• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Modulo Wireless mPCIe WiFi/Bluetooth vs PEN Wireless

luissm3

Power Member
Tenho uma máquina que não tem módulo wireless, mas a Board tem Socket mPCIe para o módulo Wi-Fi.

Acontece que onde vai ser utilizada, não tem possibilidade de se ligar à internet via cabo Ethernet.

Estou a pensar instalar um Modulo Wireless mPCIe WiFi/Bluetooth, ou recorrer a uma PEN Wireless.

Qual das soluções recomendam e dentro das vossas recomendações, quais modelos especificamente?

Obrigado.

A máquina é um Shuttle Slim-PC Barebone DS61
http://global.shuttle.com/products/productsDetail?productId=1669
https://download.shuttle.eu/Datasheets/Barebones/DS61_e.pdf
 
Última edição:
esse barebone nao deve ter antenas para o wifi/bt, por isso pen é preferivel.

edit
ja vi que nao tem, mas tem o espaço para por, a nao ser que vas comprar as antenas tambem, opta pela pen.
 
A ideia seria comprar o módulo e as antenas, como exemplificado neste vídeo. A caixa já tem as furações para as antenas.

Eu só não sei qual será a solução mais vantajosa. Sendo uma PEN, qual a mais indicada?

Este vídeo ao minuto 5:20 mostra a instalação do módulo wifi/bt e respetivas antenas.

 
Última edição:
Estava a tentar que o Zwame permitisse colocar o link do vídeo a iniciar no minuto 5:20, mas não consegui.
O módulo que é aplicado nesse vídeo é o Intel 7260 HMW 802.11AC, julgo que consigo comprar à volta de 16€ com antenas na china.
 
Última edição:
Não tens isso mais perto tipo olx?

Tens razão, vou procurar no OLX.

@luissm3 se fores mandar vir alguma coisa de fora não mandes vir o 7260 que já é algo antigo. A comprares um módulo desses ao menos compra um mais recente

Daí a criação deste Post, para ver se alguém (que saiba mais do que eu), me possa indicar um outro módulo mais adequado e mais recente. O que sugeres?

Tb já enviei um ticket para a Shuttle, a colocar a questão, para ver o que recomendam.
 
AX200 já com WiFi 6

Obrigado p.miguel, tb já tinha visto uns vídeos sobre essa placa. No entanto uma pergunta, os nossos routers e serviços de internet tiram partido dessa placa? O meu é um Technicolor TG784n v3 da Vodafone e o serviço é de Fibra a 100Mbps, e onde vai ser utilizado este Barebone tem um Huawai EchoLife HS8247W e Fibra tb a 100Mbps. Este já trabalha em Wi-Fi 802.11ac Wave 2 e nas indicações tem Velocidades máximas wifi: 450 Mbps (2.4G); 1733 Mbps (5G wave 2).

• IEEE 802.11 b/g/n (2.4G)
• IEEE 802.11 a/n/ac (5G wave 2)
• 3 x 3 MIMO (Wifi N 2.4G e 5G)
• 4 x 4 MIMO (Wifi AC 5G – wave 2)
• MU-MIMO• Ganho de antena: 1 dBi
• WMM
• Múltiplos SSIDs configuráveis
• WPS
• DFS
• Beamforming
• Band Steering
• Air Time Fairness
• Velocidades máximas wifi: 450 Mbps (2.4G); 1733 Mbps (5G wave 2)

Sei que futuramente, as coisas vão continuar a acelerar.
 
Não, os routers e velocidades de internet atuais não vão tirar partido por completo dessa placa mas isso é uma coisa que pode ir de pc para pc sem problema e já ficas com algo para o futuro. Claro que para os 100mpbs que tens qualquer placa serve mas os 10€ que poupas são assim tão necessários? Se calhar mais vale ir já por algo que dure uns anos, mas não sei, a decisão a tua e claro que no final de contas uma mais comum de 1200mbps (867mbps em 5ghz) chega perfeitamente também
 
Concordo contigo, no entanto há que ponderar uma situação a ter em conta. Já encontrei as antenas 6dBi e os cabos com terminal IPEX U.FL (para os módulos mPCIe) à volta dos 3,22€, se juntar essa placa por 30€ fica a situação resolvida por 33,22€ para vários anos é certo. No entanto, encontrei uma AC7260 já com cabos e antenas por 11,35€ na china. Estamos a falar numa diferença de 21,87€. Provavelmente, no dia em que este router for substituído, já as Ax200 andarão no 10€. Nessa altura se a tiver de comprar ainda economizo 11,87 :) sem contar com a rentabilidade desses 21,87€ bem aplicados durante todos esses anos :) (estou a brincar claro).
O problema é se o módulo vindo da china não passa de uma falsificação barata. Mas isso é outro problema.
Agradeço a tua preciosa ajuda. Depois colocarei aqui qual o desfecho.
 
Última edição:
Esses 30€ que te disse era o módulo já completo e com envio de Espanha, receberias isso em menos de 1 semana pela Amazon, daí o preço um pouco mais caro também, até porque uma placa mais recente que essa 7260 também se arranja mais barato se mandares vir da China diretamente, mas a decisão cabe a ti tomar, logicamente.
 
Se puderes indicar o link agradeço, é que eu apenas encontrei a placa e eram M.2 e não mPCIe, o que me obrigava a comprar um adaptador M.2 NBFF para mPCIe. E já agora, qual a placa mais recente que recomendas no caso de mandar vir da china?
 
Pois, mas essa é uma PCIE e não Mini PCIE. A socket que tenho na board é Mini PCIE.
A AX200 já encontrei na china à volta dos 20€ apenas a placa. Vou procurar a 9260.
Obrigado pela ajuda.
 
Olhando para os links que meteste do pc que tens (que não tinha visto antes, daí as minhas recomendações) não vejo sítio próprio para ligares as antenas. Não sei se pretendes passar os fios para fora por um dos buracos que a caixa tenha e deixar as antenas ligadas por fora "penduradas" ou não usar as antenas e colar os fios na parte superior da caixa, por dentro, por exemplo
 
Back
Topo