Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

Esses exemplos não foram os melhores, e o "simplesmente não saíam no PC" não é verdade.

Nenhum daqueles 3 jogos saiu em 2001 no PC. Como assim não é verdade?

O Devil May Cry saiu para PC, 17 anos depois, em 2018
O Final Fantasy X saiu para PC, 15 anos depois, em 2016.
O Metal Gear Solid 2 saiu para PC, 2 anos depois, em 2003. Este por acaso teve uma release proxima.

Mas estes 3 jogos foram meros exemplos, encontras dezenas e dezenas de jogos que aconteceu o mesmo nessa decada. Os dois primeiros acabaram por sair quase 2 decadas depois, pois estamos na altura dos remasters de jogos antigos e o PC agora está em altas.
 
PS: Não pude deixar de reparar de como descreves a década como sendo 2001-2011, e não 2000-2010. Ainda há uns dias tive uma discussão sobre qual a forma correcta de contabilizar décadas, séculos e milénios :-D

Isto para mim nunca foi motivo de discussão, pois tive bons professores de história.
Da forma como contamos na Europa, nunca tivemos um ano zero, ou século zero,etc. Começa no dia 1, semana 1, mês 1, ano 1, século 1, etc.
Se contarmos de 2000-2010, teríamos um século com 99 anos, um milénio com 999 anos, uma semana com 6 dias, etc.
Mas se contarmos de 2001-2011, temos todas as décadas com 10 anos, séculos com 100 anos, milénios com 1000 anos.

Contar as décadas de 00 a 10, é como o à e há.
A regra é muito clara e óbvia, mas há muita gente a cometer o erro.
 
Última edição:
Nenhum daqueles 3 jogos saiu em 2001 no PC. Como assim não é verdade?

O Devil May Cry saiu para PC, 17 anos depois, em 2018
O Final Fantasy X saiu para PC, 15 anos depois, em 2016.
O Metal Gear Solid 2 saiu para PC, 2 anos depois, em 2003. Este por acaso teve uma release proxima.

Mas estes 3 jogos foram meros exemplos, encontras dezenas e dezenas de jogos que aconteceu o mesmo nessa decada. Os dois primeiros acabaram por sair quase 2 decadas depois, pois estamos na altura dos remasters de jogos antigos e o PC agora está em altas.

Por acaso a Capcom na decada 01 - 11 nao esteve muito mau. Nao tivemos o DMC 1 e 2 e nunca percebi bem porque, mas do DMC 3 para a frente saiu tudo e por acaso excelentes portes ( joguei os todos no PC por acaso, principalmente o terceiro ) os resident evil por exemplo sempre sairam tambem para PC.

Agora o MGS 2 nao saiu no PC sim, o susbtance e que teve um porte que saiu ao mesmo tempo que nas consolas.... e foi um fracasso descomunal. Comprei-o na altura ( com o GTA vice city ) e arrependi-me para sempre, a pensar que iria poder apontar com o rato a dar headshot como de um counter strike se tratass. os controlos eram horriveis e decidi-me entao a comprar um gamepad so para joga-lo... infelizmente o gamepad nao funcionava pois este porte so reconhecia um gamepad especifico de uma marca ela tambem bem especifica. Acabei por arruma-lo para o lado e nunca mais toca-lo cheio de desgosto de ter gasto o meu dinheiro naquela porra. Ate o Metal gear solid 1 PC era melhor do que isso.

A minha sensacao daquela decada por acaso, foi que o mercado PC estava a comecar a atrair os grandes publisher pouco a pouco ao contrario dos anos 90 onde eram dois mercados bem distintos cada um com os seus jogos proprios. Entao de 2011 para a frente, foi uma festa mesmo.
 
Agora o MGS 2 nao saiu no PC sim, o susbtance e que teve um porte que saiu ao mesmo tempo que nas consolas.... e foi um fracasso descomunal.

E se andarmos um pouco mais para a frente, MGS3 e MGS4 não sairam no PC. O MGS5 é que veio alterar as coisas e saiu logo directo no PC, como agora é normal em tudo o que é jogo.

A minha sensacao daquela decada por acaso, foi que o mercado PC estava a comecar a atrair os grandes publisher pouco a pouco ao contrario dos anos 90 onde eram dois mercados bem distintos cada um com os seus jogos proprios. Entao de 2011 para a frente, foi uma festa mesmo.

Se nos afastarmos ainda mais de 2000, para a década de 1990, ainda era pior. Ai é que havia mesmo carrada de jogos que apenas saiam nas consolas e o PC ficava a ver navios.
 
Última edição:
Na decada de 2001-2011 tivemos alguns bons exclusivos no PC, mas era uma altura é que muitos AAA's eram exclusivos das consolas e simplesmente não saiam no PC. Jogos que agora é a coisa mais normal saírem nesta plataforma. Foi a isso que me referi quando falei mais atrás. Nessa época era obrigado a ser console gamer, pois uma boa parte do meu tipo preferido de jogos simplesmente não saiam no PC.

Logo em 2001 tivemos por exemplo o Metal Gear Solid 2, Devil May Cry, e o Final Fantasy X que não saíram no PC. Hoje em dia, qualquer uma dessas franchises tem release garantida no PC.

Um exemplo, o Project Athia da Square Enix é console exclusive, e será lançado na PS5 e no PC. Se estivéssemos na década de 2000, podem ter a certeza que o jogo seria exclusivo total da Playstation e não saia no PC.
Esse athia é console exclusive temporário julgo... Ou seja é um "banal" multiplataformas que pagaram a exclusividade por X de tempo(a Sony neste caso)
 
E se andarmos um pouco mais para a frente, MGS3 e MGS4 não sairam no PC. O MGS5 é que veio alterar as coisas e saiu logo directo no PC, como agora é normal em tudo o que é jogo.
E bem podes crer que a culpa foi do substance. irrita-me so de pensar naquele jogo e nos 50€ que enfiei naquilo na altura.


Se nos afastarmos ainda mais de 2000, para a décadade 1990, ainda era pior. Ai é que havia mesmo carrada de jogos que apenas saiam nas consolas e o PC ficava a ver navios.

Exato, contudo o PC tambem tinha os seus exclusivo onde as consolas ficavam a ver navios tambem. Grandes classicos como o age of empire 2, Unreal tournament, Doom, wolfenstein, Fallout, Quake 1 2 3, Diablo, baldure's gate etc.. etc.. O problema era que infelizmente para muitos destes jogos tinhas de ter alta maquineta e ainda por cima ter a certeza que certas pecas de hardwares sejam compativeis ( pois incompatibilidade de hardwares nessa altura era uma coisa ) e uma parte dos gamers dos anos 90 que jogavam no PC simplesmente mudaram-se para as consolas, e deu o que deu na decada seguinte, as consolas eram basicamente plug and play, isso para o utilisador lambda nao tem preco, mas mesmo nao tendo preco, acabava por ser mais barato que um PC, portanto foi win win para essas pessoas.
 
Última edição:
Nenhum daqueles 3 jogos saiu em 2001 no PC. Como assim não é verdade?

O Devil May Cry saiu para PC, 17 anos depois, em 2018
O Final Fantasy X saiu para PC, 15 anos depois, em 2016.
O Metal Gear Solid 2 saiu para PC, 2 anos depois, em 2003. Este por acaso teve uma release proxima.

Mas estes 3 jogos foram meros exemplos, encontras dezenas e dezenas de jogos que aconteceu o mesmo nessa decada. Os dois primeiros acabaram por sair quase 2 decadas depois, pois estamos na altura dos remasters de jogos antigos e o PC agora está em altas.

Se tivermos em conta especifica e estritamente esses títulos, tens razão - mas também posso dar exemplos em contrário, se formos por cherry picking, como já dei alguns, e posso dar mais.

Mas repara que disse que o DmC 1 e 2 não saíram para PC na altura, só tenho saído mais tarde na HD Collection. Mas o 3 saiu com o espaço de 1 ano.
Metal Gear Solid saiu 2 anos depois no PC, assim como o 2 Substance.
Final Fantasy não saiu, daí não ter referido, nem pus em causa.


Mas dizeres que os jogos de consola, não saíam no PC, e que agora saem, como tens vindo dizer nos últimos posts, desculpa mas isso não é verdade. A realidade de então não era muito diferente da de agora. A grande maioria dos jogos de consola não eram lançados no PC, mas tinhas uma boa selecção de jogos que eram portados. Se por ventura os teus jogos favoritos não saíam, aí é outra conversa.

Esmiuçando os 1st party:
- Nintendo nunca portou para PC;
- Sega portou directamente algum do seu catálogo para Windows ainda nos anos 90, e indirectamente houve suporte para o Commodore Amiga e o lançamento do Amstrad Mega PC;
- Sony só agora começa a portar directamente 1st party para PC, ainda que com atraso de alguns anos (à semelhança do passado nos exclusivos 3rd party).
- Microsoft já era developer/publisher no mercado PC, e mesmo com o lançamento da Xbox, sempre fez vários ports para PC (Halos, Fables, etc), ainda que com alguns anos de diferença também.

A maior diferença entre o presente e o passado no capítulo dos 1st party, está na Microsoft que lança agora os seus 1st party day-one no PC.
O resto pouco se alterou, não é que a Playstation tenha ficado sem exclusivos ou apenas com console exclusives de um dia para o outro.

Já se sairmos da bolha dos 1st party, e enveredarmos pelos exclusivos no geral, sempre houve alguns exclusivos a serem portados, como foram os já referidos MGS1 e 2 e o DmC 3, mas lembro-me também assim de repente de jogos como o International Superstar Soccer 3 em 2003 day-one (IP console-only até então), Jade Empire (2005 Xbox, 2007 PC), Sudeki (2004 Xbox, 2005 PC) e muitos outros existirão, sendo uma questão de procurar, embora não fosse day-one na grande maioria dos casos.

Como o @Torak disse, a maior diferença foi pré-2000, com especial destaque para os anos 80 e inícios de 90. Nos anos 80 o PC Gaming era totalmente obscurecido pelo console gaming, já que o gaming no PC era um afterthought, e os jogos que os sistemas PC iam tendo, para além dos típicos jogos de PC de aventura (de texto ou 2D), eram na sua maioria arcade or console ports ou até mesmo puros clones destes últimos. Nos anos 90 foi quando o PC Gaming se começou a afirmar como algo próprio e esteve em altas (pela primeira vez) como dizes, e em sentido contrário tivemos ports como por exemplo o Doom 64 (1997) para a N64 ou mais tarde, o No One Lives Forever (2000) para a PS2 em 2002, apenas para citar alguns exemplos assim de cabeça.

Ainda que em pouco número, sempre houve ports, quer num sentido, quer no outro.

Se te baseias apenas na Playstation para concluir que antes os exclusivos não saíam para PC e que agora saem, estás a usar a premissa errada. Saíam, embora em não tanta quantidade. "Iam saindo", mas saíam.

Se agora saem em maior quantidade?
Se tens também mais IPs que eram console-only que se tornaram multi-plat, com eventual saída também no PC, e day-one?

Sim, concordo.

PS: Ainda referente à Sega, artigo interessante de 1996: https://segaretro.org/Press_release...hine,_creates_new_category_of_action_PC_games

Currently, three Sega Entertainment PC games are available at software stores nationwide. ``Comix Zone,'' ``Ecco the Dolphin'' and ``Tomcat Alley'' were released in November 1995 as part of a brand test for Sega's entrance into the PC gaming market.



Isto para mim nunca foi motivo de discussão, pois tive bons professores de história.
Da forma como contamos na Europa, nunca tivemos um ano zero, ou século zero,etc. Começa no dia 1, semana 1, mês 1, ano 1, século 1, etc.
Se contarmos de 2000-2010, teríamos um século com 99 anos, um milénio com 999 anos, uma semana com 6 dias, etc.
Mas se contarmos de 2001-2011, temos todas as décadas com 10 anos, séculos com 100 anos, milénios com 1000 anos.

Contar as décadas de 00 a 10, é como o à e há.
A regra é muito clara e óbvia, mas há muita gente a cometer o erro.

Também eu tive bons professores de História, e aprendi a contabilizar décadas, séculos e milénios começando em 00 e terminando em 99.

Se contabilizares assim, não contabilizas apenas 99 anos no caso de século, ou 999 anos no caso do milénio, pois estás a contabilizar o ano que decorre entre [0;1[, e até [99;100[ ou [999;1000[, pelo que contabilizas na mesma 100 ou 1000 anos. Não se trata apenas de uma questão de História, mas também de Matemática. Da mesma forma que dizes que se contabiliza apenas 99 ou 999, dir-te-ia que começando a contagem no 1 e terminando em 101 ou 1001, estarias a contabilizar 101 ou 1001 anos (pelo menos o século I e o 1.º milénio), em vez dos 100 ou dos 1000, pois o ano completo que decorre entre [0;1[ (o chamado ano zero) matematicamente não pode ser desprezado.

A representação numérica em si não cria conflito, até entrarmos na questão da transição de décadas, séculos e milénios (a mudança de século e milénio para uns aconteceu em 1999/2000, para outros em 2000/2001), ou quando se entram em contagens de números ordinais («estamos no 21.º ano do século XXI, ou no 22.º?»).

A bold: contas sempre certo, sim, mas estás a deitar 1 ano DC fora, o de [0;1[.

De qualquer das formas, um bom professor de História ensinaria sempre que ambas as formas existem. A diferença está essencialmente onde se nasce e vive (e com a adopção regional do caléndário Gregoriano), e qual a disciplina em que se trabalha. Vale o que vale, mas compara a página da Wikipedia portuguesa com a inglesa sobre o Século. Anyway, off-topic.

EDIT: "baseias" e não "baseas" :smilliex:
 
Última edição:
Mas dizeres que os jogos de consola, não saíam no PC, e que agora saem, como tens vindo dizer nos últimos posts, desculpa mas isso não é verdade. A realidade de então não era muito diferente da de agora. A grande maioria dos jogos de consola não eram lançados no PC, mas tinhas uma boa selecção de jogos que eram portados. Se por ventura os teus jogos favoritos não saíam, aí é outra conversa.

Tens logo a seguir o MGS 3 e o MGS 4 que nunca sairam no PC.

Antigamente havia muito jogo de consola que simplesmente não saia no PC. Tiveste por exemplo o Final Fantasy 13 que saiu com 5 anos de atraso.

Hoje em dia é exatamente o oposto, é muito raro encontrares um desses jogos que não saia no PC e day 1.

Esmiuçando os 1st party:
- Nintendo nunca portou para PC;

Como é obvio não estou a falar de first party, apenas de third party, jogos multiplaformas.

Tens também outro tipo de exemplo. Hoje em dia quando sai um novo Resident Evil, sai logo para todas as plataformas ao mesmo tempo. Na década de 2000, saiu o Resident Evil 4 para as consolas e só passado 2 anos saiu para o PC. Até acabavam por lançar para o PC, mas era tipo uma plataforma relegada para 2º plano. Levem com o jogo 2 anos depois e deem-se por contentes...

O que quero dizer é que o PC está muito melhor agora do que alguma vez esteve. O PC não é para elitistas, é uma autentica maquina de jogos, que em muitos casos tem os exclusivos da Playstation e os exclusivos da Xbox, tudo na mesma plataforma. Algo impensável há uns anos atrás.
 
Verdade, daí dizer que concordo (mas...), mas não estava tão mal quanto os teus posts faziam transparecer em questões de console ports.

PS: Bons exemplos os dos RE, não me lembrei deles. Vê a data de lançamento dos RE anteriores no PC, praticamente ao mesmo tempo que a PS ou 1 ano mais tarde. Joguei-os na altura no PC, e não foi o ano ou 2 que levava o port para PC a fazer (assunto também já discutido; vê a qualidade dos ports da trilogia original do RE no PC btw) que me obrigaram a ser console gamer.
 
Última edição:
PS: Bons exemplos os dos RE, não me lembrei deles. Vê a data de lançamento dos RE anteriores no PC, praticamente ao mesmo tempo que a PS ou 1 ano mais tarde. Joguei-os na altura no PC, e não foi o ano ou 2 que levava o port para PC a fazer (assunto também já discutido, vê a qualidade dos ports da trilogia original do RE no PC btw) isso que me obrigou a ser console gamer.

O 1º e o 2º sairam na mesma altura, depois foi sempre a piorar até entrarmos na era moderna.

O 3º já saiu 1 ano depois, o 4º saiu 2 anos depois, o Code Veronica nem saiu para PC. O Resident Evil Zero saiu 14 anos depois.
A partir do 5 foi quando as coisas endireitaram, final da decade de 2000, em 2009.
 
Isto para mim nunca foi motivo de discussão, pois tive bons professores de história.
Da forma como contamos na Europa, nunca tivemos um ano zero, ou século zero,etc. Começa no dia 1, semana 1, mês 1, ano 1, século 1, etc.
Se contarmos de 2000-2010, teríamos um século com 99 anos, um milénio com 999 anos, uma semana com 6 dias, etc.
Mas se contarmos de 2001-2011, temos todas as décadas com 10 anos, séculos com 100 anos, milénios com 1000 anos.

Contar as décadas de 00 a 10, é como o à e há.
A regra é muito clara e óbvia, mas há muita gente a cometer o erro.

Nao, contar as decadas de 00 a 10 e seguir a norma internacional (ISO).

- ISO 8601-1:2019(en), Date and time — Representations for information interchange — Part 1: Basic rules
- time scale unit (3.1.1.7) of 10 calendar years (3.1.2.21), beginning with a year whose year number is divisible without remainder by ten

A minha matematica pode estar incorrecta, mas XX01 / 10 nao da resto 0.

- Note 1 to entry: Decade is also used to refer to an arbitrary duration (3.1.1.8) of 10 years, however decade is not used as such in this document.

Tambem podes usar 'decada' para indicar um periodo arbitrario de 10 anos. 2001-2010, 2015-2024, etc.
 
Também eu tive bons professores de História, e aprendi a contabilizar décadas, séculos e milénios começando em 00 e terminando em 99.

Se contabilizares assim, não contabilizas apenas 99 anos no caso de século, ou 999 anos no caso do milénio, pois estás a contabilizar o ano que decorre entre [0;1[, e até [99;100[ ou [999;1000[, pelo que contabilizas na mesma 100 ou 1000 anos. Não se trata apenas de uma questão de História, mas também de Matemática. Da mesma forma que dizes que se contabiliza apenas 99 ou 999, dir-te-ia que começando a contagem no 1 e terminando em 101 ou 1001, estarias a contabilizar 101 ou 1001 anos (pelo menos o século I e o 1.º milénio), em vez dos 100 ou dos 1000, pois o ano completo que decorre entre [0;1[ (o chamado ano zero) matematicamente não pode ser desprezado.

A representação numérica em si não cria conflito, até entrarmos na questão da transição de décadas, séculos e milénios (a mudança de século e milénio para uns aconteceu em 1999/2000, para outros em 2000/2001), ou quando se entram em contagens de números ordinais («estamos no 21.º ano do século XXI, ou no 22.º?»).

A bold: contas sempre certo, sim, mas estás a deitar 1 ano DC fora, o de [0;1[.

De qualquer das formas, um bom professor de História ensinaria sempre que ambas as formas existem. A diferença está essencialmente onde se nasce e vive (e com a adopção regional do caléndário Gregoriano), e qual a disciplina em que se trabalha. Vale o que vale, mas compara a página da Wikipedia portuguesa com a inglesa sobre o Século. Anyway, off-topic.

No calendário que é utilizado em quase todo o mundo, o Gregoriano, nunca existiu o ano zero. Apenas existe ano "1 antes de cristo" e "1 depois de cristo".
Isto significa que se queres ter todas as décadas com 10 anos e séculos com 100 anos, tens de começar a contar sempre no 1.
E isto é como os historiadores contam os anos.

A diferença de que falas na página inglesa, é que eles referem o ano "zero", que é utilizado no calendário astronómico de Kepler.
Ou seja, se queres fazer astronomia contas o ano zero e tens de ajustar a contagem, quando convertes para o calendário Gregoriano.

Nao, contar as decadas de 00 a 10 e seguir a norma internacional (ISO).

- ISO 8601-1:2019(en), Date and time — Representations for information interchange — Part 1: Basic rules
- time scale unit (3.1.1.7) of 10 calendar years (3.1.2.21), beginning with a year whose year number is divisible without remainder by ten

A minha matematica pode estar incorrecta, mas XX01 / 10 nao da resto 0.

- Note 1 to entry: Decade is also used to refer to an arbitrary duration (3.1.1.8) of 10 years, however decade is not used as such in this document.

Tambem podes usar 'decada' para indicar um periodo arbitrario de 10 anos. 2001-2010, 2015-2024, etc.

Se leres a ISO ISO 8601-1:2019, vês que define a duração de década. Mas não define o inicio e fim.
 
Última edição:
Se leres a ISO ISO 8601-1:2019, vês que define a duração de década. Mas não define o inicio e fim.
O quote que eu coloquei e exactamente da ISO 8601-1:2019 que definite a escala 'decada'. Ao indicar que comeca num ano divisivel por 10, nao existem muitas opcoes disponiveis.
1 nao e divisivel por 10.
2 nao e divisivel por 10.
3 nao e divisivel por 10.
4 nao e divisivel por 10.
5 nao e divisivel por 10.
6 nao e divisivel por 10.
7 nao e divisivel por 10.
8 nao e divisivel por 10.
9 nao e divisivel por 10.

So resta uma opcao.
 
O quote que eu coloquei e exactamente da ISO 8601-1:2019 que definite a escala 'decada'. Ao indicar que comeca num ano divisivel por 10, nao existem muitas opcoes disponiveis.
1 nao e divisivel por 10.
2 nao e divisivel por 10.
3 nao e divisivel por 10.
4 nao e divisivel por 10.
5 nao e divisivel por 10.
6 nao e divisivel por 10.
7 nao e divisivel por 10.
8 nao e divisivel por 10.
9 nao e divisivel por 10.

So resta uma opcao.

Realmente tens razão, na divisibilidade. Mas nesse caso, ficas com uma década com apenas 9 anos, um século com apenas 99 anos e por aí fora.
No entanto o calendário gregoriano tem precedência. Não só foi criado mais cedo, como é utilizado por mais países do que uma ISO.
E historicamente, sempre nunca foi contado de acordo com o calendário gregoriano.
E uma iso que ignora a história, é um erro sério.

BTW, aplica essa regra da divisão ao ano "zero"
 
Última edição:
BTW, aplica essa regra da divisão ao ano "zero"
0/10=0 com resto 0.

0 e divisivel. Se calhar estas a pensar na divisao por 0 (que e erro ou infinito dependendo dos sistemas).

Ou talvez devido a existencia de varios calendarios (nos seguimos o gregoriano mas nao e o unico), normas ISO sao uma forma de uniformizar as coisas.
Eu tambem ja discuti isto varias vezes, e se no inicio pensava mais como tu, eventualmente dei o braco a torcer.
Um comentario que vinha muitas vezes acima, era por exemplo, a decada de 80. Usando decadas a comecar por 1, entao teriamos os anos de 81 a 90, onde o ano 90 cai na decada de 80. O que nao e incorrecto, mas soa estranho. Por outro lado podes dizer que decada e 80 sao todos os anos de comecam por xx8x.
 
E como aplicas uma divisão a um ano que não existiu no calendário gregoriano.
As normas iso são uma forma de uniformizar as coisas, mas nem sempre são as melhores.
Neste caso tínhamos uma regra aceite por todos, há séculos.

A mim parece-me completamente errado, que no período DC, apenas temos um milénio completo.
Temos um com 1000 anos e outro com 999 anos.

Mas contando a partir do ano 1, temos 2 milénios com 1000 anos.
 

Xbox Series X vs $500ish PC

As conclusões (bem humoradas) do Linus podem ser escutadas a partir do 14:46 para quem não quiser ver o vídeo todo. Realço, para os mais incautos, que ele aldrabou à bruta no preço das peças.
 
Última edição:
E como aplicas uma divisão a um ano que não existiu no calendário gregoriano.
As normas iso são uma forma de uniformizar as coisas, mas nem sempre são as melhores.
Neste caso tínhamos uma regra aceite por todos, há séculos.

A mim parece-me completamente errado, que no período DC, apenas temos um milénio completo.
Temos um com 1000 anos e outro com 999 anos.

Mas contando a partir do ano 1, temos 2 milénios com 1000 anos.
Pois nao. Ha sempre alturas em que falha. Usando o calendario gregoriano, estas no ano 10 e tiras 15, supostamente ias para o ano -5, certo? Mas nao, 10 - 15 em gregoriano e -6, ou 6 AC.

Falando em milenios, quando foi que celebramos o novo milenio? Em 2000 ou 2001? Pessoalmente lembro-me de 2000 ser o ano em que celebramos o novo milenio, mas supostamente esta mal, devia ter sido em 2001.
 
Pois nao. Ha sempre alturas em que falha. Usando o calendario gregoriano, estas no ano 10 e tiras 15, supostamente ias para o ano -5, certo? Mas nao, 10 - 15 em gregoriano e -6, ou 6 AC.

Falando em milenios, quando foi que celebramos o novo milenio? Em 2000 ou 2001? Pessoalmente lembro-me de 2000 ser o ano em que celebramos o novo milenio, mas supostamente esta mal, devia ter sido em 2001.

Ambas as formas têm limitações. Aliás, o calendário gregoriano entrou, para colmatar as falhas do juliano, mas mesmo assim tem sempre problemas que apenas podem ser corrigidos com acertos.
De qualquer das formas, não creio o problema dessas contas são piores do que ter um milénio com 999 anos, um século com 99 anos e uma década com 9 anos.
Para além disso, em que dia começamos a contar cada ano? No dia um ou no dia zero?
Da mesma forma que o calendário gregoriano não tem um ano zero, Janeiro também não tem um dia zero. Por isso, começamos a contar no dia 1.
 
Back
Topo