Hardware Mac Mini 2020 (ARM)

O meu a actualizar durante alguns segundos o monitor pregou um susto, ficou completamente marado.

Aconteceu o mesmo aqui mas depois ficou ok.
Até agora sem problemas de BT, mas tb ainda nao meti o MX3 por BT.
Mas o audio está sem cortes para já.

edit: tentei o mx3 por BT e é para esquecer. Lag e breaks. Volta para o dongle.
 
Última edição:
@rmoliv, os rumores que aí correm é que está carregado de problemas. Nem sei como funcionam.... Dito isso, eu uso um todos os dias. Fiz ontem o update e voltei a usar o MX Master 3 por BT sem dongle e para já funciona. Deu-me a impressão já 3 vezes que teve um ligeiro atraso mas ainda não deixou de funcionar. Estive a usar com dongle e sempre bem nas últimas semanas.
Pessoalmente precisava que tivesse mais RAM, tenho 16GB. Mas se fores ver os benchmarks eu não vejo razão para comprares um iMac atualmente. Não se trata de ficar obsoleto, a verdade é que a trasição está a ser rápida e todo o desenvolvimento vai continuar a ser feito para ARM.
E ainda não falei do consumo. É ridículo o consumo disto e não se ouve.

Tenho um problema específico com o Firefox. Que continua e alguém já reportou também aqui e tenho atualizado para a última versão e continua. Não sei se é uma extensão que tenho ou não. Simplesmente bloqueia completamente. Tenho que reiniciar a aplicação. Não gosto do safari e acabo a usar o Chrome sem querer muito. Mas é o problema que tenho.

Vê o orçamento que tens, a quantidade de RAM que precisas, se o monitor do iMac é importante e decide.
Tinha esse problema no meu (Firefox Developer Edition) num MBP Intel. Entretanto por aqui ficou resolvido e já arranca à primeira... a atualização deve ter resolvido, mas lembro-me que pelo caminho também tive um crash e uma passagem pelo Safe Mode, portanto experimenta talvez correr isso primeiro, pode ser que resolva!

De extensões, só tenho Bitwarden e as React Developer Tools...
 
Aconteceu o mesmo aqui mas depois ficou ok.
Até agora sem problemas de BT, mas tb ainda nao meti o MX3 por BT.
Mas o audio está sem cortes para já.

edit: tentei o mx3 por BT e é para esquecer. Lag e breaks. Volta para o dongle.

Estás ligado por wireless, certo?
Eu tenho wi-fi activo, mas desligado de qualquer rede, apenas para ter airdrop.
Tenho um mx master 3 ligado sem dongle, uma magic keyboard e uns airpods a funcionar sem qualquer tipo de problema, tudo por BT.
 
Estou ligado por ethernet e wireless.
Não vou desligar o wifi pois deixo de ter acesso a funcionalidades que prezo.
Continua a existir um problema.
 
https://forums.macrumors.com/threads/m1-mac-users-report-excessive-ssd-wear.2285892/

scKPh84.png


YgUq3Uv.png


Parece que o milagre da RAM e das "smaller binaries" esfumou-se... vai ser bonito ver o wear das configurações de 256GB com este tipo de swap pressure.
 
Aqui para um leigo na matéria que só vê números sem sentido, o que é que isso quer dizer?

Ao contrário dos discos rígidos (termo colhido pelo facto da informação ser literalmente colocada em discos metálicos rígidos) que não estão propriamente limitados pelo número de dados escritos (outros factores no entanto, como qualquer dispositivo mecânico), os suportes de armazenamento sólido sem peças móveis (SSDs) que são compostos por NAND gates de um semicondutor, têm uma vida pré definida essencialmente associada ao número de vezes que determinada célula NAND é re-escrita.

Com o advento da integração (Apple foi um dos pioneiros) e a depreciação do uso de sockets, é cada vez mais comum observar dispositivos com esse tipo de memória não volátil soldada directamente na motherboard, ao invés de socketed e facilmente substituível. Perante o custo inicial de qualquer tecnologia nova, de modo a tornar os chips NAND mais baratos e rentáveis em termos de armazenamento final, os fabricantes optaram por aumentar o número de bits armazenado por cada gate aumentando exponencialmente o desgaste dos mesmos em troca de espaço. Daí termos SLC, MLC, TLC e QLC em termos de grading em SSDs, em que temos 1, 2, 3 ou 4bits de informação por cada gate, respectivamente.

Naturalmente que muitas marcas viram aqui a oportunidade de "oferecer" mais por menos, ainda para mais quando estamos a falar de dispositivos electrónicos domésticos onde o foco não é certamente a sua longevidade. No entanto, com essa decisão, certas marcas passaram indirectamente a limitar a "quantidade" de utilização que cada dispositivo desses tem, pois assim que o limite das NANDs se esgotar, o equipamento perdeu a sua vida útil e tem que ser substituído. Por exemplo, uma NAND QLC de 92s layers na configuração de 1TB neste momento tem um endurance de 360TB escritos. 250GB TLC de 64 layers têm um endurance de 150TB, 500GB um endurance de 300TB, and so on. Esses mesmos 256GB em MLC (muito pouco usado neste momento no mercado doméstico) duplicam o seu endurance para 300TB.

Quando se observa um MacBook com pouco mais de 432 horas ligado e dois meses na posse do cliente, com uma utilização aparentemente normal para um produto apelidado de PRO, com cerca de 150TB escritos não augura um futuro muito longínquo nesses moldes (ou mesmo o outro exemplo onde em 192 horas já atingia 16TBs escritos e isto num SSD de 256GB - muito provavelmente TLC - deverá ter uma endurance de 150TB[base nos números da ultima foundry TLC da Samsung]). Naturalmente que tal quantidade de dados escritos nessa utilização demonstra uma pressão considerável em termos do uso de memória virtual, que tenha como causa a optimização do conjunto (incapacidade em lidar com os workloads descritos no tweet nessa arquitectura/kernel e 16GB de RAM) ou outro factor qualquer (bug? que se manteve na versão release até agora) está já neste momento a cortar a vida dos equipamentos na posse dos clientes. Esperemos que seja só uma questão de optimização, e que consigam fazer uma gestão mais agressiva da RAM disponível de modo a evitar tais pressões na swap e indirectamente na vida útil do SSD.
 
Quando o computador não está a ter uso o SSD deve ser desligado, daí apenas reportar 57 horas.

O meu, que já vai com quase 3 anos, reporta 825 horas ligado. Por outro lado, o "Power Cycles" está em 40335.
 
Quando o computador não está a ter uso o SSD deve ser desligado, daí apenas reportar 57 horas.

O meu, que já vai com quase 3 anos, reporta 825 horas ligado. Por outro lado, o "Power Cycles" está em 40335.

Eu tenho desde o primeiro dia a configuração de energia para colocar os discos em sleep sempre que possível desligada.
 
Eu tenho desde o primeiro dia a configuração de energia para colocar os discos em sleep sempre que possível desligada.

De acordo com a Apple, não tem qualquer efeito em SSDs (só nos discos HDD que ligares externamente):

Put hard disks to sleep when possible

This setting powers down the hard drive motor when you aren't reading or writing files from the drive. Solid-state drives (SSDs) don’t have moving parts, so this setting doesn’t affect Mac computers that use only SSDs to store data.

Consider deselecting this option if you have an internal or external non-SSD drive and you use apps—for example, pro audio or video editing software—that work better with continued read and write access to the hard disk.

Como a grande parte dos SSDs, a gestão energética ocorrerá essencialmente a baixo nível, mais propriamente no controlador das gates NAND. Depois o número de horas activo dependerá do que a RAM cache ligada ao controlador puder acomodar e da agressividade e/ou randomness dos acessos do sistema/utilizador.
 
Chegou finalmente o meu , 6 semanas depois da encomenda.

Conseguiram colocar a Google Drive a funcionar? Não estou a conseguir.

PS: Assustou no primeiro update. Crashou e ficou a mostrar barras no monitor.
 
Chegou finalmente o meu , 6 semanas depois da encomenda.

Conseguiram colocar a Google Drive a funcionar? Não estou a conseguir.

PS: Assustou no primeiro update. Crashou e ficou a mostrar barras no monitor.

Também chegou hoje o meu... mas eu comprei no Domingo, segunda foi expedido na china e chegou hoje de manha... estava previsto chegar dias 12... veio rapido
 
Também chegou hoje o meu... mas eu comprei no Domingo, segunda foi expedido na china e chegou hoje de manha... estava previsto chegar dias 12... veio rapido

Creio que o meu demorou mais por ser personalizado.

Not so "fun fact".

A correr um render no ultimo FinalCut...

O processo que me ocupa mais o CPU.. É Intel.

 
A Apple tem aqui um problema. O M1 é tão rápido e o swap tão eficiente que a falta de RAM não afecta tanto a velocidade como os processadores Intel. Isto é, o impacto primordial está na taxa de utilização SSD que é totalmente invisível, e não na performance.

Isto leva que pessoas usem tarefas pesadas em dispositivos com sistemas de 8GB que de outra forma não usariam, iriam para um de 16GB.

Em suma o M1 muda a escala. Dependendo das aplicações as pessoas devem comprar algo com mais RAM não tanto para ter maior performance em aplicações pesadas em memória mas para salvaguardar a longevidade da memória de armazenamento SSD.

Seria interessante saber que tarefas estão a executar para haver tanto swap para o SSD. Quase que aposto que estão a usar para editar videos 4K com ficheiros com GB’s de dimensão no Final Cut Pro. Coisa que um M1 com 8GB papa bem em performance, velocidade, mas que um Intel ficaria bastante lento, a pedir mais RAM.

PS: Outra possibilidade é o macOS no M1 ter memory leaks ...
 
Última edição:
@Mr.Henrique
Estás a pensar usar uma dock com o mac mini? Não preferes ligar o SSD diretamente a uma porta no mac Mini?
Nas Docks há que distinguir as que são Thunderbolth (TB) e as que são USB-C. As segundas não suportam a largura de banda que TB suporta e pode estar aí o problema.

Do meu lado, o feedback que posso dar do Mac mini é que a experiência tem sido bastante positiva. Melhorou com o update do 1Password que passou a ser nativo finalmente e a funcionalidade de desbloquear com o Apple Watch passou a funcionar de forma fiável.
 
Alguém está a usar dock com SSD? Ia encomendar mas pelos vistos não se dá bem com todas.

Para a semana já te posso dar feedback. Encomendei um Hagibis e está previsto entrega nos próximos dias.

Li sobre todos os problemas mas tem características que pretendo e são suficientes. A única coisa que me incomoda é dizerem que faz sempre o unmount quando entra em stand by. Veremos....
 
@Shadow_
Estamos a falar do Mac mini? Usas uma dock no mac mini onde ligas um SSD à dock e não a uma das portas disponíveis nele diretamente?
Como disse na minha resposta anterior, ligaria o disco diretamente ao Mac mini e tudo o resto à dock.
 
Back
Topo