Arduino Nano com rgb led strip 12V

Ok @Kayvlim! Vou então comprar a WS2812B. Recomendas alguma fonte de alimentação de 5V? Estive a ver as fontes mas têm desde 10€ a 100€ e não sei qual comprar.
A minha ideia era através do som os leds da strip reagirem. Comprei também um modulo de detecção de som para ligar ao arduino. Com essa fonte de 5v posso também ligar o modulo de detecção de som, certo?
 
Última edição:
Ok @Kayvlim! Vou então comprar a WS2812B. Recomendas alguma fonte de alimentação de 5V? Estive a ver as fontes mas têm desde 10€ a 100€ e não sei qual comprar.
A minha ideia era através do som os leds da strip reagirem. Comprei também um modulo de detecção de som para ligar ao arduino. Com essa fonte de 5v posso também ligar o modulo de detecção de som, certo?
Continuo a não ser a melhor pessoa para responder :P

Como eu não preciso de muita corrente e ainda tenho tudo ligado a uma breadboard, só uso ou um carregador USB de telemóvel de 1.5A ou uma fonte de 12V de um disco externo ligada a isto, que regula para 5V e 3.3V:

51Vym6bFDeL._AC_SX355_.jpg


Quando fizer alguma coisa mais a sério, sou capaz de ir para uma fonte como aquela (de caixa metálica), mas vou para uma de marca - sai mais barato pagar 25€ por uma fonte de qualidade do que pagar 5€ pela fonte e porventura > 30€ por um LED strip novo. Ouvi falar bem da marca Mean Well, portanto estava a pensar nesta: https://www.meanwell.com/productPdf.aspx?i=166

Eu próprio ainda estou à procura de ideias para alimentar vários LED strips. Queria projectar para o máximo, e no meu caso posso vir a ter 150 LEDs a consumir 60mA cada, ou seja, 9A. É uma corrente suficientemente elevada para eu considerar pagar mais por um LED strip endereçável a 12V se isso contribuir para reduzir a corrente.
Na prática, parece-me que só uso 1/5 a 1/10 da corrente total, portanto para 99% do tempo bastaria uma fonte de 2A, mas não queria arriscar os outros 1% fritarem a fonte.

Já agora: existe um artigo muito bom da Adafruit relativamente aos Neopixels (que são o nome "de marca" do WS2812B). Esta é a página correspondente ao power supply.

Quanto a isso do som, não sei responder a nada, mas nota que os sensores que usares podem não funcionar a 5V. Tens de consultar a datasheet para saber.
 
Última edição:
ok @Kayvlim obrigado pelos conselhos ;)
Já mandei vir a led strip, a fonte eletrica e um cabo de alimentação para a fonte com 3 fios. (castanho, azul e amarelo/verde). Estou agora à espera que chegue.
Quando isto tudo chegar, volto a chatear o pessoal aqui com as minhas dúvidas ;)

Update:
@Kayvlim a led strip veio com 5 "ligações"...

ce04858-1_2.jpg


Não deveriam de ser só 3 (GND, DIN e +5V)?
 
Última edição:
Se têm a mesma cor, devem ter a mesma função. Isso não traz um manual? Se compraste online, não diz lá qual é a função dos fios? Suspeito que sejam dois pares de fios para alimentação da fita, um par para o início da fita e outro par para o final da fita (para diminuir a corrente/aquecimento da fita).
 
Se têm a mesma cor, devem ter a mesma função. Isso não traz um manual? Se compraste online, não diz lá qual é a função dos fios? Suspeito que sejam dois pares de fios para alimentação da fita, um par para o início da fita e outro par para o final da fita (para diminuir a corrente/aquecimento da fita).


Comprei pela net.... então ligo os dois à fonte de alimentação?
 
@diogoc Liguei os fios vermelho e branco (de fora da led strip) á fonte de alimentação e o fio verde ao D6 do arduino, ou seja das 5 ligações só estou a utilizar 3. E está a funcionar. (Não sei se posso deixar assim).
Uma ultima questão: eu posso ligar à fonte de alimentação e ao arduino mais led strip?ou há um limite de led strip que posso ligar? se há como calculo esse limite?
 
Existe um limite que tem a ver com o consumo de cada led strip e com a potência da fonte.
Vê nas características da led strip qual é o consumo por metro, e fazes as contas de quantos metros podes ter para atingir a potência da fonte
 
Uma ultima questão: eu posso ligar à fonte de alimentação e ao arduino mais led strip?ou há um limite de led strip que posso ligar? se há como calculo esse limite?

Há um limite de corrente que a fonte de alimentação consegue fornecer, e há um limite de corrente que pode passar no LED strip.
O limite da fonte está descrito na fonte: se ela disser "5V 2A", então o limite são 2A (ou 2000 mA, como te der mais jeito fazer contas).
O limite do LED strip depende da espessura das linhas de 5V e GND, mas normalmente são linhas muito finas e eu acho que passar 2A ou 3A ali é pedir muito. O datasheet do LED strip deve ter mais informações, mas pelo menos eu fui para os LED strips baratos e esses não trazem informação nenhuma.
Se passares demasiada corrente pelo LED strip, ele vai sobreaquecer, com as consequências normais: pode derreter ou pegar fogo.

Quanto a fazeres as contas, volto a recomendar:
Já agora: existe um artigo muito bom da Adafruit relativamente aos Neopixels (que são o nome "de marca" do WS2812B). Esta é a página correspondente ao power supply.
Este artigo é bastante completo e acho que diz tudo o que queres saber.
 
Back
Topo