• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Compra de board para 5900X

Estava mesmo inclinado a comprar um 5900X mas como tenho uma B450 vou ter que aguentar o rebuçado até Janeiro ou Fevereiro quando sair as BIOS. Oh well também com os problemas todos de stock que tem havido na generalidade do hardware não há de fazer muita diferença.
 
Dado que tem boards B550 muito boas, a decisão cai:
- Precisa do I/O extra do x570 (full PCIE-4 e as lanes a mais)?
- Queres a melhor board que o dinheiro pode comprar?
- Alguma board design especial que só exista em x570?

Quando saiu o x570 a diferença era enorme, apesar de ter boas B450 e X470 que aguentaram sem problemas.

Agora, levar x570 só se for mesmo pelos 3 acima, senão paga-se mais caro e ainda tem que gramar com uma ventoinha pequena.

Nem sei se a AMD irá lançar algum chipset, nem vejo motivos para isso.

Fora que em AM4, o chipset é um chip de I/O e não algo fundamental para a plataforma. Nem sequer é necessário chipset para ter uma máquina funcional (Asrock Deskmini A300/X300).

Quanto muito, um X670 com todas as features de I/O, mas com menor consumo e passivo, do resto vai adicionar o que? a quantidade de I/O que tem é muito acima do que a maioria vai precisar.

Mesmo o A520 oferece I/O para uma ITX sem ficar a dever nada, seria o chipset ideal para ITX se não fosse a limitação (artificial) de pcie 3.0 mesmo no CPU e overclock.

Por exemplo o B550 oferece 10 lanes pcie, a minha board Gigabyte B550 aorus master "só" usa 6. Usar o A520 e sem as limitações que disse, a unica coisa que ia perder seria 1 porta 10 gbps e 2 portas SATA seriam desativadas quando se instalasse um SSD M.2 nvme (E ainda assim dava para ter 2x NVME e 2x SATAs, não estou a ver ninguém com ITX a fazer mais que isso)
 
Última edição:
A única coisa que preciso é um slot PCI 4.0 para uma 3080, de resto as features não quero nada de especial. Vou é fazer oc. Não sei se uma b550 de 200 euros está bem preparada para oc num 5900x.
 
Sei que não é o melhor da linha, mas eu já tive problemas com motherboards passadas. Já tive duas em que os slots pci-e deixaram de funcionar, e fui sempre para a gama de 100/150€, e nunca fiz oc. O 5900x sendo um CPU que ainda demanda algum power, não me importava de gastar mais uns trocos. Mas se dizem que uma B550 de 150€ é mais que suficiente, melhor ainda. Gosto bastante da B550 Aorus Elite, em princípio vai ser essa, a não ser que pelo preço haja alguma coisa significativamente melhor.

Edit: Vi que a Aorus Elite não tem TYPE-C header. A minha caixa tem type-C.
 
Última edição:
Back
Topo