Router MEO FiberGateway

Já me estou a passar um pouco com FBW, todas as semanas perco o acesso à página web do router e tenho de reiniciar o mesmo para voltar a ter acesso. Até a app android perde o acesso. A única maneira de aceder a ele é por telnet. Já reportei à meo o suposto bug mas eles dizem que está tudo ok.
se é bug, não é geral, tenho o meu desde junho 2019 e nunca perdi acesso à pagina web do router, e faço visita diária.
 
Já me estou a passar um pouco com FBW, todas as semanas perco o acesso à página web do router e tenho de reiniciar o mesmo para voltar a ter acesso. Até a app android perde o acesso. A única maneira de aceder a ele é por telnet. Já reportei à meo o suposto bug mas eles dizem que está tudo ok.
Sempre consegui aceder sem problemas. Não poderá ser o firewall ou algo do género a bloquear 192.168.1.254?
 
Já me estou a passar um pouco com FBW, todas as semanas perco o acesso à página web do router e tenho de reiniciar o mesmo para voltar a ter acesso. Até a app android perde o acesso. A única maneira de aceder a ele é por telnet. Já reportei à meo o suposto bug mas eles dizem que está tudo ok.
Tens mais algum router na rede? Eu tenho um a fazer de switch+AP, e tive que desactivar o dhcp do 2ºrouter e tirar opção de "Authoritative DHCP", para deixar de fazer conflito..
 
Por acaso tenho mais 2, um asus para servidor de VPN e outro asus com ddwrt para WOL, uma vez que o fibergateway perde as leases na arp table pouco tempo depois de desligar o desktop (algo que não acontecia com o TG784nV3). Tenho de ver qual deles me está a provocar isso entao (muito provavelmente será o que tem ddwrt pois foi o ultimo que adicionei). Como tenho o primeiro asus em modo router para conseguir ter o servidor de vpn ativo não consigo fazer wol remotamente através dele.
 
Última edição:
O meu FGW nas últimas semanas reinicia sozinho 2 ou 3 vezes por semana sempre na parte da noite (normalmente de madrugada). Tem acontecido a mais alguém?

Antes andava com uptimes de 60 dias até eu decidir reiniciar manualmente
 
O meu FGW nas últimas semanas reinicia sozinho 2 ou 3 vezes por semana sempre na parte da noite (normalmente de madrugada). Tem acontecido a mais alguém?

Antes andava com uptimes de 60 dias até eu decidir reiniciar manualmente
O meu já à uns tempos que faz isso, não tem é hora certa.
Acontece mais quando estamos todos em casa a utilizar a internet
 
Já me estou a passar um pouco com FBW, todas as semanas perco o acesso à página web do router e tenho de reiniciar o mesmo para voltar a ter acesso. Até a app android perde o acesso. A única maneira de aceder a ele é por telnet. Já reportei à meo o suposto bug mas eles dizem que está tudo ok.
O meu para alem de perder o acesso também se reinicia
 
Alguém me sabe dizer como alterar a hora no router? Porque no telefone tenho sempre o relógio adiantado 1 hora mesmo que acerte para o horário local logo a seguir muda automaticamente.
Com os melhores cps.
 
Alguém me sabe dizer como alterar a hora no router? Porque no telefone tenho sempre o relógio adiantado 1 hora mesmo que acerte para o horário local logo a seguir muda automaticamente.
Com os melhores cps.
não da para alterar no router. o router recebe a hora da central, está adiada 1 hora na central. so contactando o apoio ao cliente
 
não da para alterar no router. o router recebe a hora da central, está adiada 1 hora na central. so contactando o apoio ao cliente

Nem assim. Fiz esse pedido, antes do horário de inverno, e informaram-me que não dava para alterar e teriam de pedir ao fornecedor do software uma atualização (que ainda não foi feita, aparentemente). Agora, com o horário de inverno, está correta no continente e incorreta nos Açores.
 
Nem assim. Fiz esse pedido, antes do horário de inverno, e informaram-me que não dava para alterar e teriam de pedir ao fornecedor do software uma atualização (que ainda não foi feita, aparentemente). Agora, com o horário de inverno, está correta no continente e incorreta nos Açores.
aqui no continente ja me aconteceu mas resolveu se sozinho.
 
Bom dia pessoal. Preciso de um esclarecimento mas quem ajudar não empregue termos muito técnicos que sou um bocado leigo no assunto.
Recentemente passei de adsl para fibra e colocaram-me este router. Como finalmente tenho uma net de jeito (500/100) decidi ligar os aparelhos todos por cabo (smart tv, boxes, consolas) tendo colocado vários switches, ficando o wi-fi exclusivamente para dispositivos móveis.
Sucede que ontem a minha maria veio-me chatear que não conseguia ligar o telemóvel ao wi-fi e aparecia a mensagem "impossível obter ip". Como percebo pouco do assunto experimentei desligar o wi-fi do meu telemóvel e de mais outro aparelho e o dela já ligou. Isto é normal? Há limite de ligação de aparelhos? Como resolvo isto? Era só o que me faltava ter de andar a desligar aparelhos para ligar outros.
É de referir que não mexi em qualquer configuração do fibergateway (aliás, eu nem sei alterar essas coisas).
Obrigado desde já
 
@dragonclaw.dm quantos dispositivos tens ligados?
Nos switches desativaste o dhcp?
Nos telemóveis definiram IP fixo ou automático? Há telemóveis que para se usar um DNS diferente é preciso usar IP fixo, será esse o caso?
 
@dragonclaw.dm quantos dispositivos tens ligados?
Nos switches desativaste o dhcp?
Nos telemóveis definiram IP fixo ou automático? Há telemóveis que para se usar um DNS diferente é preciso usar IP fixo, será esse o caso?


Coloquei 3 switches TP-Link TL-SG105E. Só os liguei à corrente e liguei os cabos, não mexi em nada. Eu nem sei o que é isso dhcp (para que serve e onde se liga e desliga no switch?). Os telemóveis penso que esteja definido ip automático, pelo menos no meu está.

Em relação ao número de dispositivos tenho atualmente ligado por LAN:

- 3 Smarttv
- 3 boxes da MEO
- 3 switches
- 2 consolas playstation
- 1 box android
- 1 extensor mesh da MEO

Por wi-fi costumo ter ligado 3 telemóveis, 1 ipad e 2 fitas de led
 
@dragonclaw.dm em relação aos switches:
Entras na página de configuração
System > IP setting
  • DHCP Setting - Disabled
  • IP Address - aqui define um valor que tenhas a certeza que nem o Fibergateway nem o extensor estão a usar. Aqui em casa costumo começar no 192.168.1.1 e vou subindo, ou 192.168.1.253 e vou descendo. Tem de ser diferente para os vários switches.
  • Subnet Mask - 255.255.255.0
  • Default Gateway - 192.168.1.254
Podes usar uma app como o WiFiman para veres os IPs ocupados
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ubnt.usurvey

Diria que esses poucos dispositivos não são suficientes para esgotar a capacidade do Fibergateway.
 
@dragonclaw.dm em relação aos switches:
Entras na página de configuração
System > IP setting
  • DHCP Setting - Disabled
  • IP Address - aqui define um valor que tenhas a certeza que nem o Fibergateway nem o extensor estão a usar. Aqui em casa costumo começar no 192.168.1.1 e vou subindo, ou 192.168.1.253 e vou descendo. Tem de ser diferente para os vários switches.
  • Subnet Mask - 255.255.255.0
  • Default Gateway - 192.168.1.254
Podes usar uma app como o WiFiman para veres os IPs ocupados
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ubnt.usurvey

Diria que esses poucos dispositivos não são suficientes para esgotar a capacidade do Fibergateway.


Obrigado pela resposta e ajuda.
Essa página de configuração é dos switches? Como entro nisso? É pelo browser? Não percebi bem essa parte.
Em relação à app, eu uso a da MEO Smart Wi-FI, consigo ver todos os aparelhos que tenho ligados na rede e quais os ip
 
@dragonclaw.dm sim, é dos switches. Acedes através do browser, usando o IP de cada switch. Não sei se o Fibergateway "vê" o switch, daí normalmente usar a app WiFiman para saber o IP original do switch.
Costuma ser do género 192.168. 0. x por isso não sei se lhe conseguirás aceder através da tua rede, só através de PC ligado diretamente por cabo a cada switch.
 
@dragonclaw.dm sim, é dos switches. Acedes através do browser, usando o IP de cada switch. Não sei se o Fibergateway "vê" o switch, daí normalmente usar a app WiFiman para saber o IP original do switch.
Costuma ser do género 192.168. 0. x por isso não sei se lhe conseguirás aceder através da tua rede, só através de PC ligado diretamente por cabo a cada switch.

Na app MEO Smart WI-FI consigo ver todos os aparelhos que estão ligados, inclusive os switches, e qual o ip de cada um.
Mas para fazer isso que dizes tenho de ligar o pc por cabo a cada um dos switches? Não basta o pc estar ligado por wi-fi à rede?
E depois, no browser no pc escrevo o quê para aceder à página de configuração do switch? Hehe, eu disse que era leigo no assunto
 
@dragonclaw.dm se o IP dos switches aparece fica mais fácil, assim basta usares o PC por Wi-Fi, como estás a dizer :)
No browser pões o IP do switch, na página de login usas admin / admin.
Já agora, como falaste em boxes, não sabes se tens o IGMP snooping ativo?
 
Não sei se esses switchs têm página de gestão, pelo menos eu tenho o TL-SG108E e não consigo encontrar a mesma (mesmo usando a aplicação da tplink para configurar os switchs e ligado apenas ao switch). Quanto ao fiber, pelo menos o meu ele não o vê mas atribui ip's aos dispositivos ligados ao switch.
 
Back
Topo