pc demora bastante a desligar

jpantunes

Power Member
Boa noite.

Tenho reparado nestes 2 dias que o meu pc, quando desliga, leva cerca de 3 minutos a desligar completamente. O ecrã desliga rapidamente mas o processador etc continua a trabalhar durante mais tempo e antes desligava praticamente assim que o ecra desligava.

Não sei se será algum programa, mas não instalei nada de novo, a não ser a atualização do W10.

Se alguém souber o que poderá ser agradecia ajuda

Obrigado
 
Tenta isto, diz que é para um laptop mas é a mesma coisa para um PC:

"Windows can take longer than usual to shut down when services, background processes, drivers or applications prevent it from shutting down normally. Diagnose and solve a shutdown issue by viewing running processes in Task Manager, clean-booting your laptop or starting Windows in safe mode.

Background Processes Not Terminating
View the processes running on your laptop by pressing “Ctrl-Shift-Esc.” The Task Manager opens and displays all open applications. If you don't recognize a program on the list, select it, click “End Task” and restart your computer. If shutting down still takes a long time, perform a clean boot by disabling all services and startup processes. Press the “Windows” key, type “msconfig” (without quotes) and press “Enter.” Disable “Load Startup Items,” click “Apply” and select the “Services” tab. Select “Hide All Microsoft Services,” then click “Disable All,” “OK” and “Restart.”

If your laptop shuts down normally with all services and startup items disabled, one of these processes is preventing Windows from shutting down normally. To determine which one it is, experiment by enabling several startup items or services until the problem returns, then systematically narrow down the enabled processes until you find the one causing a problem.

Device Drivers Preventing Normal Shutdown
If a driver is causing Windows to shut down slowly, you can start Windows without drivers by booting into safe mode. This boot option loads a minimal Windows session without a Start screen, video drivers or your desktop settings. Start Windows in safe mode by restarting your computer, clicking the power icon from the Sign In screen, holding down the “Shift” key and clicking “Restart.” If your laptop shuts down normally from safe mode, a driver is at fault. Experiment with removing one driver at a time and restarting your computer until the problem is resolved. To uninstall a driver, open Control Panel by pressing “Windows-X” and clicking “Control Panel.” Choose “Uninstall a Program,” select the driver to uninstall and click “Uninstall.”"

>>Link não indicado por conter publicidade<<
 
Boa noite.

Tenho reparado nestes 2 dias que o meu pc, quando desliga, leva cerca de 3 minutos a desligar completamente. O ecrã desliga rapidamente mas o processador etc continua a trabalhar durante mais tempo e antes desligava praticamente assim que o ecra desligava.

Não sei se será algum programa, mas não instalei nada de novo, a não ser a atualização do W10.

Se alguém souber o que poderá ser agradecia ajuda

Obrigado
@jpantunes esse comportamento no Windows 10 é normal mas não por tanto tempo. Trata-se do arranque rápido do Windows 10 em que o sistema hiberna o kernel em vez de o encerrar para acelerar o processo de inicialização do sistema da próxima vez que arranque.
Se quiseres ver se é isso, experimenta desativar o arranque rápido: Tutorial – Como desativar o arranque rápido no Windows 10 para corrigir erros como o monitor apenas apresentar a seta do rato – O Computador com Windows
 
Obrigado pelas respostas vou tentar ver esses dois processos a ver se resulta. isto não era normal. o pc desligava praticamente após o ecrã desligar. Verifiquei se havia alguma aplicação aberta que não conheça e não vi nada estranho.
 
Obrigado pelas respostas vou tentar ver esses dois processos a ver se resulta. isto não era normal. o pc desligava praticamente após o ecrã desligar. Verifiquei se havia alguma aplicação aberta que não conheça e não vi nada estranho.

Recolhe um trace via Windows Performance Toolkit.

Executa "wprui" via Start-> Run e depois usa as seguintes configurações:

1. Performance Scenario: Shutdown
2. Detail Level: Verbose
3. Logging Mode: File
4. Number of iterations: 3
5. First Level Triage e CPU usage (checked)

Coloca numa storage Cloud à tua escolha e partilha os ETL's via PM.

Thanks,
anthonws.

p.s. Faz quote para receber a notificação, visto que não visito o fórum frequentemente.
 
Recolhe um trace via Windows Performance Toolkit.

Executa "wprui" via Start-> Run e depois usa as seguintes configurações:

1. Performance Scenario: Shutdown
2. Detail Level: Verbose
3. Logging Mode: File
4. Number of iterations: 3
5. First Level Triage e CPU usage (checked)

Coloca numa storage Cloud à tua escolha e partilha os ETL's via PM.

Thanks,
anthonws.

p.s. Faz quote para receber a notificação, visto que não visito o fórum frequentemente.

Eu desactivei aqui uma opção que me disseram aqui no post e agora desliga como fazia anteriormente. O que eu noto é que agora o pc deixou de suspender ou hibernar. Tenho a opção de fechar a tampa e suspender ou mesmo no menu seleccionar suspender, mas o que acontece é que o mesmo desliga por completo e tenho de voltar a ligar com a pass e os programas que deveriam estar abertos não estão como seria de esperar.

Obrigado pela ajuda e irei tentar fazer o que disseste
 
@jpantunes esse comportamento no Windows 10 é normal mas não por tanto tempo. Trata-se do arranque rápido do Windows 10 em que o sistema hiberna o kernel em vez de o encerrar para acelerar o processo de inicialização do sistema da próxima vez que arranque.
Se quiseres ver se é isso, experimenta desativar o arranque rápido: Tutorial – Como desativar o arranque rápido no Windows 10 para corrigir erros como o monitor apenas apresentar a seta do rato – O Computador com Windows
Foi a arranque rápido que desativaste?
 
Foi a arranque rápido que desativaste?
sim fio isso. ele continua a arrancar normal como fazia. não noto diferença no arranque mas resolveu o encerrar. No entanto, o suspender e hibernar não funciona, talvez qualquer atualização do W10 que esteja em conflito. Por exemplo tenho a opção ao baixar a tampa do pc, entrar em suspensão, mas não está a fazer isso. acaba por ficar uns tempos com a luz ligada, depois desliga e só consigo ligar de novo através do botão para ligar/desligar e nem abre logo os programas que estavam abertos...
 
sim fio isso. ele continua a arrancar normal como fazia. não noto diferença no arranque mas resolveu o encerrar. No entanto, o suspender e hibernar não funciona, talvez qualquer atualização do W10 que esteja em conflito. Por exemplo tenho a opção ao baixar a tampa do pc, entrar em suspensão, mas não está a fazer isso. acaba por ficar uns tempos com a luz ligada, depois desliga e só consigo ligar de novo através do botão para ligar/desligar e nem abre logo os programas que estavam abertos...
Partilha System Event Viewer logs.
 
@jpantunes Obrigado pelo EVTX e NFO.

Podes, por favor, verificar se existe um ficheiro recente com a extensão .DMP na pasta C:\Windows? Se sim, comprime e partilha o mesmo via DM.

Adicionalmente, partilha aqui o output dos seguintes comandos:

1. Abrir CMD como Admin (Elevated Right)
2. Digita "powercfg /A" (partilha o output)
3. Digita "powercfg /L" (partilha o output)

Obrigado,
anthonws.
 
@jpantunes Obrigado pelo EVTX e NFO.

Podes, por favor, verificar se existe um ficheiro recente com a extensão .DMP na pasta C:\Windows? Se sim, comprime e partilha o mesmo via DM.

Adicionalmente, partilha aqui o output dos seguintes comandos:

1. Abrir CMD como Admin (Elevated Right)
2. Digita "powercfg /A" (partilha o output)
3. Digita "powercfg /L" (partilha o output)

Obrigado,
anthonws.
Bom dia

a extensão .DMP encontrei num ficheiro de memória e vou tentar enviar comprimido.

de resto aparece-me isto

https://ibb.co/DRzLjmn
 
Bom dia

a extensão .DMP encontrei num ficheiro de memória e vou tentar enviar comprimido.

de resto aparece-me isto

https://ibb.co/DRzLjmn

Obrigado pelos dados.

Neste momento, tudo aponta que o "culpado" seja este driver: "amdacpbus.sys".



A data do mesmo é de 2018, pelo que parece estar desatualizado.

Recomendo a executares o Lenovo Vantage para pesquisa de novos drivers.

Existem outros relatos de slow boot em que o mesmo driver é apontado como o "culpado". https://www.tenforums.com/performan...ow-booting-fast-boot-disabled-3-minnutes.html

Verifica se consegues atualizar o mesmo.

Ohando para página de suporte da Lenovo, e para os teus atuais drivers, tens algumas atualizações a fazer.

https://pcsupport.lenovo.com/pt/en/...s/300-series/330-15arr/downloads/driver-list/

Hth,
anthonws.

Edit: Podes inclusivamente experimentar este utilitário da AMD: https://drivers.amd.com/drivers/ins...alin-2020-20.11.3-minimalsetup-201130_web.exe. Este deverá descarregar/instalar os drivers para Ryzen e Radeon chipsets.
 
Obrigado pelos dados.

Neste momento, tudo aponta que o "culpado" seja este driver: "amdacpbus.sys".



A data do mesmo é de 2018, pelo que parece estar desatualizado.

Recomendo a executares o Lenovo Vantage para pesquisa de novos drivers.

Existem outros relatos de slow boot em que o mesmo driver é apontado como o "culpado". https://www.tenforums.com/performan...ow-booting-fast-boot-disabled-3-minnutes.html

Verifica se consegues atualizar o mesmo.

Ohando para página de suporte da Lenovo, e para os teus atuais drivers, tens algumas atualizações a fazer.

https://pcsupport.lenovo.com/pt/en/...s/300-series/330-15arr/downloads/driver-list/

Hth,
anthonws.

Edit: Podes inclusivamente experimentar este utilitário da AMD: https://drivers.amd.com/drivers/ins...alin-2020-20.11.3-minimalsetup-201130_web.exe. Este deverá descarregar/instalar os drivers para Ryzen e Radeon chipsets.

Muito obrigado pela ajuda.

No lenovo vantage diz tudo atualizado mas irei seguir esses passos que me disseste e ver se resolve.

Mais uma vez obrigado pela ajuda a partilha.

Abraço
 
Back
Topo