Gráfica Mining e o impacto na indústria de hardware/jogos

Li que cada transacção bitcoinas em 2020 usou em média 741 kWh, usando o preço ao consumidor de energia em Portugal que deve andar pelos 16 cêntimos estamos a falar na módica quantia de 120 euros por cada transacção feito com bitcoinas.
Mesmo que os garimpeiros virtuais tivessem todos painéis solares e lhes ficasse 5 cêntimos o kWh, estamos a falar de 37 euros.

Até quando vai durar esta pirâmide insustentável?
 
Quanto mais descer, melhor para quem, tal como eu, quer comprar uma gráfica...
Melhor para nos os gamers que so querem um gpu novo. Pois se o gpu deixar de dar lucro os "miners" comecam a vender os gpu's que compraram aos "potes" e com isto mercado de usados pode echer de gtx 1060 6gb e 1070, pelo menos agora de inicio. Digo estas pois sao as que vao ficar irrelevantes para mining.
Mas claro posso estar competamente errado, pois isto do, sobe e desce, do BTC e ETH nao consigo prefer.
 
So um crash a sério é que leva os Miners a fechar a loja e a despejar as placas nos usados.
Enquanto andar a descer 10-15% eles continuam, porque desde, depois sobe, depois corrige e andamos nisto...
Mas a bolha não pode encher para sempre. Mais cedo ou mais tarde temos a repetição de 2018...
 
O pior é que esta acontecer o que se temia. Mesmo a GPU's que não tem performance para tal, os retalhistas abusam no preço. Mesmo a NVIDIA dizer que a 3060 vinha capada, não adiantou de nada, preços lá para cima.
 
a questão é que isto é de tal forma volatil, que esteve a 2 semanas a 2000€ , como pode na proxima semana ir para 1000, e daqui a 2 semanas ir para os 3000€ e ser ainda pior, principalmente se as novas AMD serem brutas a minar.. não é facil de prever infelizmente :(
 
Melhor para nos os gamers que so querem um gpu novo. Pois se o gpu deixar de dar lucro os "miners" comecam a vender os gpu's que compraram aos "potes" e com isto mercado de usados pode echer de gtx 1060 6gb e 1070, pelo menos agora de inicio. Digo estas pois sao as que vao ficar irrelevantes para mining.
Mas claro posso estar competamente errado, pois isto do, sobe e desce, do BTC e ETH nao consigo prefer.

Comprar gráficas que andaram a fazer loading 70-80-90% 24/7 é má ideia diria eu
 
a questão é que isto é de tal forma volatil, que esteve a 2 semanas a 2000€ , como pode na proxima semana ir para 1000, e daqui a 2 semanas ir para os 3000€ e ser ainda pior, principalmente se as novas AMD serem brutas a minar.. não é facil de prever infelizmente :(

Que as amd (rx 6700xt) vao ser boas, ja da para prever xD.
Se a rx 5700 ja é boa a logica é simples. Deve ser uma rx 5700 mas 10% melhor.
Na altura de saida destas deve haver um "boom".

@XtremuZ Tudo uma questao de preço. 100-150€ por uma gtx 1070 como ja as vi, comprava mesmo com 24/7 mining, desde que me diga que funciona. E como eu deve haver muita gente.
 
Última edição:
o mais ainda.. basta ver que o pulo das 5700xt para as 6800xt foram quase 50% de performance.. (embora seja jogos).
Se vier com uma performance na ordem dos 20/30%, acredito que seja um bom salto para minar.. a ver o que acontece para a semana..
 
Li que cada transacção bitcoinas em 2020 usou em média 741 kWh, usando o preço ao consumidor de energia em Portugal que deve andar pelos 16 cêntimos estamos a falar na módica quantia de 120 euros por cada transacção feito com bitcoinas.
Mesmo que os garimpeiros virtuais tivessem todos painéis solares e lhes ficasse 5 cêntimos o kWh, estamos a falar de 37 euros.

Até quando vai durar esta pirâmide insustentável?

Podes partilhar essa fonte??? é que partilhar estas informações sem fonte dá ideia de ser um mero opinião ou informação sem fundamento...

ATENÇÃO! não o estou acusar estou apenas a pedir a fonte para poder confirmar e abalizar...

Pois também sinto lesado :blubomte:por não conseguir montar PC´s para a minha empresa alem que o que refere o pior nem é o dinheiro energético que fala por cada transacção mas sim o impacto ambiental que isso representa...:rcarton:
 
Ontem vendi uma 2080Ti, sem garantia, de 2018, por uns módicos 1000€.

Entretanto fui buscar uma 6800XT por 1100 e pouco.

Felizmente as XT não são grande coisa para mining. Por causa disso consegui comprar uma 6900XT a 1250 euros (há uma semana). Muito mais do que queria gastar originalmente numa 3080, mas como o mercado está agora, não foi mau de todo e estava farto de não poder jogar decentemente.

Acho que a AMD poderia ter aqui uma grande oportunidade de lixar a nVidia, se conseguisse meter placas cá fora ao MSRP. Infelizmente parece-me que não vão conseguir.
 
Podes partilhar essa fonte??? é que partilhar estas informações sem fonte dá ideia de ser um mero opinião ou informação sem fundamento...

ATENÇÃO! não o estou acusar estou apenas a pedir a fonte para poder confirmar e abalizar...

Pois também sinto lesado :blubomte:por não conseguir montar PC´s para a minha empresa alem que o que refere o pior nem é o dinheiro energético que fala por cada transacção mas sim o impacto ambiental que isso representa...:rcarton:
Epa, há uma semana disseram-me ter apanhado uma notícia onde indicavam que o consumo de mining geral, equivalia a 2x o consumo energético de portugal.

Se é verdade não sei, mas parece-me bem possível
 
Epa, há uma semana disseram-me ter apanhado uma notícia onde indicavam que o consumo de mining geral, equivalia a 2x o consumo energético de portugal.

Se é verdade não sei, mas parece-me bem possível

é possivel, tens acesso a velocidade da rede de bitcoin / etherium / etc e com isto podes fazer uns cálculos.
Mas para o calculo tens de assumir uma % de eficiência porque nao sabes se a malta estar a usar coisas muito boas (asics recentes) ou muito mais, gpus velhos e cpus.
 
Mesmo no Brasil, as 6800 estão num patamar melhor de preço que as RTX, mas mesmo assim ta subindo o preço à reboque.
 
Última edição:
Back
Topo