Câmara para vídeo/gravação

sneaD

Power Member
  1. O QUE: Câmara
  2. POR QUANTO: Cerca de 750€
  3. PARA FAZER O QUE: Gravar video/curso, gravar lives (>2h), fotografia
  4. PARA USAR ONDE: Principal objectivo de uso é caseiro
  5. COMO ÉS: NA
  6. JÁ TENS: Não
  7. COMO É A TUA "REDE": NA
  8. ONDE COMPRAR: Online
Bom dia, apenas para contextualizar melhor um pouco:

Procuro uma câmara que me permita gravar conteúdo em vídeo e com boa qualidade de imagem interior. 95% irei gravar em 1080p.

Não percebo nada de câmaras, será a minha primeira, e se até ao momento usava o telemóvel ou a webcam (C920) neste momento pretendo investir para melhorar a qualidade do trabalho.

Talvez seja importante frisar que é intenção gravar sobretudo em dark mode.

Ando a apalpar a Canon M50 mas vi que tem o limite de 30 minutos de gravação.
Este limite acontece mesmo que não esteja a gravar para o SD mas sim para o computador e/ou numa transmissão live? Desculpem-me a pergunta básica.

Aproveito também para requisitar informação do material que preciso (componentes, software) para ligar a câmara ao computador e utilizar a mesma como input (como se de uma webcam se tratasse).

Se precisarem de alguma info para me aconselharem melhor, estejam à vontade.
Agradecia algumas sugestões pois pretendo fazer a compra asap

Obrigado!
 
Ando a apalpar a Canon M50 mas vi que tem o limite de 30 minutos de gravação.
Este limite acontece mesmo que não esteja a gravar para o SD mas sim para o computador e/ou numa transmissão live?
Esse limite existe sempre que estejas a dar à câmara a instrução de gravar, seja nos botões dela ou remotamente.

Se a estiveres a usar como webcam, não estás a dar-lhe a instrução de gravar, e ela não vai gravar, apenas vai passar o vídeo para o PC, como se duma webcam se tratasse. Aí não há limites, mas ela também não grava nada para o cartão. E só passa o vídeo para o PC, não passa áudio.

Se quiseres fazer as duas coisas em simultâneo, terás que o fazer a partir do PC, recorrendo a software que grave a transmissão da tua webcam, que provavelmente é o que já tens feito até agora.

Para usar a câmara como webcam, nestes tempos de pandemia a Canon lançou uma ferramenta que permite isso, que é o EOS Webcam Utility.

Para o áudio, deverás ligar um microfone ao computador, não à câmara.

Precisarás de luz, muita luz. As lentes de kit são pouco luminosas. Ainda assim, fará certamente um grande upgrade face a uma webcam.

Estou a falar de Canon porque falaste de Canon, e porque eu sou utilizador Canon.

No entanto, assim de cabeça, tenho quase a certeza que a M50 não permite carregar por USB, e penso que noutras marcas essa função exista, mesmo nas câmaras acessíveis (penso que em Sony). Se as câmaras deles também derem para usar como webcam, provavelmente serão opções mais interessantes, na medida em que te permitirão um stream sem interrupções.

Na M50 só conseguirias isso se ligasses a câmara à corrente, com recurso a um adaptador adicional (tipo aqueles com uma bateria dummy).
 
@m4ndr4ke obrigado!

Ok, sem problema fazer uso do PC para a gravação dado que será a principal utilidade da câmara.
Poderei sempre complementar com micro + software (de momento uso o OBS) para o áudio.

Eu sou leigo na matéria pelo que não faço ideia que adaptadores ou extras preciso para conseguir fazer a gravação para o PC sem qualquer problema (incluindo, obviamente, uma câmara com boa qualidade/preço).

Já tinha visto esse software que, apesar de estar numa versão beta, pelas reviews parece estar a funcionar bem.

Mas mantenho duas dúvidas:

- Para o propósito, há alguma câmara que recomendem? Apenas falei da M50 porque vi muitas referências.
- O que preciso para gravar para o PC?

Basicamente, se a M50 for uma boa câmara no que toca a qualidade/preço, o que deverei adquirir para gravar para o PC?
Pergunto isto porque não sei se o software já faz isso, ou pelo menos sem perda de qualidade.

De notar que o investimento na câmara é para gravação de um curso (cerca de 20/25h) e outro tipo de conteúdo. O stream casa faça sentido poderei usar a webcam ou o telemóvel mas, caso seja possível, obviamente aposto na câmara para obter melhor imagem.
 
Boa noite!

Então, após alguma análise acabei por adquirir a Canon EOS 250D.
Para fazer a gravação directa para o computador, comprei também um adaptador para alimentação contínua de energia e a HD60 S+ (capture card).

A questão surge-me em relação à capture card, onde recebi com apenas um cabo HDMI e um USB.
Como a Canon só tem entrada mini-HDMI, para fazer a ligação ao computador basta-me a aquisição de um cabo extra (HDMI > mini-HDMI)?

Decidi perguntar pois estou sempre a mandar vir as coisas e nunca mais tenho tudo :D
Obrigado!
 
Sim, compra o adaptador.
Se ainda não abriste HD60, tenta usar a webcam utility e o OBS. Ainda esta semana estive a fazer streaming com esta combinação e funcionou muito bem. Não sei como ficaria se fosse gravado. Em termos de estabilidade não me falhou uma única vez.
 
Back
Topo