Nvidia RTX Ampere 8nm - Diário de Bordo

A minha zotac 3080 nc as fans chegaram a fazer barulho k se oiça... Mas tb tenho a caixa no chão e super ventilada... So na tampa láreral s logo 4 fans d 14cm a mandar ar pra dentro...
O único barulho atualmente que me irrita é coil whine da fonte... Fdx com 2x570 em sli a puxar quase 900w da tomada nc fez barulho.... Agora é k lhe deu para fazer coil whine....

Cotudo hoje já deve chegar uma Asus Thor 850w... So rezar para k não faça coil whine Senao vai de volta ao remetente!

As minhas só fazem porque configurei para tal.

Eu quando vou dar uso a sério á gráfica assumo que as fans da caixa vão estar a trabalhar, e como tal configuro a gráfica para que quando a temperatura suba as fans também subam mais cedo do que de origem. :) De resto, a trabalhar sem puxar pela gráfica oiço mais barulho da rua com a janela fechada, do que do computador que está ao meu lado no chão.

Até ver, super satisfeito com a bestinha.
 
Mais uns testes e tal.

Daily: 1770MHz @ 775mV +102 Memory - 65º fans silenciosas (57 fans a bombar) 264W média 275W max

Intermédio: 1845MHz @ 818mV +154 Memory - 68º fans silenciosas (63º fans a bombar) 285W média 307W max

Teste do avacalho: 1970MHz (ainda que ande pelos 1920 e raramente salte aos 1950) @ 893mV +207 Memory - 71º fans silenciosas (ainda que se oiça a da gráfica nos 72%) (67º Fans a bombar) cerca de 350W

A ver se testo com mais calminha, gostava no "avacalho" conseguir pelo menos roçar o nariz nos 2000MHz, mas não está fácil.

No entanto, acho os resultados intermédios muito agradáveis.
 
Epa, as memórias não carreguei porque estou a tentar apanhar alguma informação sobre os efeitos práticos de puxar a frequência das mesmas.

Ou seja, o que faz a nível de performance, e o que faz a nível interno (temperatura, e o que possa acontecer de menos feliz) :D

Porque resumindo e baralhando, um gajo define a voltagem da gráfica, e esse valor é o que vai para a frequência do gpu e para as memórias?

testes para já estou a usar o Heaven. Isto porque reparei que o furmark por exemplo não parece puxar tanto pela gráfica, pois não a faz sugar tanta energia. Já o Heaven deixa-a sedenta.

Mas quero ainda ver se corro aí uns benchmarks da praxe, ver o que é que os reviewers usam haha
 
Esquece o furmark.... Pelo que ouvi os drivers da nvidia baixam automaticamente os clocka qd detectam o furmark
Podes usar o OCCT.... Mas o melhor é sempre 2 ou 3 jogos com cargas diferentes no gpu e dps heaven em loop durante uns tempos e um 3dmark...

Dps jogos que testei akele que mais depressa têm revelado instabilidade tem sido o AOE 3 definitive edition
 
Ok, agora só com o heaven corri uns testes para verificar a questão das memórias.


Stock curiosamente agora fez um score inferior ao que já havia feito, mas fica aqui para comparação

Stock - 3595 // 1845MHz média, raras vezes 1935Mhz -- Memórias 2438MHz -- MIN 41.8fps // MAX 298.7fps // AVERAGE 142fps -- 350W média -- 66º

Os restantes testes todos a 1830MHz@818mV
1. Memórias stock - 3545 // 1830/45Hz média -- Memórias 2438MHz -- MIN 47.5fps // MAX 282fps // AVERAGE 140.5fps -- 290/300W média -- 61º

2. Memórias +650 - 394 // 1830/45Hz média -- Memórias 2600MHz -- MIN 47.4fps // MAX 287.4fps // AVERAGE 142.7fps -- 290/300W média -- 61º

3. Memórias+1000 - 3616 // 1830/45Hz média -- Memórias 2688MHz -- MIN 49.1fps // MAX 301.1fps // AVERAGE 143.6fps -- 295/305W média -- 61º

Não percebo a relação do slider da memória face aos ganhos efectivos.

O n. 3 é o que vou manter para já, mas a tentar fazer uns testes mais a sério de estabilidade. Para ver se não crasha num jogo (ou pior, a meio de um render :D )
 
Nesse caso suspeito que o OC à VRAM não tenha nenhum impacto porque esses testes são desenhados para o GPU em si*, a velocidade da VRAM vai afetar o acesso a texturas, algo, de certa forma, pontual, neste lado continua a duvida, vários jogos que não tocam nem nos 70% do CPU por nada deste mundo, isto com o GPU por vezes a navegar nos 60%, não sei será do motor gráfico que apenas não dá mais, ou de uma combinação do baixo IPC com poucos núcleos físicos que este CPU tem e a RAM lenta, tenho que ver testes (que estranhamento há muitos com este CPU ainda em 2020, muito povo a manter este i7 4790k).

*No geral, acho que só mesmo usando benchmarks de jogos mais intensivos é que seja possivel ter uma ideia do impacto, e isto olhando para os 1% e os frame time, tenho que dar uma oilhadela, acho que tenho o Shadow of the Tomb Raider para testar (tenho a triologia, mal toquei no primeiro, nem sei como tenho todos, Humble Monthly, talvez?).
 
O ganho apenas com o OC à Vram é notorio? Só para se ter noção se a 3070 é starved pela largura de banda disponível em default.

É semelhante á minha antiga 1070ti. Tens ganhos, mas não é nada do outro mundo.

Estou a gostar muito da placa, o único senão é o RGB, que não consigo configurar/desligar sem ter o MSI Dragon Center instalado que é um autêntico lixo, só bloatware. Infelizmente é assim para todas as RTX 30xx da MSI.
O cooler é excelente, tal como dizem nas reviews. Isto sem undervolt está sempre nos 220-240w, mas não passa dos 60-64º com fans a 1200rpm.
 
Nesse caso suspeito que o OC à VRAM não tenha nenhum impacto porque esses testes são desenhados para o GPU em si*, a velocidade da VRAM vai afetar o acesso a texturas, algo, de certa forma, pontual, neste lado continua a duvida, vários jogos que não tocam nem nos 70% do CPU por nada deste mundo, isto com o GPU por vezes a navegar nos 60%, não sei será do motor gráfico que apenas não dá mais, ou de uma combinação do baixo IPC com poucos núcleos físicos que este CPU tem e a RAM lenta, tenho que ver testes (que estranhamento há muitos com este CPU ainda em 2020, muito povo a manter este i7 4790k).

*No geral, acho que só mesmo usando benchmarks de jogos mais intensivos é que seja possivel ter uma ideia do impacto, e isto olhando para os 1% e os frame time, tenho que dar uma oilhadela, acho que tenho o Shadow of the Tomb Raider para testar (tenho a triologia, mal toquei no primeiro, nem sei como tenho todos, Humble Monthly, talvez?).

CPU bootleneck. Esse cpu e ram são demasiado lentos para essa gráfica, eu mesmo já vejo algumas situações cpu bound em alguns jogos.

Forza Horizon 4 8700k 4.8Ghz:


Jogos competitivos totalmente cpu bound com settings no low.
 
Última edição:
Bem, tenho que contar a minha sorte que fez a minha 3080 dar-me lucro de 100€. :D

Não, não a vendi com lucro!

Tinha 1 Zotac 2080 Amp Extreme Core que mandei para RMA a 3 meses de acabar a garantia. A gráfica funcionava sem problemas, mas em algumas faixas de rotação, 1 das ventoinhas parece que engasgava e começava a fazer 1 zum zum.

Ainda a pus à venda cerca de 24h aqui no fórum, mas pensei logo que assim que contasse ao user que de vez em quando ela fazia aquilo, mesmo que a quisesse ia pedir um descontão, portanto, cancelei a venda.

Pensei, o pior que pode acontecer é daqui a 1 mês receber a gráfica de volta. Agendei a recolha (nem portes paguei...lol) na 5ª feira.
Na 2ª recebo e-mail da loja a dizer que receberam a gráfica e que vão fazer (já fizeram) devolução integral do valor pago!!! :bounce:

Como a Zotac foi € 888 e a minha 3080 foi € 799, logo aqui foram € 89 de lucro. lol

A cereja no topo do bolo, é que paguei a 3080 com Visa que dá 2% de desconto e aqui fui buscar mais € 16. :D
 
Última edição:
@askan7, pois, é como suspeitava, acho é curioso que não seja o "tradicional" limite do CPU a bater nos 100%, é simplesmente o CPU nos 60% e nada mais, curioso que são poucos os jogos que realmente usem corretamente o CPU, o Battlefield V é um exemplo interessante, corre surpreendentemente bem em Ultra com DXR, nada mau de todo, não salva o tédio de jogo que é o Battlefield V e o online que é uma sombra do que os anteriores eram, mas está graficamente interessante.

E acabo de reparar que o Windows 10 tinha o Game Mode activo por defeito, tenho lido que isto anda é a introduzir imensas quebras, melhor é desligar isto. Interessante, não é que ajudou bastante?
 
Última edição:
a mim o que me dava lag era o afterburner, com a monitorização do power da placa (nem tinha aquilo em osd...o simples facto de tar ativo apesar que em background era suficiente).... desliguei as monitorizações quase todas do afterburner a nunca mais tive lag
 
@askan7, pois, é como suspeitava, acho é curioso que não seja o "tradicional" limite do CPU a bater nos 100%, é simplesmente o CPU nos 60% e nada mais, curioso que são poucos os jogos que realmente usem corretamente o CPU, o Battlefield V é um exemplo interessante, corre surpreendentemente bem em Ultra com DXR, nada mau de todo, não salva o tédio de jogo que é o Battlefield V e o online que é uma sombra do que os anteriores eram, mas está graficamente interessante.

E acabo de reparar que o Windows 10 tinha o Game Mode activo por defeito, tenho lido que isto anda é a introduzir imensas quebras, melhor é desligar isto. Interessante, não é que ajudou bastante?

O uso do cpu não te diz muito. Olha os ryzen 1st Gen de 8 cores, são muito mais lentos que a geração atual em jogos e não tens o cpu nem perto dos 100%.
No Battlefield v não vale a pena usar dxr, prefiro 1000x ter mais performance/jogo mais snappy. Eu uso texturas high e mais um ou outro high e o resto low para não estar gpu bound.

O game mode é bom ter ativo, por exemplo impede que comecem updates em segundo plano e outras tarefas do Windows. Realmente é estranho estar melhor com game mode off. Geralmente não faz quase diferença.
 
Comentário curioso @_SkyWaLKeR_, porque há relatos do Game Mode do Windows 10 não se dar bem com as leituras do RTSS + MSI Afterburner, mas agradeço a sugestão, vou já inativar essas leituras, quanto ao Battlefield V @askan7, quando digo que corre bem é que corre acima de 90 frames por segundo com tudo em Ultra, e isto sem DLSS :D

Interessante, há muitos relatos do Afterburner causar input lag e quebras, no entanto são todos muito antigos, e alguns falam que é uma questão de inactivar a leitura do power que resolve as questões, também li que o OC / UC mantem-se mesmo com o programa desligado? Curioso, vou usar o FurMark que ele dá-me os valore exatos do GPU, ah bom, confere, não é preciso manter o programa cativo, juro que sempre assumi ser necessário, bem, essa parte já está resolvida :D
 
Última edição:
Comentário curioso @_SkyWaLKeR_, porque há relatos do Game Mode do Windows 10 não se dar bem com as leituras do RTSS + MSI Afterburner, mas agradeço a sugestão, vou já inativar essas leituras, quanto ao Battlefield V @askan7, quando digo que corre bem é que corre acima de 90 frames por segundo com tudo em Ultra, e isto sem DLSS :D

Interessante, há muitos relatos do Afterburner causar input lag e quebras, no entanto são todos muito antigos, e alguns falam que é uma questão de inactivar a leitura do power que resolve as questões, também li que o OC / UC mantem-se mesmo com o programa desligado? Curioso, vou usar o FurMark que ele dá-me os valore exatos do GPU, ah bom, confere, não é preciso manter o programa cativo, juro que sempre assumi ser necessário, bem, essa parte já está resolvida :D

Acima dos 90??? O meu fica locked nos 144fps mesmo em ultra com uma queda ou outra, mas em High nem mexe. A 1440p.
Com os meus settings personalizados, texturas high, o resto praticamente tudo low, anda nos ~200fps, sempre cpu bound.

Atenção que não uso ray tracing, acho uma estupidez neste jogo.
 
Última edição:
Quando digo Ultra digo com DXR em Ultra também.

Com o poder do Xbox Game Pass testei o Wolfenstein: Youngblood, é pena que um jogo com uma mecanica de combate tão agradavel esteja ligado a uma narrativa... enfim, interessante terem escolhido o DLSS como padrão para a minha resolução, é assim.. não se nota a diferença sem anti-aliasing, agora quando mudas entre o modo DLSS de Qualidade e sem DLSS com TXAA 8X, ai sim, nota-se a diferença naqueles pequenos detalhes, quando ao rendimento? Com as defenições no máximo, 100 frames minimos, completamente estaveis, o jogo está a 7 €, talvez o compre para jogar com amigos.

Sim, tenho-o por GamePass mas ai não dá para aplicar o ReShade.
 
Última edição:
a mim o que me dava lag era o afterburner, com a monitorização do power da placa (nem tinha aquilo em osd...o simples facto de tar ativo apesar que em background era suficiente).... desliguei as monitorizações quase todas do afterburner a nunca mais tive lag

Isso era um bug do lado da Nvidia que já foi corrigido entretanto.
 
Nesse caso suspeito que o OC à VRAM não tenha nenhum impacto porque esses testes são desenhados para o GPU em si*, a velocidade da VRAM vai afetar o acesso a texturas, algo, de certa forma, pontual, neste lado continua a duvida, vários jogos que não tocam nem nos 70% do CPU por nada deste mundo, isto com o GPU por vezes a navegar nos 60%, não sei será do motor gráfico que apenas não dá mais, ou de uma combinação do baixo IPC com poucos núcleos físicos que este CPU tem e a RAM lenta, tenho que ver testes (que estranhamento há muitos com este CPU ainda em 2020, muito povo a manter este i7 4790k).

*No geral, acho que só mesmo usando benchmarks de jogos mais intensivos é que seja possivel ter uma ideia do impacto, e isto olhando para os 1% e os frame time, tenho que dar uma oilhadela, acho que tenho o Shadow of the Tomb Raider para testar (tenho a triologia, mal toquei no primeiro, nem sei como tenho todos, Humble Monthly, talvez?).

Não entendo isso...

Tenho o 4790K acima de 85% no BF V a 4K e RTX ligado, gráfica a 99%...


https://postimg.cc/V0k6RwhV -> imagem
 
Última edição:
Referir que era em vários jogos, no Battlefield V ele bate bem tanto o GPU como o CPU no máximo, o motor gráfico em questão está muito bem otimizado nesse sentido, já outros jogos nem por isso, mas note-se que isto tudo acontece acima dos 100 fotogramas por segundo, por isso é mesmo um limite dos IPC do CPU e da RAM respetiva, mas neste momento é ser-se picuinhas que isto até com DXR ativo porta-se muito bem, são poucos os jogos que tenho com isso mas os que tenho correm bastante bem, já o DLSS.. ai está, noto que seria excelente para 1440p e 4K mas para 1080p varia de jogo para jogo, como já referi no Wolfenstein: Youngblood devo até dizer que DLSS a 1080p tem mais detalhe que 1080p nativo mas nota-se mais o serrilhamento do que com 1080p nativo.

Sim, o Youngblood está em Português e lá descobri qual a tradução oficial de frames e aliasing :D
 
Back
Topo