Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Obrigado pela vossa opinião mas estão a divagar um pouco da minha dúvida ;)
que é entre 1 ou 2bay NAS
e se 2bay, entra as TS-230 e DS218 (ou eventualmente outra)
 
Entre o TS-230 e o D218 (não o j), as specs são as mesmas (mesmo cpu, quantidade de ram e portas USB 3.0), sendo a diferença apenas no preço. Como já dito acima, o software da synology é um bom bocado superior. O qnap, não consegui arrenjar algumas das apps que queria, enquanto um synology já bem antigo tinha (embora tornava-se muito lento).
Mas se for mesmo só para backup, cloud e DNLA (se tiveres kodi podes usar a pasta partilhada) talvez o qnap sirva. Tens sempre os 15 dias para trocar (desde que mantenhas tudo imaculado). Se for para teres mais serviços, synology.
 
Obrigado.
Eu procuro aquele que tenha a melhor relação qualidade/preço. e estes dois são os que me saltaram à vista.
Estranho é a diferença de preços
TS-230 - 170/180€ (mas feio como tudo ;p )
DS218 - 280/290€ (bem mais estético, sem dúvida)

É uma diferença brutal de preços!
 
A cor é só mesmo essa ;p
Mas a estética é o menos (digo eu)
Agora a diferença de preço é que é substancial.
Qual a justificação para tal? Há alguma diferença que eu não esteja a ver? Tendo em conta as specs, são iguais...
 
Basicamente é o sistema operativo e a fama / lucro da marca. A comunidade synology é muito maior que a qnap, o que te disponibiliza uma muito maior variedade de 3rd party apps.
 
Boas,

preciso da vossa ajuda com as NAS para aproveitar a BF.
Comprei um disco irowolf NAS 8 Tb, com ideia de usar agora no PC e dentro de uns meses comprava a NAS.
Mas acho que vou comprar já só que, confeso, que ainda não li muito sobre o assunto, dai solicitar a vossa ajuda.

O que preciso?
Tenho duas realidades que não sei se é possível.

1ª - Para uso familiar, arquivo único fotos e docs, arquivo de edição de vídeos e uns filmes.

2ª - Integrar o 1º passo e uma parte do trabalho, passo a explicar.
  • Atualmente pago um serviço de alojamento de vídeos (vimeo), utilizo para partilhar o link privado numa plataforma online.
  • Consigo com uma NAS fazer o mesmo? Ou seja, ter o vídeo no disco, partilhar um link com pessoas externas à rede e as mesmas as consigam reproduzir, através de pagina web por exemplo, sem ter de descarregar? Pode acontecer, aceder mais de uma pessoa ao mesmo tempo?

Para a 1ª opçao tinha visto s Synology DS218play/ Qnap TS 231K e TS-230. Que recomendam? Sujestões?

Para a 2ª opção, não sei se necessitam algum requesito especifico.

Obrigado pela ajuda
 
@RodrigoPistola
Podes usar esses Nas para o que pretendes (procura "marca" share file link).
A quantidade de acessos simultâneos, acho que vai depender muito do cpu, devido a encriptação, que puxa por ele, mas desde que não seja uma quantidade grande, não devera dar problemas.

A diferença, em hardware, entre o synology ds218 e ts230 é a RAM (1 vs 2). Mas tem em atenção ao software, em que o synology é melhor. É se te meteres em serviços/apps a diferenca é astronómica...
 
@RodrigoPistola
Podes usar esses Nas para o que pretendes (procura "marca" share file link).
A quantidade de acessos simultâneos, acho que vai depender muito do cpu, devido a encriptação, que puxa por ele, mas desde que não seja uma quantidade grande, não devera dar problemas.

A diferença, em hardware, entre o synology ds218 e ts230 é a RAM (1 vs 2). Mas tem em atenção ao software, em que o synology é melhor. É se te meteres em serviços/apps a diferenca é astronómica...


Obrigado pelas dicas.

Entre o synology DS218Play e o DS220+ vou melhor servido com o DS220+?
Cpu Realtek Quad-core 1.4GHz vs Intel Dual-core 2.9GHz
Ram: 1Gb vs 2Gb expansível a 6Gb (2+4)
Diferença de 100€
 
Cuidado com os discos da Western Digital... Nao sei se foi este ano ou no ano passado, começaram a usar uma tec que se usa nos discos normais, não indicada para discos de Nas. Acho que interfere mais para quem usas raid.

https://blocksandfiles.com/2020/04/14/wd-red-nas-drives-shingled-magnetic-recording/

Eu optei por Seagate ironwolf 4tb (130€), conseguindo +-110/130Mb/s em ficheiros grandes.
Hdd projectados para Nas sempre foram mais caros. Supostamente, melhor qualidade de componentes para melhor aguentar as 24/7.
 
Já tinha colocado isto aqui há um ano, e a minha opinião continua a mesma:

Tive montes de problemas de ditos REDs no NAS.

Nos últimos anos troquei pelos IronWolf e desde aí nunca mais tive problemas.

Não quer dizer que não os venha a ter no futuro ou que tenha sido azar meu, mas neste momento WD só compro se for para PC porque para NAS já não...
 
Sim, eu tb queria comprar seagate iron wolf, wd red vêm com marosca.
mas andam extremamente caros.
quero comprar 4 de 4TB no minimo, ainda fica um bocado dispendioso
e precisava de 2SSD m2 nvme de 250GB, ora isto ainda vai para um valor bastante elevado :(

btw, quais preferem os iron wolf de 7200 ou os de 5900 rpm?
os de 7200 devem ser mais susceptiveis a avariar, não?
 
Última edição:
Eu só uso WDRED, há 5 anos, sem qualquer problema.
Uso para dados pessoais, emby, HomeAssistant, e até a data zero problemas

Uso em raid, e discos de anos diferentes
 
Eu tenho um wd red e um disco normal de 500 gb aproveitado de uma torre antiga. O normal quando o coloquei no nas já tinha uns 4 anos. Mais 3 anos em cima a funcionar 24/7. Já o red, já o tive de substituir.

Importante, ter backup.
 
Back
Topo