PC com 3 anos não passa dos ~55 fps em Warzone, gráficos no mínimo. Qual é o bottleneck?

Slate

Membro
Boas pessoal

Queria tentar perceber se pode haver algum componente do meu pc que possa estar a limitar o desempenho do Call of Duty Warzone ou se é mesmo do PC que já é muito antigo.

PC atual:
Processador AMD Ryzen 5 1400 3.2GHz-3.4GHz 8MB AM4
Motherboard Asus Prime A320M-K
G.Skill 8GB DDR4 3000MHz Aegis
Placa Gráfica MSI Radeon RX 570 ARMOR 4G OC
Crucial Mx 500 480GB

Sabem de algum software que dê para fazer um benchmark e perceber o que é que está a limitar o jogo?

Gracias!
 
Mete mais um pente de 8 GB de RAM (ficando com 16 GB no total). Isso pode ajudar a melhorar, até porque olhando para os requisitos de hardware do jogo em questão, os 8 GB apenas se encaixam nos requisitos mínimos, que não costumam ser sinónimos de jogabilidade agradável. Além disso, em jogos recentes e exigentes, como é o caso, cada vez se torna mais importante garantir 16 GB de memória, para evitar problemas.

Se não for suficiente, penso que uma gráfica e CPU mais poderosos poderão ser o passo seguinte.
 
Honestamente, apesar de ser um pc com 3 anos, um ryzen 1400 já é uma diferença para um 2600, ou ainda mais um 3600.

A memória estou a assumir que tems 2x4 e não 1x8. Independentemente disso, se tiveres a possibilidade, o ideal seria colocares 2x8 (iguais, caso tenhas 1x8 não coloques agora mais 1x8 de marca diferente com velocidade diferente, timmings etc).

Depois, o teu processador, se não estou em erro, já não suporta velocidade de memória acima de 2667Mhz.. Logo, entre a pouca memória que tens, e o processador em questão, tens aqui algo a limitar já a máquina.

A própria gráfica não ajuda, mas penso que se tivesses a possibilidade para um pequeno upgrade, irias notar um boost de performance.

Tentaria apanhar a preços jeitosos (e até digo em 2ª mão) uma board B450, um Ryzen 5 3600 se houvesse margem monetária para isso, comprava 2x8GB 3200Mhz. Isto em modo de mínimos olímpicos para não teres que vender um rim, já que falamos em cerca de 350€ a 400€ (peças novas, pelo que se apanhares usado deves conseguir poupar uns 60/70€)..

já devia permitir um boost de talvez uns 15/20fps, mais já só com uma gráfica melhor.
 
Muito obrigado pelas respostas Stormgiant e M4N!4K

alem disso controla a velocidade das memorias. verifica se esses 8GB não estão a 2133...

Tens razão! Fui confirmar a velocidade e, segundo o sistema, a memória G.Skill 8GB DDR4 3000MHz Aegis, está a 2133MHz. Sabem dizer-me porquê? A Motherboard e o CPU suportam mais supostamente. (M4N!4K fui confirmar e tens razão: o CPU consegue ir a 2667MHz. A Motherboard devia ir a 3000Mhz).

Honestamente, apesar de ser um pc com 3 anos, um ryzen 1400 já é uma diferença para um 2600, ou ainda mais um 3600.

A memória estou a assumir que tems 2x4 e não 1x8. Independentemente disso, se tiveres a possibilidade, o ideal seria colocares 2x8 (iguais, caso tenhas 1x8 não coloques agora mais 1x8 de marca diferente com velocidade diferente, timmings etc).

Depois, o teu processador, se não estou em erro, já não suporta velocidade de memória acima de 2667Mhz.. Logo, entre a pouca memória que tens, e o processador em questão, tens aqui algo a limitar já a máquina.

A própria gráfica não ajuda, mas penso que se tivesses a possibilidade para um pequeno upgrade, irias notar um boost de performance.

Tentaria apanhar a preços jeitosos (e até digo em 2ª mão) uma board B450, um Ryzen 5 3600 se houvesse margem monetária para isso, comprava 2x8GB 3200Mhz. Isto em modo de mínimos olímpicos para não teres que vender um rim, já que falamos em cerca de 350€ a 400€ (peças novas, pelo que se apanhares usado deves conseguir poupar uns 60/70€)..

já devia permitir um boost de talvez uns 15/20fps, mais já só com uma gráfica melhor.

A memória que tenho é so um stick de 8GB 3000MHz CL16, por isso acho que vou seguir a tua sugestão e comprar mais um stick de 8GB à mesma velocidade.

Tenho alguma disponibilidade para gastar dinheiro (400 euros), se acharmos que se justifica. Mas se calhar primeiro comprava a RAM e partia daí, não achas?

Por curiosidade, porque sugeriste uma motherboard nova? O que é que conseguia sacar da nova motherboard que não consigo com a que tenho atualmente (para além da velocidade RAM)? Não era preferivel comprar só o processador novo e aproveitar a MB?
 
Bem, para começar, por teres apenas 1 stick de memória não permite que usufruas de dual channel. Tenta comprar um stick igual, mesma marca e tudo, para ter a certeza que são o mais comparatives possível um com o outro a nível de specs, para que um não limite o outro seja agora, seja no futuro. Só de usares dual channel deves notar uma diferença.

Depois, colocar a memória aos ditos 2667Mhz, deves ter uma opção na BIOS da board. Na minha x570 com o meu Zen2, apesar de ter memórias 3200Mhz, se não activar o perfil xmp ou pelo menos configurar manualmente na board, ficam a funcionar a uma velocidade muito mais baixa, como acontece contigo.

por tanto, só de passares para 2x8 e subires a velocidade para o máx que o cpu permitir (vamos assumir que são os 2666 e que não permite os 3000), já deves notar uma diferença.

O indicar uma 450 ao invés de uma 320, prende-se com o facto de para além da denominaçãp X20 ser de entrada de gama, logo uma X50 traz-te outra estabilidade, o facto de ser um chipset 3X0, 2 gerações abaixo, pode limitar-te também a nível de upgrades ao nível de processadores. Mas se lá chegarmos, é um problema que logo se discute.

O stick de memória deve ficar-te a uns 40€ pelo que vi.

Depois, se quiseres mais, o máx que podes fazer é comprar um processador novo e ver se o sistema fica estável, Um 3600 anda na casa dos 200€ e é compatível, penso eu, com a tua board . Mas também se for necessário eventualmente, por cerca de 100€ até consegues uma B550.

Mas com jeitinho, por cerca de 250€ tens um upgrade jeitoso, e começas a pensar numa gráfica (quando baixarem de preço) :D
 
Bem, para começar, por teres apenas 1 stick de memória não permite que usufruas de dual channel. Tenta comprar um stick igual, mesma marca e tudo, para ter a certeza que são o mais comparatives possível um com o outro a nível de specs, para que um não limite o outro seja agora, seja no futuro. Só de usares dual channel deves notar uma diferença.

Depois, colocar a memória aos ditos 2667Mhz, deves ter uma opção na BIOS da board. Na minha x570 com o meu Zen2, apesar de ter memórias 3200Mhz, se não activar o perfil xmp ou pelo menos configurar manualmente na board, ficam a funcionar a uma velocidade muito mais baixa, como acontece contigo.

por tanto, só de passares para 2x8 e subires a velocidade para o máx que o cpu permitir (vamos assumir que são os 2666 e que não permite os 3000), já deves notar uma diferença.

O indicar uma 450 ao invés de uma 320, prende-se com o facto de para além da denominaçãp X20 ser de entrada de gama, logo uma X50 traz-te outra estabilidade, o facto de ser um chipset 3X0, 2 gerações abaixo, pode limitar-te também a nível de upgrades ao nível de processadores. Mas se lá chegarmos, é um problema que logo se discute.

O stick de memória deve ficar-te a uns 40€ pelo que vi.

Depois, se quiseres mais, o máx que podes fazer é comprar um processador novo e ver se o sistema fica estável, Um 3600 anda na casa dos 200€ e é compatível, penso eu, com a tua board . Mas também se for necessário eventualmente, por cerca de 100€ até consegues uma B550.

Mas com jeitinho, por cerca de 250€ tens um upgrade jeitoso, e começas a pensar numa gráfica (quando baixarem de preço) :D

Obrigado M4N!4K!

Comprei o último PC há 3 anos e 6 meses e pensei que ele iria durar pelo menos mais meio ano. Mas confesso que agora que começo a pesquisar coisas e falar com convosco aqui no forum começo a ficar com pica para comprar um PC novo lol

Já encomendei a RAM, como falámos, exactamente o mesmo modelo. Agora vou começar a ver videos sobre Motherboards, CPUs e graficas para aprender um pouco mais

Vai ser uma experiência interessante ver qual é o aumento de performance com a RAM. Depois ponho aqui os resultados!

Pois, já vi a malta aqui no forum a queixar-se que não ha gráficas para venda. Estão muito caras agora? Lembro-me já na altura que comprei o meu PC, foi dificil arranjar a gráfica porque a malta andava no craze das bitcoin então andava tudo a fazer rigs de mining. Pensei que por esta altura já houvesse oferta suficiente..
 
Houve, mas devido à pandemia e nova febre de mining, não só não há stocks de gráfica como subiram o preço, e muito.

No entanto, uma coisa de cada vez :) É tentares meter as memórias à velocidade devida, que somando ao dual channel não me admirava de ganhares pelo menos mais uns 10/15 FPS. Ou não, tb não quero estar a criar expectativas :D

Se eventualmente chegares à conclusão de quereres um pc novo, ou melhorar ainda mais o teu, a malta está cá para opinar
 
Gracias!

Agora é que vai ser! Vou passar de um kill/death ratio de 1/8 para 8/1 lol

Acho que não há peça de equipamento que ajude com isso :lol:
 
@Slate encontrei uma Nvidia GTX 1080 à venda num site nacional de artigos usados, por 280 euros. Penso ser um excelente negócio, se este não tiver imprevistos. Além disso, encontras, novos, um Intel i5 10400F (148.90€) e motherboard MSI B460M PRO-VDH (80.90€).

A GTX 1080 oferece aproximadamente o dobro da performance da RX 570 que tens, pelo que só daí vais notar um grande aumento de desempenho nos jogos. O processador i5 10400F é excelente para acompanhar a GTX 1080, e representa também um upgrade substancial face ao Ryzen 5 que tens, que deverá ser demasiado fraco para acompanhar devidamente a nova gráfica que sugiro, principalmente em jogos exigentes como o que indicas.

Aconselho este Intel em vez do Ryzen 5 3600 porque apesar de ambos oferecerem performance muito semelhante, o Intel é bastante mais barato. Claro que isto implica compra de motherboard nova, o que compensa e até ultrapassa um pouco a diferença de preços entre ambos os CPU, mas acontece que a motherboard A320 que tens, apesar de compatível com o Ryzen 5 3600, é muito básica (principalmente ao nível dos VRM) e por isso pode não ser adequada.

Fica um total de 509.80€. Como é possível vender a motherboard que tens por ~30€, o CPU por ~60€, e a gráfica por ~70€, e assumindo que compraste a memória por ~40€, o teu orçamento de 400€ passa para 520€, assumindo que consegues essas vendas.
 
Última edição:
@Slate encontrei uma Nvidia GTX 1080 à venda num site nacional de artigos usados, por 280 euros. Penso ser um excelente negócio, se este não tiver imprevistos. Além disso, encontras, novos, um Intel i5 10400F (148.90€) e motherboard MSI B460M PRO-VDH (80.90€).

A GTX 1080 oferece aproximadamente o dobro da performance da RX 570 que tens, pelo que só daí vais notar um grande aumento de desempenho nos jogos. O processador i5 10400F é excelente para acompanhar a GTX 1080, e representa também um upgrade substancial face ao Ryzen 5 que tens, que deverá ser demasiado fraco para acompanhar devidamente a nova gráfica que sugiro, principalmente em jogos exigentes como o que indicas.

Aconselho este Intel em vez do Ryzen 5 3600 porque apesar de ambos oferecerem performance muito semelhante, o Intel é bastante mais barato. Claro que isto implica compra de motherboard nova, o que compensa e até ultrapassa um pouco a diferença de preços entre ambos os CPU, mas acontece que a motherboard A320 que tens, apesar de compatível com o Ryzen 5 3600, é muito básica (principalmente ao nível dos VRM) e por isso pode não ser adequada.

Fica um total de 509.80€. Como é possível vender a motherboard que tens por ~30€, o CPU por ~60€, e a gráfica por ~70€, e assumindo que compraste a memória por ~40€, o teu orçamento de 400€ passa para 520€, assumindo que consegues essas vendas.

Obrigado pela análise tão detalhada ze_da_esquina!

Primeiro, vou deixar o feedback relativamente ao aumento da RAM. O jogo ficou bastante melhor. Aumentou pelo menos 10-15 fps e não noto uma diminuição tão grande de performance nos momentos mais exigentes. Dito isto, não foi milagroso, continua a haver alturas em que os fps descem para 50-55 e em que os inimigos aparecem "do nada".

Em relação aos upgrades sugeridos pelo pessoal, em especial o M4N!4K e o ze_da_esquina, durante a semana estava a falar com um amigo sobre a falta de gráficas no mercado e ele referiu que tem um pc que não está a usar e que por isso vai emprestar-mo.

O pc é muito porreiro: Asus strix GTX 1080 Ti gaming ROG, i7 8700k, 16gb ram, ultimate max 1080 ti 11G

Acho que agora vou ter de perceber que monitor é que tenho de comprar para aproveitar as capacidades do pc. Atualmente tenho um Hp 24o lol.
 
Não sei porquê não estou a conseguir editar o comment anterior.

Queria só fazer mais uma pergunta. No meu PC atual, tenho 16GB Ram de 3000MHz, a motherboard suporta 3000MHz e o CPU apenas 2666.

Na Bios aumentei a velocidade da RAM de 2166 para 2666 sem aumentar a voltagem, que está a 1.2. Faz sentido aumentar a velocidade para 3000MHz ou não serve de nada? Corro o risco de estragar qualquer coisa?
 
Back
Topo