Licenças Windows - Particularidades, regras e funcionamento

Squillace

Power Member
Perante o aparecimento de vez em quando de assuntos sobre as licenças do Windows, decidi criar este tópico com alguns esclarecimentos. Irão ver que não é de todo um mar de rosas. :D Tudo o que segue é válido para qualquer uma versão do Windows: 2000, XP Home, XP Pro, versões servidor, etc.


Sumário:
1. Generalidades
2. As licenças OEM
3. As licenças "Caixa" (ou Completas)
4. As licenças "Actualização"
5. Windows Server 2003, CAL e TSCAL
6. Perguntas frequentemente colocadas
7. Links úteis


*** 1. Generalidades ***

- Uma licença Windows é utilisável em 1 único PC de cada vez. Seja qual for o tipo de licença de que dispõe, não a pode usar em vários PCs ao mesmo tempo. A fórmula a memorizar: 1 PC = 1 licença, 2 PCs = 2 licenças, etc.
- Conserve sempre a factura de compra: em caso de controle, será indispensável. O autocolante ou o CD por si só não chegam.
- Cada tipo de licença é utilisável com um CD particular: um CD de versão Corporate não pode ser utilisado com uma chave OEM.
- Os CDs de Windows são submetidos a direitos de reprodução: tem o direito de copiar o seu CD com o único intuito de ter uma cópia de segurança (é, aliás, fortemente aconselhado). Não tem o direito de emprestar ou dar uma cópia do seu CD a quem quer que seja.
- A activação do Windows XP é obrigatória: tentar ultrapassá-la é ilegal. Os PCs de construtores (licenças específicas pré-activadas) e as licenças em volume (específicas a empresas) não estão abrangidos por esta obrigação.
- Pode activar o Windows as vezes que desejar, 10 vezes por dia se lhe apetecer. No entanto, apenas pode activar o Windows pela Internet 4 vezes por ano. Além desse número, a activação terá de ser feita por telefone.


*** 2. As licenças OEM ***

O que é?
É o tipo de licenças mais frequentemente encontradas. Encontramos sistematicamente este tipo de licenças em computadores vendidos em grande superfície, ou em computadores de construtores (HP, Acer, Dell, etc.). Em Portugal, apenas podem ser adquiridas com um PC completo. Noutros países podem ser adquiridas sozinhas ou com alguns componentes.

Qual é a particularidade de uma licença OEM?
Primeiramente, o seu preço: uma licença OEM é duas a três vezes mais barata que uma licença Caixa. Mas um preço tão baixo tem obviamente consequências: uma licença OEM fica ligada ao primeiro computador no qual será instalada! Não é portanto transferível para outro computador, e não pode ser revendida em segunda-mão (a não ser que venha com o PC completo).
Em caso de incidente técnico do Windows, é o construtor do PC ou o revendedor da licença que assegura o suporte, e não a Microsoft.

Então não posso fazer evoluir o meu PC?
Pode mudar praticamente todos os componentes do seu PC, sem mudar de licença: memória, disco rígido, placa gráfica, etc.
Para a Microsoft, a peça de referência de uma máquina é a placa-mãe: se a trocar, a Microsoft considera que trocou de PC -> a sua licença deixa de ser válida e terá que comprar uma nova. Única excepção: se a placa-mãe for trocada dentro das condições de garantia.

Como reconhecer uma licença OEM?
É facilmente reconhecível através do seu autocolante colocado na caixa do computador, no caso de ter comprado uma máquina completa. Vários exemplos:

MS_Windows_XP_Home_sticker.jpg
coa_page_pc-sysbldr.jpg

Quando comprar uma licença separada, o seu primeiro gesto deve ser colocar o autocolante na caixa do PC.

Já tenho um PC. Posso comprar-lhe uma licença OEM?
É preciso imperativamente uma licença nova, vendida por um profissional. Não em segunda-mão. Tem dois métodos de compra possíveis:
- Com uma peça de informática qualquer: historicamente, é o mais antigo método de compra. Pode comprar uma licença OEM com qualquer peça: memória, teclado, rato, mas não periféricos como as impressoras.
- Sem peça de informática: desde há uns meses atrás, pode comprar uma licença OEM sozinha, sem nenhuma peça a acompanhar. Neste caso, o livrinho/licença deve ainda estar embalado e selado na sua caixa de cartão (chamado também Pack - há pack de 1 ou 3 licenças).
(NOTA: segundo informações da própria Microsoft (ler páginas 2 e 3 deste tópico), uma licença OEM apenas pode ser comprada juntamente com um PC completo em Portugal, pelo que as informações no ponto acima referido destinam-se a outros países europeus, nomeadamente à França)

Seja qual for o método de compra não se esqueça de uma coisa: a licença ficará SEMPRE ligada ao primeiro PC no qual instalar o Windows. Não espere levá-la consigo de PC em PC instalá-la sob pretexto de ter conservado o teclado com o qual comprou a sua licença.

Posso revender a minha licença ou comprar uma de ocasião?
A licença OEM está ligada ao primeiro PC no qual está instalada (ou o PC com o qual foi vendida). Por isso mesmo, não pode vender a sua licença sozinha. Igualmente, não pode comprar nenhuma em segunda-mão. Se desejar ver-se livre da sua licença, terá que vender o seu PC juntamente. Em qualquer um dos casos, a licença não é transferível.


*** 3. As licenças "Caixa" (ou Completas) ***

O que é?
É um tipo de licença menos frequentemente encontrado, mas é o mais flexível em termos de utilização. São vendidas numa linda caixa de cartão colorida.

Qual é a particularidade de uma licença "Caixa"?
A nível de preço, não tem nada a ver com uma licença OEM: ronda as 2 a 3 vezes mais caro. Em contrapartida, pode transferir a sua licença de um PC para o outro sem qualquer limite. Se trocar de PC 10 vezes por ano, pode conservar a sua licença. Ideal para os malucos do upgrade. :D
Evidentemente, a regra do "1 PC = 1 licença" mantém-se. Tem igualmente direito a duas aberturas de incidentes técnicos perante a Microsoft.

Não posso fazer evoluir o meu PC?
Tanto quanto quiser! Pode trocar todos os componentes, a placa-mãe, tudo tudo tudo. A única condição: a sua licença só deve ser instalada num único PC de cada vez.

Como reconhecer uma licença "Caixa"?
Este tipo de licença é vendido dentro de uma caixa de cartão colorida (verde para o XP Home, azul para o XP Pro, etc.):

box.jpg


Dentro desta caixa encontramos uma embalagemzinha de cartolina, com o CD do Windows no seu interior, e uma etiqueta laranja na qual está escrita a chave de instalação (pois, aqui não tenho foto... se alguém tiver uma :D).

Posso revender esta licença ou comprar uma de ocasião?
Sim. A licença "Caixa" pode ser revendida (sozinha). Da mesma maneira, pode comprar este tipo de licenças em segunda-mão. Evidentemente, é preciso ter o cuidado de ter o pack completo, e a factura original + uma carta de sessão, caso seja necessário.


*** 4. As licenças "Actualização" ***
O que é?
São licenças destinadas a serem instaladas por cima de um Windows antigo que já possuimos, isto sem grande investimento.

Qual é a particularidade de uma licença "Actualização"?
A nível de preço, situamo-nos entre uma versão OEM e uma versão Caixa. Os termos de utilização são os mesmos de uma licença Caixa: a saber que pode transferi-la de um PC para o outro quando renovar o seu computador.
A única restrição: necessita de ter uma uma versão dita "qualificante". Por exemplo, para instalar uma actualização para o Windows XP Home, necessitará de ter uma licença do Windows 95, 98 ou ME. Pouco importa que esta versão qualificante seja uma versão OEM, uma versão Caixa ou uma Actualização. No entanto, tem de conservar todas as suas licenças... está fora de questão de revender a sua licença do Windows 98 se tiver comprado uma licença de actualização do Windows XP para ela. É portanto o único caso no qual irá poder dessolidarisar a sua licença OEM do seu PC.

Não posso fazer evoluir o meu PC?
Tanto quanto quiser! Pode trocar todos os componentes, a placa-mãe, tudo tudo tudo. A única condição: a sua licença só deve ser instalada num único PC de cada vez.

Como reconhecer uma licença "Actualização"?
É igualzinha a uma versão Caixa. Apenas está escrito em grande em destaque que se trata de uma Actualização. As versões qualificantes necessárias estão igualmente escritas na caixa.

Posso revender esta licença ou comprar uma de ocasião?
Sim. A licença "Caixa" pode ser revendida, com a única condição de ser revendida com a (ou as) licença(s) qualificante(s) que tiver.

Instalação: necessito de instalar préviamente a minha versão qualificante?
Até ao Windows XP, pode iniciar directemente no CD de actualização para fazer uma instalação limpa num disco vazio. O programa de instalação irá pedir simplesmente para inserir o CD da sua versão qualificante para lhe verificar a validade. O processo de instalação continuará então como para qualquer outra versão do Windows.
Com o novo Windows Vista as coisas são diferentes: necessita imperativamente de instalar um sistema qualificante primeiro (2000 ou XP), e depois efectuar a actualização

Detalhes das versões qualificantes
Para ajudar os mais perguiçosos, aqui ficam os detalhes das versões qualificantes.
A lista apresenta-se na seguinte forma: SO de actualização <-- SO qualificantes

Windows XP Pro <-- Windows 95, 98, 98SE, ME, NT 3.51, NT 4 Workstation, 2000 Pro, XP Home
Windows XP HOme <-- Windows 95, 98,, 98SE, ME
Windows Vista (todas as edições) <-- Windows 2000, XP (todas as versões)


*** 5. Windows Server 2003, CAL e TSCAL ***

As várias versões do Windows Server 2003
Existem principalmente 5 versões do Windows Server 2003: Web, Standard, Entreprise, DataCenter e Small Business.
As 4 primeiras versões têm características próximas, mas limitações diferentes. Apesar de a versão Standar ser perfeitamente suficiente em 90% dos casos, pode por vezes ser necessário recorrer a outras versões. Aqui vai um comparativo de essas versões: http://www.microsoft.com/brasil/windowsserver2003/compare.mspx

A última versão, a Small Business Edition, é uma versão "tudo-em-um" ideal para as pequenas empresas que desejam todas as funcionalidades úteis a uma empresa: integra efectivamente um servidor Exchange 2003, e o preço das licenças é em packaging. Este servidor pode acolher até 75 utilisadores.

CAL: Licenças de Acesso para Clientes
Depois de ter equipado o seu ou os seus servidor(es) do Windows Server 2003, necessita também de adquirir licenças de acesso para clientes (CAL). Deve adquirir tantas CAL como a quantidade de potenciais acessos que irá ter aos seus servidores (não simultaneamente). Há dois tipos de CAL: Device ou User. A escolha cabe-lhe a si, em função da sua empresa. Cada um dos casos pode ser mais ou menos vantajoso consoante as situações. Pode misturar os dois, mas é geralmente desaconselhado por razões óbvias de gestão que podem tornar-se francamente quebra-cabeças:
* CAL Device: Necessita de tantos CAL Device quantos os postos susceptíveis de aceder aos servidores. Prefira este tipo de licenças se tiver MAIS utilisadores do que postos de trabalho na sua empresa (postos em acesso livre, etc.)
* CAL User: Necessita de tantos CAL User quantos os utilisadores susceptíveis de aceder aos servidores. Prefira este tipo de licenças se tiver MENOS utilisadores do que postos de trabalho.

TSCAL: Licenças de Acesso para Clientes Terminal Server
Se instalar servidores Terminal Server (ou Citrix Metaframe), terá de adquirir igualmente licenças TSCAL. Tal como as CAL, tem dois tipo de licenças. Cabe-lhe a si escolher o que lhe é mais adaptado.


*** 6. Perguntas frequentemente colocadas ***

Comprei um computador fixo/portátil, mas não foi fornecido nenhum CD do Windows.
Cada vez mais, os construtores deixam de fornecer CDs. Neste caso, tem duas coisas: primeiramente, uma partição de restauração no disco rígido que lhe permite repôr o seu sistema "a zero" como quando saiu de fábrica. A partição é geralmente acessível primindo uma tecla específica ao arrancar o Pc.
Por outro lado, é sempre fornecido um programa que lhe permite gravar você mesmo um kit de restauração em CD ou DVD no caso de haver crash com o disco rígido. Leia o manual...
É importante relembrar que não tem o direito de utilisar OUTRA versão do Windows para além daquela que foi fornecida pelo seu construtor... a não ser comprando uma nova licença. Leia bem o CLUF!

Perdi o meu CD, riscou-se, o meu cão comeu-o... enfim, já não tenho CD!
A sua única solução: pedir ao construtor do PC para obter um CD novo, no caso de uma licença OEM, ou à Microsoft, no caso de uma licença Caixa. Não tem o direito de copiar o CD de um amigo, e muito menos descarregá-lo da Internet.

Vi na Internet versões "melhoradas" do Windows (LSD, Gold, etc.)
Se quiser testar a sua paciência a reparar o seu PC, com problemas por tudo quanto é sítio e afins, força: descarregue e instale essas versões supostamente melhoradas. Mas não perca de vista que são finalmente versões modificadas do Windows, e que para além do facto de não estarem realmente "melhoradas", terão mais tendência a trazer problemas. E o mais importante: são completamente ilegais!!!!!! Passe em frente, e fique com o bom e velhinho CD original!

Tenho acesso a licenças MSDNAA... que posso fazer com elas?
Se tiver licenças MSDNAA, pode conservá-las. No entanto, não pode utilisá-las para obter Actualizações, e não tem autorização para ceder as licenças a terceiros (com ou sem renumeração).

Tenho uma licença do Windows em Inglês, e queria instalar um Windows em Português.
A única resposta: tem de comprar uma licença nova. Cada licença do Windows depende não só da versão (Home ou Pro), do tipo (OEM ou outro), como também da localização: uma licença do Windows Inglesa por exemplo é sómente válida para instalar ESSA versão específica do Windows. Se desejar instalar o Windows em Português ou noutra língua, é necessária uma licença adequada.
O único caso particular são as versões multi-línguas reservadas às empresas... mas pronto, também não quero entrar em detalhes. :D

Comprei uma licença OEM com um leitor de DVD, posso revendê-la com esse leitor, ou trocá-la de PC?
Segundo os revendedores, é possível comprar uma licença OEM sem qualquer peça, ou com uma peça de informática como um leitor de DVD, um disco rígido, etc. Em TODOS os casos, a licença vem "colar-se" ao primeiro PC no qual é instalada, e nunca à peça com a qual foi comprada. A licença deverá portanto ficar ligada ao PC em questão, e mais particularmente à sua placa-mãe. E caso algum pode ser revendida sozinha, ou até junta com a peça com a qual tinha sido comprada.


*** 7. Links úteis *** (em inglês)
- Introdução ao Licencing
- Como reconhecer software original?
- Technical Details on Microsoft Product Activation for Windows XP
- Contratos de Licença das versões Caixa
- Direitos de utilização das aplicações Microsoft (ficheiro .DOC)
 
Última edição:
Caros Amigos...
Há 13 anos que ando no mercado da informática e lamento dizer isto:

- Neste momento não é possivel adquirir uma licença OEM da forma que descrevem a não ser que seja com um pc novo - Isto quer dizer - novo em folha.

- Para pc´s sem serem novos existe o Genuine Kit que é composto pelo Windows XP pro.


Vmig
 
Tenho uma duvida,

Estudo na UM e estou a pensar em ir ao Di pedir uma cópia e licensa do windows, queria saber se por algum acaso tiver de formatar o PC onde estara instalada a cópia e licnesa, posso usar a mesma licensa ou devo pedir uma nova?
 
Tenho uma duvida,

Estudo na UM e estou a pensar em ir ao Di pedir uma cópia e licensa do windows, queria saber se por algum acaso tiver de formatar o PC onde estara instalada a cópia e licnesa, posso usar a mesma licensa ou devo pedir uma nova?
Se vais pedir uma cópia e uma licença eles vão dar-te um CD, normalmente. Pelo menos "penso" que o podes reclamar.
 
Sim dao me um DVD (estou a falar do Vista), mas depois de instalar e introduzir a liçensa e tal.

Agora imagina que tenho de formatar o PC por qqer razão, serve se eu voltar a por a mesma licensa ou tenho de ir pedir outra?
 
Claro que sim. Mas dependendo da licença que te darão (OEM, Actualização ou Caixa) poderás ter mais ou menos restrições. Se te derem uma OEM, só podes instalá-la no primeiro PC. Se te derem uma Actualização, terás que ter um sistema qualificante. Se te derem uma versão caixa não tens restrições (a não ser a tal "1 PC = 1 licença").
 
Done! Obrigado. A informação é tanta que até me perco. :D


estas a induzir as pessoas em erro... em relação as OEM's.. e não li mais porque fiquei pasmado com o que li só até ai...

para quem SABE LER PORTUGUES.... http://www.assoft.pt/luta_anti_pirataria/faq/faq.asp

o ponto nove friza... "nasce" o useja se ja têm maquina esqueçam oem's.... só é valido se o pc completo e o windows estiverem na mesma factura(é ai que nasce o pc em si).
 
Estás a gozar? O teu tal "ponto nove" é claríssimo:

sshot1lx4.png


Tu podes perfeitamente comprar um Windows em OEM para uma máquina que já possuis. Instalas a licença nessa máquina e pronto.

E o site da Microsoft é claro:

OEM Licensing

Q. Can I transfer my OEM Windows XP software to my new PC?
A. No, OEM software is tied to the PC that is installed on. Transfer can only take place if the PC is transferred as well.

http://www.microsoft.com/uk/licensing/faq/default.mspx
 
Última edição:
Excelente topico, merece o sticky.


Já tenho um PC. Posso comprar-lhe uma licença OEM?
É preciso imperativamente uma licença nova, vendida por um profissional. Não em segunda-mão. Tem dois métodos de compra possíveis:
- Com uma peça de informática qualquer: historicamente, é o mais antigo método de compra. Pode comprar uma licença OEM com qualquer peça: memória, teclado, rato, mas não periféricos como as impressoras.
- Sem peça de informática: desde há uns meses atrás, pode comprar uma licença OEM sozinha, sem nenhuma peça a acompanhar. Neste caso, o livrinho/licença deve ainda estar embalado e selado na sua caixa de cartão (chamado também Pack - há pack de 1 ou 3 licenças).
Qualquer peça de informática dá? ou será tipo board, ram, cpu so ?
ou é como o vmig diz ?
 
Ainda ontem fui comprei na ***** o windows oem + ram e eles telefonaram a dizer que não dava, apenas na compra de computador novo.


http://www.microsoft.com/uk/licensing/faq/default.mspx
Q. Can I buy OEM Windows XP software with a mouse?
A. No, OEM desktop software must be pre-installed on a fully assembled PC.


Então não é possível com hardware nenhum apenas com um pc novo.
 
Última edição:
Ainda ontem fui comprei na ***** o windows oem + ram e eles telefonaram a dizer que não dava, apenas na compra de computador novo.


http://www.microsoft.com/uk/licensing/faq/default.mspx
Q. Can I buy OEM Windows XP software with a mouse?
A. No, OEM desktop software must be pre-installed on a fully assembled PC.


Então não é possível com hardware nenhum apenas com um pc novo.


bem hoje em dia a palavra de uma pessoa não conta para nada pelo que ja vi.. portanto continuem a tentar comprar oem's com upgrades e tretas a fim... se forem lojas serias e informadas não vendem oem's a não ser com o pc novo... caso contrario aproveitem o preço do oem e a burrice da loja... :)
 
bem hoje em dia a palavra de uma pessoa não conta para nada pelo que ja vi.. portanto continuem a tentar comprar oem's com upgrades e tretas a fim... se forem lojas serias e informadas não vendem oem's a não ser com o pc novo... caso contrario aproveitem o preço do oem e a burrice da loja... :)

Sim, eu sei :) até existem lojas online que o vendem sem nenhuma peça.

Mas assim perde a legalidade da compra, e apenas fica legal para a Microsoft. Caso acha fiscalização e te peçam a factura.. eles verão que não esta legal..
 
Se calhar é a política da MS em Portugal, porque há países, como a França em que é perfeitamente possível e legal comprar uma licença OEM sozinha. O problema é que o site da Microsoft contradiz-se a ele próprio. Em alguns sítios diz que é possível, noutros não.
 
As licenças OEM foram feitas para vender em conjunto com um COMPUTADOR novo. Ponto final. Agora o que muitos fazem é vende-las sem o cliente comprar nada, ou então em conjunto com um cabo usb, ou um rato, um teclado, ou coisa do género. Se for uma loja séria não to vendem, porque estão a cometer uma ilegalidade, e como já foi dito, está tu também a incorrer numa ilegalidade.
Mas hey, estamos em Portugal, e se não houve-se logo meia dúzia de chicos espertos a interpretarem a lei como mais lhe convinha até era de admirar ;)
 
As licenças OEM foram feitas para vender em conjunto com um COMPUTADOR novo. Ponto final. Agora o que muitos fazem é vende-las sem o cliente comprar nada, ou então em conjunto com um cabo usb, ou um rato, um teclado, ou coisa do género. Se for uma loja séria não to vendem, porque estão a cometer uma ilegalidade, e como já foi dito, está tu também a incorrer numa ilegalidade.
Mas hey, estamos em Portugal, e se não houve-se logo meia dúzia de chicos espertos a interpretarem a lei como mais lhe convinha até era de admirar ;)

e tu achas q a microsoft nao o sabe e nao o permite??? get real man:lol:
eles querem é vender ,sempre e menos um perna de pau e os eurinhos entram no mealheiro da MS...:002:
na Alemanha ha pelo menos um mes q ouve falar de xp`s oem com o cupao do vista upgrade
por ca ouve-se um talvez, e caso para perguntar onde andam esses tais chicos-espertos...pelo vistos imigraram...:-D
cumps
 
Bom tópico!
Se tiver licenças MSDNAA, pode conservá-las. No entanto, não pode utilisá-las para obter Actualizações, e não tem autorização para ceder as licenças a terceiros (com ou sem renumeração).

o que queres dizer com actualizações?

Isso que falas "1 licença = 1 PC", mas por exemplo, não posso fazer dual boot? (I.E. ter 2 windows na mesma maquina).

Sobre windows OEM, na ***** dizem o seguinte:

Importante: Este produto OEM só pode ser vendido anexado a um computador, não pode ser vendido separadamente.

@ Baía: simples, um windows pro dia-a-dia, outro para testes/benchmarks/emergencia...
 
Última edição:
Bom tópico!


o que queres dizer com actualizações?

Isso que falas "1 licença = 1 PC", mas por exemplo, não posso fazer dual boot? (I.E. ter 2 windows na mesma maquina)

Não estou a ver o interesse de ter 2 SO's (Windows) "iguais" em dual boot... mas independentemente disso... 1 Licença, 1 PC... continuas a ter 1 Licença (que é a mesma para os 2 SO's) num PC!
 
Back
Topo