Download Vídeos RTP

@Red_Acid>> (...) nada impede de entretanto a RTP "bloquear" também (...)

É bem verdade.
Enquanto testava a extensão, vi de um dia para o outro
o "código fonte" (page source) mudar 3 vezes nesta página:

https://www.rtp.pt/play/p1636/e199648/flash-7-dias
  1. a primeira variante era trivial, como tem sido usada durante meses;

  2. um dia depois a segunda variante era do tipo:
    file: {hls : atob(decodeURIComponent(["aHR0cH","M6Ly9z","dHJlYW","1pbmct","b25kZW","1hbmQu","cnRwLn","B0L25h","czIuc2","hhcmUv","aDI2NC","81MTJ4","Mzg0L3","AxNjM2","L3AxNj","M2XzFf","MjAxNT","A2MjUv","bWFzdG","VyLm0z","dTg%3D"].join("")))

  3. a terceira variante (a actual) ficou assim:
    file: {hls : decodeURIComponent(["https%3","A%2F%2F","streami","ng-onde","mand.rt","p.pt%2F","nas2.sh","are%2Fp","t%2Fh26","4%2F512","x384%2F","p3227%2","Fp3227_","1_20210","2201611","028581d","%2Fmast","er.m3u8"].join(""))

  4. ambas apontam o mesmo "@Red_Acid sub-domínio que ainda não bloquearam os downloads directos do ficheiro MP4."
Parece que a RTP está a migrar tudo para este estilo.
Penso que não é por mal :=( é só para optimizar o streaming (mas porque razão usar um array sem necessidade?).
Quando decidirem encriptar, aí sim, fica tudo pendurado...
Entretanto, quando falhar numa página, p.f. avisem.

Rec
 
Para atualizar o Rtp Play Download é preciso desinstalar o que já temos ou ele atualiza sozinho? É o que o antigo ainda está a trabalhar.Cumps

Depende do browser ?
No Chrome, tenho visto que em geral basta meter os novos 4 ficheiros na pasta, e em ...\More Tools\Extensions\ aparece-me logo actualizado de v1.10 para v1.11:

2021-03-03-Chrome-Ext.png

Se não, remover e recarregar de novo.
Mas se a versão que usas ainda funciona, deixa andar até ser mesmo necessário.
Porque vão sempre aparecer novas variantes.

Rec
 
Depende do browser ?
No Chrome, tenho visto que em geral basta meter os novos 4 ficheiros na pasta, e em ...\More Tools\Extensions\ aparece-me logo actualizado de v1.10 para v1.11:

2021-03-03-Chrome-Ext.png

Se não, remover e recarregar de novo.
Mas se a versão que usas ainda funciona, deixa andar até ser mesmo necessário.
Porque vão sempre aparecer novas variantes.

Rec
No meu browser,o Edge, ainda está a funcionar apesar de fazer download mais lentamente, e diz na parte das extensões que a versão do rtp play downloader extension é 1.7,
pelo menos é essa a versão que está á frente do nome,estará certo?
 
Bem, depois de ver aqui tantos pedidos, resolvi tentar arranjar uma solução mais definitiva para este problema da RTP - e não, não funciona para a OPTO da SIC.

----

Como já falado há umas publicações atrás, um dos softwares mais utilizados para guardar vídeos dos sites é o youtube-dl. Surgem então duas situações:
- No que toca à RTP, este tem um problema que está identificado e cuja resolução já existe há largos meses mas que ainda não foi aceite pelos programadores principais - está em pull request para quem entende da coisa;
- Por si só é um software para ser usado na linha de comandos e é possível que muitos de vós não estejam confortáveis em usar.

Assim, o que fiz foi gerar uma build do youtube-dl com a resolução desse problema incluída e usar a interface gráfica aqui disponibilizada (na versão portátil) para criar um ZIP para que possam mais facilmente usar para download dos vídeos do RTP Play.


E pronto, acho que é isso. Espero que seja útil!
 
Mas já há sitios que já fazem download da opto sic,como não sei,mas fazem. Obrigado na mesma.
Vêm-me à cabeça duas possíveis formas de tal poder ser feito:
- Uma técnica mais avançada que requer mais e/ou outros programas e mais conhecimentos da matéria (conhecimentos que eu admito facilmente que não tenho), em que é feita a obtenção, junção e descodificação dos diversos ficheiros que compõe o stream e que assim obtém um ficheiro final em MP4 ou MKV.
- Uma técnica mais básica em que é feita a captura de ecrã, em que se deixa o vídeo a correr e essa captura vai sendo feita. Implica deixar o vídeo correr completamente mas é coisa para funcionar.

Poderá ainda existir outra forma que eu desconheça totalmente e ser essa que está a ser utilizada mas, de momento, estas são as únicas que estou a conseguir imaginar.
 
... duas possíveis formas ...
Olhando para o caso da OPTO.
Capturar o manifest.mpd faz-se bem com Dev Tools.
Mas depois dando o url ao VLC, ele muito correctamente sabe a duração total (p.ex., 51:20) e começa a "tocar", mas como os fragmentos estão encriptados, não mostra nada de jeito!

O problema que precisa ser resolvido é a encriptação.

Em teoria, com algum reverse engineering, pensaria em injectar na página um script que:
  1. Interceptasse os fragmentos já desencriptados antes do "rendering"
    (muito chato, havia que esperar o tempo de duração do vídeo);
  2. Ou que usasse a própria maquinaria de scripts da página para pedir ao servidor os fragmentos todos e depressa.
    Mas para isto era preciso perceber a desencriptação - lá vem o reverse eng.
Se existisse alguma info sobre como é que estas coisas funcionam, era bem fixe.

Rec
 
Back
Topo