Rede caseira - Mesh ou PowerLine

ffar

Power Member
Boas,

Estou a pensar em refazer a minha rede caseira e gostava da vossa opinião.

O meu apartamento é sobre o comprido. Tenho o router instalado numa das pontas da casa. O router é de operador, suporta WiFi 2,4 e 5GHz (estão ambas ligadas e configuradas com a mesma SSID) mas não suporta bridge nem Mesh. A minha ligação é de 120/6Mb mas irá passar para 500/50 daqui a pouco tempo. Já agora, estou no estrangeiro pelo que as ofertas aqui são diferentes.

Há uns anos, como o WiFi era muito fraco na outra ponta da casa, comprei uma PowerLine Devolo dLAN 550+ Wifi. Como a instalação é trifásica, tenho velocidades de sincronização completamente diferentes consoante a tomada que ligo. O melhor que consigo no extremo da casa são 150/120Mb. Este Devolo WiFi apenas suporta 2,4Ghz, suporta Mesh e está configurado com o mesmo SSID do router.

Fazendo um teste de velocidade consigo, em WiFi, os 120/6, junto ao router, em 5GHz, e apenas 15/3Mbps junto à PowerLine.

Acrescento a isto que tenho alguns "smart devices" que de smart têm pouco e teimam-se em se ligar ao dispositivo que está mais longe, perdendo por vezes a ligação, daí querer reformular isto.

Opção 1: Comprar mais um Devolo dLAN Wifi e pôr a meio do corredor (opção mais barata mas que penso que pouco melhore a situação). A velocidade de sincronização não vai melhorar.

Opção 2: Comprar 3 dispositivos Mesh que suportem 2,4 e 5Ghz, por um junto ao router, ligado por cabo, outro a meio do corredor e outro no extremo da casa (não tenho cabo de rede para estes dois), eventualmente desligando o WiFi do próprio router. Vender a PowerLine. Sendo a casa sobre o comprido, não sei que vantagens conseguirei tirar deste setup.

Opção 3: Comprar uma PowerLine melhor (Devolo Magic 2 por ex), com 3 dispositivos, que suporte Mesh, 2,4 e 5Ghz e vender a dLan antiga. Neste caso, não desligava o WiFi do router (dos 3 dispositivos, apenas 2 têm WiFi), punha um junto ao router ligado por cabo, outro a meio do corredor WiFi e outro no extremo da casa WiFi. Será que com o Magic2, a sincronização melhorava em comparação com a dLan atual?

O que aconsenham?

Passar cabo de rede pelas paredes está fora de questão (apartamento alugado). Mexer no quadro eletrico para instalar um Devolo DINRail também não pode ser.
 
Eu se fosse a ti comprava dois TP-Link Deco e metia um perto do router, que pelo que dizes estas numa extremidade da casa e o outro noutra ponta, e se fosse necessário colocavas um terceiro no meio. Depois apenas desativas o WiFi do router da operadora e usavas o WiFi dos Decos.
 
Olha, não te vou dar conselhos mas o nosso apartamento também é para o comprido e até temos um piso superior, mais pequeno.

O router do isp é excelente na sala, onde está, ainda vai bem razoável a um quarto mas nada no resto e muito menos lá em cima.

Andei a ver sistemas mesh, airmesh da Asus, routers apenss que supostamente tem cobertura fantástica e como não me dicidi fui buscar 3 Plumes da NOS.

No fundo é um sistema mesh de 3 satélites ac.

Resumindo, resulta.

Tenho um junto do router, claro, outro no quarto mais junto à sala e o terceiro no piso superior.

Tenho rede em todo lado.

Lá em cima tenho cerca de 25/20 Mbps, no quarto mais afastado cerca de 100/20 Mbps.

Tenho contratado 200/20 Mbps.

Não é fantástico mas atendendo que tenho um quadro eléctrico lá em cima as Power Line não são opção.

Entretanto vejo se os preços descem, em especial os AX.
 
Obrigado a ambos.

Assumindo então a opção de mesh, vou precisar de 3 unidades.

O que aconselham? Dentro dos deco, estive a ver os m9 plus. Aconselham outro?

Os Asus XD4 também estão dentro do meu orçamento mas os XT8 já estão um pouco acima.
 
Mesh sem dúvida, 3 unidades, pela descrição da casa.

Quanto ao modelo depende do orçamento e das promoções que se encontra.
Diria para pesquisar por reviews de comparação entre várias soluções e procurar os preços a que se conseguem as melhores e avançar.
 
O orçamento é flexível, máximo 400e. A minha prioridade é ter uma solução estável, funcional e rápida. É para comprar no estrangeiro, pelo que os preços não devem ser os mesmos de pt.
Consigo 3x m9 plus por cerca de 300e, valem o investimento?
Que outros modelos sugerem que procure?
Outra coisa que vi é que, nalguns modelos, uma das unidades é Router e as outras 2 não são. Noutras marcas, as três unidades são Router. Isto é necessário? Pensei que nenhuma precisava de funcionalidade Router uma vez que um deles vai estar ligado ao Router do operador por cabo. Percebi mal?
O meu Router de operador não suporta bridge
 
Última edição:
Eu se fosse a ti comprava dois TP-Link Deco e metia um perto do router, que pelo que dizes estas numa extremidade da casa e o outro noutra ponta, e se fosse necessário colocavas um terceiro no meio. Depois apenas desativas o WiFi do router da operadora e usavas o WiFi dos Decos.
Convém experimentar mas provavelmente obterá melhores resultados com um junto ao router e outro a meio do apartamento. Porque só com 2 e em extremidades opostas o sinal será mais fraco. Com 3 acaba essa limitação :)
 
@KiKo_200 a questão é que se ele só quiser usar dois nós o melhor será colocar um no meio da casa e até pode ser suficiente.
Dois nós colocados nos extremos, sem back haul por cabo, como estavas a sugerir, nunca é boa solução.
 
@KiKo_200 a questão é que se ele só quiser usar dois nós o melhor será colocar um no meio da casa e até pode ser suficiente.
Dois nós colocados nos extremos, sem back haul por cabo, como estavas a sugerir, nunca é boa solução.

Se estiver apenas uma divisão entre esses dois pontos claro que não seria uma boa, mas se já estiver mais claro que não.
 
Estou numa situação idêntica. Tenho uma divisão da casa onde apanho má rede e queria melhorar, até porque vou comprar mais uns dispositivos wifi cá para casa e deve ficar pior.
No meu caso o orçamento é por volta dos 200euros.
Pensei em comprar um pack 2 deco m9 plus que está em algumas lojas a 189 euros.
A alternativa de usar APs, precisa sempre de passagem de cabos entre o router da operadora e o AP?
 
O deco m5 não se tornava limitado daqui a uns anos?
Não será melhor comprar o deco m9 o pack 2 que suporta também dispositivos zigbee e está em promoção 189 euros e um dia se achasse que era insuficiente para os meus dispositivos novos, comprava mais um unidade?
Não sei se é importante. Neste momento tenho fibra 100/100 mas com a renovação deste mês vou passar para 500/100.
 
O deco m5 não se tornava limitado daqui a uns anos?

claro que se vai tornar, nao tarda vamos andar com telemoveis com 8k e vamos querer ver series netflix 8k sem buffering.
Mas se 4k é "apenas" 40mpbs, sera que precisas mesmo uma ligacao gigabit wifi?

Se podes comprar o m9 entao força, mas pensa que os m5 chegam para 500Mpbs, se for para dispositivos móveis e afins é mais que suficiente, mas se for para teres um desktop que vai andar a descarregar torrents, jogos na steam, e mais sei la o que em activamente, podes vir a pricisar de mais de 500mbps, mas para isso tambem vais ter de os pagar mensalmente, e se calhar ai ja passavas um cabo.
 
O deco m5 não se tornava limitado daqui a uns anos?
Não será melhor comprar o deco m9 o pack 2 que suporta também dispositivos zigbee e está em promoção 189 euros e um dia se achasse que era insuficiente para os meus dispositivos novos, comprava mais um unidade?
Não sei se é importante. Neste momento tenho fibra 100/100 mas com a renovação deste mês vou passar para 500/100.
Eu ia para o M9, mais vale a mais que a menos. E essa ideia é boa para já compras 2 depois se veres que não chega o próximo investimento já é mais baixo. Abraço
 
Back
Topo