Apple Event 10 Novembro 2020. “One more thing.”

Bem eu após muita reflexão decidi mesmo fazer "as pazes" com a minha compra (Um Macbook Air 2020 com i5 e 8GB há 1 mês e meio...) e não fazer aquela movimentação mais que previsível de vender este e meter o dinheiro que iria faltar e ir para o M1.

Por um lado a janela temporal pela qual perdi o M1 é minúscula mas quando comprei o Mac estava mesmo a precisar, e a realidade é que após investigação comprei-o sem saber que vinha o M1 e porque sabia que era suficiente para mim.

E até agora ainda não desiludiu, tem-se portado muito bem. Claro que ao ver os vídeos do M1 fico c/ água na boca, mas pronto. A vender este agora, mesmo novo, ia perder ainda uns 200 e tal euros ou mais.

O meu plano é ficar com este pelo menos 2 anos, depois passo-o para a minha irmã ou assim, que faz um uso mesmo muito leve, e nessa altura calculo que os modelos da Apple já estejam todos com M's, e até sou rapazito para ir para um 16', que acaba por ser o meu sonho de consumo no ecossistema Apple :P
 
Não é que seja o melhor local para esta pergunta, mas.... para a compra via website vocês usam mbway ou o cartão diretamente?

Já agora, os meus pais vão querer oferecer o macbook air (mais barato) à minha irmã que neste momento anda na universidade (tem um acer completamente roto). Pelo que estive a ver o ideal será fazer as compras separadas visto eu não ser. Após a compra do Air, terei de enviar o cartão de estudante da minha irmã para o suporte da Apple? Ou ela tem de pedir um compravativo na universidade?
 
Última edição:
Bem eu após muita reflexão decidi mesmo fazer "as pazes" com a minha compra (Um Macbook Air 2020 com i5 e 8GB há 1 mês e meio...) e não fazer aquela movimentação mais que previsível de vender este e meter o dinheiro que iria faltar e ir para o M1.

Por um lado a janela temporal pela qual perdi o M1 é minúscula mas quando comprei o Mac estava mesmo a precisar, e a realidade é que após investigação comprei-o sem saber que vinha o M1 e porque sabia que era suficiente para mim.

E até agora ainda não desiludiu, tem-se portado muito bem. Claro que ao ver os vídeos do M1 fico c/ água na boca, mas pronto. A vender este agora, mesmo novo, ia perder ainda uns 200 e tal euros ou mais.

O meu plano é ficar com este pelo menos 2 anos, depois passo-o para a minha irmã ou assim, que faz um uso mesmo muito leve, e nessa altura calculo que os modelos da Apple já estejam todos com M's, e até sou rapazito para ir para um 16', que acaba por ser o meu sonho de consumo no ecossistema Apple :P


Eu fiquei um pouquinho triste também. Mas não ponderei a venda deste, como tu [emoji23]. O que quero é ficar com este até onde ele der e estiver bom. Os anos que ele aguentar. E depois disso compro claro um M, aí já deve ser um super avançado, porque presumo que o meu dure uns bons anos. Mas sim, claro que a pessoa se sente assim um bocadinho ‘invejosa’ digamos assim [emoji2957]. Mas pronto já está. Já está. O meu timming foi como o teu, e precisava do meu para trabalhar em casa, o meu HP com 9 anos morreu e não podia mesmo esperar mais. Agora e desfrutar deste que está mais do que para as curvas.
 
Não é que seja o melhor local para esta pergunta, mas.... para a compra via website vocês usam mbway ou o cartão diretamente?
Desta vez usei Apple Pay mas em compras anteriores, sempre usei o cartão directamente.

Já agora, os meus pais vão querer oferecer o macbook air (mais barato) à minha irmã que neste momento anda na universidade (tem um acer completamente roto). Pelo que estive a ver o ideal será fazer as compras separadas visto eu não ser. Após a compra do Air, terei de enviar o cartão de estudante da minha irmã para o suporte da Apple? Ou ela tem de pedir um compravativo na universidade?
Penso que devas fazer em separado. Se não estou em erro, acho que existe um campo para colocar o endereço de estudante dela mas sem certeza, pois quando comprei foi em 2012. Lembro-me que na altura não me pediram nada.
 
Eu fiquei um pouquinho triste também. Mas não ponderei a venda deste, como tu [emoji23]. O que quero é ficar com este até onde ele der e estiver bom. Os anos que ele aguentar. E depois disso compro claro um M, aí já deve ser um super avançado, porque presumo que o meu dure uns bons anos. Mas sim, claro que a pessoa se sente assim um bocadinho ‘invejosa’ digamos assim [emoji2957]. Mas pronto já está. Já está. O meu timming foi como o teu, e precisava do meu para trabalhar em casa, o meu HP com 9 anos morreu e não podia mesmo esperar mais. Agora e desfrutar deste que está mais do que para as curvas.

Pois, nós compramos quase ao mesmo tempo :)

Mas a questão é que o meu, foi meio que um achado, e não é o modelo base. Não é o i3, é o i5, e não tem 256GB, tem 512GB. Custou 1300 euros. Ou seja, com algum jeito até o conseguia vender, vamos dizer por 1100 euros, e comprava o base novo com M1, 8GB e 256GB por 1089 euros com o desconto de estudante.
 
Pois, nós compramos quase ao mesmo tempo :)

Mas a questão é que o meu, foi meio que um achado, e não é o modelo base. Não é o i3, é o i5, e não tem 256GB, tem 512GB. Custou 1300 euros. Ou seja, com algum jeito até o conseguia vender, vamos dizer por 1100 euros, e comprava o base novo com M1, 8GB e 256GB por 1089 euros com o desconto de estudante.

Pois. Eu percebo. Eu também comprei o meu de entrada, mas em promoção. A 1049€. Quando o preço dele ainda era o 1229€. Por isso também poupei alguma coisa. Mas pronto. O ideal é não pensar tanto acho eu [emoji23]. Senão ainda ficamos corroídos por dentro [emoji16][emoji16][emoji16].
 
Pois. Eu percebo. Eu também comprei o meu de entrada, mas em promoção. A 1049€. Quando o preço dele ainda era o 1229€. Por isso também poupei alguma coisa. Mas pronto. O ideal é não pensar tanto acho eu [emoji23]. Senão ainda ficamos corroídos por dentro [emoji16][emoji16][emoji16].

Basicamente tivemos o mesmo desconto, em modelos diferentes :)

Sim, acho que mais vale pensar que se estamos satisfeitos, não faz sentido chorar sobre o leite derramado. Isto é como os iPhone's. Eu comprei o meu XR e uns 2 meses depois a minha namorada comprou o 11 no lançamento...
 
Basicamente tivemos o mesmo desconto, em modelos diferentes :)

Sim, acho que mais vale pensar que se estamos satisfeitos, não faz sentido chorar sobre o leite derramado. Isto é como os iPhone's. Eu comprei o meu XR e uns 2 meses depois a minha namorada comprou o 11 no lançamento...

Claro. E o que penso. Eu por acaso tenho o iPhone 11 também. Mas já saíram os 12 e não vou fazer o upgrade, nem sinto vontade sinceramente [emoji23]. E faço upgrade todos os anos desde o iPhone 5 (só não fiz do iPhone 7 para o iPhone X, saltei o iPhone 8). Mas este ano não vejo motivo para comprar um novo. Por isso estou óptima assim [emoji4].
 
Eu tenho estado a usar o macbook pro com 8gb para editar footage do Mavic 2 Pro em D-log a 4k, 30fps e a performance tem sido muito boa.

Nao tenho ligado muito se a Ram enche ou nao e se faz disc swap, visto nunca ter frame drops, mesmo com optical flow e LUTs/Grading "em cima" da footage.
 
Nao tenho ligado muito se a Ram enche ou nao e se faz disc swap, visto nunca ter frame drops, mesmo com optical flow e LUTs/Grading "em cima" da footage.

Algum eventual swap acabará por ser pouco perceptível devido ao throughput relativamente alto da storage. Apesar de ainda não ter observado valores sintéticos, diria que deverá estar em linha com os obtidos em drives NVMe de topo (+3GB/s W/R). No entanto para as configurações baixas (256/512GB) poderá representar algum desgaste adicional em drives que muito possivelmente usam NAND TLC (3bit MLC) com endurances na linha dos 150/300TB written respectivamente, isto sem contar com write amplification devido ao espaço ocupado.
 
Tenho lido algumas pessoas a falar no maior desgaste dos discos devido a um potencial swapping mais frequente. Mas nada disso é factual, e mesmo que fosse não existe nenhuma conclusão do impacto do mesmo na longevidade do aparelho. O raciocínio tem como base, menos RAM logo mais swapping. No entanto vcs colocam o PC com as mesma memória e têm taxas swapping muito superiores para o mesmo número de aplicações (que se pode observar no application monitor). O que leva aqui a querer que o sistema de gestão de RAM e compressão de dados é destinto. Mesmo o binário ...

Aka, “No worries”

https://www.macrumors.com/2020/11/25/redesigned-macbooks-intel/

Rumores que em 2021 vão continuar a ser lançados Macs com Intel.

É natural. Creio mesmo que os iMacs de alta performance só chegam em 2022. Sendo que em 2021 aparecem os iMacs de entrada que já rivalizam com os de alta performance Intel, assim como estão a fazer para os portáteis. E mesmo depois, 23 e depois, o Mac Pro ... não sei.

PS: Creio que a Apple já tratou do CPU com a série M, estou muito curioso sobre o que vai fazer na frente do GPU. Integrado ou não. Será que vem aí um M1X para o MacBook Pro 16, ou um M1G por exemplo.
 
Última edição:
O que se deseja é performance. Se a Intel estagnou nesta década, a AMD e a Nvidia não. Historicamente trabalhar com a Nvidia é complicado (a PlayStation 3 por exemplo), mas a AMD parece ser muito melhor nesse aspecto. Basta ver as gamas de gráficas que a Apple suporta oficialmente como eGPU. Sem olhar para números nem fazer futurologia eles podiam fazer como fazem agora e utilizar gráficas AMD em conjunto com os seus processadores.

O último Mac Pro corrige uma coisa terrível no Mac Pro de 2013 que foi a modularidade e os upgrades.
 
O que se deseja é performance. Se a Intel estagnou nesta década, a AMD e a Nvidia não. Historicamente trabalhar com a Nvidia é complicado (a PlayStation 3 por exemplo), mas a AMD parece ser muito melhor nesse aspecto. Basta ver as gamas de gráficas que a Apple suporta oficialmente como eGPU. Sem olhar para números nem fazer futurologia eles podiam fazer como fazem agora e utilizar gráficas AMD em conjunto com os seus processadores.

O último Mac Pro corrige uma coisa terrível no Mac Pro de 2013 que foi a modularidade e os upgrades.

Poder podem mas creio que mesmo essa abordagem tem os dias contados. Creio que irá sobrar apenas Mac Pro para quem precisar de modularidade, Intel e AMD’s.

Se o M1 for um indicador do que vem aí para os transportáveis (16”) e desktops, o que vem em aí está numa liga totalmente diferente do que temos visto em PCs ... e ao mesmo preço. Neste momento, por larga margem, não existe porposta alternativo ao M1 em termos de performance por $. É esmagador. Quando as pessoas começarem a interiorizar que por 1000 compram performance de 2300 e com autonomias “anormais” ... Para já um mundo está um bocado assim ... “Is this real? Where is the catch? No, there must be a catch somewhere”. Talvez haja ou talvez não, vamos ver.

PS: Vamos ver como também o mercado de PCs mais tradicionais reagem. O que espero é o costume ... “aos trambolhões”.
 
Última edição:
Era essa a métrica que querias dizer? Eu diria quem em termos de CPU, neste momento em termos de performance por Watt não há melhor.

Pelo menos na Intel, os processadores estagnaram em termos de IPC. Um CPU com 5 ou 6 anos não é novo mas ainda se aguenta bem. Para quem faz trabalhos que precisem de utilizar a gráfica, ter uma placa com 5 ou 6 anos nota-se bem na produtividade.
 
Era essa a métrica que querias dizer? Eu diria quem em termos de CPU, neste momento em termos de performance por Watt não há melhor.

Pelo menos na Intel, os processadores estagnaram em termos de IPC. Um CPU com 5 ou 6 anos não é novo mas ainda se aguenta bem. Para quem faz trabalhos que precisem de utilizar a gráfica, ter uma placa com 5 ou 6 anos nota-se bem na produtividade.

Não, estava mesmo a falar de performance e portabilidade por $. Performance é performance em CPUs ou GPU’s, esta não se degrada, quanto muito o software pode é cada vez ser mais pesado. O que levanta a questão, que nova geração de funcionalidades em termos de software vêm aí que tirem partido da performance acrescida em máquinas do género?
 
Back
Topo