Problema TV escurece intermitentemente com PC ligado

doi.t

Power Member
Boas,

Bem, nem sei como hei de descrever isto. Tenho neste momento o pc ligado a uma tv via hdmi.

No passado domingo tive um pico de tensão (o 3o em 2 meses) que me avariou a psu.
Testei o PC com uma psu antiga que tinha e tanto o resto do PC como a televisão aparentavam estar OK. A mesma performance que tinha antes é a TV sem problema nenhum. No dia seguinte já que tinha de montar tudo de novo, aproveitei e fiz upgrade ao cpu+mb+psu para fazer combo com a gpu nova comprada em Janeiro.

Depois de montado o PC e de o testar começo a notar que no topo esquerdo da TV, tenho algumas falhas. O ecrã perde alguma luz e depois volta a estar normal. Uma espécie de flickering ou um dimming intermitente e apenas naquele sitio especifico. Mesmo estando a ver TV com o pc desligado, continuava a ter o problema e pensei ser mesmo da TV. No entanto, após ter testado algum tempo com o pc completamente desligado da tomada o problema desaparece e a reaparece depois de ligar novamente o PC. Já troquei as entradas hdmi da TV e também o cabo.
Não estou a ver de onde vem o problema visto a psu+cpu+board serem novas após o pico. E a gpu quando testei com a psu velha não ter apresentado problema nenhum e continua com a mesma performance sem quebras nem artefactos.

Será algo relacionado com o pico de tensão nomeadamente na gpu ou será que montei alguma coisa mal para dar esta interferência?
 
se foi pico de tensao, ou mesmo tensao a mais, reclama com a edp...
principalmente com os contadores digitais e inteligentes, esta la registado a voltagem que te e/foi fornecida, bem como amperagens e tudo...

ve se e razao para reclamar com eles, ou nao
 
Eu sei disso, aliás, já mandei a reclamação para lá. Só que tenho de esperar até 15 dias pela resposta. O problema, é que tirando a psu que morreu na hora, mas que já foi para a garantia, não sei ao certo o que avariou ou ficou danificado.
Eu já passei por uma coisa destas em 2016, que me avariou não sei quantos aparelhos. Ao inicio a EDP estava a tentar fugir da seringa mas como foi a rua toda a queixar-se foi diferente. Neste momento para já, apenas fui eu que tive prejuízos. Coincidentemente isto acontece sempre que as águas do porto vem fazer manutenção à rua ou ao quarteirão. Já o foi em 2016 e está a ser assim novamente desde meados de Novembro.

Um pequeno update. Peguei no pc e testei na TV da sala. Fiz os testes da pcmark e uns benchmarks de uns jogos desta vez em 4k e não apresentou qualquer problema. Acho que posso partir do princípio que o PC não deve ter qualquer dano. Agora ou é a TV (se calhar as portas hdmi ou fonte de alimentação) ou se calhar a tomada do PC que faz esta interferência. Porque se não tiver o PC ligado à tomada a TV não apresenta sintomas nenhuns.
 
Back
Topo