é pior do que estava antes, é que Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6 é muito lindo mas eu ainda tenho dispositivos 2.4 e 90 e tal megas é melhor que 35 ou 40.
Alguma ajuda quanto a solução possível para obrigar o desgraçado a manter os 40mhz(já experimentei os canais todos inclusive auto) ou se alguém conseguiu passar a versão anterior?
Cumprimentos

Bem podes esquecer, eu tive de berrar com eles para colocarem a versão anterior porque tinha a rede aberta.
Esta noite atualizou de novo para 3RGW040A00r060, vamos lá ver se é a mesma porcaria
 
Como por exemplo? Eu gostaria muito de comparar mas o Smart Router 2.0 nem manual de utilizador tem, para melhor que o FGW começa bem :-D
só de dizer que tem uma configuração para wifi básico e avançado vence ao FGW, desligar ipv6 etc

E encontrei o erro da Meo "open by default"

lá vou eu ter as redes abertas dentro de umas horas, aposto que muitas pessoas vão ficar com a rede aberta

Usage:
CONFIG Edit Wireless security Configuration

<MANDATORY>
--wifi-index WiFi Interface Index <0|1>
--wifi-sec-choose-interface Select WiFi Interface to use with Security config <(0)->Main|(1)->Guest1|(2)->Guest2|(3)->Guest3>.

[OPTIONAL]
--wifi-wl-auth-mode Network Authentication <open|shared|radius|wpa|wpa2|wpa2-psk|wpa2-wpa|wpa2-wpa-psk> (open by default)


E mais um erro: O Smart WiFi da fibergateway não é configurável quando a rede se encontra configurada em topologia mesh

Não tenho nada de mesh ligado ao FGW
 
Porque é que eu quereria desligar o IPv6 no router? Quando fui cliente Vodafone queria era ligá-lo e tive de ligar para o apoio técnico (tinha o SR1.0), possivelmente por isso é que colocaram essa opção no SR2.0. No MEO o IPv6 já está ligado por defeito, e quem quer desligá-lo pode fazê-lo no pc.

Quanto às configurações avançadas não sei quais são, não posso falar.

E sobre o "open by default" sinceramente ainda não consegui perceber o que é isso, consegues explicar melhor?
 
Porque é que eu quereria desligar o IPv6 no router? Quando fui cliente Vodafone queria era ligá-lo e tive de ligar para o apoio técnico (tinha o SR1.0), possivelmente por isso é que colocaram essa opção no SR2.0. No MEO o IPv6 já está ligado por defeito, e quem quer desligá-lo pode fazê-lo no pc.

Quanto às configurações avançadas não sei quais são, não posso falar.

E sobre o "open by default" sinceramente ainda não consegui perceber o que é isso, consegues explicar melhor?
Eu também quero sempre ativo, aliás acho que a meo está melhor no ipv6 do que no ipv4

Eu sei por alto, também não estou com o router aqui

"open by default" Significa que as redes do FGW estão abertas por defeito, sem passwords

Mais uma, com esta atualização tenho ping maior e problemas no telefone outra vez
 
"open by default" Significa que as redes do FGW estão abertas por defeito, sem passwords
Como assim?? Isso só pode ser um problema teu, ou dos técnicos que alteraram as tuas definições. Nos restantes clientes (novos e atuais) as redes estão com password (indicada no próprio router). Até se fizeres um reset total das definições, as redes ficam com password. Seria muito polémico, e já se tinha sabido, se as redes do FGW estivessem sem password, que seria...

Reparo que já não dá para separar as redes 2.4g e 5G.
Está sempre com o "band steering" Activo
Se desligares o band steering (ou Smart WiFi) ficas com as duas redes separadas. Eu já tenho o novo firmware e dá para fazer isso.
 
Como assim?? Isso só pode ser um problema teu, ou dos técnicos que alteraram as tuas definições. Nos restantes clientes (novos e atuais) as redes estão com password (indicada no próprio router). Até se fizeres um reset total das definições, as redes ficam com password. Seria muito polémico, e já se tinha sabido, se as redes do FGW estivessem sem password, que seria...


Se desligares o band steering (ou Smart WiFi) ficas com as duas redes separadas. Eu já tenho o novo firmware e dá para fazer isso.

Não é um problema meu, é um problema geral, já confirmado pelo 16209 que só será corrigido na nova atualização, se eu fizer reset no meu fica sem password e não posso colocar segurança na rede, todos os router atualizados têm este problema, uns de uma maneira outros de outra, tudo tem a ver com o TR069 que nem sei para que serve, se desligar a fibra e fizer reset fica com password

Não dá para desligar o band steering (ou Smart WiFi) no meu caso também, diz que tenho uma Mesh ligada
 
Ah ok, entendi. Quanto ao band steering o melhor então é não ativar até ser resolvido o problema.
tenta é não fazer reset e mexer nas definições
para quem tiver o problema do telefone ou ping alto recomendo ligar para lá para fazerem um reset
Nunca mas Nunca façam vocês! Liguei para lá, reset e fizeram-me todas as configurações, desde alterar o nome da rede e password como ativar bridge entre outras coisas
por linha de comandos já não consigo colocar password no meo-wifi e já não desativam
 
Não é um problema meu, é um problema geral, já confirmado pelo 16209 que só será corrigido na nova atualização,


Posso considerar-me um priveligiado então.

No meio dos problemas que tive (já descritos) posso confirmar que a rede manteve a password, mesmo depois de eles fazerem os resets que precisaram para os resolver.
Além disso, a rede Guest que tinha configurado como Opeb, passou a ter password pelo que tive que a abrir outra vez.
 
Posso considerar-me um priveligiado então.

No meio dos problemas que tive (já descritos) posso confirmar que a rede manteve a password, mesmo depois de eles fazerem os resets que precisaram para os resolver.
Além disso, a rede Guest que tinha configurado como Opeb, passou a ter password pelo que tive que a abrir outra vez.
Tens bridge e o ip do router alterado?
é um conjunto de definições que fazem o problema

E já tenho password no meo-wifi!
 
O FGW é um dos piores, o Smart Router da Vodafone consegue ter o dobro e opções personalizáveis.
Um router de operador já devia trazer funções avançadas, vai lá mexer num router de Londres, até alguns já trazem vpn
Isso é muito giro, mas para isso compro um router decente, o FGW é bom sendo plug&play e tem bom alcance WiFi. O Smart Router nunca usei pessoalmente (a nova versão).

Os que não desiludem, agora cada um tem de ver o peso na carteira:
Asus ROG Rapture GT-AX11000 Gaming 802.11ax Tri-band Gigabit Wi-Fi 6
TP-Link Archer AX10 AX1500 Dual Band Gigabit Wi-Fi 6
Netgear Nighthawk R7000
Router Xiaomi Mi AIoT AC2350 Smart Gigabit
Isto são router de 300€> não podes comprar com o FGW.

E mais um erro: O Smart WiFi da fibergateway não é configurável quando a rede se encontra configurada em topologia mesh

Não tenho nada de mesh ligado ao FGW
Também tive isto e pensava que era por ter ligado um AP da Aruba para testes aqui em casa (ja tinha activo o Smart Wifi). Como a minha Switch não estava a ligar-se ao 5Ghz fui tentar retirar o Smart WiFI (já sem o AP) e continuava sem mudar. Fiz reset ao router e limpou, no entanto ao ler as settings diz lá que ao activares o Smart WiFi é algo que não é reversivel. Não percebo porque, porque antes dava, mas antes também funcionava mal (perdia ligação) e agora já está ok.
 
Isso é muito giro, mas para isso compro um router decente, o FGW é bom sendo plug&play e tem bom alcance WiFi. O Smart Router nunca usei pessoalmente (a nova versão).


Isto são router de 300€> não podes comprar com o FGW.


Também tive isto e pensava que era por ter ligado um AP da Aruba para testes aqui em casa (ja tinha activo o Smart Wifi). Como a minha Switch não estava a ligar-se ao 5Ghz fui tentar retirar o Smart WiFI (já sem o AP) e continuava sem mudar. Fiz reset ao router e limpou, no entanto ao ler as settings diz lá que ao activares o Smart WiFi é algo que não é reversivel. Não percebo porque, porque antes dava, mas antes também funcionava mal (perdia ligação) e agora já está ok.

O FGW está avaliado pela meo em 250€ só por ser All in One e ter VOIP, agora pensa

Que sorte! Se fizer reset só eu fico com a rede aberta, tem de ser o 16209

E sim é reversivel, por linha de comandos
 
também gosto


O FGW é um dos piores, o Smart Router da Vodafone consegue ter o dobro e opções personalizáveis.
Um router de operador já devia trazer funções avançadas, vai lá mexer num router de Londres, até alguns já trazem vpn

Os que não desiludem, agora cada um tem de ver o peso na carteira:
Asus ROG Rapture GT-AX11000 Gaming 802.11ax Tri-band Gigabit Wi-Fi 6
TP-Link Archer AX10 AX1500 Dual Band Gigabit Wi-Fi 6
Netgear Nighthawk R7000
Router Xiaomi Mi AIoT AC2350 Smart Gigabit




Bem podes esquecer, eu tive de berrar com eles para colocarem a versão anterior porque tinha a rede aberta.
Esta noite atualizou de novo para 3RGW040A00r060, vamos lá ver se é a mesma porcaria
Como é que tas a dizer que te atualizaram para a versão anterior se nem era esse firmware? Pelo que vejo já há uma nova atualização ... a que saiu foi 3RGW040A00r059 a que tenho atualmente... portanto parece que está aí outra atualização.
 
Como é que tas a dizer que te atualizaram para a versão anterior se nem era esse firmware? Pelo que vejo já há uma nova atualização ... a que saiu foi 3RGW040A00r059 a que tenho atualmente... portanto parece que está aí outra atualização.
Logo no inicio quando falei aqui tive a versão 3RGW040A00r059 cheia de problemas como reportei aqui e a única coisa que está ligada ao router é uma box, telefone e a porta 4 em bridge
Pedi para reverterem e colocarem a anterior 3RGW040800r02A que foi um cabo dos trabalhos mas conseguiu-se
A noite que passou atualizou para a 3RGW040A00r060 a única diferença é que não tem o problema de as portas ficarem a 100 megas

Soube hoje que existem 3 diferentes
3RGW040A00r059
3RGW040A00r060 correções da anterior
3RGW040A55r001 beta para o ano

E sim finalmente DNS alterado pela página do router
 
Logo no inicio quando falei aqui tive a versão 3RGW040A00r059 cheia de problemas como reportei aqui e a única coisa que está ligada ao router é uma box, telefone e a porta 4 em bridge
Pedi para reverterem e colocarem a anterior 3RGW040800r02A que foi um cabo dos trabalhos mas conseguiu-se
A noite que passou atualizou para a 3RGW040A00r060 a única diferença é que não tem o problema de as portas ficarem a 100 megas

Soube hoje que existem 3 diferentes
3RGW040A00r059
3RGW040A00r060 correções da anterior
3RGW040A55r001 beta para o ano

E sim finalmente DNS alterado pela página do router
Tenho também a r059, até agora não tenho tido problemas, as portas todas a 1GB
 
Back
Topo